O cemitério

O cemitério Stephen King

Resenhas - O Cemitério

Silvia 27/09/2022

O Cemitério

Pode aflorar alguns sentimentos durante a leitura porque a temática é a morte. Como esse assunto é sensível a algumas pessoas, deixo o alerta aqui!

Prepare-se para uma resenha diferente!
Louis, médico e pai
Rachel, esposa e mãe das crianças
Gage e Ellie, as crianças
Church é o gato adorado da Ellie
Norma e Jud, os novos vizinhos da família
Pascow… uma história de arrepiar!
Zelda… uma história traumatizante!
"Simitério" dos bichos, pequenos túmulos, mistérios
"Hey, ho, let's Go!" Essa música marcou a leitura
O Cemitério Micmac, ponta de esperança, ou um grande "vai dá merd@!"
Rodovia 15, o local

É a história de uma família que troca a barulheira Chicago por uma cidadezinha do Maine. Um emprego novo, casa nova, terreno bonito, novos vizinhos, um dia agradável, um convite e um passeio na região. Assim conhecem o "simitério" dos bichos.

Sim! King disse "SIMITÉRIO" dos bichos e assim como toda história de terror tem suas lendas, aqui não é diferente, há lendas indígenas e os poderes dessas terras são famosos e devem ser mantidos em segredo. Shii… (agora é aquele momento dos filmes que a sonoplastia mata a gente de susto! Você surta do lado de cá, dizendo: "-não vai!" O personagem? Ele vai!) Se É SEGREDO pra que contar? Aí adivinha? O Jud contou!

A Rodovia 15 é uma estrada muito movimentada onde estão localizadas as casas de Louis e Jud, cada qual de um lado da estrada. Um belo dia Jud encontra o Church atropelado no seu quintal e chama Louis, sabendo do apego emocional da pequena Ellie pelo felino Jud brilhantemente resolve levá-lo para ser enterrado. E subitamente o Church retorna à vida! Se assim eu pudesse resumir as condições do bichano, mas não posso… O que acontece na sequência são coisas bizarras.

Essa leitura foi uma experiência forte, conversei com os personagens; tive que parar um pouco e gritar: - você não vai fazer isso, né?; chorei; passei raiva; fiquei triste e então me animei novamente; fiz papel de trouxa e perdi o chão; fiquei com o coração na mão e não parei de ler até finalizar (é insano!); surtei horrores; terminei a leitura chocada e fui pesquisar uma continuação…

"Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras."

Mike27 27/09/2022minha estante
Que resenha maravilhosa! Deu até vontade de reler!

Silvia 27/09/2022minha estante
Obrigada! Amei a leitura e deu para perceber que surtei também, né. Que história!!

Mike27 27/09/2022minha estante
Kkkkkk Não tem como não surtat!

Lucas.Costa 01/07/2017

A Expectativa é a mãe da frustração
O livro não é ruim, já e bom começar salientando, mas eu tinha uma expectativa muito grande em relação ao livro. Estava vindo da leitura de It do mesmo autor, e resenhas que li na internet apontavam que este era dos livros mais assustadores do autor. Pra te evitar ter a mesma expectativa que eu já adianto: não é tão assustador. O terror é construído de maneira lenta e arrastada mas nunca ruim, e se concentra basicamente nas últimas 15 páginas do livro.
Sabendo disso, tenha em mente que o livro tem uma boa história sobre perda, sentimentos de culpa e a mente humana... esqueça o terror e sua nota será provavelmente maior que 3.

ENREDO

Tramas bem amarradas são características dos livros de Stephen King. O autor não se preocupa em correr e tornar sua história genérica, ele escreve o quanto for necessário para que a história entretenha e, principalmente, seja coesa.
A leitura é lenta, arrastada, mas necessária para se ambientar na obra, conhecer os personagens e se importar com ele. Como em outras obras do autor, ele costuma adiantar alguns fatos que ocorrerão mais a frente durante o enredo, ou seja, dá Spoiler de seus próprios livros, mas de forma que não comprometa a experiência. SK te ganha não pelas surpresas, mas pela maneira com que seus livros são incrivelmente escritos.
O terror é o de menos no livro. Acontece, mas reserva-se bem para o final do livro, e não é lá tão aterrorizante, e esta foi a parte que me frustrou. Eu queria ler um terror terrorzão mesmo dessa vez, e pesquisando cheguei a este livro como um dos mais aterrorizantes do autor, e não é. O terror é simples e reserva-se a pouquíssimo da obra. Trata-se de uma excelente construção de cenário para um terror beeeem simples.

PERSONAGENS

Todos os livros que li de Stephen King se caracterizam por ter bons personagens. Esse talvez seja o ponto mais forte do autor. Ao terminar o livro você tem a sensação de que conhece essas pessoas, de se importar com elas e com o destino delas, você sente as perdas, e torce por eles. Jud foi meu personagem preferido, mas o protagonista também é bem construído. Ao final você consegue entender suas atitudes e aspirações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como romance um bom livro, como terror um livro mediano. Mina expectativa era por um livro de terror, então tive dificuldades... Apesar disso recomendo a leitura, afinal SK dispensa comentários.
Nath Garcia 21/08/2018minha estante
undefined

Isa 25/11/2020minha estante
Fui com a mesma expectativa e isso estragou minha experiência com o livro ??

Lucas.Costa 30/11/2020minha estante
Difícil entender porque descrevem o livro como aterrorizante. Sem a expectativa ele ganharia muuuito mais

Moisés 04/11/2020

Funcionou em partes
Eu me decepcionei um pouco com esse livro, tinha altas expectativas mas não foi tudo o que eu achava.

É um livro muito bom, mas o começo é muito arrastado e não acontece praticamente nada, só fica contando o dia a dia da família principal, entendo que o King queria dar personalidade aos personagens mas não funcionou pra mim pq não me apeguei a nenhum personagem então essa parte foi meio chatinha.

+/- em 70% do livro ele da um up imenso, fica frenético, um terrorzão de qualidade, uma ambientação sombria muito boa e um suspense pra ficar na ponta da cadeira, mas é aquela coisa pra ler os últimos 30% tem que ler os primeiros 70 kkkkkkkk pra mim valeu a pena, mas pode ser que n seja do agrado de todo mundo
Brenda 04/11/2020minha estante
Q preguiça de ler isso tudo mas estou decepcionada se no fim foi 4 estrelas

KimStain 05/11/2020minha estante
Igual eu, fui com altas expectativas e me frustei, mas não deixa de ser um bom livro do gênero.

Moisés 05/11/2020minha estante
É difícil ir sem expectativas para um livro do King, ainda mais quando é um tão famoso, aí as vezes da uma frustrada

emighost 15/02/2021

MEU DEUS???? Primeiro livro do Stephen King que li e simplesmente amei, com certeza quero ler mais livros dele (pensando em começar o iluminado ou doutor sono, ainda to em duvida).

Quando comecei o livro e fui no embalo, não queria mais parar de ler, amei MUITO a leitura, arrepiei KKKJK e o final é perfeito, nao sei nem como falar o quanto eu amei esse livro ?
ORaskol789 15/02/2021minha estante
Se não me engano "O iluminado" é a prequência de "Doutor sono"

ehalt 18/02/2021minha estante
Leia O Iluminado primeiro, porque Doutor Sono é a continuação dele. Se você está inspirada pra se aprofundar no autor, recomendo ler em ordem cronológica... O autor criou um multiverso e vários livros se interligam, alguns contêm spoilers superimportantes de outros, além de menções a personagens que você aproveitaria mais se já soubesse de onde eles vêm. Caso não pretenda ler muitos livros dele, existem algumas recomendações que não contêm spoilers, tipo os livros de conto (como Tudo é Eventual), Joyland, Salem, os da Mr. Mercedes... Enfim, tenta dar uma pesquisada antes pra verificar se tem spoilers caso se importe com isso. E tenha ótimas experiências lendo o mestre King!

emighost 18/02/2021minha estante
gente obg pela dica ?

Eund 20/01/2021

Peculiar ...
Começo estava gostando bastante, mas a história demorou MUITO para se desenrolar, colocando pontos na história que sinceramente, não interessava.

De modo geral, foi o livro do King que eu menos gostei até agora!
zaqueotarcia 21/01/2021minha estante
Olá. Qual vc indica pra começar a ler o autor?

Eund 21/01/2021minha estante
Eu comecei pelo Cujo e gostei bastante, indico ele e Joyland!

zaqueotarcia 21/01/2021minha estante
Ta certoooo, obrigada

Maria 13/11/2018

Essa história é aterrorizante, porque mexe com medos muito arraigados na nossa cabeça! Fala muito de morte, coisa que não estamos preparados! Stephen King consegue arrepiar a gente em cenas de livros.. adorei! (Enfim terminei, sem tempo nenhum pra ler ?) #OCemitério #StephenKing #PetSemetary #idontwannabeburriedinapetsemetary

Ps: Ramones feelings
@eu_sandroka 15/11/2018minha estante
Vai pra lista... :-D

Maria 15/11/2018minha estante
Pode ler sem medo! (ou melhor, com medo demais kkkk)

@eu_sandroka 15/11/2018minha estante
kkk. Meu filme de terror favorito.

Matt 18/10/2022minha estante
Assisti hoje as duas versões após finalizar o livro, a de 89 é de fato super fiel ao livro, mas pra mim tem coisas que ficaram muito toscas, não funcionaram no filme, recomendo que vc veja a de 2019, a troca da morte do gage pela da ellie funciona mto bem no audiovisual já que a personagem é mais velha, sem falar que as atuações são mto melhores que as de 89.

Joy 18/10/2022minha estante
Tá bom, vou ver! Hahaha
Venho comentar ?

Matt 18/10/2022minha estante
vai de mente aberta que você vai gostar kkkkk achei uma boa adaptação sem perder a essência do livro

Guilherme Vieirah 20/03/2022

Macabro!!
Esse livro tem uma carga emocional e de terror muito grande! Traz a tona um medo que todos temos: o medo da morte. Em muitos momentos tive que dar uma pausa, me recompor e depois voltar a ler. É o livro mais assustador do King que li até agora. O final é bem triste, mas é um ótimo final.
Rafa 22/03/2022minha estante
Sonhei que eu tava vivendo esse livro, acordei querendo gritar mas o grito não saia kkkkkkk

Guilherme Vieirah 22/03/2022minha estante
Scrr KKKKKKKK
Em um dos dias q li era quase 1h da madrugada e tava todo mundo dormindo, só eu acordado e um puta vento la fora fznd barulho nas portas e janelas, imagina o medo!! KKKKKKK

Rafa 22/03/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK
Sinistro!
Ler ele de madrugada ainda.. slc

Gilberto Alves 14/05/2020

Assustou, mas nem tanto...
Gostei pra caramba, mas, minhas expectativas eram um pouco diferentes, talvez devido as resenhas que li previamente.
Muita gente fala que tem pavor, que da medo, que não dormiu depois kkkk, enfim..
O livro é muito bom, no final achei que deu uma desacelerada forte no ritmo do livro, e foi dando uma certa canseira.
Mas enfim, é um terror mais psicológico, obviamente algumas pessoas serão mais ou menos afetadas.
Apesar de tudo, pra quem gosta de uma boa história, e com aquele terror psicológico de primeira, com certeza esse livro é uma ótima escolha.
Lavi 16/05/2020minha estante
Olá, você entendeu a última linha do epílogo? Kakkakaak

Gilberto Alves 16/05/2020minha estante
Olha... Eu entendi como a data que ela voltou/a data que ela morreu (ou eles, não sei kkkk)
Mas também não pesquisei nada sobre..
Achei que ele escreveu isso alí mais para intrigar o leitor mesmo

Lavi 17/05/2020minha estante
Eu pesquisei e não achei nada sobre. Sim, pode ter sido só para intrigar mesmo. Obrigada.

Maria17758 24/08/2023

Todo mundo que me falou pra começar King com esse me PAGA
O livro pode ser resumido em: o começo mais maçante de todos, 250 páginas bem mornas e sem sal, um final muito bom e frenético e um epílogo FRAQUÍSSIMO que chega até a dar raiva. Mas, mesmo com tudo isso, o livro não é ruim unicamente pelo fato de ter sido escrito pelo King (era cada descrição que ele dava que eu me arrepiada inteira, coloquei até minha gata pra fora do quarto uma noite).
Eu já li o livro conhecendo a história pelo fato de já ter assistido os dois filmes (apesar de não lembrar muito do mais antigo e achar que o final pode muito bem ter sido igual ao do livro e eu que não lembro), então não ter o elemento surpresa fez com que a leitura ficasse ainda mais difícil. Um ponto essencial pra história só foi acontecer faltando 30 páginas pro final do livro e eu sinceramente não aguentava mais esperar por aquilo!
Por fim, tenho que reforçar que a reta final do livro é incrível, mas que a conclusão foi muito méh (a cena final da pior adaptação conseguiu ser mil vezes mais impactante pra mim, pra vocês terem ideia).
Giovanna.Guimell 25/08/2023minha estante
lê Salem gata, King se perdeu nesse aí kkkkk

hed-f 25/08/2023minha estante
Sempre indico Salem ou O Iluminado. Entendo super sua resenha!!!

Maria17758 25/08/2023minha estante
eu tenho muita vontade de ler salem!!! na verdade qual eu realmente queria ler era o dança da morte, mas achei melhor não começar por um de mais de 1000 páginas, ai fui pesquisar quais eram bons pra começar e indicaram esse ? mas então salem vai ser o próximo!

@alephbookworm 03/04/2019

Pet Sematary
Por conta do filme e porque esse ano é meu King's year decidi ler. A leitura flui tranquilamente. Não tem muita prolixidade. O texto é alternado com a história e o fluxo de pensamento do principal narrador Louis (na maioria das vezes). É um terror psicodélico meio psicológico meio sobrenatural - mexe com nossas bases e crenças (você acredita em mistérios?). O final se torna bem terrível mesmo. Dá medo mas é de boas. (Confesso que tou com problemas pra ir ao banheiro a noite mas leiam de boas que dá kkkkk... Thank you next!
Walcker 09/04/2019minha estante
Sinto que Louis, viaja as vezes nos seus pensamentos, mas é se??? Rsrs

@alephbookworm 09/04/2019minha estante
Viaja mesmo!!!! Por isso acho ele meio psicodélico meio psicológico em muitas partes do livro - e essa parte me deixou bem preso pq amo esses devaneios hahaha. A coroação foi com o terror pesado do final kkkkkkk

Walcker 11/09/2019minha estante
Exatamente isso que nos prende. E nós deixa entrar na noia dele. Haha. O final é incrível!

Lucas T 26/01/2023minha estante
Tem uns dois anos que fiz essa leitura, e ainda agora me lembro da história com detalhes! Me marcou muito. Farei uma releitura em breve.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 26/01/2023minha estante
Eu amo reler os livros do King, a gente sempre pega alguma coisa nova!

Lucas T 26/01/2023minha estante
Simm, eu também. É sempre uma nova experiência.

Nayih 22/05/2020

=]
Assustador. Perfeito. King em seu melhor. Mal pude desgrudar os olhos das páginas, quem dira viver, não antes de saber o final de tão perturbadora e macabra história! Dizer que amei séria pouco!
Tatiane Nk 22/05/2020minha estante
Comecei a ler esse ontem! Quero terminar esse fim de semana. ?

Nayih 24/05/2020minha estante
Sou enlouquecida por essa história, falam que It é puro terror, balela, It trata muito sobre um leque amplo de temas... Mas esse, é puro terror! E tá no meu top 5 melhores e mais amados do King! E digo mais... Esse foi o único dele que não consegui ler no escuro! Tava lendo o ebook e a todo tempo tava agoniada dando olhandelas ao redor! Tive que acender as luzes kk

Tatiane Nk 26/05/2020minha estante
Agora entendo... terminei de ler.. que livro ein!!

Lisboa 17/08/2021

PERFEITO!
MDS! QUE LIVRO! É sobre morte, morte e morte kkk entendo a história envolvendo o livro pq é MUITO mórbido de verdade? merecia continuação viu? queria saber como Rachel ficou após voltar, se viraram loucos de vez kkk e oq aconteceu com Ellie? a história é perfeita mas não tem um final! Parece fim de livro em série que fica aquele suspense sabe? Mas mds sem defeitos! FAVORITADO!
lets 17/08/2021minha estante
esse livro é tudo!! meu fav também

Lisboa 17/08/2021minha estante
Siim mds! Por enquanto é o melhor do King? quero ler misery agora pra ver se é legal ?

Júnior 17/08/2021

Livro muito bom, mas o final?
O livro é sensacional. Te mantém imerso na história do início ao fim, os personagens são muito bem descritos e faz com que o leitor se sinta ambientado.

Porém, o final me pareceu que foi escrito às pressas, como se King presumisse que já tivesse se alongado demais no desenvolvimento. Esperava ver a reação de alguns personagens, e para mim, um em especial foi esquecido.

De qualquer forma indico muito a leitura, especialmente para quem gosta do gênero. Pode ser um ótimo ponto de partida para conhecer as demais obras do mestre do terror.
Estefani.Alberico 17/08/2021minha estante
Tive essa mesma sensação sobre o final!!! Porém amei. Kkk! mas gostaria de saber como ficou Ellie.

Júnior 17/08/2021minha estante
Exatamente. Fiquei na expectativa de saber como ela e Rachel reagiriam.