Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Guigspinho 18/04/2024

Lado detetive do Poe
Essa foi minha primeira leitura de algo do Poe, e foi algo totalmente (ok totalmente não, mas em grande parte) diferente do que eu esperava.

Começando pela atmosfera e gênero do livro, quando pensava em Poe ligava diretamente a algo de terror, sombrio e sobrenatural, o que já se difere aqui, que mesmo que mantenha um pouco dessa parte sombria e violenta, vai pra um caminho de investigação e narrativa policial muito nos moldes do que estamos habituados hoje em dia, isso tudo numa sequência de mistérios, investigações que parecem não ter solução, monólogos, detalhes e finalmente, o desvendar do caso.
Tudo isso com uma escrita simples e que não te deixa todo perdido e confuso por causa de palavras difíceis e da época, com excessão de alguns momentos mais filosóficos que o Dupin vai um pouco além.
Não vou me aprofundar em cada conto mas todos têm suas particularidades e sempre te deixam instigado pra saber como e qual vai ser a resolução, e sem dúvidas o 1° conto é o que faz melhor isso (mesmo os outros dois também sendo bons).
Além de tudo, acho importante falar o quanto essa edição é muito bonita (tanto a capa quanto as ilustrações durante o livro) e faz a leitura passar ainda mais rápido

Laísa Gava 07/04/2024

Perdão, Poe
O primeiro e o último conto são maravilhosos, o segundo achei muito confuso e desnecessário. Inclusive, sobre o último, fiquei horas pensando sobre ele. Incrível.

Lucas1429 01/04/2024

Chato
Ganhei e me senti na obrigação de ler quando estava sem celular. Durante 3 dias li um conto por dia durante a madrugada. Foi agradável o tempo que passei lendo. Mas só o 1° conto salvou, o segundo é sem comentários e o terceiro é chatíssimo.

clarabizarria 23/03/2024

Um ótimo livro..
Esse foi o primeiro livro do Poe que li e confesso que gostei muito, só não vale as 5 estrelas porque o estilo não está entre os melhores pra mim.

São três contos que valem a pena serem lidos e apreciados a sua maneira. O primeiro, que dá título ao livro, Os Assassinato na Rua Morgue, é de longe, o melhor entre os três, devido a forma como o narrador desconhecido organiza as análises antes de iniciar a narração da história, ou a sua solução, e com certeza, devido ao personagem de C. Auguste Dupin, protagonista da solução de todos os casos.

Dupin é altamente analítico e se propõe a dar importância a todos os detalhes de maneira inteiramente racional, fazendo com que nada saia debaixo do seu olhar sem ser valorizado quanto à sua função. Dessa maneira, ele chega a constatações acompanhadas de muitas reflexões, ou melhor, sempre depois de algum tempo em silêncio a companhia de seu amigo narrador, constatações essas que vão além de um senso comum, e até os contrariando muitas vezes.

Acompanhá-los no desenrolar de três contos é deveras cativante quanto a sua maneira de pensar. No fim, você sai até um pouco mais reflexivo. Três situações distantes e em momentos distintos da vida, gosto de pensar que Dupin entregou o seu melhor em todos.

"Pode-se apostar que qualquer ideia pública, qualquer convenção social amplamente aceita, é uma asneira, sendo simplesmente conveniente ao maior número de indivíduos." p. 200

Talita578 11/03/2024

Hahahahaha
Uma história curta e envolvente. O assassino se revela uma surpresa engraçada e inesperada.

A descrição da cena do crime é horrível; os detalhes e a brutalidade me chocaram. Não estou acostumada a encontrar esse nível de intensidade nos livros que li de Agatha Christie.

Com TODAAAA certeza lerei mais Edgar Allan Poe

Diego.Rates 11/03/2024

Palavras não conseguem descrever a genialidade de Poe
Nessa obra, que traz os três contos protagonizados pelo detetive Auguste Dupin, nós vemos diversos elementos que viriam a se tornar características essenciais dos futuros romances de detetives que foram fortemente inspirados nessa obra de Poe. O personagem Dupin é bastante marcante, perspicaz e sagaz em suas observações, tornando seus longos monólogos bastante interessantes de ler, analisar e se surpreender com as inferências.

Mais uma vez, me surpreendo com o alcance de Poe, de sua escrita magnética com a cuidadosa escolha de palavras e criatividade ímpar.

Estante.dabru 07/03/2024

Os contos são bem interessantes, mas achei muito enrolado.. principalmente o dois últimos. O primeiro foi meu fav ?

Alex07 25/02/2024

Sempre quis ler esse livro em que tinha o conto "os assassinatos na rua Morgue" , só o fato de haver um mistério desse com um detetive me fascinava .
Dupin o primeiro detive consultor que ajudava a polícia a resolver casos enigmáticos , logo após ele vem Holmes e Poirot .
Esse livro em especial demorei muito para adquirir esse exemplar por preço e por se tratar de ter esses 3 contos somente de Dupin e não com os outros contos como " O corvo " é tal.

Lore 18/02/2024

Sinceramente, esperei mais dessa história, esperava um livro mais legal, não é ruim, mas não é o melhor. Dupin é um Sherlock Holmes francês que faz monólogos intermináveis.

Tereza 17/02/2024

Os Assassinatos na Rua Morgue
Os Assassinatos Na Rua Morgue

Resolução dos homicídios de mãe e filha que são encontradas brutalmente assassinadas dentro de um quarto fechado por dentro.

O Crime de Marie Rogêt

Um assassinato desvendado a partir de recortes de jornais.

Carta Roubada

A questão gira em torno de como recuperar uma carta roubada.

Edgar Allan Poe é considerado pai da literatura de ficção policial, gênero que gosto muito.

No entanto, a leitura dos contos não me agradou tanto.

A história é contada de uma forma pouco envolvente: tome aqui várias evidências/recortes de jornais/testemunhos. Logo em seguida: tome aqui várias reflexões. Em seguida: tome aqui a solução do caso.

Camilla373 30/01/2024

Os Assassinatos na rua Morgue
O que Sherlock Holmes, Hércules Poirot e Asène Lupin tem em comum?
C. Auguste Dupin considerado o percursor dos detetives da literarura e um honrado cidadão de Paris que, usando apenas a observação aguçada e a lógica, desvenda casos considerados insolúveis pelas autoridades. Dividido em três contos narrados por um amigo muito próximo a Monsieur Dupin o livro nos apresenta em Os assassinatos na rua Morgue Madame L'Espanaye e sua filha são assassinadas em um apartamento fechado, sem qualquer sinal de arrombamento. Depois de ouvir gritos estridentes, vizinhos entram e saem da cena do crime, cada um com uma especulação diferente sobre quem teria sido o assassino. A fama de Dupin se espalha pela cidade e ele é convidado pelo comissário de polícia para investigar o desaparecimento de uma jovem vendedora de perfumes. Para solucionar O mistério de Marie Rogêt, ele sequer precisa sair de casa: recortes de jornal bastam. Em A carta roubada, nosso detetive demonstra uma argúcia ainda maior. Um documento desaparece, e qualquer denúncia às autoridades levaria à revelação de seu conteúdo comprometedor. Mas, Dupin é desafiado a roubar a carta de volta.
5,0 ?????

sntsisa 30/01/2024

?(?) A observação tornou-se para mim, nos últimos tempos, uma espécie de necessidade.?
Nesta pequena coletânea de contos policiais, Poe nos apresenta Dupin, o detetive -que, na verdade, nada mais é que um bom observador- que influenciou uma geração de escritores de ficção policial.
A forma como o autor apresenta-nos a história é genial e logo, desde o primeiro conto, cria-se um laço com o narrador e seu amigo Dupin. Em ?Os assassinatos na rua Morgue?, conto de abertura, temos um assassinato duplo de duas mulheres na rua Morgue, onde, aparentemente, ninguém poderia ter saído ou entrado no apartamento da mãe e filha, formando-se um mistério acerca do paradeiro do assassino; em ?O mistério de Marie Rogêt?, Poe aposta em uma história baseada em fatos reais, usando apenas de excertos de jornais da época sobre um assassinato que nunca foi solucionado, para construir o texto; por último, temos ?A carta roubada? -meu favorito- no qual o crime, agora não um assassinato e sim um roubo de um documento sigiloso de uma possível rainha, causa confusão e estranhamento para a polícia, que sabe quem é o ladrão, mas não consegue descobrir o paradeiro da carta.
Em todas as histórias, ficamos encantados com o bom humor e inteligência de Dupin, que consegue resolver os enigmas a partir da boa observação para os detalhes, o pensamento racional e a lógica.