Essa história está diferente

Essa história está diferente Chico Buarque...

Resenhas - Essa História Está Diferente

Val Alves 18/07/2020

Levante a mão quem já escutou uma música e ficou tentando imaginar onde surgiu a inspiração para a letra: se foi a partir de um sonho, de alguma conversa que se escutou na rua, de algum caso que um amigo contou, ou de uma confissão vinda de um confessionário ou quem sabe numa sessão de terapia?
Esse livro é o caminho inverso. Nele há dez contos de dez autores diferentes inspirados por dez músicas do Chico Buarque.

A ideia por si só já é linda. Os contos são ainda mais. Alguns mais poéticos, outros mais descritivos; todos muito distintos, revelando a variedade de estilos literários e como cada forma de se expressar por textos é única, sendo assim também únicas as formas de assimilação de cada pessoa.

"_ É tão fácil ficar velho - respondeu ela- Nem sequer é preciso tempo nem idade. Basta não ter vontade de acordar. "
Mia Couto

Para mim uma descoberta incrível, pois se há algo que eu admiro mais que música e literatura é quando as duas se misturam.
Destaque para o conto " A mulher dos meus sonhos e outros sonhos" do Rodrigo Fresán, que achei de uma sensibilidade ímpar.

"E existem canções que - ao serem ouvidas pela primeira vez- funcionam como poses de fotografia: capturam para sempre um instante e o revelam e o fixam com os líquidos da epifania para que possamos voltar a esse momento definitivo toda vez que ouvimos essa canção. Diversas vezes."
Rodrigo Fresán

Joubert 30/04/2011

Chico Contado
Tive certa dificuldade em descobrir como escrever uma resenha sobre um livro de 10 contos, onde um não tem a ver com o outro e alguns nem tem a ver com o tema central. Decidi fazer 10 resenhas, uma para cada conto:
-----------
Conto 1, "O Direito de Ler Quando se Janta Sozinho" - Sobre a música "Ela Faz Cinema" - O Autor desse conto faz uma brincadeira sensacional com o nome de seu personagem principal: Ela. No começo da leitura demorei a perceber quando Ela era o nome, ou quando ela era o pronome.... A convesa que dá o título ao conto também é bem interessante, digna de averiguação.

Conto 2, "Lodaçal" - sobre a música "Brejo da Cruz" - o Autor conseguiu captar a mensagem da música. Escrito de forma tensa e intensa, algo assim "meio doido", vários personagens com o mesmo nome, todos do brejo da cruz.

Conto 3, "Carioca", sobre a música de mesmo nome - ou eu não viajei o suficiente ou o Autor não entendeu o objetivo da organização. O conto é até interessantinho, mas não vi relação alguma com a música. Ainda bem os dois iniciais salvam o livro até o momento.

Conto 4, "Entrelace" - sobre a música "Mil Perdões" - um jogo perfeito, escrito em dueto - mostrando a visão masculina e feminina sobre a necessidade da traição.

Conto 5, "A Calça Branca", sobre a música "as vitrines" - poderia nao ter existido, que ninguém daria falta!

Conto 6, "Feijoada Completa", sobre a música de mesmo nome - genial, "cotidiânico" como precisava ser...

Conto 7, "Os Fantasmas do Massagista", sobre a música "Construção" - apesar do autor não ter estruturado seu conto conforme a música (e conforme eu esperava) e a mesma ser apenas uma atriz coadjuvante do enredo, o conto é muito bom, sobre as angustias de uma pessoa solitária, e que vê em um paciente uma válvula de escape.

Conto 8, "Olhos Nus: Olhos", sobre a música "Olhos nos Olhos" - Excelente interpretação da letra de Chico, com a vida de um homem que perdeu quem amava por causa dele mesmo.

Conto 9, "A Mulher dos Meus Sonhos e de Outros Sonhos", sobre a música "Outos Sonhos" - Lindo texto sobre o amor, se falar mais vai ter spoiler, só posso dizer que o final é supreendente.

Conto 10, "Um Corte de cetim", sobre a música "Folhetim" - Conto do cotidiano. Um homem, seu casmento e a outra (que é de todos).
Gláucia 30/04/2011minha estante
Resenha fantásttica. Será que o livro vale tanto quanto esse resumo? Adorei o "tenso e intenso".

Erika 03/08/2012minha estante
O livro Gláucia, é mais que isso, é fantástico como cada autor que escreveu nele... estou amando.

Orlando Oliveir 23/07/2014minha estante
simplesmente, fantástico ainda estou no primeiro conto e estou amando...

Lethycia Dias 26/12/2020

Decepcionante
Alguns anos atrás, ganhei um exemplar desse livro numa exposição que visitei no Centro de Convenções de Brasília. Na época (aos 16 anos), li e adorei. Acabei perdendo aquele exemplar, e só depois de muito tempo consegui comprar outro, usado, para poder reler. E eu tinha muita expectativa para essa releitura, mas acabei me decepcionando.
Os dez contos que fazem parte de "Essa história está diferente" adaptam de várias formas dez canções de Chico Buarque - seja usando apenas como pano de fundo ou citando na história, seja criando enredos semelhantes aos das canções, ou atribuindo características do eu-lírico ou das "personagens" das músicas aos personagens dos contos. E poucas dessas histórias chegam perto de ser tão bonitas ou interessantes quanto as músicas de Chico.
Algumas parecem refletir uma escolha já ultrapassada de enredo, como é o caso de "O direito de ler enquanto se janta sozinho", que nos apresenta um homem não sabendo lidar com o fato de que a filha é uma adolescente que não precisa mais dele como na infância. Outras falam com olhar preconceituoso sobre uma realidade da qual seu autor obviamente não conhece muito: é o caso de "Lodaçal", com personagens retratados como eternos ignorantes por terem tido uma infância pobre. Outras abusam de escolhas de estilo e narrativa não-convencionais que acabam tornando a leitura cansativa e desinteressante - é o caso de "Entrelaces", com sua narrativa fragmentada, "A calça branca" com seus parágrafos enormes, e "Carioca", com sua poeticidade vazia. Já "Corte de cetim" erra no abuso das referências ao Rio de Janeiro, incompreensíveis para quem não vive na cidade, mesmo consumindo muita cultura centrada na região Sudeste.
Minha maior expectativa com esse livro era reler o conto "A mulher dos meus sonhos e outros sonhos", com seu narrador que sonha coisas que automaticamente se tornam impossíveis, e que deseja muito recuperar o amor de uma mulher. Foi o único que realmente gostei de ter relido. A história usa bem o enredo de impossibilidades da música "Outros sonhos", e ao contrário das outras, não faz uso desnecessário da linguagem. Junto com o humor e a informalidade de "Feijoada completa" e o enredo insólito de "Os fantasmas do massagista", esse conto compõe a pequena parte do livro que eu gostei de ter relido.
Minha impressão é de que os autores convidados a escrever para esse livro se preocuparam demais com narrativas "diferentonas", inovações de estilo e de linguagem e menos com as histórias que iriam contar, produzindo, assim, histórias com estrutura e linguagem que soam artificiais e que não nos "tocam" por dentro como as músicas em que foram inspirados.

site: https://amzn.to/38D2Kg3

jullya menezes 17/07/2022

É difícil avaliar um livro de contos que são de atores diferentes,os contos em si não tem muita conexão com as músicas,só senti essa conexão em um,as vezes eu sentia que a música nunca se encaixaria naquela situação.
Mas tirando a decepção os contos são bons.

joaoggur 16/06/2023

Chico; artista polivalente.
Sempre fiquei me questionando: bastava aquele murmúrio antes de ?Geni e o Zeppelin? começar para eu imaginar a vida da prostituta Geni. Ou talvez em ?Construção?, onde cada verso me fazia mentalizar a rotina do pedreiro, desde o beijo em sua mulher até o despencar do canteiro de obra. Chico sempre teve essa habilidade: fazer-nos viajar enquanto o ouvíamos.

Pensando nisso, aqui há uma reunião de contos baseados em músicas de Chico Buarque, histórias estas assinadas por diversos autores renomados. Tenho de admitir que alguns contos me captaram mais que outros; minha decepção em ?Os Fantasmas do Massagista? ou ?Corte de Cetim? fora evidente. Em contrapartida, há contos formidáveis, tais quais ?A mulher de meus sonhos e outros sonhos? e ?Lodaçal?, que captaram o espírito das canções que elas se inspiravam.

Em suma, recomendo a todos os fãs do autor, e a todos que já escutaram Chico e tentaram visualizar suas canções.

pysche 09/02/2024

Ideia boa, mas a execução...
o livro havia um potencial enorme até pq são contos inspirados nas músicas do Chico Buarque.
só que, existe um extremo pois existem contos que são muito ruins, que não cativam nada durante a leitura e outros muito bons & levando o leitor para reflexão.
por eu ganhar esse livro de uma pessoa muito especial, acabo (re) considerando ele.

Bia 01/10/2012

Muito nome pra pouco livro
Comprei o livro pensando, "Mia Couto e Verissimo contando Chico Buarque tem que ser bom."
Mia não me decepcionou em nada. Ah, Mia! Só por ele, esse livro vale cada centavo que paguei. É curto, é simples, é maravilhoso. Captou maravilhosamente bem a essência da música.
Esperava tanto do conto do Verissimo, como fiquei desapontada. Na verdade ele só transcreveu a música com alguns travessões e nada mais.
Sobre os outros? Só o da Carola Saavedra é razoavelmente bom.
De resto, tem uns bons pra passar o tempo e uns que era melhor nem terem sido escritos.

Luize 13/02/2016

O livro contém dez contos inspirados em dez canções de Chico Buarque. Cada escritor escolheu uma canção:

Ela faz Cinema: Ela (nome próprio) faz teatro e tem um pai desconfiado e ciumento. O conto não me agradou, talvez porque esperasse outro desenvolvimento. O autor falou da relação de um pai com sua filha. Bom, é uma interpretação diferente do que havia imaginado...acho que esperava outra coisa. Escrito por Alan Pauls.

Brejo da Cruz: Chiquinho e Toninho, crianças do brejo da cruz, fumam dois charutões de maconha e, em uma experiência extrassensorial e meio real, têm uma visão de Chiquinhos e Toninhos por aí, em futuros possíveis. A narrativa é carregada de crítica social. O autor realmente captou a canção. Escrito por André Sant'anna.

Carioca: tive a impressão que o autor não compreendeu a proposta do livro. O conto não tem relação alguma com a canção. Escrito por Cadão Volpato.

Mil Perdões: um casal tem uma intensa discussão sobre a relação e a desconfiança de traição. Escrito em versões feminina e masculina. O conto é muito bem escrito e bem interessante. Escrito por Carola Saavedra.

As Vitrines: um homem se depara com seu ex-namorado saindo de uma galeria de mãos dadas com o filho pequeno e tem flashes do passado, passando a fazer mil conjecturas sobre um possível futuro juntos. A narrativa não me agradou. Escrito por João Gilberto Noll.

Feijoada Completa: Uma mulher tenta criar coragem para dizer ao marido que pretende se separar, enquanto o marido convida um batalhão para a tradicional feijoada do sábado em sua casa. Leitura fluida e agradável. Escrito por Luís Fernando Verísssimo.

Construção: Durante uma sessão de massagem, João conta a seu paciente um pouco sobre a história de sua mãe, uma declamadora, que se viu em decadência após declamar a canção "Construção". Não tem grande relação com a canção. Ainda assim, um dos melhores contos do livro. Narrativa original. Escrito por Mário Bellatin.

Olhos nos olhos: fala do processo de superação do fim de um relacionamento. O autor captou bem a canção. Um dos contos mais agradáveis do livro. Escrito por Mia Couto.

Outros Sonhos: o personagem tem recorrentes sonhos com uma mulher chamada Laura. O narrador sempre dá um jeito de acordar antes que Laura corresponda ao seu amor, porque seus sonhos nunca se tornam realidade e ele deseja ter Laura em sua vida real e não em sua vida sonhada. Outro conto bem bonito, criativo e poético. Um dos melhores contos do livro. Escrito por Rodrigo Frésan.

Folhetim: é a história de um cara inconformado com o passa-fora que levou da mulher que diz sim a quase todos os homens. A narrativa não me agradou. Escrito por Xico Sá.

Como fã do compositor, achei o projeto bastante interessante. A maioria dos contos são bons. Vale a leitura.

Letícia 03/08/2023

Sobre os contos
É difícil pensar em um livro com histórias e escritas tão diferentes. Alguns contos me surpreenderam e outros não me foram palpáveis. A verdade é que a variação de estilos não representa uma diversidade de percepções tão grande quanto poderia e deveria existir. A coletânea é extremamente masculina, de modo que parece haver um contrato silencioso entre os autores escolhidos, afirmando ser preciso retratar "mulheres por homens" para escrever algo bom.
Ademais, foi interessante relacionar e pensar músicas; Muitos cenários brasileiros, humanos e pessoais chegaram assim.

Giselle 29/12/2021

(@intrinseco1.blog)
Amei a proposta. Sério. Já amo as canções do Chico e transformá-las em contos foi uma ideia ótima. Quero dar destaque especial para "o direito de ler enquanto se janta sozinho", "lodaçal" e "entrelaces".

Carol Frizzera 06/01/2022

Como fã de Chico Buarque li mais a título de curiosidade. Não foi bem aquilo que eu esperava, mas valeu por conta de ter sido uma coletânea de vários autores que gosto muito.

Giselle.Zart 26/01/2023

Olhos nos olhos
As composições das músicas do Chico Buarque já são como histórias incríveis, onde conseguimos imaginar onde cada personagem se insere. Já havia lido Budapeste e Leite derramado e ficado encantada com o primor das narrativas literárias. A antologia conta com a percepção e inspiração através de sua obra pelo olhar de outros grandes autores como Mia Couto, Luis Fernando Veríssimo, Xico Sá e Carola Saavedra. São inúmeras e inesgotáveis as possibilidades que inspiram as músicas desse grande artista brasileiro.

Luis 30/09/2023

Literatura Aleatória
Este livro é um conjunto de contos de diferentes autores inspirados cada um em uma música do Chico Buarque. Embora a premissa soa interessante, na prática os estilos variam tanto que pode-se esperar qualquer coisa, das mais variadas qualidades e relacionadas ou não às músicas. Mas uma coisa eu posso dizer: tive o prazer de conhecer a escrita de Mia Couto, de longe o autor do melhor texto da coletânea.

Altamente Ácido 04/07/2013

Crítica: Essa História Está Diferente
Aos amantes da boa literatura e do ilustre carioca, dos olhos azuis e timbre manso. Sim, ele, o cara que sabe o que sente uma mulher e a canta como ninguém: Chico Buarque. Mas quem dá pinta por aqui não é o moço e sim suas canções. Dez delas adaptadas livremente por dez diferentes autores de talento. O resultado foi uma compilação de contos divertidos, eróticos e sensíveis, cada um a sua maneira.

Confira o restante da resenha em nosso site

site: http://www.altamenteacido.com.br/livros_hq/critica-essa-historia-esta-diferente

Beatriz 12/05/2020

Chico merece todas as homenagens
"Como dói o indeciso tempo do 'talvez'. Pior que essa dor somente a conformada certeza dos amores eternos" Mia Couto
Na última sexta-feira Chico Buarque lançou seu tão esperado disco: Caranavas. Em homenagem a esse gênio é a postagem de hoje. Esse livro é pra quem gosta do Chico, de suas músicas, gosta também de crônicas bem escritas, pra quem gosta de ler, viver e pensar sobre o amor. A coletânea organizada por Ronaldo Bressane traz 10 contos e crônicas inspiradas em canções eternizadas pelo mestre. São releituras, narrativas fieis ou apenas inspirações iniciais, tudo feito com muita qualidade e sensibilidade. E isso é o que importa mais. O trecho destacado é da história de Mia Couto, de título Olhos nus: olhos, inspirada na música "Olho nos olhos". Termino com as palavras do autor quando diz que "a felicidade não tem alfabeto"