Desafio aos Deuses

Desafio aos Deuses Peter L. Bernstein

Resenhas - Desafio aos Deuses

Pablo Paz 27/12/2023

E tudo isso sem levar em conta a neurociência, o algoritmo e a IA
"O que distingue os milhares de anos de história do que consideramos os tempos modernos? A resposta transcende em muito o progresso da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia. (...)

O passado remoto foi repleto de cientistas brilhantes, de matemáticos, de inventores, de tecnólogos e de filósofos políticos. Centenas de anos antes do nascimento de Cristo, os céus haviam sido mapeados, a grande biblioteca de Alexandria fora construída e a geometria de Euclides era ensinada. A demanda por inovações tecnológicas para fins bélicos era tão insaciável quanto atualmente. Carvão, óleo, ferro e cobre estiveram a serviço dos seres humanos por milênios, e as viagens e comunicações marcaram os primórdios da civilização conhecida. (...)

A ideia revolucionária que define a fronteira entre os tempos modernos e o passado é o domínio do risco: a noção de que o futuro é mais do que um capricho dos deuses e de que homens e mulheres não são passivos ante a natureza. Até os seres humanos descobrirem como transpor essa fronteira, o futuro era um espelho do passado ou o domínio obscuro de oráculos e adivinhos que detinham o monopólio sobre o conhecimento dos eventos previstos".

E tudo isso sem levar em conta o papel e o desenvolvimento das neurociências, dos algoritmos e da IA atuais. Análise sociológica de primeira linha. Vale a leitura.

Bruno 30/06/2010

Realmente fascinante
De verdade, este livro é indispensável, para aqueles, que tem o intuito de conhecer mais aprofundadamente o mundo dos negócios, sua história, e como a humanidade encarou desde os primórdios, o risco.

O autor esclarece de forma única todo o desenrolar dos estudos de gigantes personalidades, da economia, matemática, física, administração, entre outros. Aborda aspectos da contribuição intelectual tão crucial para o mundo dos negócios, citando Markowitz, Pascal, Gauss, Galton.

Realmente um livro fascinante, que expandi as fronteiras intelectuais, de todos aqueles que regozijam-se com o prazer da leitura. Pois, de forma máxima, interliga fatos do passado, presente e futuro.
MARGARETH 04/02/2011minha estante
Na época da faculdade li um capítulo por causa de um trabalho.
Fiquei com muuuuuiita vontade de ler o livro todo, mas na época não dava.

Lélio Pendragon 04/06/2016minha estante
Li esse livro e o achei excelente. Todavia, o preço de R$ 155,70 (abril de 2016) é excessivo para a realidade brasileira para um livro de 390 páginas.

Dione 04/08/2016minha estante
Lélio Pendragon eu também achei caro, mas depois encontrei na estante virtual por 35,00 a 4ª edição, meio velhinho mas o que vale mesmo é a leitura.

Cardoso 13/03/2011

Livro Lido Comentado
Comentário no meu blog http://livrolidocomentado.blogspot.com/

Albert 14/08/2015

A humanidade e o fator risco
Muito interessante o livro Desafios aos Deuses. Bernstein nos mostra desde os primórdios como a humanidade tentava lidar com o risco, o começo com um simples jogo, as apostas... Fatos que fizeram grandes personalidades pensarem como lidar com o risco, probabilidade, incertezas e etc.

Grandes mentes foram fundamentais para novas descobertas que viriam no futuro com notáveis estudos do risco, investimentos e etc.

Os fãs da matemática e estatística principalmente, irão se identificar com esta obra, visto que o autor enfatiza bastante essa duas áreas.

DanielBrandt 16/08/2020

Fascinante
Resenha: Um livro fascinante sobre a história do risco (ao final, risco financeiro).
Um dos melhores livros que já li na vida. Impossível ler e pensar igual antes. Recomendo.

Para quem quiser conhecer as minhas notas, pode acessar o link.

site: https://esselivroeuli.blogspot.com/2020/08/notas-de-livros-desafio-aos-deuses.html

Marion 27/05/2022

O risco desde sempre
O seres humanos sempre foram apaixonados pelo jogo, pois ele nos deixa frente a frente como destino, sem restrições. Dito isso, começa a história do Risco

Matheus 24/02/2015

É um livro de cabeceira de muitas das cabeças pensantes de nossa economia. Apesar de recheada de definições técnicas sobre riscos e estatísticas, a leitura é fácil e muito didática. Ainda há pequenos erros na diagramação da versão digital. Mas nada que interfira na qualidade geral.

Ewerton.Carvalho 10/01/2016

Desafio dos Deuses
De onde vem a ideia de risco?, Como enfrentar? Por que temos aversão ao risco? Muitas outras perguntas e revelações são feitas aos leitores deste livro fantástico.

Rodolfo 21/09/2020

Risco: Temê-lo ou Administra-lo?
Através de uma escrita fácil, o autor navega sobre épocas distintas, momentos e pessoas importantes na historia da humanidade, momentos em que houveram descobertas ou mudanças no tratamento de informações e Riscos, sem os quais a humanidade poderia não ter avançado como sociedade.
É um livro Histórico, é contado como o risco, o desconhecido e a incerteza foram tratadas ao longo da Historia humana, desde tempos remotos em que decisões eram delegadas a Oráculos, passando pelas descobertas matemáticas que levaram ao surgimento de técnicas de administração das incertezas, e chegando por fim a aplicação dos mais diferentes conceitos de administração de risco nos dias atuais.
O autor traz a provocante ideia de que não devemos encarar os riscos como um perigo ao qual devemos fugir a todo custo, mas sim como algo o qual não apenas não devemos fugir, mas sim buscar o manejo dele, de forma que possa trazer grandes oportunidades acompanhadas de riscos diminuidos, e que dessa forma todos possam participar do avanço da humanidade.