Cartas que escrevi antes de você Cynthia Hand

Resenhas - Cartas que escrevi antes de você

Gle 24/03/2024

Cartas que escrevi antes de você
? - Não são os erros dela que a definem - continua papai. - É o que ela fez com esses erros. E ela fez uma coisa incrivelmente difícil e altruísta e corajosa. E sempre vou admira-la por isso, não importa o que ela tenha feito numa festa quando tinha 16 anos. Sempre vou amá-la. Porque ela é parte de você.?

Laura.Santos 14/01/2024

?Você segue seu caminho, penso. Eu sigo o meu.?
Se eu tivesse lido esse livro em outro período da minha vida, provavelmente não teria gostado. Porém, eu me vi muito na protagonista. Uma jovem de 18 anos que tinha dúvidas sobre qual faculdade ir pois sempre tinha algo que a impossibilitava, além de ter um obstáculo na vida que a impedia de sonhar grande.

Eu li algumas resenhas questionando o porquê de ela ir atrás da mãe biológica, sendo que ela tinha uma família perfeita, mas eu entendo. Ela tinha várias coisas na vida dela dando errado, poder saber do seu passado e conseguir compreendê-lo era como conseguir controlar pelo menos alguma coisa em sua vida, e acho que todos nós nos sentimos assim em algum momento.

Também gostei de como a protagonista é humana. Ela é gentil, resiliente, mas tem momentos que surta e age imprudentemente. Ela não é perfeita, mas não chega a ser irritante com isso. E os personagens secundários também são interessantes e passam pelos seus próprios dramas pessoas, o que ajuda não só a protagonista, mas também a nós leitores, a nos lembramos que nós não somos os únicos travando batalhas individuais.

?Nossas vidas são sempre horrivelmente misturadas com as pessoas ao nosso redor. As pessoas que amamos.?

alinetiemi 07/01/2024

A escrita da autora é incrível, te prende e flui muito bem. Não estou numa vibe protagonista adolescente, mas esse livro foi ótimo.
Achei muito bacana a premissa como foi abordada e o final foi muito bom.
Amei todas as cartas, a maneira como conhecemos a personagem S.

Douglas | @estacaoimaginaria 31/12/2023

Um romance muito importante sobre família, em especial os múltiplos significados dessa palavra. Ele pode ser tocante, importante e bastante intenso. Além disso, é um ótimo romance sobre essa transição do adolescente para o futuro, que pode ser sempre um processo muito difícil, em especial se há dúvidas ainda sobre o passado. Um romance muito bem escrito, tocante e bem desenvolvido.

Natasha174 27/12/2023

Simplesmente perfeito , me deixou com vontade de um segundo livro , já que terminou em aberto e eu sinto que ainda tem muita coisa pra acontecer , mas a história é envolvente e um plot twist inesperado. A história é emocionante e divertida , com temas sobre nossa origem , amizade , amor , escolhas difíceis , sonhos e a saída da adolescência pra vida adulta . Aviso que não é focado no romance .

NessaCoutinho 28/10/2023

No inicio custei um pouco a me envolver, mas depois simplesmente fluiu. A historia é boa, envolvente e gostosa de ler. Recomendo!

Geovanna.Rossy 18/10/2023

Além das minhas expectativas.
Quando comecei a ler, não imaginava que fosse gostar tanto. É um livro fluido, interessante, que prende muito e, embora aborde temas sérios, consegue ser leve. Achei que teria grandes cargas emocionais por conta de alguns tópicos, mas a autora inseriu tudo de maneira tão natural. Por isso recomendo caso queira ler algo simples.

O único ponto que achei negativo é que alguns capítulos só estão ali por estar, não acrescentam em muita coisa e faziam parecer que a história estava rodando e parando no mesmo lugar. Mas isso não é incomum?

Sobre a história em si, é uma gracinha. Eu nem sou do tipo de pessoa que gosta de livros que tem cartas, principalmente se forem cartas do passado, mas adorei cada uma das cartas que apareciam neste. Acho até que foram a melhor parte. É lindo de ver a evolução desde a primeira até a última. Quando você vê que tudo que a ?S? queria era que a bebê fosse verdadeiramente amada, e logo depois percebe que a Cassandra cresceu rodeada de amor, é lindo de se ver.

O final em aberto me matou, queria MUITO mesmo que houvesse um desfecho mais concreto, mas talvez se fosse assim, corria o risco de ser decepcionante. Então vou me contentar com a forma que a autora quis que fosse.

Leticia.Correa 17/10/2023

Que leitura incrível
O Livro conta a saga de uma menina adotada que entre em conflitos pessoaais após completar 18 anos.
Não é um livro sobre adoção, mas ela é um cenário importante.
O livro lida com a complexidade humana e os conflitos familiares de uma forma real.
O final te deixa com um gostinho de quero mais.
Uma ótima leitura, um livro leve e envolvente.

SemAria.Freire 24/09/2023

Foi um livro que me surpreendeu de forma muito positiva, eu tinha imaginado um rumo bem diferente para essa família, se bem que acertei duas coisas que aparecem somente no final. Mas a forma que a autora nos leva a querer saber o final das cartas se as duas vão se encontrar e incrível, Não queria parar de ler ate matar a minha curiosidade. Mas me decepcionou um pouco o fim poderia ter mais informações mas coisas. Não vou falar muito para não tirar a experiência de leitura mas eu senti falta de mais coisa.

Larie 10/09/2023

Pela sinopse e o título achei que seria algo mais profundo, não que não tenha sido, mas é um tema que é complicado para eu entender.

Não sei o que é ser adotada, então cada atitude da personagem me chateava um pouco e acabou que o livro não funcionou para mim.

A história parecia que ia ter um plot legal e acabou ficando bem parada.

ks.vinhas 03/09/2023

Eu sinceramente cogitei em não fazer uma resenha desse livro, porque eu não achei muitas palavras para defini-lo.

Particularmente achei uma leitura extremamente cansativa e desgastante, teve muitas enrolações em pontos que poderiam ter sido desenvolvidos mais rapidamente.

Eu não vejo sentido nas pessoas irem atrás das famílias biológicas que não a quiseram. No caso da S, ela foi super decidida desde o começo que deveria dar uma vida melhor pra Cass e ela teve tudo, foi adotada logo após o nascimento, os pais a criaram com muito amor assim como S imaginou.
Então, EU não vejo necessidade de ir atrás de alguém que não te quis. Apesar dessa MINHA opinião, eu quis dar uma chance pro livro, porque achei que seria uma história comovente e cativante, mas ao contrário eu achei bem decepcionante o desenrolar da história e fiquei com MUITA raiva do final.
Então, não é um livro que eu recomenda.

Laís 01/09/2023

Apaixonada estou ?
Que livro, meus amigos! Que livro!
Acabei de terminar essa leitura simplesmente sensacional e tô em choque com esse final aberto! Eu preciso de respostas! Preciso de mais! Quero parte dois! Preciso de mais desse livro que deixou meu coração quentinho e me fazia querer ler mais e mais a todo momento! Fazia muito tempo que eu não lia um livro assim, que me fizesse ficar ansiosa pelas próximas páginas, me deixasse nervosa com os acontecimentos, me fizesse ter mil tipos de sentimentos!
Que bom que me surpreendi positivamente, porque não tava dando muita coisa por ele, não! Mas amei e favoritei!
Apenas leiam e se encantem com essa história cheia de amor, doação, altos e baixos, encontros, entrega, e mais amor ?

Annalisa 28/08/2023

Cartas que escrevi antes de você

Cartas que escrevi antes de você veio dentro da Caixa Skoob, e estava parado na minha estante desde então. Defini que este ano seria aquele que iria ler todos os livros que vieram pelo Clube de uma vez por todas, e estava (tentando cof cof) seguir a sequência de recebimentos, de forma que não tinha expectativas ou conhecimentos sobre a autora, livro, sinopse, nada, só fui e fui...

Cass é adotada, mas isso não a define. Ela tem a melhor vida e os melhores pais do mundo. Cresceu dentro de uma família amada e feliz, teve todas as oportunidades que poderia ter: bons amigos, bons colégios, momentos de paz, felicidade e harmonia. Porém, sempre existiu e sempre existe aquele pontinho de dúvida e curiosidade: quem será que é minha mãe biológica? Onde ela está? Será que ela pensa sobre mim? E desde que sua mãe adotiva começou a enfrentar problemas graves de saúde, cada vez mais essas questões estão gritando em sua cabeça. Não como uma forma de "substituição", mas ela realmente gostaria saber de onde veio, talvez como uma forma de tentar entender quem é e para onde deve ir.

Em meio aos capítulos da vida de Cass, vamos lendo pouco a pouco as cartas que S., aos 16 anos, escreveu durante a gravidez com a esperança de que quando Cass tivesse 18 anos, receberia essas cartas. A gente vai acompanhando esse paralelo entre as duas vidas e das ações que foram tomadas e que trouxeram as consequências do presente. A personalidade de S. na escrita das cartas reflete muito a personalidade de Cass ao longo dos dias. Há uma leveza nas cartas, como se fosse realmente uma conversa entre mãe e filha, colocando os pontos do i's.

S. passou por algumas situações na adolescência que marcaram para sempre sua vida, mas ela nunca deixou de ser uma pessoa boa, e de ser capaz de tomar a melhor atitude para o momento, e de abrir mãe da bebê para que ela pudesse ter um futuro melhor do que ela teria para oferecer. É perceptível o amadurecimento carta após carta de S. e de como ela foi capaz de entender e aceitar seu destino.

O único ponto que me pegou nesse livro é que as cartas vão convergindo para o momento final de nascimento da bebê, e os capítulos de Cass vão aos poucos nos levando em uma busca pela verdade, e acabamos criando a real expectativa do reencontro das duas, e esse não acontece de forma efetiva. É um final em aberto, as duas se "encontram", mas não sabemos realmente o que acontece ou o que vai acontecer. Tipo, tem parte 2? Ou um capítulo extra por favor? haha

É uma leitura leve, prazerosa, ás vezes um pouco lenta, mas recomendo a leitura sim!

Geovanna.Holanda 24/08/2023

Esse livro me conquistou pelo título e a história é emocionante. Eu amei as cartas e o final me deixou com o coração aos pedacinhos, eu queria muito mais dessa história, mas estou muito feliz por ter lido até aqui.
Muito, muito boa!