A Casa dos Anjos

A Casa dos Anjos Antonio Rondinell

Resenhas - A Casa dos Anjos

House of Chick 05/05/2012

“A Casa dos Anjos” nos trás a história de quatro mulheres que não tem nada em comum. Revivem o passado e estão a procura da felicidade. Mas em um momento na de suas vidas suas história acabam se encontrando.

Júlia Serrado é uma bailarina e coreografa. Mas acima disso é uma mãe em busca de sua filha que fora seqüestrada pelo seu pai.

Marina Pessoa uma pessoa que está em busca da sua identidade, pois abandonou tudo em sua vida, a família e a carreira para viver um grande amor, fez tudo movida pelo coração, mas depois se vê vivendo em um casamento fracassado.

Celina Gondin é uma escritora que tem sua vida mudada por causa de um acidente muito grave que matou o homem o qual amava e a deixou sem a capacidade de se locomover. Ela precisa aprender a beleza de se viver e a ter coragem de voltar para o mundo o qual se afastou.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/11/casa-dos-anjos-antonio-rondinell.html

Vanessa Vieira 06/03/2012

A Casa dos Anjos_Antonio Rondinell
O livro A Casa dos Anjos, de Antonio Rondinell, nos narra a trajetória de quatro mulheres diferentes entre si, que em determinado ponto da vida acabam tendo suas vidas entrelaçadas. A bailarina e coreógrafa Júlia Serrado sente o chão faltar aos seus pés quando sua filha Clara é sequestrada pelo pai e supostamente vendida para outra família. Ela não sabe por onde começar a procurar, já que tudo foi feito de forma rápida e sem deixar arestas. Sua surpresa é imensa quando é procurada por um rapaz desconhecido e muito bem vestido na boate em que trabalha, a Mirage, com uma proposta indecorosa. Júlia teria que assumir a identidade de uma outra pessoa para conseguir informações confidenciais e em troca receberia ajuda para reencontrar sua filha. Ela sabe que isso é imoral e totalmente fora de ética, mas o seu coração incansável e dolorido de mãe não conseguirá se impor a uma oportunidade de reencontrar Clara.

Marina Pessoa abdicou de sua carreira glamourosa de modelo e acabou até mesmo se distanciando da sua família para viver um grande amor ao lado de Donato. Mas o casamento deles vai se deteriorando com o passar do tempo, e o seu marido se mostra uma pessoa avessa as suas opiniões e completamente egoísta. Ela vê sua vida e seus sonhos desmoronarem, enquanto perde cada dia mais a sua liberdade e identidade, permanecendo enclausurada e tristonha. Isso a está sufocando cada vez mais e fazendo com que gradativamente ela deixe de sentir a verdadeira alegria de viver e se entregue ao fracasso.

A escritora Celina Gondim era usuária de drogas e acabou se envolvendo em um grave acidente automobilístico que a deixou presa a uma cadeira de rodas permanentemente, e ceifou a vida de seu amado marido Vinícius. Além de não poder se locomover e ter problemas até mesmo para falar, ela carrega uma enorme culpa pelo o que aconteceu, e deseja todos os dias não mais viver. Apesar de pertencer a uma família abastada de Fortaleza, sua vida não foi fácil, repleta de mágoas e injustiças, o que a acabou levando a procurar um subterfúgio nas drogas para se afastar do mundo real. Ela precisará buscar novo fôlego de vida para prosseguir em sua caminhada e aprender a se perdoar, acima de tudo, para almejar a felicidade plena.

A dona de casa Clarinda de Holanda acabou se casando com um homem por quem não ama, Alceu, devido a um segredo doloroso e bombástico do seu passado. Se não bastasse conviver todos os dias ao lado de alguém por quem não sente nenhum afeto, ela também é vítima das atrozes agressões físicas do marido, que se tornam cada vez mais insuportáveis. Ela prefere aguentar calada a violência e as humilhações pelas quais passa, pois carrega em si determinadas crenças, que a impedem de denunciar o marido, já que em sua opinião o matrimônio é algo sagrado e não pode ser desfeito, acometendo em um grave pecado caso isso ocorra. Não será fácil se livrar desse pesadelo, já que as suas concepções são totalmente adversas a uma solução.

A escrita de Antonio Rondinell conseguiu me emocionar de forma intensa. Foi o primeiro livro de 2012 que conseguiu me levar as lágrimas. A narrativa é emocionante e repleta de muita sensibilidade. O autor soube tratar de temas atuais como rapto de crianças, violência doméstica, drogas, homossexualismo e deficiência física com maestria, conduzindo o leitor a um bombardeio de emoções.

A estória se passa em Fortaleza, no Ceará, e conseguiu me familiarizar ainda mais com a trama. Tive a oportunidade de conhecer Fortaleza em 2006 e desfrutar de seus pontos turísticos, dentre eles as Praias de Iracema e do Futuro. E ver o enredo se desenrolar em um cenário ao qual você conhece, é magnífico! É um dos muitos pontos positivos a favor da nossa literatura brasileira, e sobretudo, ao livro A Casa dos Anjos.

Os personagens foram bem construídos, beirando ao real, e umas das que mais me conquistaram foi a Júlia e sua determinação e força em busca do que quer. Me emocionei muito com o enredo de Clarissa e Celina também, que foi dotado de muita sensibilidade, ao ponto de se tornar palpável ao leitor. Recomendo, com certeza!

Jeanne 11/06/2011

A história do livro retrata os percalços da vida de 4 mulheres distintas que moram em Fortaleza. Cada uma com seus problemas, dificuldades e atividades.

Júlia Serrado, teve a filha de 1 ano vendida pelo próprio marido, e fará de tudo para conseguir encontrá-la ainda que precise mentir e assumir a identidade de outra pessoa. É uma mulher integra, de bem com a vida. Descobrirá uma nova maneira de ser feliz?

Marina Pessoa é uma ex-modelo, que abandonou a carreira após o casamento. Finge que não ve o quanto seu marido mudou, e que há tempos seu casamento não é um mar de rosas. Traida em seu próprio lar não possui força suficiente para sair de um casamento mentiroso. Conseguirá ser feliz onde menos se espera?

Celina Gondim, é uma ex dependente química, escritora, e agora, devido a um acidente que causou a morte do seu marido, vive numa cadeira de rodas. Não consegue enxergar que o bem mais precioso é a sua vida e que nada nem ninguém pode tirar o encanto de uma boa historia. Conseguirá reaprender a ser feliz?

Clarinda de Holanda, uma senhora que poderia ser minha vizinha, tamanha simpatia senti. Há anos casou com amigo, deixando para trás o seu grande amor. Seu marido é um alcoólatra que nunca a valorizou e a violência sempre fez parte da sua vida. Como ser feliz numa situação como essa?

Dona Clarinda foi, para mim, o grande nome do livro. E uma mulher admirável. Há todo momento eu queria entrar no livro e salvá-la dessa relação.

Tendo como pano de fundo, a bela cidade em que moro, políticos e o surgimento de uma grande emissora nacional, Casa dos Anjos conta o que essas 4 mulheres tem em comum. Os vários personagens que aparecem no decorrer da leitura, se interligam sempre de alguma forma, trazendo a certeza, que nós moradores da cidade temos, de que Fortaleza é um ovo! (mesmo sendo uma capital, sempre conseguimos achar amigos em comum, o orkut é uma prova especifica disso).

Apresentando uma história de encontros e superações, o grupo de Biodança e a boate Mirage (que infelizmente ainda não conheço), Antonio Rondinell conquista o leitor já nos agradecimentos do livro. Foi impossível não me sentir fisgada para as páginas.

Sem dúvida, recomendo.

Vanessa Meiser 31/05/2011

Envolvente.
Uma história super bem escrita.
Antonio Rondinell foi feliz na sua intenção de interligar um personagem com o outro.
O livro começa contando a história de Julia Serrado, uma mulher casada que tem a filha de pouco mais de 1 aninho de idade vendida pelo próprio marido.....a última personagem a ser citada no livro é Clarinda de Holanda que no fim das contas torna-se uma grande amiga de Julia. Marina Pessoa é casada com Donato Pessoa, o homem que procurou Julia propondo o envolvimento com Pedro. Celina Gondim é irmã da ex mulher de Donato. O livro todo é assim, além das 4 mulheres citadas na sinopse, há vários outros personagens que de uma forma ou de outra acabam se interlaçando (nem sei se esta palavra existe, acho que sim, rsrs).
Julia, em um ato desesperado de encontrar sua filha conhece e se envolve propositalmente com Pedro Lucena, fazendo se passar por outra pessoa, um grande amor do passado de Pedro....aí é que começam as tramas deste livro.
Uma qualidade que me agradou muito na leitura deste foi o fato de cada história ser narrada pela própria protagonista, isto facilitou muito o entendimento já que o livro não é pequeno e se você deixar de ler uma página se perde total na história. Todas as pessoas deste livro são importantes e todas elas tem suas vidas esmiuçadas no desenrolar de cada página. Ninguém fica em segundo plano apesar de Julia ser meio que a personagem principal.
Enfim, eu gostei bastante da história e recomendo para quem gosta de livros bem elaborados.
Antonio Rondinell é mais um talento nacional que merece o reconhecimento.

sentilivros 31/01/2011

resenha de A casa dos Anjos
=> Qual é a sua casa dos Anjos?
Essa pergunta aparece quase no fim do livro, mas te faz pensar muito...
O livro conta o drama de quatro mulheres que tem suas vidas, de certa forma, interligadas, apesar de uma e outra não se conhecerem.
Júlia é a personagem "central", que tem a filha de 1 ano desaparecida. Marina é uma mulher apaixonada e submissa. Celina, uma tetraplégica que não aceita sua condição e Clarinda, uma mulher que não se permite viver seu grande amor.
No começo foi meio difícil acompanhar as quatro histórias, porque quando voltava na personagem, eu tinha esquecido onde tinha parado, então voltava um pedacinho para acompanhar (eu tenho esse probleminha, eu esqueço as coisas muito rápido...). mas conforme as histórias vão se entrelaçando e você vai conhecendo-as melhor, você só quer saber mais e mais o que vai "rolar".
Basicamente, uma história de encontros, principalmente o de si mesmo. E vou te falar que fiquei com a maior vontade de conhecer um pouco mais sobre Biodança e praticá-la.
Quanto ao nome do livro,ele se deve a uma "casa" que Celina ganhou ainda na infância, onde guardava seus desejos, mas também...(leia o livro...rsrsrs...).
Eu acabei descobrindo, acho, a minha. Eu quando fiz a parceria como Antonio, queria muito ler esse livro, mais acabei "enrolando", demorando a ler e acredito que acabei lendo-o na hora certa. Sabe quando você lê algo que parece ter sido escrito pra você? Pois é, eu me vi em determinados "sentimentos" e pela primeira vez, depois de muito tempo, resolvi exprimi-los e OMG, foi tão bom, me senti tão mais leve e feliz...
Então só posso dizer que gostei muito do livro...

"...Pensamos, equivocadamente, que é essa ânsia de determos o controle das coisas, situações e pessoas, ou seja, de determos um determinado poder, que fará de nós pessoas felizes.[...] Hoje percebo que não, não é esse poder, o controle, essas relações de dominação, as quais eu passei a vida inteira buscando que me fará feliz. e justo quando eu começo a experimentas a delícia de viver essa descoberta..."

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/01/casa-dos-anjos-antonio-rondinell.html

a.i.l.a 23/11/2010

Resumo ...

O livro relata a história de quatro mulheres que habita em Fortaleza. Júlia Serrado é uma mulher bem centrada na sociedade, só que infelizmente ocorre um fato em sua família, onde ela teve que mudar de postura perante a sociedade. Júlia no ano de 2006 foi vítima da irresponsabilidade social, pois teve sua filha seqüestrada, sua filha de apenas três meses, onde o principal suspeito do seqüestro é seu ex-cunhado Minguel Serrado, conhecido como Guel Serrado. Júlia tem uma prima que se chama Raquel. Raquel mora com Júlia e seu dois filhos....

Iris Figueiredo 13/11/2010

Originalmente publicada em: www.literalmentefalando.com.br
É sempre bom ler e conhecer o livro de um autor estreante, ainda mais quando o autor é nacional. Antonio Rondinell. Mas, como a Nine disse, é difícil, por ser exatamente o livro de estreia. Mesmo as críticas sendo boas, o autor sempre fica esperando e prepocupado com o que gostamos ou não.
"A Casa dos Anjos" acompanha durante um ano a vida de quatro mulheres que não possuem nada em comum, mas que as vidas se entrelaçam durante esse período.
A bailarina e coreógrafa Júlia Serrado tem a filha sequestrada. Ao lançar-se numa incansável busca para reencontrá-la, descobrirá os limites da ética e do amor.
Movida pelo desejo de viver um grande amor, Marina Pessoa abandonou a carreira e a família. Vendo seus sonhos desmoronarem e presa a um casamento fracassado, luta para redescobrir sua identidade.
A escritora Celina Gondim tem sua vida transformada por um grave acidente, que causou a morte do homem que ela amava e tirou a sua capacidade de locomoção. Agora, ela precisa reaprender a viver e libertar-se de tudo o que sempre a afastou do mundo real.
Uma promessa e um grande segredo do passado obrigam Clarinda de Holanda a viver o drama de um casamento violento, desafiando-a a enfrentar seu maior inimigo – suas próprias crenças. Uma narrativa emocionante.

Apesar de não ter um personagem principal definido, a Julia é a que mais aparece no livro. O que foi interessantíssimo, pois a história dela é a mais complicada. Só me irritei com ela algumas vezes no vai e vem e na vontade de contar a verdade para o Pedro, como ela demorava a se decidir! Mas dá para entender o ponto de vista dela.
Gostei muito da Celina e da Clarinda também. Mas não tenho muito o que acrescentar sobre a Marina. Não sei se gostei dela ou não.
Mesmo com essas quatro personagens principais, há muitos personagens no livro. Muitos mesmo. O que me deixou confusa até me acostumar - e demorou. Ainda mais que com o desenrolar da história você via que estavam todos interligados. Foi confuso. Mas o livro possui personagens secundários maravilhosos e heterogêneos. Tem de todos os tipos, para todos os gostos. O mais interessante é que o autor conta a história de quase todos eles. Mas como eu disse, isso confunde um pouco.
Eu gostei que se passa no Ceará, na cidade de Fortaleza. Nunca fui para lá, mas eu achei maravilhoso ter a chance de ver os lugares descritos. É uma das coisas mais deliciosas na literatura nacional!
Só tenho de reclamar que algumas palavras pareciam rebuscadas demais e atrapalham um pouco o ritmo da leitura, assim como o fato de ter muita narração e poucos diálogos. E os capítulos são bem curtos também, mas curtos demais às vezes. Mas fora isso, não tenho mais o que reclamar, porque o livro tem uma história boa.
Gostei muito do final e da forma como o autor não se perdeu no enredo, que era um tanto complexo. Ainda mais por ser estreante. Já vi muito autor veterano se perder nessa ideia de enredos entrelaçados.
Eu recomendo.