Motivação 3.0 - Drive

Daniel H. Pink

Resenhas - Motivação 3.0

Eduardo 12/12/2023

Uma obra prima!
Este deveria ser o livro de cabeceira dos gestores, chefes e líderes de todo mundo...
O autor discorre sobre a motivação desde os primórdios até os dias de hoje e como evoluiu!

Todos deveriam ler!

Leandro.Santana 24/09/2023

Motivação 3.0: a surpreendente verdade sobre o que realmente motiva
Daniel Pink é famoso pelos livros de negócios e liderança, além de ter um popular Ted Talks. Neste livro, ele traz à tona uma questão que já deveria ser óbvia para gestores e RHs, mas infelizmente não é.

A ideia de que mais recompensas levam à excelência não só é ultrapassada como bastante falha. Pink argumenta que a lógica de carrot and stick é efêmera e leva a resultados medíocres. A excelência seria alcançada por meio da motivação gerada pelo propósito, isto é, a sensação de fazer parte de algo maior.

O livro é simples e informal, mas baseado em diversos artigos científicos, o que dá consistência aos argumentos de Pink. Como alguém que estuda o tema, também é possível afirmar que as ideias contidas no livro estão em consonância com o que há de mais atual em teorias da motivação.

Tamires.Britos 13/07/2023

Então?
Confesso que é a segunda vez que começo essa leitura

Conheci essa obra como indicação de leitura da pós graduação e larguei logo nos primeiros capítulos. Retomei agora e precisei de toda a força de vontade para terminar pois, por mais que o tema seja interessantíssimo, achei a escrita meio chata (não te prende, sabe?!).

O livro trás discussões importantes e exemplos bem interessantes, vale a pena ler para entender a proposta do autor.

Marcos 13/06/2023

Por vários anos, líderes, ceo?s, gerentes e toda a gama de executivos de diversas empresas acreditaram que a motivação se dava perante uma recompensa em dinheiro ou algo intangível. Esse tipo de conceito foi caindo no desuso com o surgimento de novas políticas e conceitos que permeiam e fundiram a motivação dentro da esfera organizacional.

Para Daniel Pink, a motivação vai além disso. Não é simplesmente um incentivo ou bem dado a alguém por algum trabalho bem feito. Trata-se de um modelo de gestão inovador que está ligado à necessidade essencialmente humana de aprender e criar coisas novas, ter autonomia e melhorar o mundo para nós e para os outros.

Baseado em diversos estudos de diferentes especialistas sobre comportamento humano, Pink desenvolveu diversas analogias abordando teorias e conceitos que explicam as atitudes e formas de pensar de um indivíduo enquanto colaborador.

Relatou também os modos de atividades heurísticas (atividades que fazem com que a pessoa pense fora da caixinha para solucionar os problemas) e algorítmicas (atividades rotineiras que necessariamente não precisam de pensa muito para se resolver) que fazem parte do perfil analítico de cada um, além de exibir novas formas de motivar e engajar as pessoas.

O livro é um excelente guia para motivação e maestria no sentido de viabilizar a todos dentro de uma organização, o que é a motivação, como ela surgiu, como ela é e para onde ela está em desenvolvimento. A motivação 3.0 é apenas o início da revolução!

Rafaela.Monteiro 02/04/2023

Esse livro mexeu comigo
Em meio à síndrome da música do fantástico, aquela que engatilha o sentimento de desespero porque no outro dia vamos trabalhar, Daniel Pink nos mostra outra forma de viver e trabalhar, envolvendo propósito, autonomia e excelência. Acredito muito na motivação intrínseca e venho experimentando seus frutos. Quero multiplicar esses aprendizados com o mundo.

Luisalamoni 21/02/2023

Motivação 3.0
Na introdução, o livro apresenta dois experimentos intrigantes sobre o que de fato nos motiva (inclusive, são experimentos que motivam o leitor a querer ler o livro e entender mais sobre o assunto). Com esses experimentos, identificou-se um terceiro impulso, que não é físico ou biológico, e que seria o responsável pela motivação nas pessoas.
O cenário da maioria das empresas não leva em consideração esse terceiro impulso. Elas adotam um modelo que o autor chama de Motivação 2.0. A empresa oferece uma recompensa e o funcionário retribuiu com seu trabalho. Se isso não ocorrer, haverá uma punição. Porém, diversos estudos provam que essa abordagem não contribui para aumentar a produtividade, inclusive, as recompensas ?desde que? podem diminuir o engajamento das pessoas no trabalho.
A motivação 3.0 valoriza a autonomia, a excelência e o propósito dos colaboradores. Incentiva as metas de aprendizado em detrimento das metas de desempenho. Esse pacote incentiva o trabalho criativo e melhora os resultados da empresa como consequência da felicidade dos colaboradores no trabalho.
Um livro excelente para todas as pessoas interessadas em Administração e uma leitura obrigatória para todos os gestores.

Michael 09/01/2023

Bom, mas repetitivo
É um livro bom, por mais que o título pareça um livro genérico de auto ajuda ele está recheado de embasamentos, exemplos e situações práticas. Ele mostra visões úteis sobre motivação tanto no âmbito individual, corporativo e familiar. Chegando mais para o final do livro da uma sensação de repetição, embora na realidade o autor na realidade esteja dando várias exemplos em situações diferentes

mateusinho.c 07/01/2023

Como víamos e como vemos a motivação nos dias de hoje?
Achei incrível como o autor conseguiu mostrar como ainda é dominante o sistema de motivação 2.0 (recompensas e punições) e comprovar pelas diversas pesquisas de universidades de renome como Stanford, Havard e outras que este modelo é na verdade inadequado e na maioria das vezes ineficiente para o que verdadeiramente se propõe a ser. (principalmente pelo fator lógico, as pessoas pensam através da lógica que recompensar coisas boas e punir coisas ruins é o correto, por parecer óbvio quando na verdade a realidade é outra)

Um dos principais insights que tive com o
Livro foi o de sempre estar atento para os meus momentos de ?Flow? e me perguntar o que posso fazer para propiciar mais momentos como este, o que estava fazendo? Como estava fazendo? Que horas? em que lugar?

Um livro muito bom, que é as vezes difícil de digerir por quebrar tantos paradigmas atuais mas é claríssimo no que se propõe a ser, que é colocar os olofotes nos casos em que a motivação 3.0 (Autonomia, excelência e propósito) está aflorando, como ela vem ganhando força e incentivar a disseminação deste novo sistema baseado em como naturalmente fomos programados para agir.

Felipe770 23/12/2022

Muito instrutivo sobre a motivação intrínseca e como podemos (devemos) instaurar processos para fomentá-la no ambiente de trabalho. Leitura leve e motivadora (intrinsecamente). :)

Wagner 04/08/2022

Motivação 3.0
O autor traz a ideia de que recompensas e punições são coisas do século passado, que não motivam verdadeiramente.
A Motivação 3.0 mostra que há uma tríade muito mais eficaz que é autonomia, excelência e propósito.

Luciana 13/06/2022

Para entender como o mundo e as pessoas funcionam
Achei esse livro ótimo para compreender o que realmente move o mundo, ou poderia movê-lo. Dar nome a mudanças que percebemos no mundo corporativo, em algumas escolas, na gente mesmo, e não sabíamos o porquê. Muitas práticas que eu acho há tempos equivocadas quando se trata de lidar com pessoas e suas motivações, vi explicadas nesse livro. Achava que eu era exigente e "fora da curva" antes de ler, agora percebo que outros pensam igual!

Luize Marie 04/04/2022

Motivação 3.0 - Drive
Geralmente quando começo a leitura de um livro já tenho várias expectativas criadas, não que isso seja bom, mas foi totalmente ao contrário quando peguei o Motivação 3.0
Recebi a indicação e quis entender o que seria esse 3.0
E para minha surpresa fiquei totalmente envolvida com a leitura do início ao fim, pela abordagem utilizada pelo escritor e pelo assunto.
O autor traz a necessidade de mudança e adaptação da motivação considerada 2.0 nas práticas corporativas, onde no século passado estava relacionado com recompensas e punições. Totalmente, ou quase, desatualizado quando falamos de motivação nos dias de hoje.
A motivação 3.0 aborda sobre como a ciência é capaz de mostrar o caminho, baseado em três elementos essenciais: Autonomia - Excelência - Propósito 🚀
E o autor explica como podemos adotar essa prática através das mudanças de cultura, metas e rotinas. Não só para empreendedores ou gestores, o livro também vale para os profissionais de qualquer área.
Comparando as motivações extrínsecas com as intrínsecas, aborda sobre a necessidade de uma remuneração salarial adequeada e justa, mas que o motivo das pessoas acordarem de manhã, trabalharem em uma empresa de forma motivada e engajada envolvem outros fatores e não o financeiro.
As empresas precisam reformular seus estatutos para que os incentivos favoreçam o valor a longo prazo e o impacto social em vez de ganhos financeiros a curto prazo.
Ou seja, essa mudança associa a maximização do lucro à maximização do propósito com a possibilidade de rejuvenescer nossas empresas e transformar o mundo.

Gabi F. 31/03/2022

Livro interessante, mas, em minha percepção, pouco aprofundado. Basicamente, trata de uma abordagem diferente para a motivação, focada principalmente em autonomia, excelência e propósito.

Anderson 04/05/2021

Livro indispensável para quem quer entender o que nos motiva, e como nos motiva. Com uma abordagem simples mas cheia de conteúdo interessante e importante este é um livro importantíssimo para pessoas que desejam crescer, não só profissionalmente, mas na vida em um todo.