Édipo, o maldito

Édipo, o maldito Marie-Thérèse Davidson

Resenhas - Édipo, o maldito

veduardac 21/01/2021

Édipo e seu destino
A obra que reúne essa história, considerada a inspiradora de todas as outras acerca de Édipo, foi criada por Sófocles. Através dos mitos torna-se possível as muitas interpretações de nossas vidas e da sociedade. Édipo e sua luta contra seu terrível destino sofreu diversas interpretações e reinterpretações e trouxe consigo reviravoltas e análises. Com grande parte nas escritas também tem em grande representação nas pinturas, em peças outras formas de arte. A história deve ser lida e discutida assim como Freud o fez. É sempre importante tentarmos entender a humanidade, o que nos faz entender a nós mesmos, meu tipo preferido de leitura.

Washington 11/11/2022

Mais uma história mitológica incrível.

O homem consegue fugir do seu destino?

Até que ponto o poder pode corromper?

Gabrielli... 19/11/2021

Nosso destino nos persegue?
Temos controle sobre o nosso destino? Podemos muda-lo? Saber o que irá acontecer pode fazer com que ele se concretize?

Já conhecia o mito, mas o livro me trouxe um novo ponto de vista sobre o Édipo, e a questão de o destino ser inevitável, além da leitura ser super fácil.

Graça Furtado 17/05/2011

Mistério fascinante!!!
Esta é uma das histórias da Grécia Antiga que me fascinou pela beleza de um amou impossível e que oculta surpresas agradabilíssimas ao leitor.É uma de minhas leituras preferidas e sempre que os alunos de minha escola pedem uma sugestão de leitura, eu a sugiro de imediato.

Potterish 19/06/2012

A jornada de Édipo
Resenhado por Léo Scarpa

Após Édipo ser questionado pela Esfinge, ele concede a resposta correta. Em um súbito de raiva, ela voa alto e se joga em um rochedo. Tebanos aparecem de todos os lados glorificando o jovem pelo seu feito. Como o rei de Tebas havia acabado de ser assassinado, a população escolhe o estrangeiro Édipo para ocupar o lugar de Laio, o antigo rei. Ele aceita o trono e recebe como recompensa a ex-mulher de Laio, Jocasta. Após muitos anos de bom governo, vê em sua cidade uma misteriosa peste que matava a população tebana dia-a-dia. Intrigado com tal acontecimento, consulta o Oráculo de Delfos. A partir de uma série de acontecimentos, Édipo descobre que sua maldita profecia, prevista muitos anos antes em Delfos, havia se cumprido.

Uma das mais famosas peças de teatro de todos os tempos, a peça de Sófocles, Édipo Rei, em seu mito original, com cunho lendário, é muito mais antiga que as Epopéias de Homero – Ilíada e Odisséia. Com o apoio de Homero, podemos aprender o que teria sido a lenda desse rei. Por exemplo, no Canto XI da Odisséia (versos 271 a 280), na passagem em que Ulisses desce ao Hades e ali encontra Jocasta, cuja sorte, ter casado com o próprio filho, lamenta. Comenta também que Édipo continuava a reinar em Tebas, apesar dos terríveis sofrimentos impostos pelos deuses a ele e a sua família.

PARA LER A RESENHA COMPLETA ACESSE: WWW.POTTERISH.COM/RESENHAS

Isaac31 10/02/2023

Eu gostei muito, é uma das melhores histórias da mitologia, (ao meu ponto de vista), simplesmente ótimo

Karoll15 19/06/2023

Incesto e pragas
Uma história trágica, com bons plots e uma leitura fácil, é definitivamente uma das minhas histórias gregas favorita e foi muito bem adaptada neste livro

Ayumi_Monteiro 21/07/2023

Primeira tragédia grega
Como diz acima, Édipo, o Maldito; foi a minba primeira tragédia grega que eu li, porquê ao meu ver, Percy Jackson não conta, já que é fantasia.
Apenas decidi ler esse livro por conta não só de PJO, como também ser o único exemplar que tinha na biblioteca da minha escola. Gosto de ser a última pessoa a adquirir algo "exclusivo", o mesmo aconteceu com um livro que comprei na livraria do Shopping, mas isso não vem ao caso.
O livro é lindo, a narração é leve, sem uso daquelas palavras que parecem que nem existem na língua portuguesa. Já esperava um "Bad Ending", obviamente, mas esse final me pegou. Não me fez chorar nem algo do tipo, mas me deixou intrigada sobre algumas questões do livro.
Enfim, recomendo bastante, ele é bem curtinho e fácil de ler.