Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Sabrina382 06/03/2022

Os Filhos de Hurin
Os Filhos de Hurin apresenta a história mais detalhada de Hurin e sua família ( principalmente de Turin). Para quem leu Silmarillion, a história deles é a mesma contada, porém com mais detalhes (e vai por mim, apesar de ser a mesma história, o livro não fica tedioso).

O livro foca mais na ação (diferente do anterior ) o que deixa a leitura bem mais dinâmica. Lendo, consegui entender melhor alguns pontos que em Silmarillion não foi possível, o que foi um grande ganho na leitura também.

É um livro muito bom, com bastante história e aventura.

Veh 06/10/2021

Se quer sofrer esse é o livro perfeito pra você
Sou suspeita pra falar porque esse deve ser o conto do Tolkien que mais amo, então um livro só disso foi o paraíso (ou inferno) pra mim. Quem já está ciente do legendarium de Tolkien já se deparou com a história de Hurin e sua família, que neste livro é tratado com mais detalhes do que nos livros mais gerais, trazendo detalhes do embate entre Hurin e Morgoth, as andanças dos filhos de Hurin e toda a maldição que foi emposta sobre essa família tão marcante na historia da Terra Media. Com destaque para Turin, a construção do personagem beira a perfeição e muitas vezes vemos os embates que este tem consigo e todos os reflexos que os acontecimentos envolvendo seu nome tiveram na sua personalidae desde sua infância até a vida adulta. A leitura é muito fluida, porque além de a escrita ser bem tranquila a história em si nos prende, pois são tantos momentos épicos e trágicos, que acabamos nos apegando aos personagens, principalmente ao protagonista, e vemos na nossa frente o desenrolar de uma das maiores lendas que Tolkien criou, nos mostrando personagens e seres novos que dispertam desde nossa ojeriza até nosso afeto.
O livro também possui muitos aspectos políticos, nos colocando nos reinos e reis da época além de nos mostrar mais dos vilões e suas motivações e poderes, e como é tudo tão maior do que a gente pensa. É uma viagem incrível, mas se for embarcar não se esqueça dos lencinhos.

João Vitor Gallo 12/09/2014

Eu já a tinha achado uma das melhores histórias quando li O Silmarillion, embora no referido livro esteja resumida e em Os Filhos de Húrin, obviamente, a história está completa. Desejaria que houvesse também uma versão maior da história de Beren e Lúthien que é tão boa quanto ou talvez até melhor.

Quanto ao livro em si, a história é fantástica, mas com contornos de tragédia, e daquelas tragédias gregas, lembra até de leve a famosa história de Édipo, talvez por Tolkien gostar de vários mitos, e não apenas nórdicos e cristãos, já que há algo de até Rapunzel na história de Beren e Lúthien. É fluída a escrita, não é tão cansativa como O senhor dos anéis, que é arrastada em certos pontos e leve em outros. O livro é excelente, a história é envolvente apesar de trágica, e certamente é uma das melhores histórias sobre a Terra-Média. Vale muito a pena ler esse livro, especialmente pra quem é fã de Tolkien ou de fantasia em geral.
fah 12/02/2015minha estante
Compartilho da mesma opinião, e concordo que deveria ter uma versão maior da história de Beren e Lúthien que é belíssima. No túmulo de Tolkien e Edith está escrito sob os seus nomes Lúthien e Beren *-*

João Vitor Gallo 15/02/2015minha estante
Provavelmente há ou houve algo do tipo, essas histórias todas foram reescritas com o tempo pelo próprio Tolkien, ele deve ter cortado e modificado muita coisa, mas se esse material sobreviveu já são outros 500. Mas é fato de que apesar da história ser curta, há tanto dentro dela que realmente fica a impressão que poderia se estender muito mais, e por ser muito boa, vc tb quer que ela continue pra aproveitar mais. O melhor personagem que Tolkien criou é a própria Arda, o mundo e a sua história são coisas que que são quase vivas de tão críveis dentro dessa proposta de fantasia (ou mitologia).

Alexandre.Almeida 18/09/2015minha estante
Gostaria de ver uma versão completa, assim como vocês, de Beren e Luthien e, também, da Queda de Gondolin! Seria muito bacana!

João Vitor Gallo 23/10/2015minha estante
A Queda de Gondolin foi uma das primeiras que Tolkien escreveu, poderia ter algo mais aprofundado, o problema é que ele reescrevia e reescrevia as suas histórias, tanto para adicionar algo, até detalhes geográficos, como para mudar nomes de personagens. Li recentemente Contos Inacabados e fiquei menos esperançoso de uma versão maior, acho que mesmo que existisse, haveria muitas mudanças e seria difícil ajustar todas as versões em algo único maior de o já visto no Silmarillion. Mas a esperança é a última que morre e torço para um dia acharem algum manuscrito perdido do Tolkien com alguma dessas histórias em um formato mais detalhado.

Ivy 21/09/2020

Os filhos Húrin
Apesar de ser apenas um conto inserido no grande universo imaginado por Tolkien da Terra Média, Os filhos de Húrin vale a leitura, não só para fãs como eu de qualquer história relacionada à Terra Média mas, também para quem não resiste a uma história trágica de amor, glórias, guerras e humanidade.

fabiofnobre 11/10/2021

Uma tragédia de amor, inveja e destino
Como a maior parte dos contos de Tolkien que orbitam o universo de O Silmarillion, a narrativa que compõe Os Filhos de Húrin está sob uma terrível sombra de inveja e morte.

Os males de Melkor são uma analogia cruel de como o amor pode ser distorcido em dor e tragédia, e de como os laços familiares são perpétuos na experiência humana.

O constante esforço de Túrin Turambar para superar a sina de sua família, enquanto somos sempre recordados de uma onisciência deturpada de seu pai, sentado num trono de pedra no alto das Thangorodrim.

Ser perseguido pela sombra da morte e da vergonha, e ter somente o pior reflexo de seus atos perpetuamente transmitido aos olhos e ouvidos de seu pai. Eis as dores de quem luta para escapar de seu destino cruel.

Mauricio.Santos 05/01/2021

O conto mais sombrio de Tolkien
Difícil imaginar um estória tomada pela tragédia e que ainda assim atinge incisivamente o coração do leitor. Isso é "O Conto dos Filhos de Húrin", sem sombras de dúvidas é a narrativa mais sombria escrita por Tolkien; vingança, ódio, a sombra de um terror inexpugnável e uma pitada generosa de uma angústia crescente e ao mesmo tempo sedutora.

Luizinho 21/04/2020

Um conto de fadas das trevas
Um começo de contextualizações referentes a geografia e personagens um tanto quanto complicado.

Mas após isso a leitura flui muito bem e a sensação é de estar lendo uma lenda ou conto de fadas de uma época longínqua daquela que conhecemos em "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

Uma história banhada pela tragédia e pelo pavor de uma maldição acometida aos filhos de Húrin.

Danrley.Araujo 02/12/2021

Tolkien se faz imortal
Um conto prolixo e rápido, não me cansou em nada e ainda só aumentou meu conhecimento e admiração pela Terra Média/Tolkien!.
É animador acompanhar a trajetória de Turin desde criança até sua vida adulta. As aventuras e desventuras, as amizades, os amores e as rivalidades, além de ter dragão (claro). Tudo neste conto se encaixa, do começo ao fim e a linguagem (embora sofisticada) apenas engrandece e faz jus.
Enfim todo fã de Tolkien deve lê este conto que ficará durante um bom tempo em minha memória.

Analu 29/05/2021

Dor e sofrimento na terra média
Eu não queria ser os tais dos filhos do Hurin. É desgraça atrás de tristeza, por que choras, Manuel Carlos?
Que livro, meus amigos, que livro! Pra mim que o Tolkien (e seu filho), não conseguiriam mais me surpreender, mas fizeram isso em Os Filhos de Hurin. Quanto mais você pensa "não dá pra piorar a vida desse Turin", pior ela fica, então já se prepare!

Davyd 26/02/2021

Triste demais...
"Mas sobre todos os que amas, meu pensamento há de pesar como uma nuvem de perdição, e há de rebaixa-los à treva e ao desespero."
Depois de ter sua descendência amaldiçoada por Morgoth, Húrin é preso e obrigado a observar o destino cruel de sua família, que se desenrola ao longo do livro.
Passamos a acompanhar Túrin, desde a infância até a vida adulta. De criança boa e ingênua à guerreiro valoroso e renomado. Mas nesse meio tempo, meu Deus, quanta tristeza, é tragédia atrás de tragédia. Haja coração pra aguentar tanto sofrimento.
Adorei o livro. Mais um pedacinho da Terra Média que conheci e vou guardar no coração.

Kau 14/09/2021

Até o momento, é o livro do Tolkien com escrita mais diferente que eu li. É uma história muito envolvente e interessante.

Camilla296 18/12/2023

Túrin Turambar, o maior cabeça dura que já existiu
Juro. Se juntar os dois filhos de Húrin com a esposa dele fica impossível de se dialogar. Não existe um ser, homem ou elfo, que quando eles encasquetam com uma coisa os façam mudar de ideia. E, honestamente, nisso residiu, de fato, a maldição de Morgoth. Não ouviam uma única pessoa, não tinham um momento de sensatez, eram levados pela ira ou qualquer sentimento que os tomasse naquele momento (me lembrou a explicação de que as fadas por serem pequenas só sentem um sentimento por vez) e não assumem quando estão errados. Orgulhosos até dizerem chega. Mataram um catatau de gente só com a cabeça dura deles. Mas, assim, a escrita do Tolkien e o nítido cuidado de edição do Christopher estão impecáveis.

Devo mencionar, Beleg Arcoforte, você sempre viverá em meu coração.

Erasmo.Souza 17/06/2021

Quanta desgraça
Não é bem uma resenha, mas apenas uma opinião. Se torcer esse livro, nem precisa faze-lo com força, prepare os panos para limpar o sangue que escorrerá de suas páginas .

Se sua vida está uma desgraça lembre-se sempre, a de Turin Turambar sempre estará pior.
Daniel.Almeida 17/06/2021minha estante
poético.

Moitta 07/06/2010

Fico feliz que livros do Tolkien ainda sejam lançados. Nesse, parte da historia ja tinha sido contada no Silmarillion, mas aqui é retratada com muito mais desenvoltura e detalhes. A vida e os destinos de húrin e seus filhos, do inicio ao fim. A história é envolvente e cheia de perdas; as falas, as maldições, os hábitos da época, as batalhas e a força de vontade das personagens, parece não que tolkien tinha uma enorme criatividade, mas sim um incomum memoria e que ele simplesmente relata fatos que ocorream num passado remoto. Pela 1a vez com ilustrações, que são obras de arte condizentes com a qualidade do texto.