Off-line

Off-line Gleice Couto

Resenhas - Off-line

Bruna | @bru.noslivros 09/06/2021

Ameeei!
Admito que no começo estava bem receosa com o livro por não gostar de algumas atitudes do personagem principal. Téo possui vários problemas no começo, mas conforme a história vai indo, ele acaba evoluindo muito como personagem.

Esse livro só me trouxe quentinho no coração e, claro, algumas lágrimas. Mas eu me apaixonei pelo Téo no final e principalmente pela Valentina.
A Val é a minha personagem preferida no livro, e me encantei muito com a amizade dela e do Téo.

É lindo ver a evolução da relação do Téo com a avó, e até mesmo com sua mãe.

Super recomendo esse livro. Como sempre Gleice consegue nos fazer ficar presos na leitura.

maria 28/05/2021

?como posso me arriscar a decepcionar outras pessoas e ficar ainda mais sozinho??

chavesz_ 21/10/2020

Okay!
Gostei bastante do desenvolver da história, mas acho que a narrativa um tanto quanto despojada me cansou em alguns momentos. ODIEI o protagonista, o achei muito chato e monótono.

Tálison 10/08/2020

Off-line é muito mais do que promete
"Estar off-line parece ser o menor dos meus problemas quando todas as conexões da minha vida estão soltas, prestes a se soltarem do plugue".

Confesso que fui enganado por esse livro (mas calma). Procurava uma leitura leve, após "O Cortiço" e o livro da Gleice, que aparentemente tocaria em questões sobre férias, desilusão amorosa e amizade, poderia ser o que eu estava procurando.

No entanto, apesar do que a premissa nos promete, Off-line vai muito além dessas questões. Junto com o Téo, somos conduzidos por uma narrativa que percorre dramas familiares, problemas com rejeição/abandono e ansiedade (que é muito bem discutido, me senti bastante representado, inclusive) ?

Somos apresentados a personagens muito bem construídos, que erraram e arcam com as consequências dos seus erros e escolhas do passado no presente. E isso é interessante porque reforça a ideia de que não somos perfeitos e nem devemos. Algumas vezes, precisamos recorrer ao passado para entender de que forma ele nos impacta e nos compromete nas nossas relações.

É impossível não se apaixonar pela amizade verdadeira do Téo e da Val, rir com os dramas do Téo e se orgulhar da sensatez e senso de humor da Val (sério, essa menina não tem um defeito) ??

Me emocionei e me diverti ao longo dessas 340 páginas e li rapidinho. Escrita fluída e incrível de Gleice Couto. Recomendo muito! ?

Sabrina758 03/08/2020

Gostei de como o livro começa despretensiosamente te fazendo acreditar que é apenas um detox de redes sociais até você perceber que vai muito além disso. Fala sobre perdão,a fragilidade dos relacionamentos,sobre preferir se ausentar se envolver com as pessoas para evitar sofrimento,desgaste emocional mas que,no fundo,ficar no superficial é horrível! A gente perde tanto se privando de viver,de conhecer as pessoas,de deixar que elas te conheçam,de ser vulnerável e verdadeiro. Tá tudo bem ter medo de se machucar,mas isso também faz parte do processo. Não é um livro maravilhoso,mas tem boas lições.

joaopdro 19/07/2020

eu amei muito, FAVORITADO!
"- Mas é isso o que sobra da gente. Ter a memória de alguém é carregar um pedacinho dela com você para sempre." (Cap. 24)

SINOPSE: A incrível vida de Teodoro vira de cabeça para baixo quando ele flagra sua namorada com outro cara, e para piorar, ele decide desabafar em um vídeo para os 42 inscritos do seu canal na internet. O problema é que o vídeo viralizou e Téo virou a piada do colégio. Vendo que seu melhor amigo não parava de se torturar, conferindo a todo momento os views do vídeo, Valentina propõe ficarem off-line durante todo o período de férias antes do início do último ano letivo. Ficar off já seria difícil, mas a inesperada estadia da vó de Téo, desconhecida para ele até então, vai complicar ainda mais a vida do garoto.

Gente, o tópico central do livro são as relações pessoais que temos e como elas nos afetam. A lista de atividades que eles montam para fazerem durante esse tempo off é a ponta do iceberg para todos os assuntos que aqui são tratados.

Os personagens são SUPER CATIVANTES, me apeguei demais a todos, até àqueles que não tiveram tanto destaque. A Val é daquelas que você quer ser amigo, que guria sem defeitos, sério! E as tiradas de humor do Téo durante sua narrativa foram maravilhosas e fizeram a leitura fluir demais, me lembraram o Percy.

As conexões pessoais são o tema central do livro, mas aqui também se fala de ansiedade. Eu achei muito incrível e bem trabalhado, me senti representado. A Val sofre de agorafobia, e sua conversa com o Téo sobre suas crises de ansiedade foram TUDO PRA MIM! A Gleice também citou um pouco sobre a ditadura militar no Brasil com "relatos" de quem passou pelo período, eu amei.

Tive um misto de emoções enquanto lia. Ri, chorei, senti raiva, me emocionei; são essas sensações que me levam a favoritar um livro, me fazem perceber que o vivi. É daqueles que vou panfletar demais. LEIAM "OFF-LINE"!!

POST ORIGINAL NO @CURTAUMLIVRO

Leydiane.Goncalves 16/07/2020

Tudo estava dando tão certo para Teodoro, que ele até desconfiava. Não é todo garoto de 16 anos que namora a garota mais popular do colégio, se dá bem com a mãe e tira boas notas

Rita 29/06/2020

Incrível!
Era o livro que eu precisava ler no momento! A história nos prende do início ao fim e quando termina, ainda deixa aquele gostinho de ?quero mais?. Sobre os personagens: simplesmente me apaixonei pelo jeitinho de cada um deles! A leitura é super leve, mas ao mesmo tempo trata de vários assuntos que são extrema relevância.

duartesamanda 29/04/2020

Extremamente bem construído
Que leitura gostosa que foi esse livro, um livro extremamente puro e comprometido em retratar as emoções humanas de forma muito real. A escrita da autora é belíssima em levar a história com muita coesão e amor, já que é quase possível tocar no sentimento entre os personagens e todo carinho que a autora tem por eles. Não tenho propriedade para comentar sobre os transtornos apresentados no livro, mas pelo pouco que sei achei de extremo respeito e realístico. A leitura desse livro veio com um tema diferente das últimas leituras que tinha feito, quase todas focadas em romances, e agradeci muito pela mudança. Esse livro ainda foca em relacionamentos, mas em alguns mais importantes que o amoroso (na minha singela opinião), no caso o relacionamento entre amigos e o nosso relacionamento com nós mesmo. Téo é um personagem que senti uma conexão muito grande, não pela história em que ele passa, mas sim pela quantidade de sentimentos que ele tem dentro de si e não sabe dar a devida vasão a eles. Ultimamente foi um dos personagens mais coerentes que tive o prazer de conhecer, assim como sua melhor amiga Valentina. Ao final do livro me senti como uma compilação dos dois melhores amigos, perfeita nas imperfeições.

Brubs 21/04/2020

Iniciei a leitura sem expectativa alguma,mas logo no inicio senti que seria um leitura engrandecedora e foi!!! O livro fala sobre ansiedade, medo de rejeição, entre outros temas. Em alguma partes foi bem densa a leitura, mas logo no finalzinho amei e deu até para sentir um calorzinho no coração. Super indico a leitura.

@cheiade9h 14/03/2020

"(...) preciso mesmo de um tempo só para mim, off-line, mesmo sem saber direito o que isso significa. Nunca desconectei."

Gleice Couto não é uma autora desconhecida, mesmo que Off-line tenha sido a primeira história dela que li - e não será a última, sou oficialmente fã da Gleice, eu já a conhecia faz alguns anos e tô bem feliz por ter dado a chance de ler seu novo livro.

Eu tinha toda a certeza que iria ser um juvenil com um "que" de discussão sobre "relações líquidas" (alô, Bauman) mas foi um juvenil sobre amadurecimento, amizade e família... Ou seja, fiquei tocada demais (e ri muito também hehehe). Obviamente isso fez com que eu gostasse MUITO mais da leitura do que eu esperava. Gleice conseguiu me prender de uma forma que eu fiquei até desacreditada, porque quem narra é nosso adolescente MEGA dramático Téo, ele teria TUDO pra ser o personagem chato mas ela conseguiu fazer com que ele fosse chato e perfeito (como um bom adolescente com mil coisas na cabeça) #SOS

Eu aplaudi o desenvolvimento todo da história, desde o plot do Téo com a Bia, do Téo com a vó, do Téo com a Val, de Téo com todo mundo nessa história. Poderia ter sido o maior clichê de todos Off-line, mas Gleice deu a curva nessa história e porram... Gleice Couto conte comigo pra tudo!

"O que escuto na escola, apesar de ser ruim, é bem melhor do que eu leio nos comentários do vídeo. O anonimato da internet é bem cruel."

laura 07/03/2020

No geral gostei bastante da escrita e da história. Os personagens foram bem escritos e desenvolvidos, principalmente o Teo, apesar de me irritar com ele em vários momentos. Para mim, a Val é a melhor personagem desse livro.
Achei que os tópicos de ansiedade e sintomas fóbicos foram bem representados.
Adorei como a história demonstrou o processo de perdão do Teo em relação a sua vó e seu pai. Ele foi se conhecendo e se encontrando durante o livro.
SueSouza 07/03/2020minha estante
Val é a melhor mesmo????

laura 07/03/2020minha estante
a Val é incrível!! amei demais

SueSouza 07/03/2020minha estante
Muito mesmo. Li em Leitura Coletiva, junto com a autora, foi muito bom.

laura 07/03/2020minha estante
aaa que demais! deve ter sido ótimo ler junto com a autora

Sérgio 05/07/2020minha estante
Ela é muito simpática!! A Gleice.

laura 06/07/2020minha estante
demais, adoro ela!

Let.Archeron 27/02/2020

Off-line
"Estar off-line parece ser o menor dos meus problemas quando todas as conexões da minha vida estão frouxas, prestes a se soltarem do plugue."
A história é bem mais que um simples livro jovem adulto, comum e com clichês igual ao outros, Téo acreditava que não ia sobreviver ao ficar off-line... Mas ironicamente ao se desconectar da internet, ele descobriu mais sobre conexão humanas...
O Téo não é nem de longe o personagem mais cativante, eu não me incomodei por quê ele é apenas um garoto de 16 anos.. Tem muito para aprender e conhecer do mundo ainda, porém já deixo-os avisados que ele é um personagem extremamente dramático, mas ao ler peço que olhem para ele com empatia, desde cedo ele teve que lidar com a rejeição, então é normal que ele lide com as coisas de um modo diferente, que ele não saiba lidar ás vezes por quê afinal, é apenas um garoto de 16 anos...
Téo tem a sorte de contar com uma mãe, e uma melhor amiga maravilhosa, Val é a pessoa que traz Téo de volta a realidade, é quem sempre está ao lado do Téo e faz de tudo para ver ele bem, eles têm uma conexão que é inexplicável, uma das amizades mais incríveis que já tive a honra de ler, Val é uma personagem incrível, que tenta aos poucos superar seus medos e traumas, ela é a grande responsável por salvar as férias do Téo, tem uma paciência inexplicável e ama demais o Téo para aguentar as paranóias dele, minha personagem favorita, extremamente essencial para história.
Essa é sobretudo uma linda história sobre amizade, sobre família e sobre conexões, é sobre descobertas, autoconhecimento, sobre amor, sobre perdão, e a autora retrata todos esses temas de uma forma leve, fluída, real, fazendo-nos refletir que nunca é tarde demais para nos reconectar-mos, nunca é tarde demais para perdoar, nunca é tarde demais para recomeçar...
Espero que todos leiam essa obra linda e venham me contar o que acharam depois, esse livro merece ser lido e reconhecido por todos, beijinhos e até a próxima resenha.

Pri Nunes @infinitoliterarioo 21/02/2020

Resenha @infinitoliterarioo
"Assumir a nossa história pode ser difícil, mas não tão difícil como passarmos nossas vidas fugindo dela."

A vida de Téo estava perfeita até o dia em que vê sua namorada beijando outro cara. Tudo então desmorona e, para desabafar, resolve gravar um vídeo para o seu canal de 42 inscritos no youtube. O que ele não esperava era que o vídeo se tornasse viral.
Valentina então resolve que eles estariam 100% off-line. Iam aproveitar as férias, mas não contavam ter que lidar com sua avó, que nunca viu na vida.

"Amigos de verdade não passam a mão na cabeça, não fingem que tá tudo bem quando não tá."

Quando comecei o livro pensei que seria mais uma leitura leve e gostosa, para limpar a mente. Ledo engano!
Téo não conhece ninguém da sua família, sempre foi ele e sua mãe e nunca sentiu falta, até ter sua avó morando com ele e sentir como é ter mais alguém para dividir as coisas. Téo passa por muitos problemas, pois ele também não sabe quem é de verdade. Viveu a vida sobre o trauma do abandono, enquanto uma ferida sempre aberta vivia em seu peito, somente aguardando a hora de se abrir.

De forma encantadora, Gleice tece a história da vida de Téo e sua amizade com Val, nos apresenta uma pessoa com ansiedade e agorafobia, mas que não se entrega a doença e encontra apoio no seu melhor amigo. Aos poucos descobrimos sobre seus avós e fica a pergunta: Como perdoar alguém pelos erros do passado? Esquecendo o passado e vivendo no presente, pois o tempo é precioso e cada segundo conta nos mínimos detalhes.

Chorei com esse final, sofri tudo o que o Téo sofreu e senti na pela as angústias da Val. Mas foi lindo vê-lo enviando a mensagem, pois melhor do que não saber, é ter certeza que você está cheio de si mesmo e isso é o bastante.

"Quero me conectar mesmo sabendo que não há garantias. Quero é sentir que ser eu mesmo é o suficiente."

site: https://www.instagram.com/p/B82T-ImjJ-Z/