A República da Máfia

A República da Máfia John Dickie

Resenhas - A República da Máfia

Drigo.Cardoso 08/06/2022

Um salto para violência viceral e para inteligencia enquanto organizações
A República da Máfia de John Dickie, embora possa ser lido separadamente sem qualquer prejuízo é — assumidamente pelo autor — o segundo volume de um série de estudos e pesquisas sobre as três máfias do sul da Itália: Cosa Nostra, Camorra e 'Ndrangheta. No primeiro livro: Irmandades de Sangue, Dickie nos apresenta as três organizações em sua origem, ou sua proto forma como no caso da 'Ndrangheta e nos leva até o final da Segunda Guerra Mundial. E este é o ponto de partida para A República da Máfia, o surgimento da República Italiana.

A obra explicita como a relação entre as organizações criminosas e o Estado se tornam maiores e mais complexas, e como a ruptura dessa relação explode em violência que marcaram três décadas da Itália com crimes brutais. "Quando o Estado falha, o Crime Organizado toma conta", está é a tônica no texto de Dickie, as máfias estão em constante transformação, adaptando-se ao tempo e esperando por brechas para se infiltrar ou estabelecer relações com o Estado. É possível traçar paralelos com organizações próximas a nós aqui no Brasil, notadamente com o PCC, em diversas partes do livro.