Fim de verão

Fim de verão Joyce Maynard

Resenhas - Fim de Verão

Sabrina 16/02/2024

Angustiantemente perfeito
Obra cativante explorando temas como amadurecimento, relações familiares e segredos enterrados. Maynard tece uma narrativa envolvente ao acompanhar o protagonista, revelando camadas profundas de suas experiências de vida. A habilidade da autora em criar personagens complexos e situações realistas proporciona uma leitura emocionalmente rica, deixando uma marca duradoura na mente dos leitores.

Karen 08/12/2023

Não julgue o livro pela capa
História sensível e cheia de amor sobre segundas chances na vida.
Assim como a capa, que mais lembra uma edição de culinária, o título para a adaptação cinematográfica (REFÉM DA PAIXÃO) também não foi capaz de traduzir o profundo e delicado universo desenvolvido por Joyce Maynard.
Se tornou um dos meus preferidos, bem como fui atrás de mais títulos da autora e me deparei com apenas 3 deles em tradução para o português - uma pena!
A autora deveria ser mais celebrada entre nós.
"O que ela amara fora o próprio amar".

Ronelson 27/09/2023

Ótima leitura. Os eventos ocorrem de forma frenética, os flash backs complementam a história deixando a mais interessante e apresentando as camadas mais profundas dos personagens. Personagens esses com carisma e personalidades muito bem construídos. Indico esse livro sobretudo para ser lido depois de uma leitura pesada .
O enredo apresenta uma mudança na vida do protagonista que afetará todos a sua volta, será que de forma positiva, ou negativa?

Jorge 20/03/2021

Instigante...
É como posso descrever esse livro... A trama é bem elaborada deixando dúvidas de como irá terminar.... realmente um livro diferenciado!!!

Juh | @mundoliterariodajuh 28/10/2020

Fim de Verão
Um homem pulou de uma janela do segundo andar e entrou correndo, sangrando, em uma loja de departamentos. Uma mulher e seu filho o levaram para casa. Dali em diante a vida de Henry e Adele se transformam.

Não me encantou, mas cada leitura vale a pena.

HaialaLA 18/06/2020

Não me convenceu
O casal principal não me convenceu, pareceu mesmo puro fogo da parte dela, não deu pra enxergar amor, sequer paixão. O filho da protagonista foi retratado de maneira pervertida e isso acabou tirando boa parte da graça da história. O ex-presidiário tinha mais era que estar na cadeia mesmo, não ser acobertado por ninguém enquanto fugia. Não achei o crime dele compreensível e eu não confiaria em alguém que fez tal coisa facilmente, principalmente manter um relacionamento com tal.

Katy 28/04/2020

Não julgue um livro pela capa, por mais sem graça que ela seja!
Adquiri esse livro em uma promoção no sebo que eu trabalhava, algo como "compre dois livros e escolha um do balaio grátis", ou seja, não foi uma leitura que eu tenha buscado por vontade própria. Depois disso, ele acabou ficando parado na minha estante por anos, até que o tédio da quarentena me impulsionou a ler. Ainda bem.

Estamos apenas em abril e eu já ouso dizer que este tem potencial para ser a melhor leitura do ano. Com uma sinopse simples, o livro parece não ter muito a surpreender em suas 220 páginas, mas com sua linguagem fácil e emoções realistas, a leitura nos prende do início ao fim.

O livro é narrado por Henry, um rapaz já adulto, mas que resolve compartilhar conosco uma história que aconteceu aos seus 13 anos de idade, em um fim de verão que mudou para sempre sua vida e da sua mãe Adele.

Adele era uma dançarina cheia de vida, que encantava à todos ao seu redor: divertida, generosa, linda de corpo e alma, engraçada e apaixonada. Mas Henry já lembrava pouco dessa mulher, visto que a separação dela e de seu pai afetaram-na radicalmente. Desde então, ela nunca sai de casa, nunca se arruma, suas mãos tremem muito, ela não dança e parece não se importar com nada nem ninguém além do filho, como se o brilho que ela emanava tivesse ido embora junto com o marido, o qual constituiu uma nova e perfeita família.

Henry diz:
“Eu podia sentir a sua solidão e a sua carência antes mesmo de saber o nome para esses sentimentos... Eu concluí que não foi a perda do meu pai que partiu o coração da minha mãe... foi a perda do amor. O que ela amara fora o próprio amar”.

Entretanto um dia, indo ao mercado, um estranho lhes pede ajuda de uma forma inusitada: ele está machucado e precisa de carona e de um lugar para ficar. Adele simplesmente concorda em ajudá-lo, mesmo sem saber nada sobre o homem, apenas que se chama Frank. Isso não surpreende Henry: era natural da sua mãe fazer boas ações e acreditar nas pessoas.

Chegando em casa, eles acabam descobrindo que Frank havia sido preso por assassinato e após 18 anos do ocorrido, fugiu do presídio naquela tarde. Estava sendo procurado por todos ao redor, pois segundo todos os noticiários, ele tratava-se de alguém altamente perigoso.

Porém, nada que era divulgado combinava com a imagem do homem que eles foram conhecendo nos dias que se seguiram: Frank trouxe vida à Adele e fez Henry se recordar de como era ter uma família. Enquanto seu pai biológico vivia lhe pressionando e comparando com o meio-irmão, diminuindo Henry por sua inabilidade com esportes, Frank teve paciência e carinho ao ensinar-lhe arremessos, passes e também outras coisas como tortas de pêssego e plantações. E por mais que todos os fatos noticiados mostrassem Frank como um monstro, foi ele que ensinou-lhes sobre o amor.

"A melhor droga que existe, acabei entendendo, é o amor. Amor raro, para o qual não se encontra uma explicação. Um homem pulou de uma janela do segundo andar e entrou correndo, sangrando, numa loja barata. Uma mulher o levou para casa. Eram duas pessoas que não podiam se mostrar ao mundo, que fizeram um mundo próprio uma com a outra, entre as paredes finas demais da nossa velha casa amarela"

"O que vale registrar, pelo menos, é o fato de que não está sozinho. E é minha experiência que quando você faz isso - parar, prestar atenção, seguir os simples instintos do amor -, muito provavelmente a pessoa responderá de forma favorável. Isso geralmente se aplica aos bebês e à maior parte das outras pessoas também. E pessoas de vida tão sofrida que parece não haver esperança para elas, só que pode haver."

"Fim de verão" é uma leitura magnifíca por mais motivos do que posso citar. Trata-se não só de um romance, mas também de uma história repleta de assuntos importantes: a puberdade de Henry, a descoberta da sexualidade, a depressão de Adele (que tem motivos mais profundos do que pode parecer), o crime de Frank, o sentimento de abandono de Henry em relação ao seu pai e sua nova família e, principalmente, a diferença que amor e cuidado pode fazer na vida das pessoas.

Some tudo isso à um final comovente, uma escrita fluída e sem firulas: é uma história escrita com pureza, com verdade. Você lê e consegue entender o sentimento de cada personagem, as motivações e mágoas, as dúvidas, as necessidades. O tipo de leitura que, ao terminar, você tem vontade de sair gritando aos quatro ventos que o mundo todo deveria dar uma chance à esse livro, mesmo com sua capa sem graça e sua sinopse simplória: vale a pena, eu garanto!

Hoje descobri ainda que existe uma adaptação cinematográfica chamada "Refém da paixão", lançada em 2014 e que conta com a atuação de ‎Kate Winslet como Adele e Josh Brolin como Frank. Não assisti ainda, mas pelo trailer pareceu ser bem fiel à obra, e pela escolha de atores, acredito que valha a pena assistir!

site: https://bloggerculturando.blogspot.com

Regiane.Consulin 19/02/2020

Recomendo
Comecei a história com pouco espectativa, mas a riqueza de detalhes e sentimentos me prenderam.

Mimi9 07/11/2019

Fantástica leitura sob a visão de um garoto de 13 anos do que é a vida, sentimentos e decisões.

@pedagogageek 06/08/2019

Final bonitinho mas não teria coragem de ler novamente
O livro é bem rico em detalhes mas não me envolveu em nenhum momento. Na minha opinião a história é legal, mas faltou emoção. Gostei bastante em relação ao desenvolvimento do adolescente. Relatou de forma bem abrangente esse processo de amadurecimento. É um livro legal mas depende muito em que momento você está fazendo essa leitura. Nao é uma história longa mas em certos momentos se tornou cansativa.

@pedagogageek 06/08/2019minha estante
Realmente é um dos filmes da sessão da tarde da Globo kkk Refém da Paixão

Carol Ribeiro @carolcombina 06/08/2019minha estante
Nunca imaginei... Kkkk valeu pela informação!! ;)

LissBella 26/01/2011

“É como a vida: às vezes os detalhes acabam sendo as coisas mais importantes”.

Adrianalive e Maninha Bloom foram perfeitas em seus comentários... Como pude pensar em não lê-lo? É a prova de que um livro não se escolhe pela capa...

O livro conta a historio do menino de 13 anos. Henry é um garoto solitário, que vive com a mãe, Adele, depressiva desde a separação. Eles raramente saem de casa e não possuem amigos.

Até que o destino coloca em seus caminhos Frank, um presidiário, em fuga da cadeia. Mas Frank tem uma história que vai nos surpreender... e mais...

Frank tem uma grande história, uma história que mudará a vida de Henry e Adele para toda vida.

Henry é um menino fantástico e nos trás pensamentos e ensinamentos preciosos:

“Havia tanto para lembrar que às vezes a melhor coisa a fazer era esquecer”.

“Minha mãe virou-se e olhou para mim... Foi então que entendi que um soco na cara não era a única maneira de derrubar uma pessoa”.

“A melhor droga que existe, acabei entendendo, é o amor. Amor raro, para o qual não se encontra explicação”.
Adriana 11/11/2013minha estante
Liss Bella estou procurando esse livro...você leu em ebook? obrigada...

LissBella 12/11/2013minha estante
Adriana eu tinha o livro. Infelizmente não o tenho mais.

Taty 10/08/2018minha estante
Meninas,este livro está sendo vendido nas Americanas.com á R$ 2,99,promoção de aniversário da loja! Eu comprei um exemplar pois amei o filme!!
Espero ter ajudado!Bjs!!

vihver 07/11/2019minha estante
Estou lendo ele e não sabia que tinha um filme dele... Vou procurar.

Raquel 30/12/2010

A vida pelos olhos de um menino de 13 anos...
Saber o que se passa na cabeça de um garoto de 13 anos era tudo que eu sempre quis saber quando tinha a mesma idade. Separações, mudanças no corpo, e pensamentos a milhão igual aos batimentos cardíacos quando encontrava alguma menina da sala.
Fim de férias de verão e recomeço de aula, a possibilidade de voltar das férias sem nada para contar de novo, mas de repente tudo muda. E essa história é contada por um garoto de 13 anos.
Ele narra o final de seu verão e sutilmente nos detalha como uma pessoa pode mudar a vida de outras com simples atitudes.
Uma delícia de livro.

Adrianalive 15/09/2010

Quando terminei de ler esse livro, o que me veio à cabeça foi:" -Como pude ter pensado em abandonálo?"
Lindo, intimista, surpreendente e muito emocionante.
Já conhecia a autora Joyce Maynard de sua autobiografia "Abandonada no campo de centeio" mas nunca tinha lido nenhum outro livro seu. Esperava que fosse uma obra lúgubre, depressiva e embora trate de temas tão delicados, a obra se torna densa mas não triste.
Quem leu "Abandonada no campo de centeio" vai reconhecer em algumas situações e personagens passagens da vida da própria Joyce.
Recomendo, adorei!
Final lindo!!
MANINHA BLOOM 03/10/2010minha estante
O mesmo pensamento tive: "Como pude me negar a lê-lo quando a Nana me ofereceu?"..Lindo demais!