O cemitério

O cemitério Stephen King

Resenhas - O Cemitério

Sofia.Cerbasi 28/09/2023

Livro mais assustador que eu já li
Eu não sei se sou muito sensível, mas esse livro realmente me deixou com medo. Tive que parar de ler em algumas partes pra dar uma respirada. Eu nunca pensei que fosse ter medo de um gato (e eu amo as minhas).
A história é muito envolvente, apesar dos personagens serem chatinhos às vezes, e a situação toda é desesperadora.
Enfim, acho que agora estou oficialmente viciada em Stephen King.
Fernando 28/09/2023minha estante
Que engraçado eu tava com a expectativa lá em cima com esse livro por que eu adoro o king mais ele eu achei de boa e bem enrolado.

Fernando 29/09/2023minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado meu preferido e o iluminado ?.

Marcelo 29/09/2023minha estante
Kkkkk leio é nunca.

Sofia.Cerbasi 29/09/2023minha estante
KKKKKKKKKKK é muito bom, viu

Fernando 29/09/2023minha estante
Ele não funcionou comigo por ser muito dramático.

Renata 29/09/2023minha estante
Leia os contos Escuridão total sem estrelas do King... aí vc vai ver o q é medo kkkkkkk

Fernando 29/09/2023minha estante
Esse me falaram que é bem pesado.

Renata 29/09/2023minha estante
É um dos mais pesados do King mesmo.... daqueles q quando vc acaba de ler ainda fica pensando por dias... horrorizada kkkkkkk

Sofia.Cerbasi 29/09/2023minha estante
Fiquei muito curiosa agora, Renata. Já vou colocar na minha listinha kkkkkkkk

Tenho 4 livros do king 1 o iluminado 2 o cemitério 3 a zona morta 4 ouside

André Cerqueira 30/09/2023minha estante
Evidentemente, só depois de ler esse livro, no começo da adolescência, a música "Pet Sematary" do Ramones fez sentido pra mim.

Renata 30/09/2023minha estante
Se leu outsider vc tem q ler a trilogia Mr Mercedes....vem antes.... pq senao vc nao entende o q a Holly representa.... ELA É DEMAIS....

Fernando 30/09/2023minha estante
Eu não li ele ainda que leu foi minha mãe e ela ódiou e ele nem é meu e da minha irmã mais velha que minha nunca devolveu ??

Fernando 30/09/2023minha estante
E tá tudo bem ela falou que não que de volta ????

Renata 30/09/2023minha estante
Aaahhhhh..kkkkkk... entao leia a trilogia Mr Mercedes antes....

Renata 30/09/2023minha estante
Não acredito q sua mãe odiou outsider... é um dos livros mais incríveis do King

Fernando 30/09/2023minha estante
Ela não entendeu nada do livro mais ela adora o king ela falou que o primeiro e preferido dela e o cemitério.

Renata 30/09/2023minha estante
Hahahahahahahahahaha... fala pra ela q tem alguns booktubers q ja discutiram sobre outsider... fica facil pra ela assistir... qualquer coisa se ela quiser discutir o livro pode me procurar tb ... eu sou uma fã enlouquecida do King... leio tudo q sai dele

Fernando 30/09/2023minha estante
Eu um tinha vou fazer uma estante só de livro dele graças a esse velhinho simpático e que eu gosto de literatura.

Um dia kkkkk

Gustavo Rodrigues 04/09/2020

Pesado.
Mais um livro do King lido, e mais uma vez fico impressionado com a capacidade que ele tem de ambientar toda a história. Me senti parte da família Creed, e sofri junto com eles.
O livro é pesado, assustador, arrepiante, e tem um final foda!
Recomendo sem hesitar!
Monithex 04/09/2020minha estante
Ainda não li nenhum livro dele. Eu tenho medo kkkkkk
Mas adoro suspenses!

Lila 04/09/2020minha estante
Nossa, nem fala! Meu terceiro livro do King - sendo o primeiro de terror. Mesmo sendo medrosíssima, adorei!
Jud meu personagem favorito!

Patricia 05/09/2020minha estante
Ótimo! Vi o filme quando criança e fiquei muito tempo com ele na cabeça. Após muitos anos li o livro e é incrível!

Lucas Almeida 05/09/2020minha estante
O Cemitério só não é melhor do que It. Foda demais!

Gabriel.Ventura 06/09/2020minha estante
Eu ainda estou lendo o livro e na fase de ambientação ainda, conhecendo a família e alguns fatos curiosos logo no Início da mudança.A narrativa é muito descritiva e fluida , estou gostando bastante.

Livros e Ivaílton 06/09/2020minha estante
Já gostei. Preciso conhecer esse livro!!!

Micky 12/09/2020minha estante
Final tenso demais, bizarro haha

Nanda Bandeira 13/09/2020minha estante
Quero muito ler esse. Estou apaixonada por SK.

Naty 17/09/2020minha estante
Comecei King agora. Li apenas It há um bom tempo atrás, agora separei uma sequência de King, estou gostando.

Camila62 18/09/2020minha estante
Esse livro é demasiadamente bom!

Alexsandro 09/12/2020minha estante
Nunca li King ?. Meu primeiro livro do King será O iluminado e pretendo conhecer mais de suas obras. Boa... ?

Pequena_dai 09/01/2021minha estante
Tô louca pra conseguir esse livro??

Leitor de horror 11/01/2022minha estante
Um Livro que ficou muito tempo no meu pódio de Livros preferidos. Agora vc me pergunta o por quê, porque ele é uns, se não o, melhor livro de Stephen King.

Pablito 03/04/2022minha estante
Li em 2021, mas entrei no Skoon só esse ano, mas vou dizer tudo que achei:

Excelentes personagens com destaque para o Jud Crandall e Louis creed, King como sempre apresentando dois personagens principais cativantes, uma ambientação nublada, as partes que eles vão no Cemitério micmac são bem imersivas (pelo jeito excelente que o king escreve), até mesmo as histórias que o Jud conta à respeito do cemitério são interessantes... Excelente livro tanto para os "calouros" do Kingverso quanto para os Veteranos. Com certeza meu favorito de todos que o King escreveu e olha que já li muitos ;)

Emanuel83 03/04/2023minha estante
Livro incrível do começo até o fim a maneira que king faz a ambientação é fenomenal. O jeito que toda a história se desenrola provoca uma sensação de curiosidade imensa a quem lê. Recomendo demais!

Akira_momo 30/04/2023minha estante
Super indico!! Diferente de O Iluminado aqui temos uma leitura mais fluída, fiquei muito tensa com o final.

Clara.bonavina 27/11/2023minha estante
Super recomendo é um dos melhores do king

lia.pdrs 29/01/2024minha estante
provavelmente vai ser o proximo q vou comprar entao, acabei de comprar novembro de 63, ce ja leu?

Arthur.Afonso 06/05/2020

Primeiro do autor
Acho que deveria ter começado com outro livro, apesar de ter gostado da escrita do autor, não fiquei muito assustado nem tive medo. A história é bem construída, mas nada muito além disso.
Assis 06/05/2020minha estante
Noss!!! Eu achei esse um dos únicos que é assustador dele kkk kkk o iluminado e mais leve do que esse

Rhe 06/05/2020minha estante
Esse tbm foi meu primeiro contato com o autor.
Tive a mesma conclusão que vc !

Arthur.Afonso 06/05/2020minha estante
Nossa, sério??? Eu jurando que tinha começado pelo livro errado. Será que não vou passar medo com ele? Eu gostei da escrita, mas tava buscando outra experiência

Assis 06/05/2020minha estante
Assim eu como fã do king já reparei que os livros dele é Mais um horror psicológico com uma pitada de terror e doses maiores de suspense

Cara eu tbm
Sabe, comecei a ler com uma expectativa colossal, achando que não ia nem conseguir ler a noite,
Porém ....
Mas a escrita e a contrução dos personagens é fabulosa...
Quero continuar lerdo mais do autor, espero encontra algum que me faça arrepiar kkkkk

Assis 06/05/2020minha estante
Mano assim!!! Tem alguns que sim mais como eu disse a maioria é um suspense com terror psicológico e uma pitada de terror

Arthur.Afonso 06/05/2020minha estante
Quais outros dele que você indica? Fiquei sabendo que os livros de contos dele são ótimos

Qual vc indica ?

Assis 06/05/2020minha estante
Sombras da noite Tem elementos mais macabro, cujo, Misery é incrível

Rhe 06/05/2020minha estante
Tenho vontade der ler doutor sono
Mas ele tem ligação com o iluminado, então tenho q ler ele primeiro

Doutor sono eu ameeei!!! Espetacular

Pedro.Talassi 06/05/2020minha estante
Que pena que você não gostou tanto. Acredito que seja mais um terror psicológico mesmo, o autor levanta vários temas relacionados com a morte. Talvez seja mais chocante para alguns do que para outros. Também não achei "aterrorizante", mas dei 5 estrelas porque é um livro que nos faz pensar bastante sobre o assunto, me fez refletir em vários momentos

Arthur.Afonso 06/05/2020minha estante
Entendi, eu acho que fui com outras expectativas, sabe? Por isso não me envolvi tanto. Mas eu achei bem escrito, as personagens bem construídas etc

Arcanjo 06/05/2020minha estante
Eu achei um livro mórbido. Acho que o que ele quis ali foi um terror psicológico incômodo. Tem elementos tenebrosos sim, mas a densidade está na sensação e no peso de uma perca.

Eu achei o livro um pouco enrolado e isso me tirou um pouco o ritmo. Mas eu cheguei a conclusão de que a gente não vai sentir medo MEDO lendo algo. O medo é construído aos poucos e é diferente para cada pessoa. Talvez por isso não funcionou tanto para nós.

Arthur.Afonso 07/05/2020minha estante
Sim simmm, realmente

Flávia Menezes 16/07/2022

DR. FRANKENSTEIN, SEU PACIENTE TE AGUARDA NO... ?SIMITÉRIO?!
?O Cemitério?, do mestre Stephen King, publicado em novembro de 1983, é um livro que busca trazer à tona o tema da perda e do luto. As notas deste livro, aqui no Skoob, são bem altas, e muitas pessoas com quem conversei, tiveram experiências riquíssimas com ele. E eu pude ver cada um desses motivos enquanto lia. Porém, devo dizer que a minha experiência foi bem negativa com essa história, e o motivo foi bem pessoal.

Eu cheguei a pensar que o fato de ter vindo de três leituras anteriores que me arrebataram tão fortemente, de outros autores também consagrados (?E o Vento Levou?, ?Vidas sem Rumo? e ?O Som e a Fúria?), fosse o motivo pelo qual esse livro não tenha me tocado como tocou a outras pessoas. Mas, ao iniciar outra história do King, percebi que essa não é uma questão de ressaca literária. E tenho que dizer, muitas vezes, durante a leitura deste livro, eu me senti até entediada. E eu sei exatamente o motivo pelo qual tudo isso se deu.

Logo no começo da história, King nos apresenta seus personagens principais: a família Creed. Marido, esposa e dois filhos, sendo eles uma menina de 5 anos, e um menino, ainda bebê. Com o foco voltado para o olhar do Louis, o marido/pai, mal a história inicia e já sentimos sua frustração e sua vontade de se afastar da família. E esse incômodo que o autor já denuncia logo de entrada, vai aumentando e se comprovando conforme a leitura avança.

Louis é um homem bom, porém bastante imaturo, emocionalmente distante, e que vive uma grande frustração em uma relação de casal onde esse homem nunca reage, mas se submete a todo tipo de humilhação e rebaixamento feito por essa esposa.

Eu sei que tudo isso pode até parecer muito pesado (e até exagerado!), mas é o que o livro escancara a todo instante. O que até me fez questionar se tudo isso foi proposital, ou se o King criou toda essa problemática aleatoriamente, e sem perceber, desenvolveu uma família (especialmente o casal) disfuncional e totalmente sem qualquer intenção.

Existe uma cena inicial em que a filha pergunta ao pai sobre a questão de nunca ter escolhido uma especialização, e nesse momento, Louis apenas pensa, mas tem em sua mente a clareza do quanto ele se sentiria entediado se seguisse uma área específica. Isso já revela muito do personagem, porque a necessidade contínua de diversidade, seja no que for (no trabalho, nas relações afetivas, ou de aventuras) denuncia uma forte imaturidade.

Existe uma diferença entre querer ser desafiado constantemente, que tem a ver com a necessidade de superação, de se ter necessidade de viver coisas novas o tempo todo. Nesse último caso, a pessoa não quer o novo para se superar, para se desafiar. Mas porque ela se entedia facilmente. E quem se entedia o tempo todo é criança, que ainda não tem repertório para lidar com atividades e situações meramente rotineiras. Que ainda não tem como mergulhar e se comprometer inteiramente com algo ou alguém. Mas que vive à superfície, porque ainda está tendo a sua personalidade desenvolvida.

E essa imaturidade combinada com as atitudes dessa esposa, só completam o cenário de um casal em uma relação fracassada pela falta de comunicação, e do excesso de mágoas e de situações mal resolvidas.

Rachel é uma esposa castradora, que passa o tempo todo diminuindo o marido de todas as formas. Ela não confia em absolutamente nada do que ele diga como médico. Ela não confia nos diagnósticos que ele faz, e nem confia em revelar a ele um segredo sobre seu trauma com a morte da irmã, vivenciado há mais de 20 anos. Isso, com o acréscimo de que seu pai a deserdou e rompeu com a filha logo que ela decide se casar com Louis, por considerar que ele arruinou a vida dela, fazendo-a desistir de sua vida para trabalhar exaustivamente para ajudá-lo a pagar a faculdade, vai mostrando que todo esse sacrifício resultou em uma cicatriz enorme na relação.

Cicatriz essa que revela uma ligação bastante tóxica da Rachel com os pais. Em todos os momentos em que ela se mostrou magoada e ressentida com o marido, o diminuindo não tanto como homem, mas principalmente na carreira que ela o ?ajudou? a construir, mostra o quanto ela se mantém leal ao pai. Porque cada vez que ela o faz, é ao pai que ela está dando razão. A tudo aquilo que ele disse a ela, e ela não quis ouvir. Só que... ela ouviu. E ouviu muito bem!

E o fato de Louis não fazer nada em relação a isso, só demonstra sua fraqueza enquanto ser humano. Mas verdade seja dita: quem muito recebe em uma relação, acaba adquirindo uma dívida enorme. E esse peso do desequilíbrio em receber mais do que se consegue dar, só causa mágoas, ressentimentos, e é aí que a relação se desgasta e se quebra.

Acho o King um escritor muito sagaz por conseguir construir algo assim, tão bem conectado, mesmo que seja disfuncional. É brilhante observar como esses elementos se encaixam, e vão revelando uma relação tão próxima do real. Afinal, nem todos os casamentos resultam em ?e viveram felizes para sempre?. Alguns trazem marcas profundas, que precisam ser olhadas e trabalhadas para ver se é possível que algo seja reconstruído, ou se o laço foi rompido de forma permanente. Nesse ponto, continuo admirando demais a capacidade do King em ser um mestre em construir personagens tão complexos assim.

Voltando à família Creed, os filhos são o verdadeiro termômetro de como a relação é altamente disfuncional. Eles vivem adoecendo, e possuem uma irritabilidade bem excessiva. Esse constante mal-estar, tanto físico quanto psicológico, demonstra o quanto as crianças sofrem por se sentirem desprotegidas. E nisso, volto a dizer, King é mestre. Porque seus personagens mostram algo que acontece muito na vida real. Quando a relação dos pais não vai bem, olhar para os filhos nos dá a noção exata para ver como as coisas verdadeiramente estão.

Saindo um pouco do ponto da disfunção familiar, e entrando no tema dessa história, sobre a forma como cada um irá lidar com o luto, eu preciso dizer que essa parte realmente me incomodou. Não vi luto algum nesse livro. Não vi os estágios do luto acontecendo. Vi apenas o terror da história se revelando, como um elemento para impactar, para aterrorizar o leitor.

Essa obsessão que o Louis demonstra em poupar a filha ou a esposa a lidar com a morte, primeiramente de um gato, e depois do filho/irmão, me mostra ter menos a ver com superproteção, mas muito mais com uma fuga. Do que? Das constantes lamentações, de ser responsabilizado por tudo o que dá errado, e ainda ter que ser a fortaleza delas. A sensação que dá, é que ele não tem a chance de expressar seus sentimentos (dor, raiva, tristeza, frustração). E com isso, eu sinto que as decisões que ele toma, tem menos a ver com o sentimento de não saber lidar com a perda, e mais com o fato dele querer ?dar uma bola dentro?.

De ser visto, pelo menos uma vez na vida, como alguém que fez algo realmente louvável, e de ser reforçado por isso positivamente. Senti que ele queria muito mais ser visto como o salvador, do que necessariamente de querer trazer o filho de volta à vida por saudade, por não querer perdê-lo. O que mais uma vez revela o quão imaturo Louis é, a ponto de ter necessidade de ser reforçado, por não saber lutar para ser visto de forma mais respeitosa pela esposa, e pelas outras pessoas.

Apesar de não ter gostado tanto da história, porque para mim, até umas 100 páginas toda essa relação já estava bem consolidada, essa não é uma história ruim. E preferi detalhar cada ponto em que a história me trouxe algum tipo de incômodo porque o motivo pelo qual essa história não funcionou para mim, foi exclusivamente pessoal.

E eu sei que talvez pareça um tanto exagerado da minha parte analisar dessa forma personagens fictícios. Mas a verdade é que essa é a beleza das histórias: o quanto elas se aproximam do real. E nesse ponto, todos esses elementos saltaram diante dos meus olhos, e não houve como ignorá-los, nem muito menos deixá-los de fora dessa resenha.

Em ?Love ? A história de Lisey?, King fala com maestria sobre o luto. Nesta, confesso que não vejo que a mensagem final tem tanto a ver com luto. Acho que ele (King) atirou para um lado, mas acabou acertando em outro. Em especial, ao meu ver, nos problemas que surgem nas relações de casal, e no quanto delas podem surgir feridas bastante profundas, que quando não olhadas, trabalhadas, se traduzem em inúmeras disfunções familiares, e doenças (físicas e psicológicas) dos filhos.

E esta é a mensagem que eu quero deixar com essa resenha: da importância de se olhar mais profundamente para os detalhes que surgem nesta história. De ir além dessa temática proposta do luto (que novamente reforço, não vi aqui). De ousar e ver muito mais longe, mais profundo. Afinal, uma história tem potencial para falar com cada um de nós de maneira diferente. E esta, falou comigo desta forma. Com uma verdade nua e crua.
Gleidson 16/07/2022minha estante
Excelente resenha, Flávia! Olhar os personagens e encara-los como pessoas reais é que há de melhor na literatura. O Louis é um personagem fictício, mas que poderia ser uma pessoa qualquer do nosso cotidiano. Excelente sua análise sobre ele! A melhor de todas foi "Rachel é uma esposa castradora". Kkkk

Flávia Menezes 16/07/2022minha estante
Gleidson, obrigada!!! Muito gentil da sua parte dizer tudo isso. E agradeço por me compreender por mergulhar tão profundamente nessa história. Foi boa essa sobre a Rachel? e bem verdade! ???

Sophia Loren 16/07/2022minha estante
Incrível sua resenha, Flávia! Adoro esse tipo de análise!

Flávia Menezes 16/07/2022minha estante
Sophia, que linda!!! Obrigada por parar um pouquinho aqui pra ler. Que bom que gostou! ??

felipe.demattos.94 17/07/2022minha estante
????????

Flávia Menezes 17/07/2022minha estante
Obrigada, Felipe! ?

Guinho 29/07/2022minha estante
Os filmes congelam a espinha! Imagina o livro? Socorro! ???? hahaha

Flávia Menezes 30/07/2022minha estante
Igor, tem filme desse? ????

Guinho 30/07/2022minha estante
Sim, tem duas adaptações. Uma dos anos 80 que é galhofa e outra mais recente que, dizem, ser assustadora! ????

Flávia Menezes 30/07/2022minha estante
Vou procurar, Igor! Valeu pela dica! ??

felipe.demattos.94 31/07/2022minha estante
Veja só a primeira versão. Não perca tempo com a mais recente. ;)

Flávia Menezes 31/07/2022minha estante
Tem essa diferença? Obrigada pela dica, Felipe! Vou seguir seu conselho! ??

Dhewyd 27/08/2022minha estante
Nossa Flávia, pra mim foi o melhor livro que já li do King... eu fiquei preso e assombrado pela estória do começo ao fim. E a tensão em que o King colocou sobre a morte do filho foi tão grande, que desde o começo a gente esperava que ele iria morrer, estava mais que anunciado que ele iria morrer e mesmo assim quando chegou nesse momento foi me dando uma agonia sem fim...

Flávia Menezes 28/08/2022minha estante
Dhewyd, mas essa foi uma reação da grande maioria. Na verdade, nisso percebemos como os livros vão nos afetando de formas diferentes. E eu acho isso formidável. Até porque é ótimo ver essas diferenças. Mas esse foi um livro que muitas pessoas amaram mesmo. O mestre é excepcional mesmo.

Piter 15/03/2023minha estante
Bom, cada pessoa tem sua experiência e as leituras nos atingem e se mostram pra nós de forma diferente a cada época. Partindo da minha experiência, acho que as suas observações divergem de tudo o que notei, na verdade parecem distorcidas de tudo o que a história revelou (estou falando isso baseado somente na minha leitura, e não quero que se sinta ofendida. Estou propondo só um debate mesmo).

Nâo achei essa família disfuncional. Ela apenas tinha seus problemas como toda família tem. E vale dizer que muito do que aconteceu ali foi por influência sobrenatural também, já que o território é amaldiçoado pelo Wendigo. Desde que eles chegaram lá, o azar os acorrentou.

Eu acho que o Louis foi muitooo forte, muito corajoso em alguns momentos, e o que ele fez pelo Gage foi tanto loucura quanto a singela vontade de ter o filho de volta. Não encarei como imaturidade, mas um amor forte que ultrapassou mesmo as barreiras do falece. E não era ele que queria afastar os filhos do tema da morte, mas sim a Rachel.

E na minha compreensão, a Rachel na verdade sofria o tempo inteiro com o Louis. Os dois divergiam demais, porém dava pra ver que ele a amava. Tanto que no final quis ressuscitar ela também. Rachel era uma mulher traumatizada e que estremecia só de tocarem no assunto da morte. Ela nunca superou o luto. E tudo o que ela sofreu foi culpa dos pais. Nunca me senti tão insólito ao escutar sobre o passado de um personagem. Ainda bem que ela saiu da asa dos Goldman e se casou com alguém que a amava acima de tudo.

Essa história é sobre a decadência da família Creed, sobre tudo o que eles tinham se definhou aos poucos, lentamente, sob a influência de forças ancestrais e desconhecidas. O luto está por toda parte na narrativa. No ambiente, nas memórias, no poder do cemitério.

Helder 25/04/2019

Um verdadeiro e indispensável livro de terror
O Cemitério é um dos livros mais famosos de Stephen King e realmente merece toda esta fama. King relutou em publica-lo por acha-lo muito aterrorizante, mas devemos agradecer a sua esposa por fazê-lo mudar de ideia e trazer a luz esta obra de arte.
Eu relutei muito em ler este livro também achando que seria mais uma estória de zumbis ou simplesmente algo sobrenatural.
No fim, decidi lê-lo devido ao lançamento da nova versão do filme prevista para estrear agora em maio e não imaginava que seria uma leitura tão boa e difícil ao mesmo tempo.
O tempo, e principalmente o cinema, banalizaram o gênero terror e passamos a ver este tipo de arte como algo inferior. Então como assim dizer que um livro de terror é uma obra de arte?
Leia este livro e me diga se eu não tenho razão?
Tem que ter talento para causar as sensações que este livro nos traz. É medo, é angustia, é tristeza.
Ai vem a pergunta: Para que ler um livro que nos traga estas sensações?
Simplesmente porque a vida não é reta e cor de rosa, e infelizmente no meio do caminho podem aparecer obstáculos. Sair da nossa zona de conforto sempre é algo bom, então se você ainda não leu este livro achando que não vale a pena a leitura, abra sua mente e se de uma chance.
Em O Cemitério, King mexe com o nosso maior medo: O medo da morte. Medo de morrer e o medo de perder um ente querido. E ele consegue nos colocar na pele de seus personagens, nos fazendo sentir toda a dor envolvida nesta estória. E fica aqui o aviso: A dor é muito grande.
Louis arrumou um bom emprego como médico da universidade da pequena cidade de Ludlow, no bom e velho Maine de Stephen King. Ele é casado com Rachel e pai dos pequenos Eileen, de 5 anos e de Gage que tem aproximadamente uns 2 anos.
Acabam de mudar para uma nova e bela casa, e logo ao chegar conhecem Jud Crandall, o vizinho octogenário, casado com a boa Norma, e que sempre viveu naquele local.
As casas de ambos ficam uma de frente para a outra, sendo divididas somente por uma estrada, onde passam diariamente aqueles enormes caminhões de combustível que vemos em filmes americanos.
Ao fundo da casa dos Creed existe uma trilha que leva para a floresta.
Com o tempo Jud percebe a curiosidade da pequena Eileen sobre aquela trilha, e se oferece para mostrar a nova família o que existe no fim do caminho: O simiterio dos Bichos. Ou um cemitério de animais.
Jud explica que muitos dos animais que morreram atropelados naquela estrada foram enterrados ali.
Com o tempo, a amizade de Louis e Jud vai aumentando e King segue nos envolvendo lentamente na rotina destes dois. Certo dia, Louis ajuda Jud, que passa a se sentir devedor de um favor para o novo vizinho. A chance de pagar este favor chega quando o gato da pequena Eileen é atropelado.
E é melhor parar por aqui, pois depois disso vamos acompanhar a queda sem fim destes personagens em um dos textos mais dolorosos que já li na vida.
O começo é meio lento, enquanto King vai nos ambientando, mas o tempo todo é como se percebêssemos uma sombra crescendo sobre aquelas pessoas. Do meio para o fim somos sugados junto com Louis para aquela realidade, e queremos gritar com o personagem para não tomar aquelas atitudes, mas quem somos nós para julgar a dor dos outros.
Como agiríamos em tal situação se tivéssemos as mesmas informações que Louis?
King cria cenas incríveis. Algumas realmente de dar medo, como a parte em que Pascal leva Louis ao cemitério e lhe dá um aviso importante, que no momento de dor será rapidamente esquecido. Ou todas as últimas 100 paginas deste livro, quando a força sobrenatural leva Louis a tomar suas drásticas decisões.
Foi a primeira vez que senti medo lendo um livro. Achava que as pessoas exageravam, mas em diversos momentos tive aquela sensação de “Que tal deixar as luzes acesas?”
Mas no meio do medo, temos também cenas que parecem esmagar nosso coração, como a descrição do atropelamento ou a da briga no velório. De ficar com lágrimas nos olhos.
Muitos leitores reclamam que King é prolixo. Eu acho que isto é necessário em suas obras, pois para mim isto causa uma imersão.
O Cemiterio de Stephen King é sim uma obra de arte que nos tira de nossa zona de conforto e nos leva a pensar muito sobre como agiríamos se achássemos que tínhamos o poder de retroceder a morte de alguém que amamos muito.
Leia e tire suas conclusões.
Mas leia.
Alcione13 25/04/2019minha estante
Um dos melhores dele. Apenas para os amantes rsrs
Pois as enroladas dele são enormes

Helder 25/04/2019minha estante
Eu adoro as enroladas dele. Este foi o sexto King que li, e todos tem valido a pena. O cara tem o dom de criar cenas incríveis.

Erica 25/04/2019minha estante
Nunca li nada dele, tua resenha me convenceu a começar por esse rs

Erica, comece com Misery hahaha
E bem mais tenso. E esse também,mas meio rolo pra quem não o conhece

Helder,amo e odeio King. Rsrs
Já leu Duma Key?? Se não, põe logo na lista

Erica 25/04/2019minha estante
Alcione tbm to querendo ler esse, assisti o filme e fiquei agoniada com a historia hahahahaha...

Helder 25/04/2019minha estante
Minha idéia este ano era ler King em ordem cronológica, mas passei este na frente por causa do filme que achei que ia querer ver, mas depois de ler fiquei na dúvida se consigo assistir isso ou não. Mas quem sabe não passo Duma Key na frente??

Helder 25/04/2019minha estante
Erica, eu curto King. Não curto livros sobrenaturais, mas ele mistura tanto as coisas e escreve tão bem, que as coisas ficam criveis. It é o melhor, mas tb recomendo o Outsider que saiu ano passado. Acho que é mais seu estilo, pois é um thriller.

Helder 25/04/2019minha estante
Misery é outro que pelo jeito vou ter que furar a lista tb, pois todo mundo fala deste livro.

Alcione13 25/04/2019minha estante
Hahaha quero muito ver vocês lendo. E Helder, discordo quanto a It. Odiei. E os mais antigos são os melhores certamente

Alcione13 25/04/2019minha estante
Erica, vi um filme bem antigo e não gostei e não pega nem um milésimo da história. A leitura nem se compara

Erica 25/04/2019minha estante
Gente valew as dicas, tenho até vergonha de dizer que nunca li nada do King rs...agora já sei por onde começar ;)

Arrasa!!!!

Nana Bastos 20/11/2021minha estante
Livro maravilhoso!

Let 20/11/2021minha estante
Poxa? adorei!! Sobretudo o tema de morte/luto

Marcos 20/11/2021minha estante
Nana, coloca maravilhoso nisso ??

Marcos 20/11/2021minha estante
É interessante Letícia, que o Louis é o personagem que mais aceita que a morte é inevitável, mas o único membro de sua família que não conseguiu superar a morte do filho? e fez o que fez.

Let 20/11/2021minha estante
Agora estou desejando muito ler ???

Marcos 20/11/2021minha estante
Você desejando ler e eu aqui dando Spoilers Kkkkkkkk me desculpe por isso????

Erica 20/11/2021minha estante
Foi pra lista de livros preferidos?

Marcos 20/11/2021minha estante
A foi né Erica kkkkkkkkk seria um pecado se não fosse viu? É um livro maravilhoso ??????

Let 20/11/2021minha estante
Kkkkkkk não tenho problemas com spoilers não? geralmente costumo gostar, inclusive. Me estimulam a ler o livro

Marcos 20/11/2021minha estante
Vishi então fechou uai Kkkkkkkk só vai!! Não vai se arrepender dessa leitura, até por que é King

Bruna 06/12/2021minha estante
Uauuu já querendo ler?

Marcos 06/12/2021minha estante
É um livrãoooo Bruna ???????? vale demais a leituraaaaa

ShirleyStortLeite 08/06/2022

Medo?
É sinistro?
É!
Mais ficou longe de me dar medo RS
Mas adorei a história.
Muito bem construída e cheia de mistério.
Como sempre, King dá umas enroladas e o final não me agradou muito.
Dizem que o final do filme é diferente, vou ver pra tirar as conclusões de qual final gosto mais.
Por enquanto meu problema com King são os finais dele, ele descreve tudo com maestria, mas no final...
Quer sentir uns arrepios diferentes? Leia esse livro! Principalmente se vc tiver um gato, vc começa a observar coisas estranhas acontecendo com ele...
Boa leitura!
Pedro 08/06/2022minha estante
Sério que você não teve medo, Shirley? Nem na parte da Zelda e do cemitério mic-mac?
Então você é mais corajosa do que eu...kkkkkkkk
Olha, eu tenho que concordar que muitos finais do King são uma porcaria, mas eu gostei demais do final desse livro.

Felippe Araujo 08/06/2022minha estante
Porcaria já está pegando pesado Pedro rs

Pedro 08/06/2022minha estante
Felippe, meu camarada, eu sou fã do King, mas é um fato que ele peca demais em alguns finais. It - A Coisa e A Dança da Morte são livros excelentes, mas com péssimos finais. Eu senti vontade de jogar esses livros fora, de tanta raiva que eu senti dos finais.
Mas também reconheço que ele já escreveu ótimos finais, como em O Cemitério, Joyland, Dr Sono, Revival e etc.

Felippe Araujo 11/06/2022minha estante
It eu ainda não li. Mas dança da morte eu gostei bastante!
Eu curto muito a jornada também. Não é porque o final não saiu da forma que as vezes a gente gostaria que tivesse sido, que faça eu gostar menos do livro.

Pedro 18/06/2022minha estante
"É bom ter um final da jornada para onde caminhar; mas é a viagem que importa, no final."
Ursula K. Le Guin

Você está certo, Felippe. ?

ShirleyStortLeite 18/06/2022minha estante
Linda frase, copiado

Felippe Araujo 18/06/2022minha estante
Temos várias gostos literários em comum! Salvei alguns dos livros da sua biblioteca como desejados.

Pedro 18/06/2022minha estante
Se foi comigo que você falou, beleza. ?

Jordana Borges 28/02/2024

Eu ameiiii o livro! King sendo incrível, como sempre!
Vi muitas resenhas dizendo que acharam um livro pesado, de muito terror? ao meu ver não achei tão pesado assim, tem terror, mas nada que vá te deixar com tanto medo, então se tem receio de ler por isso, pode pegar sem medo.
A escrita é fluida, não dá vontade de parar de ler, queremos saber o que vai acontecer, as cenas são descritas de uma forma que conseguimos sentir a aflição que o personagem sente.
Achei o final muito bom, se encaixou perfeito no livro! Valeu demais a leitura.
Rayza.Figueiredo 28/02/2024minha estante
AMO mas serei eternamente traumatizada por este livro kkkk pq quando li, meu filho tinha a idade do menino e minha filha a idade da menina ??? terminei pq minha mente é mais forte q as superstições kkkkkk

Jordana Borges 29/02/2024minha estante
aiii nesse caso com certeza ele ficou ainda mais aterrorizante pra você kkkkk ??? não tinha nem como? acho que tbm pode ser gatilho pra quem tá passando por luto tbm? mas a história é mto bem escrita né, do início ao fim tudo se encaixa certinho, o filme vc já viu?

Rayza.Figueiredo 29/02/2024minha estante
muuuito bem escrito; um dos melhores do autor p mim ?
o filme nao vi kkkkk depois de Hereditário nunca mais vi filme de terror ?

Jordana Borges 29/02/2024minha estante
tá entre meus favoritos do king tbm, a dança da morte vc leu? eu amei!!

tbm não vi o filme, eu gosto de ler terror mas de ver eu vejo pouco tbm

Rayza.Figueiredo 01/03/2024minha estante
ainda nao li mas esse ano vou ler ? dizem ser muito bom mesmo ?

Jordana Borges 01/03/2024minha estante
é o meu favorito dele, junto cemitério agora?
Sob a redoma é muito bom também

Rayza.Figueiredo 01/03/2024minha estante
iiihaaa! vou ele todos kkkk

voc ja leu: Depois?
é bem curtinho e muito bom

Jordana Borges 03/03/2024minha estante
Depois ainda não li, mas tá na lista!!

Kess 20/09/2021

BIZARRO!
Conta a história de Lou e sua família que ao se mudarem para uma nova casa o gato da família é atropelado e morre. O velho Jud (seu vizinho) convence Lou a enterrar o gato em um antigo cemitério indígena que fica no bosque atrás de sua casa, porém na manhã seguinte o gato está de volta e "vivo", mas ele já não é mais o mesmo...

Depois disso, o livro deslancha em acontecimentos tenebrosos, perturbadores e bizarros.

O livro fala muito sobre o desespero do luto, o pavor da morte e o fim da existência. Fazendo a gente quentionar até que ponto o homem é louco o suficiente para ter "mais uma chance".

Hey, ho! let's go!
Ótima resenha!
Esse é um dos melhores livros que eu já li do King. E de todos que eu já li, é o mais aterrorizante.

Kess 20/09/2021minha estante
Eu tô embarcando nesse mundo SK

Pedro 20/09/2021minha estante
Então eu recomendo que você leia O Iluminado.

Kess 20/09/2021minha estante
Adicionei na minha lista! É o segundo que me indica esse livro. Acho que devo ler rs

Bernardo Luiz 20/09/2021minha estante
é bem isso mesmo hahahaha , bizarro demais

Pedro 20/09/2021minha estante
É o universo conspirando pra você ler...kkkk

Dhewyd 26/03/2022minha estante
Pra mim ... o melhor do King

Kess 26/03/2022minha estante
Sim, só perde para O iluminado

ryss 04/01/2023

Chocante
Eu achei o Início do livro muito enrolando, tava quase desistindo dele, mas que bom que não desisti. A partir de um certo ponto do livro a história ficou muito interessante.

Dps que Louis descobriu a existência do cemitério micmac a vida dele nunca mais foi a mesma, esse cemitério tem um poder sobre as pessoas que é até difícil de explicar. Fiquei impressionada com tudo o que aconteceu na reta final do livro, nunca imaginei que tudo aquilo iria acontecer. O livro irá retratar bastante sobre a dor da morte e como as pessoas não sabem lidar com isso.

Fiquei triste com tudo o que aconteceu, até porque foi como se a família tivesse se desmanchado e todo mundo ficou louco.
whozlis 04/01/2023minha estante
mt feliz por ter gostado desse, meu primeiro dele e um dos favoritos ?

ryss 05/01/2023minha estante
Tbm foi o meu primeiro dele :)

whozlis 05/01/2023minha estante
pois seja muito bem-vinda! espero que mais livros dele te agradem ?

ryss 05/01/2023minha estante
Obg! Já estou querendo ler Joyland. Vc já leu ele? Queria uma opinião sobre esse livro.

whozlis 05/01/2023minha estante
joyland ainda não, acho que li mais contos do que romances dele até agora. mas li aqui a sinopse e parece muuito divertido, mas talvez não seja muito terror e sim mais pro suspense

eduxst 05/01/2023minha estante
joyland é bem leve (nem parece mt com outros do autor) e curto. A história demora um pouco pra rolar, mas no final vale a pena

ryss 05/01/2023minha estante
Obg pelas respostas pessoal! ?

Vitor 03/10/2014

Um saco.
É o terceiro livro de Stephen King que leio e neste fui obrigado a abandonar de tão enfadonho que é. Como sempre, mais de 100 páginas de pura encheção de linguiça até a coisa começar a andar. Parei na página 150 e não vi movimento nenhum na história, apenas o blablabla característico do autor. Há livros melhores na minha estante esperando para ser lidos. Não tenho saco pra autor que só quer provar de que consegue escrever um livro grande, nem que pra isso tenha de sair escrevendo qualquer coisa.
Pedro 06/10/2014minha estante
isso meu amigo é uma caracteristica do nosso querido autor que só apresenta o "místicismo" no final do livro, geralmente no começo ele constroi os personagens para que no final da obra você sinta medo por eles(afinal o que seria um monstro sem suas vitimas).Então de certa forma os livros do Mr King são de certa forma demorados,tambem senti isso lendo "A Coisa" mais você percebera que no final faz todo o sentido... :)

Lucas 10/10/2014minha estante
de fato, ele enrola muito. a parte boa mesmo fica nas últimas 50 páginas. E não sei onde o povo sente medo com esse livro.

Luciano 30/03/2015minha estante
Concordo,não tem nada de assustador,não tem uma história que prenda o leitor até o final do livro e o filme é muito mais objetivo que o livro,ou seja,não fica fazendo rodeios para chegar nos finalmentes.Tava até animado pra ler outro livro de contos que originou o filme "Conta Comigo",mas estou perdendo a vontade devido ter lido esse livro que pra mim foi muito fraco em termos gerais.

Tatiane 13/05/2015minha estante
Isso porque ele CONSTRÓI os personagens muito bem. Te faz se apegar a eles. Se quer ler livros com personagens vazios, vá lá. Não é todo mundo que entende o Mestre :)

Vitor 11/08/2015minha estante
Tatiane, engraçado, a Agatha Chiristie constroi personagens muito bem distintos e elaborados, e mesmo assim eu não preciso pular página nenhuma, nem fico com a sensação de que ela está enrolando pra ganhar páginas... não sou obrigado a gostar do estilo narrativo do stephen, e não é porque eu não gostei que eu prefira "personagens vazios" -.- povo parece que quer forçar a gostar de certo autor a todo custo, cruzes...

Goulart 18/03/2021

uma parte de mim que nunca vou recuperar, ficou com o livro
(essa resenha contém palavras de baixo calão)

me sentindo estuprado psicologicamente dps de ler esse livro...
eu tô TRAUMATIZADO... não consigo entender como as pessoas simplesmente falam: ?ah, já li esse livro? tão tranquilamente... PQ MANOOOO essa porra acabou com o resto da minha saúde mental nessa pandemia PUTA QUE PARIL VAI TOMAR NO CU EU TÔ SEM ENTENDER ALGUÉM ME ABRAÇA... se a pessoa não saiu DESOLADA dessa história ou ela não leu direito ou ela não entendeu o tanto de gatilho que tem, o caráter absurdamente visceral que essa história apresenta do começo ao fim, desde diálogos extremamente existencialistas/mórbidos até cenas que vc não acredita estar lendo de tão asquerosas e perturbadoras que elas são... não sei que nota dar, não sei o que achar... só sei que não queria ter lido ele, pelo menos, não agora com 17 anos... em suma, a classificação indicativa desse livro é +80 anos, caso não tenha atingido essa idade, passe longe... TÔ SURTADO MESMO ME AGUENTEM
Hugaralh0 18/03/2021minha estante
Hehe, melhor livro que eu já li, esse é foda demais.

Gerson 18/03/2021minha estante
Li o livro no ano passado pela primeira vez e é realmente muito bom... e com certeza não é para fracos... rsrs... parabéns por ter ido até o final...

Goulart 18/03/2021minha estante
obrigado pela compreensão, gente!!! ahhahhhahhahaa realmente não foi fácil

Bruna Araujo 22/03/2021minha estante
O que esse livro fodeu meu psicológico não está escrito. E eu não suportei, tamanha foi a depressão, tensão e o abalo psicológico que o abandonei a umas cem páginas de acabar, não deu mesmo! Seu texto sobre as impressões foram os que mais se aproximaram do que eu senti há anos atrás, e ainda hoje o tenho como o livro mais assustador (em diversos sentidos), e por ele especialmente, digo... King vc é mesmo foda, cara!

Goulart 23/03/2021minha estante
livro extremamente visceral nos seus diálogos e nas suas cenas, né Bruna? é de arrepiar a espinha msm... que bom que vc parou antes de acabar se não estava te fazendo bem!!

Bruna Araujo 24/03/2021minha estante
Totalmente! É inexplicável o quanto um livro tem poder sobre vc. Eu fiquei doente. E é incrível ao mesmo tempo, pq era esse sentimento que o King pretendia nos despertar. Um autor que consegue causar isso, não pode ser nada menos que perfeito!

Caio Gouveia 19/06/2017

Mexeu com o meu emocional
Este livro é horror puro!! Pesadíssimo!! Se você gosta desse estilo, esse livro é a pedida certa.
Me deixou abalado, consternado, angustiado e horrorizado (principalmente no final). Só desgraça.
Em paralelo fiquei maravilhado também com a escrita do King e o modo como ele vai desenrolando a história. Esse foi meu 2º livro dele. O próximo será o It A Coisa.
Gilles Vieira 19/06/2017minha estante
Cada vez que leio um comentário fico mais empolgado para terminar esse livro. Estou em 37% de leitura, até o momento não senti o peso do horror que tantas pessoas comentam, mas o enredo da história, os personagens e a evolução são bastante cativantes e envolventes. O primeiro livro que li do autor foi "O Iluminado", quando terminar este, também pretendo ler "It A Coisa".

Bruna Araujo 01/11/2017minha estante
Olá, você poderia me contar o livro com spoilers. Eu tive as mesmas sensações que você, mas fiquei tão perturbada, que isso começou a mexer com tudo na minha vida, e abandonei a leitura. Eu amo o King, mas acho que nem tudo é pra todos, e esse não é pra mim.

Caio Gouveia 07/12/2017minha estante
Então Bruna, basicamente tudo que o Louis Creed planeja dá errado. Tudo desanda na vida dele. O filho morre atropelado por um caminhão. Ele tenta ressuscitar o filho no cemitério Mic Mac, o menino ressuscita, mas não é o mesmo. Vira um pequeno zumbi assassino. O menino mata a própria mãe. O Louis leva o cadáver da esposa pro cemitério pra mais uma vez tentar uma ressurreição e dá merda de novo. No final do livro, a esposa dele zumbi, assassina ele com uma facada por trás. Essa é exatamente a última cena. O livro acaba assim tragicamente.

Bruna Araujo 11/12/2017minha estante
Caio, muito obrigada! Estou abismada até agora que não consegui terminar a leitura :0

Natália Tomazeli 16/05/2019minha estante
Gente, eu todinha, tô apavorada até agora, alguém me salva que essa noite vai ser punk pra dormir...

Mylena.Leticia 15/07/2019minha estante
@Caio Gouveira, Como assim a mulher assassina ele? Não vi isso no livro.