O cemitério

O cemitério Stephen King

Resenhas - O Cemitério

Léo 30/08/2020

Minha primeira experiência com o autor
Como eu já havia ouvido em várias resenhas sobre livros do Stephen King, ele desenvolve muito bem os personagens e consegui gostar bastante de cada um deles, com algumas exceções (Os Goldmans, por exemplo kkk). Sobre O Cemitério, em diversas resenhas, ouvi e li que esse era o livro mais pesado, mais assustador e que causava mais arrepios e medo na coleção do Stephen King. Bom, não sei se o problema sou eu, mas em momento algum senti nada disso. Vejo essa história mais como um drama, apesar das cenas características de uma história de terror. O livro foca em nos passar uma mensagem sobre perda e morte, e nisso ele é impecável. Gostei do livro e da escrita do Stephen King. É uma ótima história e muito bem contada, porém, eu esperava algo diferente. Também vi comentários que o final era de explodir a cabeça, mas eu achei bem previsível, o que não o torna ruim. Ainda assim, não estou convencido que seja apenas isso.

"Fevereiro de 1979/Dezembro de 1982" - Alguém entendeu? kkk
Paulutcha 30/08/2020minha estante
Não tenho certeza, mas acredito que os meses e as datas tenham a ver com os dias em que King começou a escrever e terminou o livro. :)

Léo 30/08/2020minha estante
Faz sentido ?
Então o final acabou sendo apenas o que eu entendi mesmo kkk

Alicia 02/09/2020minha estante
Eu achei o livro excelente também, a construção dos personagens é algo que King sempre arrebenta, mas concordo contigo sobre o final, eu também não achei nada de mais e além disso achei que o médico não aprendeu nada ao longo do processo, não que isso seja uma condição da história, mas poderia acabar de outras formas percebendo a evolução que ele passa e tal.
Nada disso desmerece o excelência do livro, eu recomendo e a leitura foi amei a leitura do livro :D

Léo 02/09/2020minha estante
Sim! Foi a sensação que tive quando cheguei no fim. Mas concordo com você, é um bom livro e recomendo a leitura.

vitor 08/04/2021

cinco estrelas
é incrível o modo como o king aborda a morte neste livro e as diferentes perspectivas que as pessoas da obra tem sobre esse tema, o livro possui um desenvolvimento lento em suas primeiras 150 páginas porém sempre com uma excelente escrita cativando o leitor, ainda conta com uma tensão constante com o horror que cerca a família creed, o apego criado pelos personagens devido aos seus desenvolvimentos faz com que você consiga compreender como eles estão se sentindo naqueles momentos de loucura e muitas vezes se identificar imaginando como seria se uma situação dessas ocorresse com você, a única crítica que tenho é sobre seu clímax ser desenvolvido lentamente deixando o leitor ansioso para o desfecho de algumas partes do livro, porém isso ocorreu comigo só pelo fato de eu estar imerso na obra, dando mais créditos para o king e toda sua genialidade.
Filipe Otuka 09/04/2021minha estante

ótima resenha ???

vitor 14/05/2021minha estante
4444444

Rainy Rangel 13/04/2020

É insano, é sobrenatual, é Stephen King!

Terminei a leitura durante a madrugada, mas só consegui dormir quando o dia já amanhecera e fiquei ali prometendo não ler terror por um bom tempo (o que foi uma grande mentira, pois já estou lendo outro) e pensei em todos os livros de romance que tenho na estante e não li ainda.

O livro conta sobre o Louis, um jovem médico, que se mudou com sua esposa e dois filhos para uma pequena cidade do Maine.
Desde a primeira página eu já conseguia sentir todo mistério que se desenvolveu ao longo dos capítulos e assim como qualquer outro livro do Mestre, esse também flui de forma rápida e intrigante.

Em poucos dias na sua nova vida, Louis descobre que nas redondezas de suas terras tem um ‘’simitério de bichos’’ isso mesmo, um cemitério de animais. Após a morte do Churchill, o gato da sua filha mais velha, Louis conhece um lugar que vai além das terras do cemitério de bichos, o Cemitério Micmac. Após enterrar seu gato nesse lugar, Louis tem uma grande surpresa: O gato esta de volta!

Até este momento eu estava ali, deitada, lendo um terror como eu já fiz várias vezes, mas aí eu cheguei na página 239.
“Horror produz mais Horror.’’
“E a mais aterradora de todas as questões talvez seja simplesmente querer saber quanto horror a mente humana consegue suportar conservando uma atenta, viva, implacável sanidade.”
📚
Quem me conhece muito, ou pouco, sabe o quanto eu sou fã de terror, sou fã do Stephen King e ler terror é uma coisa natural pra mim, mas a partir daí, a partir da página 239 eu li coisas que eu jamais imaginei ler na minha vida.

Spoiler❗️
O cemitério Micmac é um lugar maligno e ele queria mais de Loius, ele queria carne humana e foi assim que Loius entrou em seu completo estado de loucura, ele enterrou seu filho lá, mesmo sabendo que quem volta de lá, ou melhor, o que volta de lá, não volta do mesmo jeito.

A partir disso foi ressureição atrás de ressurreição e eu já desejava não ter uma imaginação tão boa, mas eu tenho.

Um livro que mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada.
Ayan_lucca 13/04/2020minha estante
Nunca li um único livro do King, muito caros kkk

mfru 13/04/2020minha estante
Tb sou muito fã dele.

Rainy Rangel 13/04/2020minha estante
HAHAHAHAHA são caros mesmo! Vendi meu rim pra comprar A Dança da Morte :D

Ayan_lucca 13/04/2020minha estante
Preciso muito comprar esse livro... "Dança da morte"

eu_sou_fake 26/02/2021

Forte e impactante
Que livro forte. Sinto como se tivesse perdido alguma coisa durante a leitura e simplesmente não sei o que foi...
Um livro que não tem uma única palavra a mais, capaz de nos surpreender do início ao fim com uma imensa capacidade da narrativa.
Um obra prima do terror!
(Aprendi muito sobre a "vida" com esse livro ,por isso ele é um favoritado.)
sacerda :) 27/02/2021minha estante
aff, vou ter que oer

Laiz.Rodrigues @viajenestemundo 27/02/2021minha estante
AAAAAAAAAHHHH ???

Vitoria 28/02/2021minha estante
tô indo adicionar na lista de desejos kkkkkkkk

eu_sou_fake 28/02/2021minha estante
adiciona mesmo ele é perfeito kkkkk

Halfleggr 20/11/2018

Cuidado com o "simitério"
Como lidamos com a morte é o que faz a história nesse livro fluir de forma tão fácil. De página em página vamos sentindo um terror não ligado a coisas palpáveis como monstros, mas ao desconhecido que nos aguarda quando a tampa do caixão for fechada. O terror é psicológico e pra cada pessoa vai agir de uma forma. Tive uma experiência bem intensa nesse livro a ponto de sonhar com isso, mesmo não achando o melhor livro de Stephen King.

Como você lida com a morte?
Ananda Castro 01/01/2019minha estante
Kkkkkkk morri de ri com esse título..
Na sua opinião, qual é o melhor livro do king?

Halfleggr 03/01/2019minha estante
Ainda estou conhecendo King, acredita? Haha. Só li esse e Salem's Lot. E Lot tá ganhando.

Jose.Augusto 04/01/2019minha estante
Hahaha adorei o título. Eu li Salem's Lot também, e estou lendo O Cemitério agora, e estou achando melhor do que Lot.

Ananda Castro 04/01/2019minha estante
Eu tbm ainda li muitos livros do King, mas gostei muito de Mr. Mercedes :)
Quero muito ler Salem's Lot.

Blackthorne 31/05/2023

"O Cemitério" é um livro onde acompanhamos a vida da família Creed, depois de se mudarem para a cidade de Ludlow, no Maine, e a priori, é um livro muito viciante, mas na medida que a historia se desenvolve, ele vai te predendo mas te deixando desconfortável... em parte por ser grafico, em parte por ser triste e perturbador.

Por causa do vizinho da família, Jud Crandall, Louis conhece um cemitério de animais, mas depois de coisas terríveis, desvenda os mistérios do lugar e mergulha no mar do desespero.

Cara, que livro desgracento... é sobre luto, e terminei me sentindo MUITO MAL, e o final dele me passou a sensação de quando eu terminei Christine: o final fica em aberto mas deixa a entender que o terror não acabou.

O King nesse livro conseguiu ser bem expositivo, ao mesmo tempo deixa toda a parte sobrenatural explicada mas não estritamente detalhada, abrindo margem para interpretações.

Nunca mais pego isso aqui pra ler, pois apesar de muito bom, é muito angustiante. 4 estrelas apenas pela depressão KKKKKKKKKKK
Brenda493 31/05/2023minha estante
Na minha opinião esse é o livro mais assustador do King.

Blackthorne 06/06/2023minha estante
E eu concordo. Em uma palavra: desespero.

kimberlly 10/08/2023minha estante
Outra palavra: TRÁGICO. Tragédia atrás a de tragédia.

Blackthorne 10/08/2023minha estante
Com certeza, Kimberlly

Cintia 10/11/2021

Eu acho que fazer resenhas de King é uma das missões mais difíceis enquanto leitora, porque sinceramente, esse homem é dono do meu coração. O cemitério foi uma das leituras mais nojentas, e ao mesmo tempo fascinante, que eu já li. Todo o enredo se desenvolve um clima muito carregado, uma coisa pesada que aumenta e parece sufocar em alguns momentos.
Houve cenas em que eu cheguei a fechar o livro e sair para tomar um ar porque simplesmente foi pesado demais para aguentar.
E esse final? não é algo extraordinário, mas acho que se encaixou muito bem na trama e serviu muito para aumentar ainda mais o clima dark.
fe.pauli 10/11/2021minha estante
Adorei sua resenha...

Me daria uma dica de por qual livro começar a ler Stephen king?

Quero começar a ler os livros dele, mas nao sei por qual... ;)

fe.pauli 10/11/2021minha estante
Por qual começar*

Cintia 10/11/2021minha estante
Fe, eu recomendo começar por Misery, o Iluminado, Joyland? Algo não tão pesado quando o Cemitério. Se você curte contos, tem vários livros de contos dele que são interessantes também ?

fe.pauli 12/11/2021minha estante
Que bacana!
Muito obrigada pela indicação

Isa 07/04/2017

"O solo do coração do homem é mais empedernido..."
Erh..então, primeiro livro que li do Stephen King. Já ouvi falar que esse é o mais assustador de todos, e é sim, mas não chegou a tirar o meu sono (como aconteceu c/ O Exorcista). Eu gostei do livro, acho q a hst é boa, desde o início vc percebe q o Stephen King usa o sobrenatural pra discutir a temática da morte, da morte de um ente querido. O problema é que ele demora muito pra chegar no clima. Tipo, uma cena em q o personagem X tá no cemitério fazendo uma coisa perturbadora, ele se demora em parágrafos pra dizer q o personagem olhou pro lado, virou o rosto, pensou isso ou aquilo, ele faz muitas digressões ao longo do texto e ñ sei..como é uma hst de terror/horror acho q a escrita devia ser mais rápida, direta. Enfim, pode ser q o fato de ter lido numa edição bem ruinzinha tenha contribuído tb. Teve algumas cenas q me deram medo, principalmente aquelas q o personagem principal tá no cemitério lá maldito..Bem assustador! Achei o livro divertido hehe Apesar da narrativa lenta, vc não quer parar de ler pq quer saber logo o que vai acontecer.. O problema é q o autor demoora pra chegar lá..
Craotchky 10/04/2017minha estante
Steve é um autor por vezes prolixo, por muitas vezes, aliás. É normal e você encontrará isso em ouros livros, até de forma mais intensificada.

Isa 11/04/2017minha estante
Sim, muito prolixo. Mas pretendo sim ler mais uns dois livros dele. Aliás, fui gostando um pouco mais d'O Cemitério depois de uns dias de lido rsrsrs... Stephen King é sim um escritor q vale à pena conhecer :)

Patricia 13/04/2017minha estante
Nossa, achei O Cemitério mais assustador que O Exorcista kkkkk Realmente ele é bem detalhista em algumas partes que não precisa, mas acho os livros dele incríveis! Terminei de ler Duma Key recentemente, é muito bom, se não conhece vale a pena!

c a r o l 31/03/2017

Louco, perturbador e cativante!
Quando comprei esse livro só tinha uma vaga noção do que seria a história (vaga mesmo) e então BANG! King me surpreendeu novamente! Como estou passando por um momento de luto acabei chorando. Não esperava tanta tragédia. Mas o livro é ótimo, muito bem escrito como sempre e nada lento pelo menos pra mim. O terror psicológico esta na medida. Não tem mais nada para ser comentado. Só leiam. Não vão se arrepender.
Ricardo 31/03/2017minha estante
Este livro é muito bom. Sobre o que vc escreveu - do luto - me recordo que quando ei li, fiquei pensando que ao lê-lo, alguém neste estado, sentiria-se mais afetado ainda pela história...

c a r o l 31/03/2017minha estante
De fato me afetou bastante. Se eu soubesse que a história fosse assim teria deixado pra lê-lo bem mais pra frente.

Danielle 11/05/2017minha estante
undefined

João 30/05/2017

"A morte é um mistério.O sepultamento um segredo."

Essa é a segunda vez que leio O Cemitério.
Acho interessante reler os livros que gosto,principalmente do meu autor favorito.
Reler um livro pra mim é redescobrir toda uma história,e esse livro mais uma vez me prendeu do começo ao fim.
O Cemitério,é,na minha opinião,o livro mais cruel do Stephen King.
É um livro que arrasa com a alma,sangra.
Fico a imaginar o que eu faria se fosse Louis Creed.
Nesse livro o King usa e abusa de um artifício que muitos leitores não gostam e acabam até por abandonar a leitura. A rotina. A demora em acontecer algo. O popular arrastamento.
Mas pra mim o interessante do livro é isso. O autor nos leva a mergulhar na rotina dos Creed e de Jud,e quando achamos que tudo está bem vem o baque.
Pra mim um dos melhores livros do King. O final arrasou comigo como da primeira vez que li.
Um livro excelente!!
Euflauzino 30/05/2017minha estante
amigão... estes livros mais antigos de king valem todos uma segunda leitura. este livro é um período bem dark do mestre, livros feitos a poder de bebida, entre outras coisas. e por isso mesmo é aterrador, ele vai fundo e pensou muito se deveria ou não editá-lo. para nosso bem ele o fez e a gente aplaude. é pra sair da zona de conforto.

Priscila821 31/05/2017minha estante
Tenho muito vontade de ler esse livro, ele pesa mais para o terror psicológico ou terror sobrenatural? Eu conheço a história e sou muito fã do King, mas depois de uma amiga ter me contado que levou um ano pra tirar esse livro da cabeça, tenho certo receio...rs

Vanessa Laurind 12/03/2018minha estante
Estou lendo!

Magasoares 04/03/2020

Samitério de animais
Foi o segundo que li do King e com certeza será o último. Não é o meu estilo de leitura, muita enrolação para o meu gosto. Cem páginas dava bem para fazer essa estória. Livro chato demais. NÃO RECOMENDO
Carlos Nunes 04/03/2020minha estante
Não li O CEMITÉRIO, e o King (também para mim) é bastante irregular ma escrita (e prolixo também...). Mas dê mais uma chance a ele, sugiro O ILUMINADO ou MISERY.

Magasoares 04/03/2020minha estante
Sim Carlos, esqueci, vou dar mais uma chance ao King, Misery está na minha lista ^^

Everton ðªð¤ 20/03/2020minha estante
Eu não consegui passar da página 100 mds q enrolação, dormi lendo

Wilza.Alves 15/05/2020

"I don't want to be buried in a pet Semetery"
Muito bom, mesmo sabendo que as coisas não acabam bem, King insiste em alimentar a esperança do leitor, não seja ingênuo, quem avisa amigo é.
Lavi 16/05/2020minha estante
Olá, você entendeu a última linha do epílogo? Kakskakkaka
Seria a data da morte do personagem?

Wilza.Alves 16/05/2020minha estante
Eu também fiquei com essa dúvida sobre aquelas datas, cheguei a pesquisar, mas não encontrei nenhuma teoria.

Lavi 17/05/2020minha estante
Também não encontrei nada. Triste

engler 17/03/2021

bom demais vei. a parte do terror ficou mais pro final mas acho que o livro todo é um pouco angustiante. aborda temas como a loucura e a morte, principalmente o luto e a dificuldade que é tocar a vida depois de uma perda. gostei dos elementos folclóricos que tem também.
rafaellafurlan 17/03/2021minha estante
qual o próximo livroq vc vai ler? ?

engler 17/03/2021minha estante
vish sei ainda não rafa

rafaellafurlan 17/03/2021minha estante

Lucas.Costa 01/07/2017

A Expectativa é a mãe da frustração
O livro não é ruim, já e bom começar salientando, mas eu tinha uma expectativa muito grande em relação ao livro. Estava vindo da leitura de It do mesmo autor, e resenhas que li na internet apontavam que este era dos livros mais assustadores do autor. Pra te evitar ter a mesma expectativa que eu já adianto: não é tão assustador. O terror é construído de maneira lenta e arrastada mas nunca ruim, e se concentra basicamente nas últimas 15 páginas do livro.
Sabendo disso, tenha em mente que o livro tem uma boa história sobre perda, sentimentos de culpa e a mente humana... esqueça o terror e sua nota será provavelmente maior que 3.

ENREDO

Tramas bem amarradas são características dos livros de Stephen King. O autor não se preocupa em correr e tornar sua história genérica, ele escreve o quanto for necessário para que a história entretenha e, principalmente, seja coesa.
A leitura é lenta, arrastada, mas necessária para se ambientar na obra, conhecer os personagens e se importar com ele. Como em outras obras do autor, ele costuma adiantar alguns fatos que ocorrerão mais a frente durante o enredo, ou seja, dá Spoiler de seus próprios livros, mas de forma que não comprometa a experiência. SK te ganha não pelas surpresas, mas pela maneira com que seus livros são incrivelmente escritos.
O terror é o de menos no livro. Acontece, mas reserva-se bem para o final do livro, e não é lá tão aterrorizante, e esta foi a parte que me frustrou. Eu queria ler um terror terrorzão mesmo dessa vez, e pesquisando cheguei a este livro como um dos mais aterrorizantes do autor, e não é. O terror é simples e reserva-se a pouquíssimo da obra. Trata-se de uma excelente construção de cenário para um terror beeeem simples.

PERSONAGENS

Todos os livros que li de Stephen King se caracterizam por ter bons personagens. Esse talvez seja o ponto mais forte do autor. Ao terminar o livro você tem a sensação de que conhece essas pessoas, de se importar com elas e com o destino delas, você sente as perdas, e torce por eles. Jud foi meu personagem preferido, mas o protagonista também é bem construído. Ao final você consegue entender suas atitudes e aspirações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como romance um bom livro, como terror um livro mediano. Mina expectativa era por um livro de terror, então tive dificuldades... Apesar disso recomendo a leitura, afinal SK dispensa comentários.
Nath Garcia 21/08/2018minha estante
undefined

Isa 25/11/2020minha estante
Fui com a mesma expectativa e isso estragou minha experiência com o livro ??

Lucas.Costa 30/11/2020minha estante
Difícil entender porque descrevem o livro como aterrorizante. Sem a expectativa ele ganharia muuuito mais

Gilberto Alves 14/05/2020

Assustou, mas nem tanto...
Gostei pra caramba, mas, minhas expectativas eram um pouco diferentes, talvez devido as resenhas que li previamente.
Muita gente fala que tem pavor, que da medo, que não dormiu depois kkkk, enfim..
O livro é muito bom, no final achei que deu uma desacelerada forte no ritmo do livro, e foi dando uma certa canseira.
Mas enfim, é um terror mais psicológico, obviamente algumas pessoas serão mais ou menos afetadas.
Apesar de tudo, pra quem gosta de uma boa história, e com aquele terror psicológico de primeira, com certeza esse livro é uma ótima escolha.
Lavi 16/05/2020minha estante
Olá, você entendeu a última linha do epílogo? Kakkakaak

Gilberto Alves 16/05/2020minha estante
Olha... Eu entendi como a data que ela voltou/a data que ela morreu (ou eles, não sei kkkk)
Mas também não pesquisei nada sobre..
Achei que ele escreveu isso alí mais para intrigar o leitor mesmo

Lavi 17/05/2020minha estante
Eu pesquisei e não achei nada sobre. Sim, pode ter sido só para intrigar mesmo. Obrigada.