O Cemitério

O Cemitério Stephen King

Resenhas - O Cemitério

Majuh_sousa 14/03/2024

Simitério dos bichos
Mais uma vez o King sendo King, que livro senhoras e senhores. Essa história me pegou de jeito e o que falar desse FINAL fiquei toda arrepiada e o meu olho encheu de lágrimas, fora toda a tensa nessas últimas páginas. Ele foi cozinhado a gente em fogo baixo, fazendo criarmos uma ligação com os personagens e ir destruindo a sanidade aos poucos, muito bom. Demorei um pouco para concluir a leitura, pq realmente é uma construção de personagens e ambientação mais lentinha, mas não tirou em nada o como esse livro é bom. Fiquei com muitas perguntas depois desse final.

Adorei a relação de família deles, primeira vez que eu vejo isso nos livros dele

Caroline.Reis 08/03/2024

CEMITÉRIO
Li e reli e até hoje nenhum livro conseguiu superar, além de meu favorito do Stephen king e meu favorito da vida.
Isso é Stephen puro, todos deveriam ler!!

Lu 06/03/2024

Insanidade brutal
O próprio King disse, em uma entrevista, que ele tem pavor desse livro, que após terminar a obra, ao revisa-la, quis não publicar, dado o horror que ele sentia por ser uma história muito próxima à realidade dele, já que, como Louis Creed (protagonista), ele próprio se mudou para uma casa no interior dos EUA, ladeada por uma estrada perigosa, na qual ele perdeu de fato um gato de estimação e próxima da qual se abrigava um cemitério de bichos.
Sabendo disso, minha curiosidade pela obra aumentou exponencialmente e agora que terminei a leitura posso dizer que achei sensacional!
Mais uma vez, King trabalha com a linha tênue entre episódios psicóticos e momentos de verdadeiro terror, o que eu, pessoalmente, acho sensacional.
Com a mesma energia de O Iluminado, com o passar dos capítulos em O Cemitério, o protagonista vai dando sinais de perda da sanidade. Do meio pro final, King retoma a todo capítulo pensamentos e relatos terríveis de momentos ja abordados na história, que deixam claro a invasão da mente dos personagens por uma força maior sobrenatural. A melhor parte é que ele faz isso tão genialmente que as frases pairavam na minha mente de forma tão sinistra que era possível adentrar a história e sentir na pele a angústia, o medo e principalmente a loucura.
Os personagens são bem desenvolvidos e a leitura assume um ritmo frenético, tamanha a curiosidade ( e horror) que o livro imprime no leitor. O desfecho também não deixa a desejar em nada, é uma total quebra de qualquer expectativa de que a história pudesse, ainda, tomar um bom rumo.
Gosto muito do autor e sobre fala dele em relação a O Cemitério - ??há por aí a ideia de que esse é meu livro mais assustador? e você quer ir na montanha russa mais radical do parque de diversões?, devo admitir que a montanha russa mais radical, depois do medo e da euforia, sempre deixa um gostinho de quero mais.

Naju.Corvelo 06/03/2024

Hey, ho, let's go
Vou logo dizendo, é bom mas muito enrolado, depois da morte e volta do gato nada de muito interessante acontece até a segunda parte.
Stephen King é de longe o meu autor preferido (eu leria até a lista de compras desse homem), mas o começo desse livro é bem chatinho, mas na minha humilde opinião, os acontecimentos apartir da segunda parte compensam isso, mas o mais interessante é que mesmo o começo sendo chato, a leitura foi fluida e rápida, uma coisa que comigo, só o King consegue fazer. Como eu disse, o começo é chato mas o Stephen consegue mesmo assim te deixar tenso em todos o momentos, então acho que isso ajudou muito a história ser fluida (além dela ser muito bem formulada), e a tensão depois só aumenta ksksks.
Entretanto, não me conformei com aquele final, esperava um pouco mais, esperava até saber um pouco mais no epílogo (inclusive como ficou a Ellie depois de tudo), mas isso não é novidade, todo mundo sabe o final dos livros do Stephen são bem viajados kkkkkkk.
Por fim, não só os personagens tiveram que lidar com o luto, mas nós também com todas essas mortes inesperadas. Para mim, uma leitura boa e psicologicamente aterrorizante.
Obs: Olhe para os dois lados quando for atravessar a rua. ?

Aira3 05/03/2024

Sim eu demorei muito lendo
Baixei o skoob outra vez só pra comentar que esse livro é uma coisa fora do normal.
Simplesmente leiam ?

aarii 05/03/2024

A dor é o combustível daquele cemitério. Ele se alimentou na sua dor, você o fortaleceu.
Acredito que se não tivesse demorado tanto para entrar de fato no terror, a minha experiência teria sido bem melhor. Mas não foi ruim!

Em mais um clássico do autor, ele nos leva ao lado mais obscuro da mente humana e nos mostra o quanto ela pode se tornar o seu próprio inferno. Ao meu ver, o livro deixa a desejar em algumas partes, tem MUITA história e acabou sendo uma leitura densa e cansativa para mim. Porém, tem suas partes boas e que me fizeram continuar a leitura.
A ideia do livro é sensacional e é muito bem escrita, o Gage e a Ellie são personagens impecáveis, provando por a + b que o King sabe escrever crianças como ninguém.

05/03/2024

Extraordinário
Eis um dos melhores livros que já li de King! De fato, a experiência não perde em nada para O Iluminado, meu maior xodó do autor. Faz uma semana desde que finalizei e vinha pensando em como descrever essa leitura, mas cheguei à conclusão de que só lendo para saber.

Como sempre, o que eu mais gosto nos livros do King é que existe toda uma reflexão implícita nos horrores que ele escreve. Aqui, temos o desespero do amor em meio ao luto, a linha tênue de como lidar com a morte, as nuances que uma perda traz. As camadas propostas são suaves sob uma escrita crua, gráfica e muito, muito boa. Louis Creed, jovem médico com uma família de comercial de margarina, se põe à prova desde que se muda para Ludlow, pertinho da já marcante cidade de Derry. Ali, Jud, um senhor de 83 anos, vira seu melhor amigo e o apresenta à magia da terra. A narrativa evidencia o amor pelos filhos, a necessidade de protegê-los, mas também a parte egoísta de Louis ao mostrar sua necessidade de fugir dos momentos difíceis, tanto na morte de Church quanto no que vem depois.

O Cemitério é brutal. Há muito não arrepiava enquanto lia, e essa leitura causou isso em momentos de tensão. As cenas descritas ainda estão bem vivas e nítidas na minha cabeça, e é facilmente meu 2º livro preferido de King (e confesso que O Iluminado só permanece como favorito, agora, por questões afetivas e apego).
David 05/03/2024minha estante
Arrebentou mesmo. Quase derrubou O Iluminado!

Fabio 06/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Lú!!!???
Esse é com certeza um dos melhores do King!!!

Geordana1 04/03/2024

Foi o segundo livro do autor que tive a chance de ler , e gostei da forma como os personagens foram induzidos na trama explicando como eles afetam a história e as pessoas perto . Mais o que mais me chamou a atenção foi que o filme que seria a adaptação do livro não segue quase nada dos acontecimentos que tem ao desenvolvimento dos atos primeiro a pergunta mais básica que poderia ter o homem tem o direito de intervir na Morte ?

Segundo Luis Creed por ser um médico nunca parou para pensar que existia um plano astral e mesmo com todos os avisos que recebeu se manteve neutro mais poderíamos culpá-lo por muitos somos céticos segundo as intenções do Jude seria por bondade por Luis salvar sua esposo ou seria a trama do cemitério fazendo ele achar que estava tomando uma boa decisão ..

gi 03/03/2024

Oh King que final foi esse pelamor de deus
achei meio genérico, bem parecido em alguns aspectos com outros livros dele, como Doutor Sono ou mesmo O iluminado, além de ver que Depois tem ideias muito parecidas (li antes de O Cemitério, apesar de ser um livro novo). Sei lá, não deixa de ser bom. Vale a pena (tirando o final meia boca).

Luana1648 03/03/2024

Bom..
Com certeza não se trata do melhor livro do King, mas conseguiu me prender bastante. Um dos pontos que mais gostei nesta leitura é o fato de que este romance possui menos personagens em comparação com outros do autor, o que o torna mais gostoso. Sinceramente, não gostei muito do desfecho e o desenrolar do enredo me pareceu bem óbvio.

Cavalcante0 03/03/2024

Um livro ?bom? não me apaguei tanto com os personagens, mas o desenrolar da trama é babadeira. Já o final deixa muito a duvidar, sem opinião 100% formada pra esse livro!!!

Gostei bastante que ele me fez pensar sobre várias coisas sobre a vida em si, deve que vou ficar martelando esse livro na cabeça por meses.
carlosmanoelt 03/03/2024minha estante
King é rei nesse livro

bella318 02/03/2024

King sendo um kingo como sempre
Eu amo a sensação de ler o livro sem saber nada da história, é uma experiência totalmente diferente e incrível, e a história e totalmente outra da que eu imaginava (e claramente melhor). Stephen arrasou como sempre, me senti ali na pele do personagem principal e fiquei agoniada muitas vezes kkk. O Único erro foi eu ter lido esse livro a noite ent fiquei com cagaço dps kkk.

Bia Paes 01/03/2024

Pet Sematary
LOUIS CREED é maluco e insano.
Não aprendeu nada da primeira vez, nem da segunda vez e cometeu o terceiro erro.
A força que o cemitério aplica na mente humana é surreal para induzi-los a cometerem atos hediondos e URGHHH! Pensei que iria golfar em várias partes inclusive na hora do Wendigo e do Cemitério Boa Vista.

Deus não habita aquele lugar, Louis. Não importa o quanto você peça por ele.

Ewerton35 28/02/2024

Sobre o luto.
Nem vou comentar sobre o enredo na sua mais pura forma pois, aos leitores recorrentes do autor sabem que a escrita do King é usualmente envolvente e ele consegue te inserir e conectar em diversos ambientes. Vai de um cão raivoso à uma família com seus velhos problemas chegando de mudança em um território completamente novo, no caso da narrativa de o cemitério.

O ponto que mais ressaltou e despertou minha curiosidade durante a leitura foi a relação das pessoas com o luto. Sobretudo, o estudo de personagem acerca de como o protagonista (médico) lida com isso dentro e fora do ambiente de trabalho e quando é posto à prova dentro do seu ambiente familiar, genial.
As decisões que para ele pareciam estar claras, sobre o enfrentamento da morte, quando posto à prova se vê falho e incapaz de passar por esse estado de luto.

Interessante já que naturalmente o ser humano deveria estar preparado pra esse processo já que a única certeza da vida é a finitude, e mesmo assim nunca sabemos como encara-lá. Se tivéssemos a oportunidade, agiríamos diferente?
Jordana Borges 29/02/2024minha estante
lendárioooo