As parceiras

As parceiras Lya Luft

Resenhas - As Parceiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lud 26/01/2024

Não sei nem como descrever este livro, mas gostei demais! Já tinha lido um livro da autora antes, porém era um livro de poesia, então este foi o meu primeiro contato da escrita dela de romance. É uma leitura curta, super rápida, mas densa ao mesmo tempo. Tem uma certa poesia na escrita da autora, que me tocou demais. Achei bonita a maneira como ela expõe a história da protagonista, tem uma poesia no jeito de falar e ao mesmo tempo uma crítica bem contundente, me cativou logo nas primeiras páginas. Já quero ler mais obras da autora.

Igor520 12/01/2024

Triste realidade
Curto mas denso, em mostrar uma ficção baseada na realidade, crua e sensível, de mulheres que vivenciaram ou vivenciam situações como violência doméstica, abandono, traição, desamor... Sombria e delicada, a narrativa me surpreendeu com belas passagens sobre o amor, nos momentos bons e difíceis.

Eva Ev 05/10/2023

Como pode um livro tão pequeno causar tamanha crise?
?As parceiras?, de Lya Luft, foi minha primeira leitura da autora, e também seu primeiro romance, dessa forma, eu não imaginava que sairia tão esgualepada dela.
Vejo essa obra, profundamente intimista (com a intenção da redundância), como uma visita as diversas camadas da nossa, não ironicamente, maior companheira: a solidão. Aquele pedaço de alma vazio que nos habita, nos torna egoistas, desesperados e insensíveis a dor do outro. Uma ausência inerente à vida humana e tão particular pra cada um. ?A união na tristeza?. A dor que buscamos explicar, preencher ou apagar, mas nunca nos deixa verdadeiramente, nem nos dias mais felizes.
Pra mim, esse não é um livro realmente triste, é um livro que nos faz compreender que buscar culpados é se perder e que não deve haver julgamentos na dor que você não conhece.

Eu indico demais, mas prepare-se pra uma crise existencial!

nyahthalie 19/08/2023

As parceiras bruxas soprando as velas da vida
Estou na sobrevida, no prazo final.
ao menor esforço, vou me desfazer em mil pedacinhos de um quebra-cabeça insolúvel.

Rafaella 03/07/2023

?Não permitiram a Catarina nenhuma salvação?
Peguei esse livro na biblioteca da faculdade, sem saber o nome, apenas pela sinopse, mas acho que confundiram ele com outro pois o livro é completamente diferente daquela sinopse, mas ainda bem que confundiram!
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos, muito triste e envolvente, li em uma tarde pois a escrita da Lya Luft me prendeu muito, definitivamente leria novamente.

Seidelzinha 13/06/2023

As parceiras
Lya Luft é louca, louca e maravilhosa.

Cada dia me surpreendo mais com suas histórias, começam simples, como se fossem ser mais uma leitura tranquila e relaxada, mas logo em seguida te dão um TAPA.

Gostei bastante do livro, fiquei intrigada pelas pessoas estarem tão afundadas dentro da própria família que nem pensaram outras possibilidades para os problemas que fossem fora da família. Ninguém ao menos questionou se o problema não era o Tiago.

A história foi boa e gosto como ela foi contada pelos dias da semana. No início fiquei confusa, mas depois compreendi.

O livro é muito bem estruturado e se fecha perfeitamente com o final. Não sei o que faria tendo uma vida como Anelise teve, com medo, loucura, dificuldades (até demais), mas acredito que ela foi forte e tentou o máximo que pôde.

Não digo que a história me fez feliz, pq acredito que é exatamente esse o ponto. É uma história difícil e que você sofre junto com os personagens.

Fernanda 26/05/2023

Profundo
Achei uma leitura bem angustiante, gostei, mas ler certas partes foram bem difíceis de ler. A escrita da Lya é muito boa, as palavras que ela escolheu usar se encaixaram perfeitamente. Não é um livro leve, talvez alguns não gostem por isso.

Cristi 30/04/2023

Encontro de Almas
O que comentar sobre este livro? Esta obra contém um desenvolvimento incrível, mostrando traumas e acontecimentos da vida real. Em algum momento você se identifica com alguém, tudo acontece no tempo correto e quando você menos espera, acontece algo que você fica pasmo. A escrita desse livro é muito graciosa e confortante de se ler, interpretei o final como uma forma muito triste mas confesso a curiosidade para saber a real continuação, essa história é para lá de encontro de almas.

celesteromagnoli 11/04/2023

Lindo, comovente e doloroso.
A forma como Lya Luft consegue descrever sentimentos e emoções é linda! a sua forma de descrever essas sensações que os personagens sentem faz você se identificar com os personagens. o livro me tocou em lugares muito profundos e o final já era esperado, mas a forma como aconteceu foi tão comovente e bonita. eu adorei! quero ler mais obras da autora.

Livia 26/03/2023

Triste demais
Eu não imaginava onde estava embarcando. Minha preferência é sempre saber o mínimo possível da história de um livro antes de o ler, fica mais interessante. Dessa vez não foi diferente, mas não esperava dar de cara com um livro tão fundo. Só 127 páginas, uma tristeza tão doída, cada detalhe da trama é uma pincelada de angústia que completa esse quadro de um vazio total. Lya usa de palavras belíssimas que a cada página vão nos afogando mais nessa história de tragédias. Não esperava. É um livro de acontecimentos triviais, azarados e de péssimo agouro, escritos com os fiapos do que sobra depois de tanto sofrimento. Muito triste.

hiraimango 12/03/2023

Mais um favorito da lya luft
Lya luft me quebrou e distribuiu os pedaços nos livros dela, que obra sensacional. A família, o sofrimento, o luto, o amor, a mente e a solidão feminina: tudo isso é tratado maravilhosamente bem com uma escrita surreal, num fluxo de pensamento tão fluído que vc entra dentro da cabeça da personagem e consegue sentir todas as dores e pesares dela.

Alexandre 08/03/2023

Meu único contato com Lya tinha sido dois livros dela sobre a escrita. No primeiro deles, Rio do Meio (inclusive ela usa o termo neste seu primeiro romance), ela disse algo como não conseguir se ver escrevendo romances, pois gostava das suas histórias curtas (e lá mesmo deixava vários ganchos interessantes pacas), mas ainda bem que ela estava errada, pq este aqui é excelente. Tiro atrás de tiro, com várias passagens belíssimas.

Caroles 11/11/2022

profundo, delicado, trágico
A escrita de Lya Luft me surpreendeu, principalmente por As parceiras ser sua primeira obra.
A história narra os traumas e memórias de Anelise com a sua família de "mulheres loucas".
Trata-se de um relato das conexões entre as tramas e anseios vividos na vida adulta com os traumas, medos e esperanças de uma infância permeada de figuras excêntricas.
Trágico, lindo, gostoso de se ler e uma obra maravilhosamente bem escrita.

Luu 25/09/2022

Sobre a dor de viver
O livro é um aprofundamento nas memórias de Anelise. Aqui não importa muito o que é a realidade, mas sim como ela interpretou enquanto acontecia.

No presente, o peso de se sentir um perdedora, uma sem amor, vazia, cansada, triste, transforma seus dias em uma rotina depressiva, principalmente no chalé que resolve passar uma semana. Sentir sua dor, tragédias familiares, falta de esperança, apatia do casamento, falta de vontade de viver é o que representa o livro.

" Mas esse é um ninho fofo, macio, consolador: deitar-se para sofrer menos, refugiada nas lembranças para não ter que decidir a vida, mergulhar no passado para não enfrentar o futuro. Ou para entender o presente?"

1 | 2 | 3 | 4 | 5