Christine

Christine Stephen King

Resenhas - Christine

fabianasouzaon 23/04/2024

?Ferimento se fechara, mas a cicatriz? se espalhara.?
O frescor de uma narrativa jovem e suas proezas. A vida; os temores e os inomináveis sentidos e lacunas? as frestas que pouco entra e que um tanto se esvai ? sejam rompimentos, marcas, descobertas e erupções.

O vicio e o domínio são irmãos gêmeos que juntos, sucintamente ?? Nunca digo não a um pedaço de qualquer coisa.?

Toda e qualquer coisa nasce da dor e permanece em desenvolver-se do doer?

Jpmalcher 12/04/2024

"Há alguma coisa abaixo da superfície nesse carro. Algo mais. Algo melhor. E eu vejo esse algo, é só."

"Os poetas se enganam com o amor, de maneira continua e às vezes deliberadamente.
O amor é o velho carniceiro. O amor não é cego.
O amor é um canibal com visão extramamente apurada"

Fernando2109 11/04/2024

Estava precisando ler algo que me prendesse assim da forma que este livro me prendeu. Este livro de Stephen King não pode faltar na lista de quem acompanha muito este escritor .????

iammoremylrds 06/04/2024

Uma obra sinistra, espetacular, trazendo o melhor do king, sendo uma leitura bem lenta e arrastada, oq não pode agradar a tds mas achei uma leitura muito fluída e cativante em especial sobre a maldição envolvendo um carro antigo, interessante

Suilla.Santana 25/03/2024

Intrigante!
O livro no início te faz querer desistir de tão lento ... Porém considero ter valido bastante a pena!

Alef Coelho 20/03/2024

Sinistro ?
"Christine", obra-prima do mestre do terror Stephen King, mergulha os leitores em um redemoinho de puro horror. O enredo sombrio segue Arnie Cunningham, um adolescente seduzido pela aura maligna de um carro aparentemente inofensivo, um Plymouth Fury de 1958 chamado Christine. À medida que Arnie restaura o veículo, ele se torna cada vez mais obcecado e possuído pela presença sinistra que habita dentro do carro. Christine, agora viva com uma sede insaciável de sangue, manipula e controla Arnie, levando-o por um caminho sombrio de destruição e loucura. Enquanto o terror se desenrola, o leitor é imerso em uma atmosfera de suspense implacável e terror sobrenatural, onde o mal se manifesta em cada página, mantendo-os à beira do abismo do medo. Com sua maestria na criação de personagens complexos e na construção de cenários arrepiantes, King entrega uma história que invade os pesadelos mais profundos do leitor, fazendo de "Christine" uma experiência de leitura verdadeiramente aterrorizante e inesquecível.

NINAZEN1K 15/03/2024

A maldita Christine
Quando você lê Stephen King, você já espera encontrar eventos fantásticos sem muita explicação, aquele elemento clássico transcendental. Aqui temos uma semelhança com o mesmo efeito de “Salem”, uma ressonância de eventos passados que acontecem ciclicamente, que perpetuam em lugares, objetos e - neste caso - no carro. Essa repetição, inclusive, é um dos pontos mais interessantes do livro (como no motivo da morte da filha de Lebay ser igual ao da quase morte de Leigh). E também tem aquela tensão até a última página: você não sabe quem vai viver ou morrer. Tudo isso ao som da WDIL dos anos 50. A caracterização de tempo-espaço é muito boa, te transporta para dentro da história, para os dias de sol, para os dias de neve, para os anos 80. E isso torna ainda mais triste e nostálgica a passagem do tempo.

Mas, de verdade, o que sempre me conquista por inteiro é a parte humana da coisa. Christine não é só um thriller, não apenas uma história de carro-assassino-descontrolado. Christine é um livro de crescimento, amadurecimento, de fim da adolescência, de saudade das coisas da infância, tristeza pelo perder de ingenuidade. É a tal da “nostalgia antecipada”. O carro separa eles: e isto também é alegoria. Arnie muda drasticamente. Não mudamos todos nós? Christine se aproveita da rejeição, da raiva, da fúria inesgotável de um adolescente controlado pelos pais e excluído pelos colegas. Essas relações parentais são outro ponto chave, que revelam muito de Dennis, Arnie e Leigh conforme vai se entendendo cada núcleo. Christine pega a natureza e a corrompe.

A narração do Dennis é mais uma das partes fantásticas, queria que tivesse sido o livro todo, mas me agrada o modo como foi feito também. E ele traz aquele comum “spoiler, mas não spoiler” do que vai acontecer depois. E ele nos proporciona trechos maravilhosos, de um amor eterno, de choro, de coragem, de amizade. Quanto carisma, quantas recordações de cada momento.

E é tão bonito o modo que se descreve esse perder alguém que tanto conheceu e amou, e perder para o tempo porque esse alguém ainda vive, mas não existe mais.

“Onde um dia eu e Arnie brincamos de amarelinha e pique-estátua. Nós dois subimos na árvore do meu quintal, até o último galho, e nele gravamos nossas iniciais.Comemos todos aqueles sanduíches clandestinos de Pão Maravilha. Meu Deus do céu, nós ainda temos muita coisa para fazer. [...] Acho que você nunca esquece. Eu também amava o Arnie. E talvez não seja tarde demais para ele, ainda agora. Bom Deus, permita que eu salve Arnie da morte só mais uma vez. Apenas mais esta última vez.”

Sem dúvidas, uma das finalizações mais brilhantes do Stephen King. Meu tipo de livro favorito do autor. Porque o tempo passa para ele, numa narrativa fantástica, mas também passa para nós, do mesmo jeito, simples leitores da vida real, que estamos sujeitos a esquecer alguém que marcou e esteve conosco por tantos momentos especiais da vida, gente que o tempo simplesmente levou.

“Estou quatro anos mais velho, e o rosto de Arnie começa a ficar indistinto para mim, uma fotografia desbotada num antigo anuário escolar. Eu nunca teria acreditado que isso poderia acontecer, mas aconteceu"

Juliana 06/03/2024

Espetacular
Christine é um daqueles livros que te prende desde a primeira página, especialmente pela curiosidade em saber o que acontece com o carro e como tudo funciona. Você consegue ter várias opiniões diversas durante a construção dos personagens.

Giovana161 04/03/2024

Drama e Amadurecimento
Livro mto bom!!! Comecei achando que ia ser um livro de terror meio slasher e acabou sendo mto mais que isso, eu até achei um livro triste assim que Arnie começa a não ser mais ele mesmo e destrói todos os laços de relacionamento que ele tem, é nítido ver em como todos os personagens só queria aquele mesmo Arnie de sempre feliz e com seu melhor amigo, mas tudo só vai a ladeira abaixo. É triste o Dennis perder o único melhor amigo dele e tudo o que eles já viveram juntos por uma coisa tão idiota.

Renata_ Pandora 19/02/2024

SK sabe escrever sobre amizade tão bem, amei a amizade do Dennis e do Arnie, uma amizade que começou desde pequenos e vai até o ensino médio, mesmo eles sendo tão diferentes. Até chegar a Christine e roubar o coração do Arnie, no começo eu gostava do carro, depois ela ficou insana, do jeito que SK gosta. Não dei 5 estrelas porque o SK nos primeiros livros que escreveu ele era bem cruel com as minorias, e aqui ele está bem escroto.
leopr 20/02/2024minha estante
Essa questão de ser "escroto" com minorias, é muito reflexo do tempo que o autor viveu. É a mesma coisa que falar do Monteiro Lobato sendo racista, mas veja a época na qual ele cresceu. O bom dos livros é que mostram um pouco da evolução do caráter do escritor ao longo dos anos.

Renata_ Pandora 20/02/2024minha estante
Sim, mas esse livro ele exagera demais ?

leopr 20/02/2024minha estante
Nem vi que o comentário duplicou, internet do celular deu a doida

Renata_ Pandora 20/02/2024minha estante
Hahaha

Israel.Leite 19/02/2024

Sensacional
Primeiro livro completo que li do Stephen King, e posso dizer que agora compreendo porquê ele é um autor tão aclamado.

Simplesmente um livro sobre um carro assassino...
Olhando de fora parece uma premissa muito boba. Mas, cara... A escrita do SK é tão perfeita, tão organizada, tão verossímil, que é quase impossível você não se envolver com a história e não sentir medo.
Cá pra nós, o livro é um pouco grande demais, talvez o autor pudesse ter escrito essa história de forma mais curta... Mas vale muito a pena cada detalhe colocado no livro. A história é muito bem desenvolvida.

Enredo: 4.5/5 ? (Só senti falta de algumas explicações, mas no contexto da obra a falta delas faz sentido)
Personagens: 5/5 ? (Bom desenvolvimento, até demais)
Escrita: 5/5 ? (Acredito que o autor tenha uma identidade própria e conseguiu passar ela através do livro)
Leitura: 4/5 ? (Como já disse, o livro é meio grande demais e às vezes algumas coisas demoram pra acontecer, mas isso não atrapalha de forma alguma na leitura)
*Saldo geral*: 4.5/5 ?

Leonardo.Dalcin 13/02/2024

Christine - Stephen King
Dennis e Arnie estão voltando do trabalho, até que Arnie vê algo que irá mudar sua vida para sempre: um Plymouth Fury 1958. Apesar do estado de abandono do carro, Arnie fica obcecado por ele. Esta obsessão muda completamente sua vida, suas notas vão piorando, as relações com seus familiares e amigos também são afetadas, tudo isso por causa daquele carro: Christine! Apesar de passar todo o tempo na oficina consertando o carro, têm coisas que Arnie não consegue consertar, mas mesmo assim elas aparecem novas em folha. Como isso é possível? O carro está se arrumando sozinho?
Ao longo desse livro, acompanhamos o aumento da obsessão de Arnie por Christine, e como isso estraga a sua vida. Também acompanhamos Christine estragando a vida de todos que querem acabar sua "relação" com Arnie.

Primeiro favorito do ano! E há muitos motivos:
1 - A escrita do King nesse livro está perfeita!
2 - O ritmo da história é muito bom, não achei nenhuma parte arrastada demais (pode ser porque eu gosto de histórias mais arrastadas e nem percebi hehe)
3 - Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, senti como se eles fossem conhecidos meus.
4 - Todas as cenas que envolvem Christine são horripilantes, Stephen King conseguiu me deixar com medo de um carro!

Esse livro para mim foi uma aventura, me senti dentro da história! Recomendo a todos a leitura desse livro incrível!

"Sua obsessão descontrolada. Sua fúria inesgotável."

Soleionokindle123 06/02/2024

Christine
Adorei o livro, fico encantada com a escrita rica em detalhes do king. Achei a leitura super fluida e a história muito criativa e imersiva, quem pensaria em um carro assassino?

Marcelo.Castro 03/02/2024

Suspense sobrenatural
Um clássico livro "calhamaço" do King em que a atmosfera de suspense é construída de forma calma, porém consistente e crescente. Diferente de outros "tijolos", aqui a narrativa se desenrola com relativamente poucos personagens, que acabam sendo explorados mais a fundo, aumentando o envolvimento do leitor e, consequentemente, o impacto com o destino dos protagonistas. Um bom livro, com uma narrativa envolvente, embora seu tamanho possa ser intimidador para algumas pessoas. Mas recomendo vencer o medo e aproveitar a obra.

alexiafavagarcia 30/01/2024

Sensacional
Confesso que senti a leitura arrastada, mas ao mesmo tempo é bem cativante, e como sempre macabra de um jeito que só o King consegue fazer. cheguei a conclusão que se esse homem escrever sobre uma pia possuída, um tijolo amaldiçoado ou qualquer coisa do tipo, eu vou ter medo.