Última parada: Auschwitz

Última parada: Auschwitz Eddy De Wind

Resenhas - Última parada: Auschwitz

Larii27 23/04/2024

Diário de sobrevivência
Terminei esse livro no mês passado e não consegui dar uma avaliação adequada. É um livro com uma carga emocional muito forte. Uma história terrível, triste e de tamanha crueldade, mas de leitura necessária.

Bia Barbalho 21/04/2024

Um dos livros mais cru que já li na vida, a realidade e a verdade de tudo que aconteceu nos campos de concentração é muito dura de ser lida! Nem imagino como deve ter sido viver aquilo!

incensodelavanda 29/03/2024

Apesar de ser uma leitura que fluiu muito rápido, ela acabou sendo muito desgastante? tipo, o livro ele é fácil de bom, mas tem muitaaaaas muitas partes que você tem que tipo parar de ler pq é um nível desumano pensar que aquelas coisas aconteciam em céu aberto.

O livro mostra muito como as pessoas que infelizmente estavam nessa situação, tinham não só os direitos, como a dignidade perdida! Eles perdiam pessoas próximas, faziam tarefas horrendas pelo bem de si, viviam em péssimas condições e acabam perdendo suas identidades.
Acho muito paia pensar que coisas assim como holocausto, escravidão e ditadura aconteceram e que as pessoas realmente podem ser cruéis com as outras.

Apesar se ter achado uma leitura interessante e bacana, pretendo esquecer certas partes.

Suh Oliveira 29/03/2024

ÚLTIMA PARADA: AUSCHWITZ, é um relato tocante sobre as atrocidades que ocorreram. Eddy de Wind, médico, recém casado, cheio de sonhos e preso. Assistindo tantas mortes, tanto horror, assistindo o pior lado do ser humano.

Carla.Zuqueti 10/03/2024

Brutal
?O progresso capitalista muitas vezes funciona economicamente às custas de trabalhadores. Mas que a IG- Farben queira lucrar à custa dos corpos das nossas mulheres, nem o capitalismo moderno aprovaria isso em nenhum outros país além da Alemanha.?

Eddy de Wind foi o último médico judeu a se formar na Universidade de Leiden na Holanda. Ele se ofereceu para trabalhar no campo de Westerbork em troca da não deportação de sua mãe - sem saber que ela já havia sido enviada para Auschwitz.

Lá ele conheceu e se casou com a enfermeira judia Friedel. Em 1943 eles foram deportados para Auschwitz, onde ficaram em blocos diferentes. Após algum tempo de trabalho pesado, Eddy foi enviado como médico para o bloco 9 e Friedel foi enviada para o bloco 10 - onde eram feitos experimentos de esterilização em mulheres.

Eddy escreve em primeira pessoa, mas utiliza o o personagem Hans para contar sua história, pois ele não conseguia escrever suas próprias lembranças como suas. Ele precisava escrever como se fosse a história de outra pessoa para suportar a dor do que viveu e do que viu.

Com o final da guerra, os alemães evacuaram os campos de concentração para apagar qualquer vestígio de suas atrocidades. Eddy se esconde nos blocos para fugir da ?marcha da morte? e tenta ajudar como pode os doentes que ficaram nos blocos. É nesse período que ele escreveu seu relato, ainda em Auschwitz, enquanto aguardava sua libertação pelo exército russo.

É um relato cru e brutal de todas as atrocidades do holocausto. Soldados jogando bebês na parede, jogando crianças ainda semi vivas em uma vala para serem queimadas. São coisas que nunca vamos entender como foi possível acontecer.

Como pessoas, seres humanos, conseguem ser tão cruéis com outros seres humanos sem motivo algum. É algo que simplesmente não dá pra entender.

E mais difícil ainda é saber que, mesmo depois de tudo que passaram, hoje Israel também mata crianças a troco de nada. Assim como os judeus perderam seus filhos, hoje eles matam crianças palestinas, como se tivessem esquecido do seu passado tão cruel.

Nunca vou entender a raça humana. Acho que hoje o povo israelense deveria ler seus próprios relatos.

Vieira 18/02/2024

Última parada Auschwitz
Um dos relatos mais fortes sobre o holocausto. Edy de Wind narra sua trajetória e luta pela vida diante da máquina da morte alemã.
O relato não é fácil. A narrativa nos deixa estupefato diante de tanta desumanidade empregada contra um ser humano.
O livro mostra tudo aquilo que acontece quando o preconceito e o ódio tornam - se o combustível de pessoas sem um pingo de humanidade.

camillygalchin 03/02/2024

Único livro completo escrito em Auschwitz
Eddy de Wind, foi o último médico judeu a se formar na Universidade de Leiden na Holanda, durante a segunda guerra mundial. Ele se ofereceu para trabalhar em um campo com a esperança de encontrar sua mãe que havia sido levada pelos alemães. Lá ele conheceu e se casou com Friedel. Ele e a esposa foram levados para Auschwitz em 1943, onde Eddy começou a descrever tudo o que acontecia no campo, dando voz a um personagem por ele criado, Hans. Confesso que em muitas partes o livro não me prendeu, porém a riqueza de detalhes e o fato de, até onde se sabe, ter sido o único livro escrito dentro do campo de concentração, torna tudo mais interessante. Mais uma história emocionante de um sobrevivente dos horrores do nazismo. Recomendo o livro para amantes da história e que se interessam pelo assunto.

?Tenho que continuar vivendo para contar sobre isso, para contar a todos, para convencer as pessoas de que aconteceu de verdade? (p. 204)

Nathalia998 05/02/2024minha estante
Quando comprei esse livro, fiquei empolgada de mais para ler,somente pelo fato que muda tudo "um diário " escrito em Auschwitz.
Nossa que empolgação.

Resultado:
Me arrependo de mais de ter comprado.
A história não faz sentido algum, o autor, parece que pegou o diário e passou a limpo.
Sem antes fazer uma revisão e estudar sobre o assunto.Os acontecimentos não fazem sentido pois não há uma ordem.
Me senti perdida.

Nathalia998 05/02/2024minha estante
Li o livro o Tatuador de Auschwitz e a Viagem de Cilca, quw livro maravilhoso, lembro de cada detalhe da história, a superação, a força de vontade e viver,o valor da amizade. Que durou por anos.

E é uma história baseada em fatos REAIS.
Leli, me ensinou que ter conhecimento, pode salvar a sua vida . Conhecimento é tudo.
Sou apaixonada por esse tipo de leitura.

Rafaela Rezende 28/01/2024

Nunca paro de me surpreender
Demorei um pouco com essa leitura, se trata de uma leitura mais densa, mas não porque seja ruim, mas é difícil ler e sentir as historias sobre o Holocausto. A verdade nua e crua. Da leitura baseada em fatos reais à fictícias, trazem uma carga emocional muito pesada, mas são leituras que valem muito a pena.

Eliza 22/01/2024

Última parada: Auschwitz
Esse foi um dos melhores livros que eu ja li. O peso que ele traz, os detalhes fazem você sentir como se estivesse assistindo tudo acontecer. Extremamente triste. É uma verdadeira história de amor, a forma como Eddy e Friedel faziam tudo pra mandar comida um para o outro, pra se verem nem que fosse por dois minutos. Eles se amavam muito e eu não posso imaginar o tamanho da tristeza dele por ela não ter sobrevivido a marcha da morte. O homem ficou tão traumatizado que não conseguiu nem mesmo escrever em primeira pessoa.
O livro ensina bastante sobre a guerra, sobre como funcionava o trabalho dentro dos campos, quem tinha mais privilégios e quem não e por aí vai.
Incrível.

Luiz.Felipe ð 12/01/2024

Não há o que ser dito. Apenas imagino a dor de todos aqueles que viveram as atrocidades cometidas durante a segunda guerra e ainda assim, tenho convicção que não se compara a minha imaginação com a realidade.

Sarah432 31/12/2023

Difícil
Uma leitura um pouco difícil, extremamente triste pela história que foi! Para quem gosta das histórias da Alemanha Nazista, ler a parte de um sobrevivente do campo de concentração, além de muita tristeza, muito tenso!

JESSICA53 31/12/2023

De todos os livros que já li, esse foi o que menos gostei. Só não gostei por conta da narrativa.
No mais, a história é triste chocante. Mais um relato super necessário.

Duda França 29/12/2023

Resumo do livro Última Parada: Auschwitz, de Eddy de Wind
Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é desse livro triste, mas necessário e muito atual. Um relato emocionante, verdadeiro... um diário de sobrevivência.

O livro "Última Parada: Auschwitz" narra a experiência do autor Eddy de Wind, um sobrevivente do Holocausto, e sua esposa no campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Eles enfrentaram condições desumanas e tentaram encontrar esperança em meio à tragédia.

Eddy de Wind conta sobre as condições desumanas, os horrores vivenciados e a luta pela sobrevivência nesse terrível período da história.

Ler essa obra é importante para manter viva a memória das vítimas, alertar sobre os perigos do extremismo e da intolerância, e promover a compreensão histórica para evitar que tragédias como o Holocausto se repitam.

Topa essa leitura, Guardião? Tenho certeza que você vai se conscientizar sobre esse passado horrendo da história humana, mas reforçará seus conhecimentos de que livros como esse são uma forma de representar as pessoas que passaram por campos de concentração e um pouco de suas histórias, que infelizmente a maioria não sobreviveu para contar.