Motivação 3.0

Daniel H. Pink

Resenhas - Motivação 3.0

Varga 17/04/2011

Um livro sensacional!

Sem a menor sombra de dúvida, Motivação 3.0 de Daniel Pink é um dos melhores livros sobre Pessoas e o que as motiva.

Não se engane pelo título em português. Com essa "onda" de títulos 2.0, 3.0, que no final muitas vezes só servem para divulgar o livro, acaba aparecendo muita coisa sem valor.
Sem dúvida, NÃO é o caso de Drive - título original em inglês, algo como "dirija" - do conhecido Daniel H. Pink. Suas obras anteriores - "O Cérebro do Futuro" (2007) e "A Revolução do Lado Direito do Cérebro" (2005) já o colocaram no rol dos bons autores de Desenvolvimento de Pessoas.

Também não se trata de um livro de auto-ajuda com aquelas frases motivadoras genéricas. Longe disso.

Daniel Pink analisa uma série de estudos e experimentos no campo da motivação humana e conclui que, no mundo moderno, as técnicas de motivação do tipo Recompensa-Punição (ou "Cenoura-Chicote" como ele define) já não servem mais, pelo contrário, ele expõe uma série de situações reais e estudos sobre o assunto, que provam que o binômio Recompensa-Punição pode até prejudicar o desempenho e a motivação intrínseca de cada ser humano.
O autor faz um paralelo com os sistemas operacionais de computadores, definindo:

.Motivação 1.0 - Impulso biológico. A boa e velha base da pirâmide motivacional de Maslow: a necessidade de sobrevivência, comer, beber, abrigar-se, descansar.

.Motivação 2.0 - Impulso por motivadores externos ao ser: reagir às Recompensas e Punições, "Cenoura e Chicote", o esquema "se - então": "se você fizer a lição-de-casa então pode brincar...", "se não fizer a meta então não ganha a comissão...", etc.

.Motivação 3.0 - o "Terceiro Impulso", por Motivadores Intrínsecos: a paixão, a vontade própria de realizar, independentemente de ser recompensado por fazê-lo ou punido por não fazê-lo.

O Autor explica que, diferente de outros ramos, no campo da Motivação Humana, existe uma distância muito grande entre o que a Ciência já sabe e o que de fato se faz na prática. Daniel narra uma série de experimentos que nos provam o quanto as práticas motivacionais amplamente utilizadas hoje em dia, tipicamente Motivação 2.0, mais atrapalham que ajudam. E que nesse nosso novo mundo, novas práticas alinhadas com a Motivação Intrínseca - a Motivação 3.0 - são necessárias.

Segundo Daniel Pink, as práticas da Motivação 3.0 devem contemplar 3 elementos essenciais:

.Automonia - a possibilidade de dirigir (drive!) a própria tarefa, o próprio trabalho, a própria vida. O antigo paradigma militar da administração científica de chão-de-fábrica de "Comando-e-Controle", precisa dar lugar a mais autonomia do executor. Comando-e-Controle, Cenoura-Chicote, Recompensa-Punição funciona apenas para tarefas estritamente físicas e cansativas. Mas isso, em nosso mundo está ficando cada vez mais a cargo de máquinas.

.Excelência - vontade de ser cada vez melhor em algo relevante.

.Propósito - fazer a tarefa em nome de algo maior. Cada vez mais, nos tornamos maximizadores de propósito, não simplesmente maximizadores de lucro.

Outro ponto muito interessante do livro é sua estrutura moderna. Tipicamente os livros são compostos pelos capítulos desenvolvendo seu conteúdo e depois se tem uma lista de fontes de citações, referências bibliográficas e ok.
Em Motivação 3.0, Daniel Pink, após terminar a parte teórica expositiva, dedica uma parte extra a um "kit de ferramentas" de Motivação 3.0:

.Estratégias para despertar sua motivação.
.Formas de melhorar sua Empresa, seu Escritório ou sua Equipe.
.Fórmula para remunerar as Pessoas.
.Idéias para ajudar nossos Filhos.
.Livros essenciais.
.Pensadores que sabem das coisas.
.Dicas para continuar motivado.

E ainda, uma recapitulação super original:
.Síntese para Twitter: como resumir o livro em 140 caracteres (genial!).
.Síntese para um Coquetel: para explicar numa roda de amigos, um parágrafo em um minuto.
.Síntese por Capítulo: um parágrafo para cada.

Sem dúvida, MUITO BOM!

< / >.
Leonardo 07/06/2013minha estante
Uau! Que resenha!

Gostei, vou comprar o livro :D

Anderson 04/05/2021

Livro indispensável para quem quer entender o que nos motiva, e como nos motiva. Com uma abordagem simples mas cheia de conteúdo interessante e importante este é um livro importantíssimo para pessoas que desejam crescer, não só profissionalmente, mas na vida em um todo.

@julendoporai 11/06/2020

Muito bom, insights excelentes para as organizações!
Esse livro foi indicado por uma amiga do trabalho, já havia ouvido falar sobre os conceitos de Daniel Pink, mas confesso que a leitura me surpreendeu muito. Aprendi bastante e recomendo esse livro a todos em busca de entender melhor a motivação das pessoas e o papel das organizações.

Eduardo 12/12/2023

Uma obra prima!
Este deveria ser o livro de cabeceira dos gestores, chefes e líderes de todo mundo...
O autor discorre sobre a motivação desde os primórdios até os dias de hoje e como evoluiu!

Todos deveriam ler!

Serge 29/09/2013

O novo sistema operacional baseado em Autonomia, Excelência e Propósito
Apesar do título meio "marketeiro", Dan Pink cita vários estudos e experimentos tentando nos convencer da sua tese principal: "Quando se trata de motivação, existe uma defasagem entre o que a ciência já sabe e o que as empresas praticam". Recompensas e punições (Cenouras e Chicotes) funcionam apenas em cenários muito restritos, em trabalhos mecânicos e rotineiros. Precisamos de um upgrade nesse sistema atualmente baseado em motivadores externos (eXtrísecos). O novo sistema operacional é baseado em motivados Intrisecos, internos, e possui 3 elementos básicos: Autonomia (o direito de escolher o que fazer, como, quando e com quem), Excelência (o desejo de fazermos cada vez melhor) e Propósito (um significado maior do que nós mesmos, além de apenas lucro).

Motivação 3.0 não nos dá um receita pronta. Acabei de ler o livro e fiquei (ainda estou) matutando por dias. Ele questiona tudo aquilo que acreditávamos que funcionava. Dan Pink nos mostra que recompensas ou punições aplicadas em cenários não apropriados tem efeito contrário, prejudica o desempenho. As recompensas "Se, Então" (depois de concluído o trabalho, se tiver feito isso, ganhará aquilo) devem ser substituídas por "Agora que" (uma vez que terminou esse trabalho notável, vamos reconhecer sua conquista). Ao final do livro, é feita uma ótima sintese das principais ideias. Também existe uma compilação de 15 livros sugeridos, para aprofundarmos no tema, e um teste para saber se nosso comportamento é mais guiado pelo Tipo I (somos motivados mais por fatores intrínsecos) ou Tipo X (motivados mais por fatores extrínsecos).

Confira o próprio Dan Pink expondo suas ideias numa palestra de 18 minutos do TED Talks. E dê boas vindas às minhocas que podem passear pela sua cabeça.

site: http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/dan_pink_on_motivation.html

Vanderlei Medeiros 13/12/2020

Reflexivo
O autor aborda a mudança de comportamento nos ambientes de trabalho nos dias atuais, trazendo a reflexão do que realmente motiva as pessoas a entrega de seus objetivos, que não mais tem relação direta com remuneração ou penalidades.
Bons líderes de pessoas precisam ler este livro, para refletir aquilo que de fato motiva e engaja seus profissionais.

Luciana 13/06/2022

Para entender como o mundo e as pessoas funcionam
Achei esse livro ótimo para compreender o que realmente move o mundo, ou poderia movê-lo. Dar nome a mudanças que percebemos no mundo corporativo, em algumas escolas, na gente mesmo, e não sabíamos o porquê. Muitas práticas que eu acho há tempos equivocadas quando se trata de lidar com pessoas e suas motivações, vi explicadas nesse livro. Achava que eu era exigente e "fora da curva" antes de ler, agora percebo que outros pensam igual!

Felipe770 23/12/2022

Muito instrutivo sobre a motivação intrínseca e como podemos (devemos) instaurar processos para fomentá-la no ambiente de trabalho. Leitura leve e motivadora (intrinsecamente). :)

Dani 11/05/2020

Denso e importante
Recebi a indicação desse livro através de um curso feito, o Gerenciamento 3.0.
Em sala, comentaram que era um livro bastante denso a respeito da Motivação 3.0, mas que com toda a certeza, era um livro indispensável para quem estava a frente de uma equipe.
E tudo o que me disseram era verdade.
Levei mais tempo do que esperava para ler justamente pela complexidade dos assuntos abordados e que leva os leitores a refletir sobre os aspectos apresentados.
Tenho aplicado algumas boas práticas apresentadas no livro agora com embasamento para tal e já vejo uma mudança significativa no comportamento da equipe.
É um livro que eu recomendo para quem está na área de gestão.

Caroline.Lafayette 04/09/2020

Ótimos insights
Pensei que seria um livro "mais do mesmo", mas foi uma leitura muito importante. Através de exemplos reais, exploração de pesquisas e conceitos, o autor constrói uma narrativa bastante completa sobre o que motiva as pessoas, propósito e motivação. Leitura obrigatória para quem trabalha com pessoas.

Tamires.Britos 13/07/2023

Então?
Confesso que é a segunda vez que começo essa leitura

Conheci essa obra como indicação de leitura da pós graduação e larguei logo nos primeiros capítulos. Retomei agora e precisei de toda a força de vontade para terminar pois, por mais que o tema seja interessantíssimo, achei a escrita meio chata (não te prende, sabe?!).

O livro trás discussões importantes e exemplos bem interessantes, vale a pena ler para entender a proposta do autor.

Chewie 09/10/2016

Sensacional, mesmo com as ressalvas
Nos conceitos básicos, o livro é sensacional e recomendo a todos a lerem. Bem embasado nas suas argumentações e apresenta uma linguagem prática com exemplos e alguns ainda fora do convencional que você escuta no mercado. Interessante.

Mas ele peca mais ao final do livro, a partir da sua definição de propósito e as ferramentas que ele apresenta. É uma definição fraca e superficial até. As ferramentas são bem intencionadas, mas sua grande maioria não são práticas.

Mas mesmo assim, dado o devido alerta quanto a essas condições, o livro continua sendo sensacional e recomendado a todos!

Gabi F. 31/03/2022

Livro interessante, mas, em minha percepção, pouco aprofundado. Basicamente, trata de uma abordagem diferente para a motivação, focada principalmente em autonomia, excelência e propósito.

Luize Marie 04/04/2022

Motivação 3.0 - Drive
Geralmente quando começo a leitura de um livro já tenho várias expectativas criadas, não que isso seja bom, mas foi totalmente ao contrário quando peguei o Motivação 3.0
Recebi a indicação e quis entender o que seria esse 3.0
E para minha surpresa fiquei totalmente envolvida com a leitura do início ao fim, pela abordagem utilizada pelo escritor e pelo assunto.
O autor traz a necessidade de mudança e adaptação da motivação considerada 2.0 nas práticas corporativas, onde no século passado estava relacionado com recompensas e punições. Totalmente, ou quase, desatualizado quando falamos de motivação nos dias de hoje.
A motivação 3.0 aborda sobre como a ciência é capaz de mostrar o caminho, baseado em três elementos essenciais: Autonomia - Excelência - Propósito 🚀
E o autor explica como podemos adotar essa prática através das mudanças de cultura, metas e rotinas. Não só para empreendedores ou gestores, o livro também vale para os profissionais de qualquer área.
Comparando as motivações extrínsecas com as intrínsecas, aborda sobre a necessidade de uma remuneração salarial adequeada e justa, mas que o motivo das pessoas acordarem de manhã, trabalharem em uma empresa de forma motivada e engajada envolvem outros fatores e não o financeiro.
As empresas precisam reformular seus estatutos para que os incentivos favoreçam o valor a longo prazo e o impacto social em vez de ganhos financeiros a curto prazo.
Ou seja, essa mudança associa a maximização do lucro à maximização do propósito com a possibilidade de rejuvenescer nossas empresas e transformar o mundo.