O cemitério

O cemitério Stephen King

Resenhas - O Cemitério

Nathy 17/02/2022

"Você arranjou a coisa, ela é sua, e mais cedo ou mais tarde acaba voltando às suas mãos".

O livro é dividido em três partes, sendo a primeira, a que nos introduz a história e a nova rotina dos Creed, uma família recém mudada para Ludlow. Essa primeira parte pode se tornar cansativa em algum momento pelo excesso de informações e descrições.
Na segunda parte do livro as coisas começam a desandar, os acontecimentos são perturbadores e daí pra frente a narrativa fica cada vez mais incômoda e tensa.

É um livro que fala essencialmente sobre a morte, é importante estar ciente disso antes de iniciar a leitura. Os personagens tem um perfil psicológico bem traçado, Louis é médico, está acostumado a lidar com tragédias e perdas em sua profissão, sua esposa Rachel teve uma grande perda na infância que até hoje ainda a assombra, juntos eles vão passa por situações extremamente desafiadoras que abalam os limites da sanidade de cada um.

Foi um livro que me trouxe pesadelos do tipo que você não consegue discernir se é sonho ou realidade. Apesar disso, ao contrário do que esperava, não senti um "medo" real, é um livro que trás mais perturbações mesmo.
Ao finalizar a leitura, fiquei conjecturando por um tempo, tudo ali no livro aconteceu por um motivo bem específico, Stephen, o nosso Grande e Teível foi realmente bem mirabolante.

dafsss 25/06/2023

Triste
Para mim é um livro mais drama que terror/suspense. Triste demais ver o personagem sofrendo com o luto ao ponto de esquecer de quem tá vivo. Trata muito de conversar sobre a morte, como ela é intrínseca a vida.

Thais645 04/05/2021

? O solo do coração de um homem é mais empedernido, Louis ? murmurou o moribundo. ? Um homem planta o que pode? E cuida do que plantou.

Acabei de despertar de um pesadelo horrível. Depois de uma pratada de strogonoff. Era de se esperar, depois do prato e do término da leitura, rs. Para a grande maioria dos fãs de Stephen King este é, sem dúvida, uma de suas maiores obras. Mas eu continuo fazendo comparações com o filme, que, para mim, ainda foi bem melhor apresentado que o livro. A atmosfera tensa do livro cerca o tempo todo o desfecho que é o retorno ao mundo dos vivos pelo pequeno Gage. E este é o clímax. Continuo achando um amontoado de informações desnecessárias que por ali estão, e o íntimo dos personagens parece embotado, o que não desmerece a história, no geral. Os personagens estão sempre beirando aquela histeria de uma vida construída na perfeição. Tudo parece estar tão bem, o que poderia dar errado? E até onde você iria para trazer à vida um ente amado que se foi tragicamente? Por muitas vezes me coloquei no lugar de Louis Creed. Um lugar que jamais, confesso, jamais queria estar. Eu também estaria perdida.

Lanna 12/10/2022

🤬 #$%!& !!
Minha primeira leitura do Rei do Terror? e NOSSA!
Demorei 1 semana para ler, pois quando se aproximou do meio da leitura eu travei, meus sentimentos estavam a flor da pele e sentia uma angústia ferrada. Me obriguei a terminar de ler, por mais que tenha me rendido várias noites em claro e eu pular de susto toda vez que ouvia um miado de gato no quintal, ou via um gato na rua apressar o passo e quase correr, posso dizer que AMEI cada segundo de angústia, terror e paranóia que esse livro me proporcionou.

Recomendo demais! Tenho um carinho enorme por essa obra ter sido a porta de entrada para esse gênero que me fascina tanto.

Marcus 13/03/2020

Livro muito foda. Eu fiquei bem imerso na história, é bem envolvente e triste, achei muito, muito triste, deixa a gente bem mexido e nos faz entender o protagonista e suas atitudes. Acho que teve um impacto maior por eu ter um irmão criança e um gato de estimação, então toda hora eu me identificava com os protagonistas em certos aspectos. Muito bom esse livro. Recomendo.

sacerda :) 05/04/2021

superou as minhas expectativas.
eu esperava algo totalmente diferente, um livro mais sangrento é que fosse ser aterrorizante, mas recebi um livro um pouco diferente.

não senti medo em nenhuma parte, mas fiquei um pouco nervosa com o rumo da história kkk

e um ponto que pode ser gatilho para algumas pessoas, é que o livro aborda muito a morte, e trás muitas reflexões, que me fez gostar mais do livro!
eu_sou_fake 06/04/2021minha estante
é uma perfeita obra prima

Vitor.Hugo 04/08/2020

Uma obra-prima do terror
O "Simitério" de bichos vai fisgar sua atenção, duvido você conseguir largar o livro depois de atingir os três dígitos em termos de páginas. As últimas duzentas você literalmente devora. É um livro muito bem escrito com elementos de terror incrivelmente bem desenvolvidos. Foi meu primeiro livro do King (pelo menos a ler do início ao fim) e com certeza vou ler muitos outros. O livro é fantástico.
Alguns adendos retirados de outras resenhas. O livro é pesado, se você está sofrendo com a perda de algum ente talvez não seja o ideal lê-lo por agora.
Fora isso, sinto que o que de bom pode ser extraído é a inevitabilidade da morte.
Cinco estrelas sem dúvida. Uma coisa que não gostei no livro foi quando o autor faz uma comparação com Jesus em uma certa parte próxima do final, e fala sobre sua prisão o chamando de vagabundo. Eu não consegui entender qual foi o objetivo do autor ao dizer isso, não sei se quis dizer que os romanos o achavam assim ou se não outra coisa, apesar de acreditar nessa primeira hipótese. Enfim, apenas uma observação de um servo de Cristo.
Vitor.Hugo 04/08/2020minha estante
Outro adendo, essa parte sobre não ser uma leitura recomendada para quem está passando por um momento difícil e sobre a questão do livro ser pesado tirei de outras resenhas sobre o livro.

Ana 04/08/2020minha estante
Difere muito do filme?

Vitor.Hugo 04/08/2020minha estante
Do de 2019 ou 89?

Mandy 09/09/2022

Sem palavras....
Fiquei totalmente ambientada na história e nos personagens. SK tem o dom de nos fazer sofrer com eles.

Nicolas 26/04/2023

Essa obra do King é maravilhosa, virou o meu favorito dele. O luto é retratado de uma forma tão real que pra mim foi até importante de ler, as formas como as pessoas lidam nessas situações, é tudo tão real e impactante. A forma como a história é tecida, é tudo tão bem construído, as pequenas coisas vão acontecendo e se encaixando, até chegarmos no ápice. Tô chocado até agora com o final e me falta palavras pra expressar o quão esse livro é bom. Enfim, recomendo demais!!

(SK EU TE AMO!!!)
Sr. Campelo 16/05/2023minha estante
É perfeito! ?

Nicolas 16/05/2023minha estante
eu amei demais

Isis Costa 31/10/2022

Macabro e sombrio demais
A trama é muito bem construída e do tipo que vai direto ao ponto. Já na página 35, muito na trama já tinha acontecido, tudo para pavimentar o caminho da família Creed, composta pelo pai Louis, a mãe Raquel, e os filhos Ellie e Gage (e o gatinho Church), que se mudam para uma cidade pequena no Maine, aonde o pai conseguiu um novo emprego, cuidando do hospital na Universidade local. Lá eles moram à beira da rodovia em uma casa grande, que faz divisa com um bosque, e do outro lado da rodovia fica a casa do casal idoso Jud e Norma Candrall.

O começo do livro é realmente desenvolvido para firmar os relacionamentos, principalmente a amizade e o carinho crescente que vai se desenvolvendo entre Jud e Louis, que chega a pensar no senhor idoso como uma figura paterna. Também entendemos o passado de Rachel e a seu complexo relacionamento com a morte, tudo devido ao trauma da morte, durante sua infância, de sua irmã Zelda. Confesso que a Rachel é uma personagem bastante difícil de se gostar, já como ela mesma admite que quando está assustada ou nervosa, se torna agressiva, coisa que automaticamente faz parecer que a personagem está somente dando um ?ataque de birra?, enquanto na verdade está se protegendo e tentando evitar de pensar e lidar em seus traumas.

"Provavelmente é um erro acreditar que exista um limite para o horror que a mente humana pode suportar. Parece, ao contrário, que certos mecanismos exponenciais começam a prevalecer à medida que o infortúnio se torna mais profundo. Por menos que se goste de admitir, a experiência humana tende, sob muitos aspectos, a corroborar a ideia de que quando o pesadelo se torna terrível o bastante, o horror produz mais horror, um mal que acontece por acaso engendra outro, frequentemente menos ocasional, até que finalmente a desgraça parece tomar conta de tudo. E a mais aterradora de todas as questões talvez seja simplesmente querer saber quanto horror a mente humana consegue suportar conservando uma atenta, viva, implacável sanidade."

O livro, traz em sua 1º parte bastante pensamentos sobre a morte e a forma como os personagens encaram a fragilidade da vida humana, enquanto a 2º já começa com os mesmos personagens reagindo a uma morta irreparável em suas vidas. Um acidente que muda tudo: Alguém é atropelado na porta de sua casa ao atravessar a rodovia, fazendo a vida de alguns personagens tomarem um curso cheio de desespero, afinal, perder alguém tão inesperadamente assim faz isso com qualquer pessoa.

A dúvida, começa com Jud explicando por que Louis não deveria trazer nenhum morto de volta. Quem não traria de volta dos mortos alguém que amasse e já se foi? Mas aqui temos um dilema que poderia ser moral: se você tivesse possibilidade de trazer de volta alguém que você ama, você faria qualquer coisa por isso, mesmo correndo o risco de não ter a pessoa realmente de volta? Um dos personagens aceita o risco. E a maior parte das pessoas provavelmente também aceitaria.

King mostrou que é capaz de entender diversos tipos de luto: algumas vezes ele aproxima as pessoas e, em outros casos, afasta, cada um vivendo seu sofrimento fechado em seu próprio universo de dor. A forma como os personagens começam a se afastar, até o ponto de um deles pensar por qual motivo teria de ser o único que deveria cuidar e ajudar os outros é de partir o coração porque te mostra o quão humano o personagem é, ao mesmo tempo que você sente nojo por seu egoismo.

Foi uma leitura maravilhosa. Se tornou o meu 1º livro favorito de terror por todo esses dilemas, sem contar a forma como o terror realmente está presente no livro. Não tem explicações demais e os personagens passam de extremamente difíceis de se gostar para personagens que podemos nos relacionar e imaginar que teríamos as mesmas reações em seus lugares. King mostrando porque é o Rei do terror.

Maria 22/05/2021

essa foi a minha primeira leitura do king e olha, a bizarrice desse livro foi de um nível indescritível pra mim, eu surtei várias e várias vezes com o louis. a escrita do king é realmente muito boa, eu fiquei vidrada nela e não conseguia parar de jeito nenhum.

Abelita.Azevedo 09/06/2023

Hey, hoje let's go
Achei a leitura arrastada
Já estou me acostumando com o estilo de King, dar todos os detalhes de tudo, mas não funcionou comigo dessa vez.
Louis é um personagem meio mais ou menos
A Rachel achei chata demais
A Ellie é o Jud são os melhores
E Gage tadinho...
Achei que faltou alguma coisa
Mais sobre o "simitério"? Ou sobre o Wendigo?
Os acontecimentos finais foram tão rápidos que quando terminou o livro eu fiquei (?!?!?!)
Estava com a expectativa lá no céu e realmente cai do cavalo alado
E o gato? Queria mais dele

4 estrelas para todas as músicas citadas
Inclusive farei uma pasta no Spotify.

Final ruim
É isso.

manu 02/09/2023

Ai acho que stephen king nao é pra mim. sempre gosto do começo, e são livros que tem historias interessantes e que podem te tirar de uma ressaca mas a escrita extremamente detalhada me dá certa preguiça, acaba afetando a leitura pq tem horas que tu só quer que aconteça algo logo mas ele ta lá narrando a mesma cena por 50 páginas e adicionando detalhes meio inúteis
Lucs 02/09/2023minha estante
Stephen King é extremamente prolixo pelo que já li dele. Eu curto mas tem momentos que paro e penso quantas páginas poderiam ser retiradas. Enfim Cemitério eu curti bastante, mas quem sabe Misery: Louca Obsessão pode ser sua futura tentativa de gostar dele. São 325 páginas e apenas dois personagens quase o livro todo, não tem como enrolar muito hehe!

Moisés 04/11/2020

Funcionou em partes
Eu me decepcionei um pouco com esse livro, tinha altas expectativas mas não foi tudo o que eu achava.

É um livro muito bom, mas o começo é muito arrastado e não acontece praticamente nada, só fica contando o dia a dia da família principal, entendo que o King queria dar personalidade aos personagens mas não funcionou pra mim pq não me apeguei a nenhum personagem então essa parte foi meio chatinha.

+/- em 70% do livro ele da um up imenso, fica frenético, um terrorzão de qualidade, uma ambientação sombria muito boa e um suspense pra ficar na ponta da cadeira, mas é aquela coisa pra ler os últimos 30% tem que ler os primeiros 70 kkkkkkkk pra mim valeu a pena, mas pode ser que n seja do agrado de todo mundo
Brenda 04/11/2020minha estante
Q preguiça de ler isso tudo mas estou decepcionada se no fim foi 4 estrelas

KimStain 05/11/2020minha estante
Igual eu, fui com altas expectativas e me frustei, mas não deixa de ser um bom livro do gênero.

Moisés 05/11/2020minha estante
É difícil ir sem expectativas para um livro do King, ainda mais quando é um tão famoso, aí as vezes da uma frustrada