Todo esse amor que inventamos para nós

Todo esse amor que inventamos para nós Raimundo Neto

Resenhas -

Dani Gazaniga 27/08/2020

Todo esse amor que inventamos para nós
Esse título eu tive a oportunidade de conhecer através da TAG Livros, e confesso que foi um presente ter descoberto esse tesouro ainda pouco habitado.

Todo esse amor que inventamos para nós é uma obra linda e única, que revela uma montanha russa de sentimentos internos que talvez sejam até desconhecidos.

A leitura apesar de leve, possui grande riqueza em detalhes, que são retratados e divididos em pequenos poemas, e que, ao mesmo tempo, refletem doçura por meio de uma combinação de palavras fortes.

A obra é repleta de relatos e inquietações que devem e merecem ser compartilhadas, pois nos faz olhar o mundo com novos olhos, com olhos de ternura, empatia e compaixão.

Luciano 08/02/2023

"[...] e o abraço lembrou-me que o amor é um quarto vazio. Ele me beijou como um lugar que eu desejava há tempos."

Andrea 07/08/2020

Casa em looping
Escrito quase todos em primeira pessoa, misturam em diferentes momentos uma linguagem rebuscada, poética ou desbocada, dependendo do local onde sua personagem circula ou o que ela estava vivenciando.

As casas aqui pertencem a homossexuais masculinos, e nas páginas há deboches por sua forma de andar, violência, prostituição, relacionamentos escondidos de suas namoradas/esposas, a dificuldade de lidar com as reações maternas e a morte.

O problema para mim, como leitora, é a semelhança dos contos. Em alguns momentos eu me sentia em um looping, e ficava em dúvida se as páginas haviam sido desmarcadas e eu havia retornado para uma história já lida. Não sei se isso foi pensando com o objetivo de fortalecer a situação pelos quais as personagens estavam passando, mas o fato é que o sentimento de déjà-vu muitas vezes me convidava a realização da leitura dinâmica.

Pessoalmente foi um livro que literaturei, e muitas vezes fiquei com vontade de fechar. Mas como gosto literário é como queijo, cada um tem o seu preferido, fica a dica para quem se interessar.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2020/08/todo-esse-amor-que-inventamos-para-nos.html?m=0
robert.messias 21/03/2021minha estante
Senti a mesma coisa

Jenny 03/12/2021

Um livro real
O livro é uma coleção de contos que nos leva a situações reais, onde as minorias são rebaixadas pela sociedade conservadora pelo simples fato de quererem ser quem são. O autor usa a metáfora de casas e na maioria delas é em primeira pessoa, as casas aludem a homossexuais, transsexuais e até a própria família muitas vezes em ruínas e isso faz com que sofram pela forma de se chamar, de se vestir, de andar, pela prostituição para sobreviver e companheiros (as) e familiares que não sabem lidar com tudo isso.

Os contos são uma conclamação da própria existência e também de autoconhecimento, trazendo pautas críticas como intolerância e violência proferidas à questão da homossexualidade.

Um livro que vale a pena a leitura e eu recomendaria ler aos poucos para refletir sobre.

site: https://www.instagram.com/p/CUsqe9FrU8Q/

Simon.Xavier 20/07/2020

Inesperadamente triste
Escrita diferente, difícil no começo, mas acuradíssima para os relatos.
Os contos de Raimundo emocionam e tecem a teia tão sensível e terrivelmente dolorosa que circunda a vida de minorias desprezadas e depreciadas pela sociedade conservadora na qual estamos inseridos.

isa.dantas 30/06/2022

Acabei sendo surpreendida por esse livro de contos que traz histórias tão reais, tão belas e tão tristes. Há muita poesia na escrita de Raimundo!

fev 04/08/2022

Um pecado em simbolismos e enredos fracos
Todo esse amor que inventamos para nós é mais um caso em que o autor foca na escrita e deixa o enredo de lado. Há contos bons e muitos bons, mas não há nenhum excelente ou excepcional. Nenhum que te arrebate. Os simbolismos e as metáforas, na minha concepção, foram exageradas. Usadas em demasia. Em alguns contos funcionava bem, mas em outros não ornavam. Os enredos fracos talvez tenham feito diminuído o poder delas para mim. Só no conto de abertura, Nós, a casa, foi usado de forma magnífica. Apesar de focar em personagens LGBTQIA+ e nas suas vivências sofridas o autor parece que não consegue ir além disso. Não foi uma leitura ruim, mas foi uma bomba nas minhas expectativas.

esquadroz 11/03/2023

Confesso que o que me chamou atenção nesse livro foi o título, mas acabei me surpreendendo positivamente com os contos. A escrita do autor é excelente.

robert.messias 21/03/2021

todos esses lares que inventamos para nós
Raimundo Neto apresenta um copilado de contos fortes e que remetem situações reais, sempre usando como metáfora casas, que ora apresentam paredes, ora está em ruína. Como toda edificação, há lugares que a construção não foi tão bem planejada e executada, assim ocorrendo por vezes analogia a temas similares. O mais importante destacado pelo autor ao longo das múltiplas vozes que ganham corpo e forma ao longo da obra é saber que essas casas nasceram em neles, em nós, de portas abertas.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/10/2021

O livro de contos do autor Raimundo Neto conduzem o leitor ao interior dos personagens para ouvir "aquele som de caverna esvaziada, inexplorada, e fogueira apagada a milênios". Os personagens procuram costurar a própria identidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786550260446