Salmos

Salmos N. T. Wright

Resenhas - Salmos

Leituras e Reflexões 30/06/2023

Iniciei a leitura deste livro esperando que o autor fosse fazer uma reflexão a respeito de cada um deles. Mas não é essa a proposta dele!
O livro é riquíssimo e nos faz enxergar o quão abençoados somos por ter um livro como Salmos na Bíblia.
Super indico a todos!

Gustavo 12/05/2020

Salmos: Alimento essencial
As categorias espaço, tempo e matéria ganham nova perspectiva através deste texto. Sensível e profundo, teologicamente criterioso e profundamente devocional, é capaz de despertar anseio pelas escrituras e seus significados. O panorama feito sobre os salmos não só instrui como cativa. De fato, inspira a mergulhar na jornada proposta (a leitura dos salmos e sua reinserção em nossa vida litúrgica e devocional) e ter mente, coração e vida, ressignificada pela visão de mundo dos salmos. Nesse sentido, o poder transformador dos salmos, seu lugar na missão de Deus de renovação de sua criação é essencial.

Ezequiel.Soares 29/08/2021

Cantando a palavra
Os salmos é o hinario do povo judeu. Mais do que músicas, são expressões do coração do adorador, que derrama sua vida aos pés do Senhor em todas as circunstâncias do existir. Em meio a uma liturgia superficial e simplória na qual vivemos, onde nossas músicas revelam mas nosso coração egoísta e antropocêntrico do que a glória de Deus. Esse livro nos convida a reisserirmos em nossa expressão cultual, os salmos. Não apenas em nossos cultos mas principalmente em nossas vidas.

m_riana 05/06/2022

Virou meu predileto do Wright
Leitura envolvente e emocionante. Com certeza irei reler daqui uns meses. Tive várias reflexões e ressignifiquei muitas passagens que ?não li direito? kk

Ana Paula Pinheiro 18/05/2023

Uma nova perspectiva...
N. T. Wright nos proporciona uma nova perspectiva ao lermos o livro de Salmos, levando-nos a perceber neles que devemos viver na interseção entre o tempo de Deus e o nosso, o espaço de Deus e o nosso e a matéria divina e a nossa.

Paulo Renan 19/02/2021

A bênção chamada Salmos.
N.T. Wright escreveu um livro curto, simples, mas profundo sobre a importância de Salmos para a vida da igreja. O autor começa ressaltando a pouca atenção que o saltério tem despertado no meio cristão nos últimos tempos. As canções atuais apenas margeiam a riqueza que Salmos possui; outras vezes escolhemos alguns salmos para meditarmos e esquecemos de tantos outros.
Wright nos conclama a mergulharmos nos Salmos como um todo, pois neles Deus apresenta, em forma lindamente poética, quem Ele é. Os Salmos nos levam para além do presente momento, eles nos colocam na intersecção do presente, passado e futuro. Revelando que há muito mais para se ver e viver quando se vive sob as asas do Altíssimo.
Os Salmos não são meras peças intelectuais, mas verdadeiros meios de transformação física, mental e espiritual. Wright nos desafia a viver os Salmos em nosso dia a dia, a deixar que eles moldem nosso caráter e nosso próprio corpo, este refletindo o Templo do Espírito.
Os Salmos nos encorajam, nos confortam, nos mostram a crueza da vida, mas também a bondade de misericórdia que nos acompanhará enternamente, apontando para a morada celestial.
Um livro indispensável para a Igreja do Senhor.

"YHWH é sol e escudo;
YHWH concede favor e honra;
não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Nenhum bem: não quer dizer que o Senhor não recusará muitas coisas que desejamos ou julgamos necessárias, nem que satisfará nossa ambição. Ele realmente nos negará muitas dessas coisas. Mas não recusará nenhum bem “aos que vivem com integridade”. Não é automático. É como Jesus diz: “Faça do reino de Deus e seu estilo de vida sua maior prioridade, e todas essas coisas lhe serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ainda me lembro do efeito tranquilizador da passagem de Salmos 84 sobre mim, um jovem cujas ricas e desnorteantes possibilidades se abriam diante de si. YHWH não recusará nenhum bem. Agora, anos depois, posso dizer que é verdade. Houve muitas coisas que desejei e não recebi, muitas pelas quais orei sem receber resposta — em alguns casos, sem dúvida, pelo meu fracasso recorrente em “viver com integridade”. Contudo, recebi coisas que eram “boas” para mim, e em abundância. Na verdade, não haveria espaço para muitas das coisas que desejei. Em minha mente, Salmos 84 se liga com João 15, especialmente o versículo 2: “Todo ramo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda”. Dentre as muitas possibilidades do que alguém pode fazer com sua própria vida, talvez Deus deseje que apenas um punhado floresça; e àqueles que andam com integridade, ele não recusará nada que seja necessário para que esse rico florescimento aconteça." (trecho do livro)

rafael.rocha 12/08/2022

Perfeito...
Um livro excelente sobre um livro bíblico pouco comentado e as vezes até esquecido pela maioria dos cristãos.

Então, se não leu leia, e seja surpreendido pela bela escrita e disponibilidade de NT Whight um dos maiores escritores e pensadores do Novo Testamento, vivo, falando sobre sua experiência pessoal com o livro de Salmos.

Que fique bem claro, não é um comentário sobre Salmos, mas sim uma experiência pessoal e uma visão do autor sobre um dos livros mais importantes da bíblia.

Vou citar Billy Graham, que também é citado pelo autor, "leio cinco salmos por dia, para aprender como falar melhor com Deus e um provérbio, para aprender a lidar com os homens". Isso apenas para entendermos um pouco da importância dos Salmos.

Leia e se apaixone ainda mais por esse livro da bíblia. Você nunca mais olhará pra ele de outra forma.

Kelvin 27/05/2021

Profundo
Um dos melhores livros que li em 2021. Profundo, corrente e desafiador! O convite está na mesa.

Tiffany 04/06/2021

Uau
Confesso que no começo o livro não me interessou muito, demorei meses para terminar ele.
Mas agora que terminei consigo ver como os Salmos são muito mais literais do que figurado na tradição cristã e como podemos aprender muito com eles.
Deus é bom!

Camilla 15/01/2023

Salmodiando
Esse livro aborda sobre a importância do livro de Salmos na vida da igreja e de cada cristão de forma individual.

Camilla 21/01/2021

Salmodiando
A importância do livro de Salmos na vida da igreja e de cada cristão de forma individual.

Elber.Joaquim 10/01/2022

Realmente...
... Um livro que faz com que a gente queira ter mais e mais contato com a palavra de Deus, principalmente com o livro de Salmos.

O autor fala de maneira simples e prática o que o convívio diário com a leitura de Salmos fez e pode fazer na vida de quem prioriza essa atitude!

KesiaSeles 06/04/2023

Os cânticos de Israel podem ser os meus também
Estudar Salmos tem sido enriquecedor a cada dia, e neste livro o autor compartilha justamente isto, a alegria de viver todos os dias debaixo do Sol na presença do Senhor, são exemplos práticos da aplicação dos Salmos no propósito para que foram compostos (serem entoados em sua própria época), mas também de sua aplicação em nosso dia a dia. O livros é simples em seu objetivo, mas a última página em especial, me arrancou lágrimas de conforto, por saber que posso depositar - sempre - minha confiança nEle.

Rafael.Nascimento 25/12/2020

Salmos
O que posso dizer é que, sem dúvidas, é um excelente livro. O autor traz uma explanação sobre os salmos, e que, após ler este livro o leitor nunca mais lerá qualquer salmos da mesma maneira que antes. Percebi que tratamos o livros de salmos de uma maneira muito superficial, e que a profundidade deste livro é incrível, e ao lermos superficialmente negligenciamos todo o propósito dos louvores dos salmos.
Não devemos fazer uma leitura dos salmos, devemos louvalos, seja recitando, cantado ou orando.