O que Einstein disse a seu cozinheiro

O que Einstein disse a seu cozinheiro Robert L. Wolke
Robert L. Wolke

Resenhas - O que Einstein disse ao seu cozinheiro

anaaclp 16/10/2023

A didática do livro é muito boa
A leitura fluiu bem porque o modo do autor de explicar sobre a química dos alimentos é muito boa. No começo eu estava super animada pra ler esse mas do meio pro final eu fui deixando de lado por preguiça :|

gosvn 19/08/2023

Okay.
Achei o livro bem okay. Acabei pulando as receitas (quais não tinha interesse em ler) e foquei apenas na parte das 'perguntas e respostas', tema do livro; este o cumpre funcionando como um google voltado para o lado "químico" dos alimentos.

wylansmelody 31/03/2023

Olha, esse aqui é a continuação do que eu li anteriormente né. Mas pra falar a verdade não achei esse tao interessante quanto o primeiro, tem várias coisas interessantes, sim, mas não me deixou tão curiosa quanto o primeiro. Acho que gostei do primeiro capítulo só e depois levei tudo com preguiça, pulei bastante, mas é isso.

wylansmelody 29/03/2023

Comida e química eita
Esse livro foi recomendação do professor de Bioquímica e realmente é bem interessante pra quem quer seguir na área de alimentos e essas coisas, aprendi várias coisas mas também é bom ter aquela sensação de "ei, já vi isso daqui" que tive lendo algumas partes que foram comentadas em sala de aula. Bom, pulei as receitas, mas da parte química - e física, não sei também - absorvi bastante.

Arthur803 18/12/2022

Didático e ainda aborda minha área.
O livro de Robert L. Wolke é muito interessante, as dúvidas, questionamentos e afirmações que nunca tinha nem parado para pensar, sobre fenômenos muito corriqueiros na cozinha, nada super teórico, longe e com poucas aplicações práticas, o livro aborda literalmente coisas que fazemos todos os dias sem nem nos questionarmos como funciona.

Tudo, praticamente, é abordado, reações químicas, bioquímicas, físicas e até psicológicas, levando em conta que também "comemos com os olhos". Isso é muito legal, mas para o meu caso, em especial, que atualmente curso bioquímica, o livro ficou um pouco "em cima do muro", em alguns momentos eu queria saber mais, o autor apresentava o problema, apresentava possíveis soluções, e quando ia explicar, ele resumia muito rápido. Não, Isso eu tenho consciência de que não estava no propósito principal do livro, mas me incomodou um pouco.
Talvez, pra quem não seja da área, as explicações dadas serão suficientes para contemplar a vontade de saber sobre aquele assunto.

As receitas ao longo do livro são dinâmicas e conversam com o assunto abordado do capítulo, bem montado, fiquei um pouco triste por ter uma atenção 0 em receitas veganas, (ou quase 0, caso tenha perdido alguma) sei que não é obrigação do livro, já que é óbvio que o público vegano é menor, mas levando em conta que são mais de 20 receitas, eu pulei todas, só passava o olho nos ingredientes e já pulava, tudo tinha ovo, leite ou carne... Tinha até um capítulo de carnes. Pulei.

Um livro muito bacana no final das contas, mas que pro meu momento de faculdade, as vezes parecia que estava lendo o capítulo inicial de uma matéria em vez de relaxar no tempo livre, por conta dos assuntos de reações químicas/bioquímicas; Além do foco 0 em veganismo ou melhor, foco total em carnes e produtos animais, não consegui ser completamente encantado pelo livro, uma pena, mas acredito que seja uma leitura engrandecedora para várias pessoas que tenham o gosto pela cozinha e ciências.

Lucas.Wijk 06/10/2022

Apesar de ser um livro que aborda diversas noções de química e física, o autor é extremamente didático, além de escrever bem e com muito bom humor. O livro acaba sendo leve e fascinante para pessoas curiosas como eu. Terminei e vou começar imediatamente o volume 2.

Claudiapnm 25/09/2022

Esperava mais. Um pouco técnico demais, falando de química. Mas como não desisto nunca?fui até o fim. E aliás, nunca me arrependo porque sempre acrescenta.

Diego 16/08/2022

A química na cozinha em um texto espirituoso e leve
"O que Einstein disse ao seu cozinheiro" é um livro divertido e espirituoso. Seu texto faz divulgação científica de uma forma magnífica, trazendo conceitos de Bioquímica dos alimentos e também de Física de maneira simples e convidativa ao público leigo.

Ele é recheado de receitas ao longo dos capítulos (que estão relacionadas com os tópicos abordados).

Neste volume (o primeiro de dois) o professor Wolke fala de carboidratos, gorduras, proteínas, bebidas como o café e o chá, bebidas alcóolicas e sobre utensílios de cozinha. Você entenderá exatamente como um forno de microondas esquenta a comida (sem falar bobagens por aí). Também entenderá o que é aquele "suco avermelhado" que sai da carne, sem falar (errado!) que é o sangue do animal.

Uma leitura leve e que despertará sua curiosidade pela Química, Bioquímica e Física aplicadas na sua cozinha. Aliás, no fim do livro há recomedações de outras obras a respeito.

Wilza.Mary 24/05/2022

Um livro que foi indicado por um professor de gastronomia. Comecei a ler sem pretenções mas a cada capítulo lido mais interessada eu ficava. Vários experimentos e receitas incluídas. Adorei

Moon 20/01/2022

Esse livro merece um abraço
Eu queria que esse livro fosse uma pessoa para poder receber meus agradecimentos de forma consciente. Ele me fez voltar a ler e a me reconectar com algo que eu amo: a ciência e a gastronomia.
É divertido, o autor desenvolve desde questões básicas sobre processos de fabricação, preparos e composição de alimentos, quanto o funcionamento complexo de alguns utensílios e equipamentos que utilizamos todos os dias em casa. Tudo com um senso de humor equilibrado e absolutamente necessário em livros de caráter científico.
Se você gosta de gastronomia e é uma pulguinha curiosa, essa leitura vai ser incrível.

Suellen 20/09/2021

Até que é bom? algumas informações úteis e curiosas. Possui vários erros de tradução, mas nada que impeça a leitura

Renata Bueno 19/09/2021

Livro necessário para os amantes de cozinha e ciência! Muito bom entender os eventos físicos e as reações químicas que acontecem quando você está cozinhando! Aquelas dicas da ?vovó? tem um porquê? Vale muito a leitura!

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2020

Você sabia que nem todo o álcool evapora quando se cozinha com cerveja ou vinho? Por que nada gruda em uma frigideira antiaderente? O que faz as gorduras ficarem rançosas?
Em mais de 100 pares de perguntas e respostas que podem ser consultados independentemente, esse livro explica, com muito bom humor, a ciência da cozinha.
Acessível e inteligente, descarta informações e mitos que passaram do prazo de validade e ajuda você a interpretar rótulos e propagandas. Deliciosas receitas criadas especialmente para demonstrar princípios científicos, dicas, um glossário e sugestões de leitura complementam o banquete.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571106925

Marcelon 15/04/2020

As dicas que você nunca esquece
Pra quem curte bastante cozinha e a maravilha química dos sabores e ingredientes. Recomendo demais pelas dicas valiosas e pelo texto cheio de deliciosa ironia.

Livia Barini 22/10/2018

Super bacana
Um químico explicando como funciona a cozinha. Parece chato ? Creia-me, não é.
O autor tem o dom de explicar coisas complicadas de forma fácil e interessante.
Aprendi muita coisa!
Recomendo a gourmet's e curiosos de plantão.