Buda: o Mito e a Realidade

Buda: o Mito e a Realidade Heródoto Barbeiro

Resenhas - Buda: o Mito e a Realidade

@pedrocamartins86 09/01/2021

Buda e o budismo em essência, além da religiosidade.
Num primeiro momento, esperava uma narrativa histórica linear, o que não ocorre. Contudo, o autor aborda a essência dos conceitos desenvolvidos por Sidarta Gautama, bem como os fatos concretos do próprio Buda histórico, que transcende as diversas expressões religiosas do budismo. A leitura é agradável e enriquecedora.

fabianom 28/01/2009

este livro foi o que fez com que eu perdesse a "vergonha" de dizer: sou budista. Foi muito bom saber quais foram os verdadeiros ensinamentos do grande mestre Shidarta.

Sergio 09/12/2009minha estante
Recomendo, principalmente pra dar de presente pra alguem que não entende de budismo. Leitura facil, simples e sincera.

Andressa 30/08/2021

“Para entender os ensinamentos é preciso ter a mente aberta, capaz de reter o que aprende e livre de preconceitos.” [pág. 37]

É preciso estar com a mente e com o coração abertos pra ter contato com uma religião que convida a olhar e entender de um jeito diferente o que a gente considera comum.

Logo na introdução tem o convite pra entender o movimento da bandeira hasteada. "Não é o vento nem a bandeira que está se movendo. É a sua mente que se move" [pág. 19].

Heródoto Barbeiro é budista e jornalista. Escreveu de um jeito simples esse livro que apresenta e explica o Budismo tradicional.

Eu trouxe esse livro pra casa em maio de 2018. E, nessa semana, eu senti de voltar pra ele. Li novamente sobre a história e os ensinamentos de Siddharta Gautama, o príncipe que deixou a riqueza e a família pra buscar respostas de como acabar com o sofrimento e escapar da doença e da morte.

Siddharta tornou-se o primeiro Buda quando alcançou a iluminação. E dedicou sua vida a transmitir seus ensinamentos, servir como exemplo e incentivar que cada pessoa buscasse o conhecimento sobre si e vivesse suas próprias experiências pra alcançar a iluminação.
Buda ensinou que o apego é a origem de todo o sofrimento. E que a prática da meditação, do desapego, da busca de si mesmo e da autorresponsabilidade libertam o ser humano.

Diferente das religiões tradicionais do ocidente, o Budismo acredita que qualquer pessoa pode alcançar a iluminação sem a intermediação de mestres, mentores e seres divinos. Se Siddharta -- um homem comum -- alcançou a iluminação, qualquer um pode.

Algumas coisas só começam a fazer sentido depois de voltar duas ou três vezes a leitura. Outras talvez só dê pra entender depois de um tempo… o Budismo propõe uma visão muito diferente, alguns podem achar até provocativa, e nos tira totalmente do conforto ao colocar cada um de nós como responsável pela própria salvação. “Ninguém está onde está ou tem mais ou menos sofrimento por obra e graça de entidades divinas, mas porque são resultados de ações passadas, ou seja, cada um é responsável por aquilo que está vivendo”. [pág. 29]

site: https://www.instagram.com/p/CPGcx9vHjnU/

Odeio Sagu 28/10/2015

Introdução ao budismo!
Nessa publicação, o autor conta a história de Sidarta Gautama, o grande Buda, e faz um grande apanhado da filosofia dentro da prática budista. Como diz no título, alguns mitos vão ser desfeitos durante a leitura, como por exemplo que aquele monge gordinho tão conhecido no Ocidente, não é o Buda que todos acreditam ser.
Esse é um livro que indico para todos que me perguntam sobre o budismo, e que foi meu pontapé inicial para querer aprender mais. O melhor “resumo” já feito, em 120 páginas, que te coloca de cabeça num longo caminho. O Caminho do Meio.

site: https://odeiosagu.wordpress.com/2015/10/27/na-estante-buda-herodoto-barbeiro/