O cemitério

O cemitério Stephen King

Resenhas - O Cemitério

Lucas.Galdino 09/11/2023

" Oz estava sempre à espreita, para nos sufocar, para nos despachar para a eternidade.
"Você grita no escuro: quem está aí? A resposta que ouve é: não tenha medo, sou eu."

Will 21/04/2021

Umas das melhores experiências que já tive
O Cemitério é um livro que, principalmente, fala sobre a morte, mesmo tendo seu lado místico e sobrenatural, é muito evidente que o foco não é simplesmente causar medo ou deixar tenso, é também trazer reflexões sobre o assunto que é um tabu e pouco conversado na sociedade. Mas não é por não ficar somente no medo que ele não seja capaz de aterrorizar, provavelmente o fato de ser meu primeiro contato com um livro de horror tenha contribuído pra isso mas, sem dúvidas, foi muito aterrorizante.

A história me agarrou desde o começo, mesmo tendo ouvido avisos sobre o Stephen King ser detalhista demais ou até se enrolar demais, as vezes até percebi que isso estava acontecendo, mas não me incomodou em nada, fluiu extremamente bem, melhor ainda do que eu esperava, simplesmente não conseguia parar de ler pela curiosidade e tensão em descobrir o que aconteceria na história, li mais rápido do que normalmente leio meus livros justamente por causa disso.

O começo é de fato longo e bem detalhista, mas, ao meu ver, muito importante, pude me apegar ao Louis e sua família, conseguindo de verdade me importar com os personagens. O desenvolvimento, principalmente do Louis Creed é muito bem feito, você entende o que ele passa é as motivações dele pra fazer o que fez.

No começo da segunda parte a história passa a ser de certa forma previsível, mas por outro lado eu não fazia ideia do que decorreria das ações já previstas, e com certeza não estava preparado.

Enfim, virou um favorito, amei totalmente e recomendo demais pra quem gosta ou quer conhecer o gênero.

joaoggur 22/08/2021

? I DONT WANT TO BE BURIED, IN A PET CEMETERY ?
Com um terror quase psicólogo, que consegue causar um grande desconforto ao leitor (King é um gênio nesse aspecto!!), O Cemitério é mais uma de suas geniais obras.

Imagine: você mora em um local que foi explorado por índios, e em um dos locais desse terreno há algo de especial: devido as propriedades do solo, ou as antigas crenças indígenas, tudo que é enterrado ali? volta. Tudo qua Ali é enterrado, mesmo animal irracional ou ser humano (como se o ser humano fosse racional!!!, é só olhar a política brasileira), volta dos mortais.

E bem, com a eminetente morte do gato de sua filha, Louis enterrou o gato ali. Ele voltou. Mas será que ele era igual ao que era antes? Será que, depois da morte, tudo volta ao normal?

Essa é a questão abordada em O Cemitério.

A premissa pode parecer simples. E ela indubitavelmente é; além de ser uma ideia simples, não ha um clímax pesado até as últimas 75 páginas. Mas não que isso seja ruim, aliás, longe disso. King usa das páginas até a metade do livro para fazer algo que ele é mestre (muitos topicos kkkkkk): ele usa para invadir a mente do leitor. A maioria dos livros, mesmo de Terror, são escritos com A GENTE pensando na cena? mas com o King é diferente. Com o king, realmente vivemos o personagem. Realmente sentimos a emoção da cena. Isso eu percebi muito em Misery, o outro incrível lirvo dele, e tbm percebi aqui.
Ele, usando um vocabulário e desenvolvimento de trama cirúrgico e minúscioso, consegue invadir a mente do leitor.

Mas nem tudo são flores. Mesmo ele conseguindo invadir a mente daqueles que os le, não é um livro que cativa muito o leitor. O terror dele é mto interessante, mas as vezes ficamos cansados lendo. Eu acho ele daria certo como um conto, com uma menor quantidade de páginas: ficou arrastado em certos pontos, admito. . Não que isso atrapalhou o seu terror: me senti incomodado, como sempre, mas faltou envolvimento com a trama. Coisa rara em um livro do king.

O Cemitério é um bom livro, com uma escrita bem marcante do Stephen King, e mesmo tendo certas barrigas, consegue manter o leitor até o final com um terror pesado e envolvente.

Bruna | @bmartinssss 05/09/2023

Um dos livros mais sombrios do King - e ainda assim muito bom!

A história gira em torno do jovem médico, Louis Creed, que se muda com a família para uma pequena cidade no Maine depois que consegue um emprego na universidade.

Ao fazer um passeio com a família e o vizinho Crandall por um bosque próximo da sua casa, descobrem o “semitério dos bichos” - um lugar antigo em que as crianças da região enterram seus animais de estimação. A partir dai, Crandall começa a contar as histórias fantasmagóricas que permeiam a região e que Louis, cético, só acha divertido.

Contudo, quando o gato da sua filha é atropelado e retorna à vida, Louis começa a perceber que existem coisas que a ciência não pode explicar.

Confesso que eu esperava um pouco mais, achei inclusive que iria sentir muito medo mas foi tranquilo quanto á isso. “O cemitério” é um livro de terror, mas é maior do que isso: temos uma história que nos faz refletir sobre o luto e sobre como lidamos com ele.

Apesar de ter achado um pouco cansativo em algumas partes, é um livro que eu super recomendo do autor!

arthemis | @mistydisse 28/07/2021

Querido.
Esse livro é eletrizante. Desde a primeira página, o leitor se vê vidrado - e agoniado - com os acontecimentos.

E pensar que o enredo foi baseado na própria vida do King!! Deve ter sido aterrorizante pra ele escrever sobre. (Ele morou perto de uma estrada e o animal da filha morreu nessa estrada EEEEE existia um ?simiterio? dos bichos que morriam nessa estrada. Demais acontecimentos são fictícios [será?])

Me surpreendi muito! Tive várias ideias que caíram por terra e só o plot twist do final que acertei. Uma leitura que vale muito a pena, principalmente quem quer começar King! Recomendo.

O EPÍLOGO ?????
Najulha, vem cá @sweetbookomine

lilly 17/11/2023

O solo do coração de um homem é mais empedernido. Um homem planta o que pode… E cuida do que plantou
Precisei de um tempo para refletir sobre esse livro antes de escrever uma resenha: assisti vídeos, li resenhas e vi as considerações do autor.

Desde que comecei a ler os livros do King tinha grande expectativa nesse, por ser considerado o seu terror mais aclamado. Foi uma bela quebra de expectativa.

O livro vai criando sim sua atmosfera de horror e tem seus momentos de causar pânico, mas para mim essa não é a proposta. O autor aborda muito mais a temática sobre a morte e luto em suas diversas camadas.

Aquele velho ditado em que o diálogo e o bom senso dos personagens principais fariam o livro ter umas 100 páginas. Porém, depois de analisar algumas opiniões, ficou claro que a força maior desse livro trabalhou criando cenários que impossibilitaram toda a desgraça que estava por vir.

Para mim é um bom livro, com um ótimo desenvolvimento de personagens e ambientação, mas deveria ser vendido com a temática que ele realmente aborda.

Gabriela 16/06/2023

Envolvente
Esse livro foi bastante triste em diversos momentos, deu pra sentir a agonia que Louis passou nos momentos finais da história. Só achei um pouco enrolado em alguns momentos, talvez pq eu já tinha assistido ao filme e estava ansiosa para chegar nos pontos fortes da história, mas no geral foi um ótimo livro! A escrita do king ajuda muito também, leitura fácil, que flui bastante, dando sempre vontade de ler mais um capítulo!
cravenbooks. 16/06/2023minha estante
passei um estresse dos inferno por causa do louis, o gage merecia ficar em paz e a rachel também, e vai lá e enterra eles

Henrique.Amon 07/02/2022

Sobre Oz, o Gande e Teível
Surpresa define minha experiência com este livro.

Adiei por um tempo a leitura de "O Cemitério" por acreditar que seria um livro pautado apenas em terror cru, como a grande maioria das resenhas por aí alertam.

E, de fato, aqui encontramos um terror cru. Mas encontramos muito, muito mais.

Embora a narrativa seja sim permeada de cenas gráficas nauseantes, aqui nos deparamos com uma incômoda e enriquecedora conversa sobre a Morte.

Incômoda porque, assim como a família Creed, somos reféns de sua inevitabilidade, tornando sua pauta nada mais que uma tentativa de conforto daquilo que somos apenas espectadores.

Nesse ponto, King é brilhante em utilizar um personagem que, embora seja médico e entenda o fatalismo da morte, tenta evitá-la a todo custo.

Poderia continuar falando sobre ele por horas e horas, mas a verdade é essa:

King continua impecável, e aparece novamente na minha estante de favoritos.

obs: a experiência foi ainda melhor por ter sido uma leitura conjunta (espero que logo menos clubinho do King seja oficializado).
Fernanda 08/02/2022minha estante
Ooo, legal! Esse quero ler um dia

Michelle.Gandolfi 08/02/2022minha estante
Ótima resenha!
Esse livro passa a mensagem que as vezes é melhor aceitar a morte e não tentar mudá-la de acordo com as suas vontades.

Henrique.Amon 08/02/2022minha estante
Obrigado!

Sim, mensagem excelente, embora dolorosa :(

Henrique.Amon 08/02/2022minha estante
Leia sim, Fe, você vai adorar!

Lisboa 17/08/2021

PERFEITO!
MDS! QUE LIVRO! É sobre morte, morte e morte kkk entendo a história envolvendo o livro pq é MUITO mórbido de verdade? merecia continuação viu? queria saber como Rachel ficou após voltar, se viraram loucos de vez kkk e oq aconteceu com Ellie? a história é perfeita mas não tem um final! Parece fim de livro em série que fica aquele suspense sabe? Mas mds sem defeitos! FAVORITADO!
lets 17/08/2021minha estante
esse livro é tudo!! meu fav também

Lisboa 17/08/2021minha estante
Siim mds! Por enquanto é o melhor do King? quero ler misery agora pra ver se é legal ?

Guilherme.Maia 05/11/2020

Um livro obscuro!!!
Um livro obscuro, da pra notar um King raiz nesse livro, um livro de muito terror, que dá arrepios em algumas partes.
Estou simplesmente sem palavras, para falar sobre esse livro, entrou na lista dos meus favoritos.
O fim ainda estou tentando digerir.

Jackie! 11/10/2022

A dor é o combustível.
Essa foi a minha primeira leitura do King e não saiu muito bem como eu esperava. As lembranças do filme ainda estavam bem frescas na minha memória e isso quebrou um pouco da história pra mim! Eu adoraria ter lido sem saber nada sobre, mas não foi o caso.
Ainda assim eu fiquei apaixonada pela escrita do Stephen e a forma como ele faz o leitor se colocar no lugar dos personagens e pensar no que faríamos se estivéssemos naquela situação.
Gostei muito do Louis e dos diálogos que ele tinha com a Ellie, tentando ensinar a uma criança coisas que nem os adultos conseguem compreender direito, mas procurando sempre ser sincero com ela e a preparando para as duras realidades da vida, foi tudo pra mim.
O livro conta com momentos bem tensos e macabros, principalmente da metade para o final, além de trazer uma ambientação bem sinistra, sendo tudo que eu procurava num livro nessa spooky season, mas também está carregado de mensagens profundas sobre a dor do luto e como as pessoas lidam com a morte.

Nathy 17/02/2022

"Você arranjou a coisa, ela é sua, e mais cedo ou mais tarde acaba voltando às suas mãos".

O livro é dividido em três partes, sendo a primeira, a que nos introduz a história e a nova rotina dos Creed, uma família recém mudada para Ludlow. Essa primeira parte pode se tornar cansativa em algum momento pelo excesso de informações e descrições.
Na segunda parte do livro as coisas começam a desandar, os acontecimentos são perturbadores e daí pra frente a narrativa fica cada vez mais incômoda e tensa.

É um livro que fala essencialmente sobre a morte, é importante estar ciente disso antes de iniciar a leitura. Os personagens tem um perfil psicológico bem traçado, Louis é médico, está acostumado a lidar com tragédias e perdas em sua profissão, sua esposa Rachel teve uma grande perda na infância que até hoje ainda a assombra, juntos eles vão passa por situações extremamente desafiadoras que abalam os limites da sanidade de cada um.

Foi um livro que me trouxe pesadelos do tipo que você não consegue discernir se é sonho ou realidade. Apesar disso, ao contrário do que esperava, não senti um "medo" real, é um livro que trás mais perturbações mesmo.
Ao finalizar a leitura, fiquei conjecturando por um tempo, tudo ali no livro aconteceu por um motivo bem específico, Stephen, o nosso Grande e Teível foi realmente bem mirabolante.

Vinicius 15/01/2022

Excelente
Durante a leitura você se torna praticamente um membro da família Creed, a ambientação e desenvolvimento de personagens sao extremamente bem feitos e o terror é sufocante, desesperador, marcante e totalmente perturbador!
Foi minha primeira experiência com livros do Stephen King e com certeza não vai ser a última.

Silvia Cristina 12/11/2023

Favoritado
O tema principal do livro é como as pessoas lidam de maneiras diferentes com a morte. Nesta temática tão próxima ao medo real da humanidade, vemos a estória explorando nossos sentimentos de empatia com Louis e sua família passando por uma situação que não queremos nem imaginar.

Este livro pode abalar o seu psicológico e te fazer repensar a forma que você enxerga as tragédias.

Louis um médico racional, se desprende de tudo que acreditava ao confrontar a morte e o luto e o quanto isso o afeta a ponto de roubar sua sanidade, vai leva-lo a beirar um abismo de horror sem fim. E não tem como ele escapar pois existe uma entidade que manipula tudo e todos para alcançar o seu objetivo naquela cidade.

Assim vemos nas descrições do livro o retrato da dor e mostra a inevitabilidade da morte, explanando como cada pessoa lida com ela: é possível se afogar no medo, se afastar ou se perder na dor. Mas nunca, jamais, ignorá-la.

Mais um Favorito do rei !

Maria17758 24/08/2023

Todo mundo que me falou pra começar King com esse me PAGA
O livro pode ser resumido em: o começo mais maçante de todos, 250 páginas bem mornas e sem sal, um final muito bom e frenético e um epílogo FRAQUÍSSIMO que chega até a dar raiva. Mas, mesmo com tudo isso, o livro não é ruim unicamente pelo fato de ter sido escrito pelo King (era cada descrição que ele dava que eu me arrepiada inteira, coloquei até minha gata pra fora do quarto uma noite).
Eu já li o livro conhecendo a história pelo fato de já ter assistido os dois filmes (apesar de não lembrar muito do mais antigo e achar que o final pode muito bem ter sido igual ao do livro e eu que não lembro), então não ter o elemento surpresa fez com que a leitura ficasse ainda mais difícil. Um ponto essencial pra história só foi acontecer faltando 30 páginas pro final do livro e eu sinceramente não aguentava mais esperar por aquilo!
Por fim, tenho que reforçar que a reta final do livro é incrível, mas que a conclusão foi muito méh (a cena final da pior adaptação conseguiu ser mil vezes mais impactante pra mim, pra vocês terem ideia).
Giovanna.Guimell 25/08/2023minha estante
lê Salem gata, King se perdeu nesse aí kkkkk

hed-f 25/08/2023minha estante
Sempre indico Salem ou O Iluminado. Entendo super sua resenha!!!

Maria17758 25/08/2023minha estante
eu tenho muita vontade de ler salem!!! na verdade qual eu realmente queria ler era o dança da morte, mas achei melhor não começar por um de mais de 1000 páginas, ai fui pesquisar quais eram bons pra começar e indicaram esse ? mas então salem vai ser o próximo!