O Livro de Ouro do Universo

O Livro de Ouro do Universo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Resenhas - O Livro de Ouro do Universo

Mário 01/11/2017

Inspirador
Um livro que abrange toda a historia de astronomia. No início do livro, conta sobre os primeiros estudos, tipos de telescópios, conta como a astronomia influencia nas datas comemorativas como Páscoas, Natal e como a religião está envolvida nisso tudo.
Ao decorrer da leitura, começa a explorar bastante sobre as teorias da física, posição e forma dos astros, como é a estrutura de um cometa e assim por diante.
Para os amantes de astronomia, é um livro muito recomendado, muito didático e escrito de forma que não precisamos ser especialistas nos assuntos para entender do que esta sendo abordado.

Jerê 24/03/2011

Esse livro fala mais sobre astronomos e teorias obsoletas, do que sobre o Universo.
"O Livro de Ouro da Astronomia" seria um titulo mais adequado

Albuquerque 01/08/2010

Aprende-se muito.
Curti muito ler esse livro! Aprendi demais sobre o universo e como ele "funciona". Curto bastante esse tipo de literatura e o livre atendeu às minhas expectativas. A linguagem não é muito técnica, qualquer um com um mínimo de conhecimento sobre física e astronomia pode ler. Enfim, eu recomendo!

Bruno T. 16/11/2009

Ridículo !!!!
Graças a Ronaldo Rogério de Freitas Mourão e seu ridículo "Livro de Ouro do Universo" consegui um feito inédito: abandonar um livro antes mesmo de começar sua leitura.
Bastou folhear as mais das 500 páginas da "obra" para perceber a mediocridade do texto, heterogêneo e descontínuo, a miscelânea de assuntos variados (possivelmente extraídos de outros livros do prolífero autor), o excesso de ilustrações (muitas das quais oportunistas e desnecessárias) e, pasmem!, as dezenas de letras de músicas e poesias.
O livro parece uma "versão astronômica" de "O Guia dos Curiosos" (isso sem querer desmerecer o excelente trabalho de Marcelo Duarte, muito superior a esta obra pseudo-científica de Mourão), e, para ficar dentro do tema, encontra-se a alguns bilhões de anos-luz de um clássico como "Cosmos". Aliás,nas referências bibliográficas, o autor cita 38 - repito 38 - de seus livros e nenhum dos livros de Carl Sagan.
O livro é dedicado a....Lulu Santos !!!! e já nas primeiras páginas aparecem as letras de duas músicas do cantor e compositor. Mais a frente, poetas, poesias e mais músicas. Pode ? Mas aí a coisa melhora: o autor dedica várias páginas a assuntos interessantíssimos como o Carnaval ("a festa cósmica das danças"), o eclipse da Paixão de Cristo e a estrela de Belém e os Reis Magos, concluindo o assunto, de forma brilhante, ao afirmar que "tudo parece indicar que jamais se encontrará uma comprovação de qual estrela teria sido a que anunciou a chegada do Salvador".
Recebi o livro hoje, comprado via Estante Virtual e pretendo passá-lo logo adiante. Além de extremamente decepcionado, espero não ficar também no prejuízo.
Finalizo respondendo à pergunta que orienta a elaboração da resenha (" Escreva o que achou do livro / o que aprendeu com ele") : achei ridículo e aprendi que também na astronomia picaretas não faltam.
Robson Barbosa 09/03/2013minha estante
Li este livro até a página cento e não sei quanto...o texto é bem chato mesmo. Desisti da leitura. Muito melhor é o livro O Universo - Teorias Sobre Sua Origem e Evolução, de Roberto de Andrade Martins.

Bruno T. 10/03/2013minha estante
Obrigado pela indicação, Roberto.
De minha parte, sobre o mesmo assunto, recomendo os livros de Carl Sagan e de Marcelo Gleiser.

Krishna.Nunes 26/10/2013minha estante
Sério? Eu gosto muito desse tema e tinha vontade de ler esse livro mas, depois de ler algumas resenhas, desanimei.
Outro livro do autor, O Manual do Astrônomo Amador, é considerado referência.
Tenho alguns de Carl Sagan, Marcelo Gleiser, Stephen Hawkins e recomendo muito o Big Bang, de Simon Singh.

Bruno T. 26/10/2013minha estante
Krishna, não conheço o "Manual do astrônomo amador" e não posso opinar a respeito, mas também gostei muito do excelente "Big bang", de Simon Singh.

Espinoza 10/12/2020minha estante
Complexo de brasileiro vira lata, só por que o autor não é gringo falam isso? Se o livro fosse de Carl Sagan acho que não estariam falando isso. O livro é MARAVILHOSO!

Bruno T. 12/12/2020minha estante
Respeito a sua opinião, cada um tem um gosto. Apenas observo que Marcelo Gleiser, cujos livros eu indiquei numa das respostas, é brasileiro. Então, esse tal "complexo de vira lata" parece que está apenas em sua cabeça, não na minha.

Joao 11/06/2022minha estante
O livro é rico em conhecimento

Joao 11/06/2022minha estante
O livro é rico em conhecimento, estou gostando muito.

Luis Lopes 12/11/2009

O melhor livro brasileiro para tomar conhecimento da astronomia.

Wilson 14/05/2009

Inspirador
Talvez a mais completa obra de introdução geral à astronomia publicado no Brasil, O Livro de Ouro do Universo traz um pouco de tudo: astronomia dos antigos, astronomia clássico, astrofísica, cosmologia. Com layout agradável, cumpre seu objetivo com maestria: inicia o leitor em aspectos gerais sobre o universo, dando-lhe então o conhecimento básico necessário para aprofundar os temas de maior interesse. Acertadíssima obra do astrônomo Rogério Mourão.