A Comédia Humana

A Comédia Humana William Saroyan

Resenhas - A comédia humana

Henrique1190 11/02/2024

O livro é meio esquisito, em várias partes você fica confuso mas quando você chega no final você vê que valeu a pena.

Keli Ane 29/11/2023

Esse livro é incrível, o melhor do mundo, Ulisses vc é um amorzinho e Homero é incrível

sério eu amo esse livro

e o final ..........

Xiiru 11/01/2023

Uma Leitura Fluída e Reflexiva
O livro é contando em capítulos curtos, acompanhamos o dia a dia de pessoas simples e são apresentados alguns dilemas da vida que nós fazem pensar temos o ponto de vista de uma criança fazendo suas descobertas em cada dia que passa, de um adolescente que precisa enfrentar a vida adulta antes da hora para ajudar a família, pois o pai morreu e seu irmão foi para guerra. Achei uma leitura boa, mas esperava mais.

Louise.Rosado 26/07/2022

Livro incrível
Muito diferente das leituras que estou acostumada a ler nos últimos tempos.
Conta a história da família Macauley e alguns outros moradores da cidade, em capítulos pequenos, quase como contos curtos isolados, mas que trazem a ideia do passar do tempo de forma pacata, sem pressa, no ritmo de uma cidade pequena.
Os personagens são construídos de forma simples, mas sem deixar de serem bem feitos e profundos.
Homero é um garoto de 14 anos forçado a amadurecer rapidamente, descobrindo sentimentos novos e aprendendo sobre as questões do mundo através da dor dos outros. Ulisses é meu favorito; ingênuo, curioso e protegido do mundo pela sua inocência. A mãe deles me emocionou diversas vezes durante seus diálogos com os filhos
Recomendo muito a leitura

Adriana 17/07/2022

Vida Cotidiana
A Comédia Humana é um romance do escritor armeno-estadunidense William Saroyan. O livro foi publicado em 1942 e dedicado a sua mãe, Takoohi Saroyan.

Em 1943, a obra foi transposta para o cinema, com roteiro do próprio autor, que ganhou um Oscar de Roteiro Original pelo trabalho.

Filosófico, ele parte de um contexto específico para refletir sobre a condição humana e as conseqüências da nossa forma de pensar à vida. E deixa uma suave e forte mensagem de amor ao humano.

Um história q retrata de maneira muito simples a vida e o cotidiano das pessoas e de Homero Macauley, na cidade de Ítaca no vale de San Joaquim, na Califórnia.

Homero, se vê obrigado à trabalhar para ajudar a sustentar sua família, após seu irmão mais velho Marcus, ter sido convocado à Segunda Guerra Mundial para lutar pelo Exército dos Estados Unidos.
Então, ele consegue um emprego como mensageiro de telégrafo.
Agora ele é o "Homem" da casa.
Aos 14 anos ele se despede de sua infância e conhece a dura realidade do chamado ?sonho americano".
Com isso, Homero também amadurece, descobrindo o amor, a rivalidade, a amizade, a saudade, a morte...

Com capítulos curtos a leitura é tranquila, regada de emoções.
Portanto, recomendo.

kha 18/04/2022

A Comédia Humana - #014
Um romance escrito no 1942, em plena guerra segunda guerra. Conta as experiências de um adolescente que perdeu o pai muito cedo, o irmão mais velho foi para guerra e ele teve que procurar um trabalho para ajudar a família. Temos um misto de um emoção e poesia, lendo o drama do Homero, que torna-se chefe muito jovem de uma família dizimada pela guerra.

Jéssica 10/02/2022

Singelo e grandioso!
Em ?A Comédia Humana? somos apresentados aos dilemas enfrentados pelas famílias estadunidenses durante a Guerra. Apesar de trazer vários personagens, a história concentra-se nos Macauley.

Homero Macauley, um garoto de 14 anos, vive na Califórnia com sua mãe, imigrante armênia, e seus três irmãos: Marcus, Bess e o pequeno Ulisses. Após Marcus, o mais velho, ter sido convocado à Guerra para lutar pelo exército norte-americano, Homero precisa assumir a responsabilidade de homem da casa. Para ajudar, arruma um emprego em uma agência de telégrafo como mensageiro.

Apesar da pouca idade, Homero logo se depara com situações bastante complexas para uma criança. Vivendo em um contexto de guerra, ele se questiona porque há tanta dor e tantas coisas ruins acontecendo no mundo. No entanto, apesar dos sentimentos conflitantes, Homero também encontra beleza e esperança nas pequenas coisas do cotidiano.

Achei a leitura muito fluida. Os capítulos são curtos e com grande carga poética. A escrita de Saroyan é lindíssima, muito tocante! Trata com maestria a natureza humana, sobre como somos tão cheios de feiúra e beleza ao mesmo tempo.

Sem dúvida alguma, merece todos os elogios que recebe! ??
Lidi 14/05/2022minha estante
Ótima resenha! Livro grandioso mesmo! ?

alice1579 08/01/2022

aqueceu meu coração e vai me deixar acordada durante a madrugada inteira
DETESTO OS HUMANOS MAS AO MESMO TEMPO EU AMO A HUMANIDADE E A FELICIDADE E A PUREZA E TUDO
POR QUE ESSAS CRIANÇAS TINHAM QUE SER TAO FOFAS E TAO VERDADEIRAS E AAAAAAAAAAA MEU DEUS POR QUE
pronto, me acalmei
esse livro virou meu protegido. é uma obra de arte sem defeitos

Heidi Gisele Borges 11/11/2021

Uma história muito interessante. Acompanhamos os irmãos Ulisses e Homero, principalmente Homero que precisa trabalhar para ajudar a família, pois o irmão mais velho está no exército. Homero é um menino triste, mas tenta não demonstrar...

Watari 30/07/2021

Leitura despretenciosa
História de tão simples chega a ser simplista. Praticamente conta alguns dias vivenciados por uma família americana. Achei a caracterização dos personagens demasiado otimista, beirando a ingenuidade. Gostaria que o mundo fosse tão bom. Vale a pena se você não esperar muito do livro.

Arruda 12/03/2021

Linda história contada de uma maneira muito simples. O autor consegue nos fazer viajar pela cidade de Ulisses. Vale muito a pena ler.

Deghety 28/03/2016

Uma Bela Simplicidade
#Lido

A Comédia Humana - William Saroyan

Um conjunto de pequenas histórias sobre o cotidiano do povo de Ãtaca em destaque os irmãos Macauleys, Homero e Ulisses.
Homero de 14 anos é um jovem responsável porém cheios de dúvidas sobre a vida com a precoce chegada da vida adulta.
Ulisses uma criança que vê beleza em tudo que é novo, tudo é encanto aos seus olhos inocentes.
Uma coisa que me chamou atenção nesse livro foi a cortesia, generosidade e decência do povo de Ãtaca, sempre gentis e solidários .
à uma excelente leitura!

Joana 02/06/2015

Um dos mais belos livros que li sobre a infância, com momentos de alegria e tristeza combinados com maestria por William Saroyan. História para ler, reler e guardar na memória para sempre.

Arsenio Meira 11/02/2013

William Saroyan foi (aliás, ainda é e sempre será) um grande escritor, que soube reverberar sua compreensão da natureza humana de uma forma intocável.

Caetano Veloso, numa entrevista, deixou claro que Saroyan influenciou de modo decisivo a sua maneira de pensar. Vários outros artistas já prestaram testemunho semelhante.

Abaixo, um trecho sublime do romance. Trata-se do diálogo da mãe com o filho (Homero), personagem principal deste clássico da literatura.

“Sempre haverá dor nas coisas.
Mas não é por saber disso que um homem deve desesperar.
O homem bom procurará tirar a dor das coisas.
O homem tolo nem mesmo o notará, a não ser em si próprio.
E o homem mau aumentará a dor das coisas e a espalhará aonde quer que vá.

Mas cada homem não tem culpa, pois o homem mau, não menos que o homem tolo e o homem bom, não pediu para vir aqui e não veio sozinho, do nada, e sim de muitos mundos e muitas multidões.

Os maus não sabem que são maus, e são, portanto, inocentes.
O homem mau deve ser perdoado todos os dias.Deve ser amado porque alguma coisa de cada um de nós está no pior homem do mundo e alguma coisa dele esta em cada um de nós.

Ele e nós somos ele. Nenhum de nós é separado de qualquer outro.

A prece do camponês é minha prece; o crime do assassino é o meu crime.”