Ser Clara

Ser Clara Janaina Rico

Resenhas - Ser Clara

1 | 2 | 3 | 4

Maurício Gomyde 03/03/2011

Chick Lit nacional de respeito.
Se alguém ainda afirma que não há chick lits nacionais de qualidade, é porque não conhece o "Ser Clara", da escritora Janaína Rico. Um livro leve, gostoso de ler, com situações cotidianas engraçadas. Narrado em primeira pessoa, você fica com vontade de conhecer alguém como a protagonista (Clara, claro!), cheia de tiradas espirituosas e engraçadas. Passeando com tranquilidade pela comédia, sexo, paixão e até um toque de thriller, é uma leitura super recomendada pros amantes do gênero chick lit. Parabéns à Janaína.

Luciane 10/12/2010

Muito bom ler bons livros de escritores brasileiros! Ainda mais uma estreande e amiga do skoob. Adorei. A história é muito divertida e teve uma reviravolta muito boa. Este foi o segundo livro viajante que recebi e graças ao grupo estou conhecendo novos livros e diferentes histórias. "Ser Clara" vale a pena ser lido.

Kel Costa 20/02/2011

Clara sabe que é super atraente e esse é um dos fatores ao redor do qual gira a história do livro. Ela foi uma adolescente fútil, que vivia para ostentar a bunda que Deus lhe deu e os estudos não eram o seu forte. Durante a época do colegial, levou um fora bonito do carinha por quem tinha uma queda e achava que tinha superado isso com o passar dos anos.

Ao se tornar adulta, Clara virou professora do colégio Valores Elementares (e realmente, que droga de nome para um colégio rs), foi morar sozinha numa kitinete e comprou um carro. Do tempo do colégio, a única coisa que fez questão de manter (além da bunda) foi sua melhor amiga Laura. E é falando sobre o casamento de Laura que Clara começa a narrar sua história, falando sobre como detesta o noivo da amiga, Pedro. Durante o casamento, ela se encanta pelo padrinho e melhor amigo de Pedro, o delicioso João Thomas.

Depois de algumas doses exageradas de bebida, Clara acorda no dia seguinte com uma surpresa ao seu lado, sem se lembrar muito do que aconteceu na noite anterior, mas resolve aceitar os fatos e deixa rolar. Sua vida estava esplêndida, colorida, com música tocando ao fundo como trilha sonora, quando um imprevisto acontece e seu celular é roubado. Triste por ter perdido uma oportunidade única de repetir a dose da noite anterior, sem poder conversar com sua melhor amiga, pois esta está em lua-de-mel e com o telefone desligado, Clara decide então se divertir um pouco com alguns colegas do seu passado.

Para ler mais, acesse:

Raquel 11/08/2010

Amei esse livro
Um chick lit gostoso de ler, embora eu nao tenha curtido a escolha final da Clara, torci muito para que ela ficasse com outra pessoa, que nao vou dizer aqui, para nao estragar. Mas me identifiquei muito com as confusões que ela fazia, parece que estava lendo sobre uma pessoa real,só nunca conheci ninguem que se achasse tanto quanto ela. Li em dois dias e morri de dó qdo o livro terminou. Vou sentir saudade dos personagens, já que estava me divertindo muito com eles.
Pati 20/06/2011minha estante
Eu também torci para que ela ficasse com a outra pessoa rsrsrs, ele é um fofo!
Bjs

Estela 15/02/2011

Virou favorito
Leitura fascinante.
Me encontrei diversas vezes nos dilemas de Clara.
Certamente todas as mulheres possuem um pouco de Clara!!!!

O problema é pausar a leitura.
Por um bom tempo achei que sabia o que ía acontecer... até que fui surpreendida com um final estimulante e surpreendente.

Não é bem uma resenha, mas as vezes a opinião sobre o livro vale mais mais!!!!!!

Estante da Zaza 10/01/2022

adorei!
Cara, a Janaina arrasou demais nesse livro. Gostei bastante da forma que abordou a anorexia, violência domestica e abuso moral. O livro é bem divertido e fácil leitura.

site: @estantedazaza

Annie 16/05/2011

Ser Clara, por Ana Nonato.
Introdução
Conta a história de Clara, uma jovem que procura nos braços de um homem o amor de sua vida, não percebendo a reviravolta que se seguirá.

Capa
É muito fofinha, o que talvez a torne um tanto enjoativa.

Estrutura
O livro é construído em 1ª pessoa, com uma perspectiva mais liberal de Clara. Recorrendo aos temas comuns da jornada intensa que é a vida de uma mulher, ilustra bem o que se passa na cabeça do “sexo (nada) frágil”. Personagens bem caracterizados, embora subjetivados. Lugares bem ambientados, pertencentes ao mesmo ciclo.

Análise
Um enredo difícil de analisar. Em uma linha de raciocínio, Clara é feminista, independente, dona de seu nariz e sem pudores. Em outra linha, é uma mulher submissa quando encontra um namorado que a impõe certos “limites”, além de outros aspectos de sua vida. Tal dualidade se manifesta ora como incoerência, ora como complementação.
A temática é aberta e isto proporciona maior liberdade ao livro.
No começo, é um tanto calmo demais. Com o desenrolar da história, vai atingindo seu ápice, embora o clímax venha cedo demais e o final tenha sido clichê.
Quanto à conduta de Clara, é estranha a forma como ela supera seus deslizes e corre para os braços do noivo. Ademais, tudo de acordo com a normalidade de uma mulher solteira moderna.

Nota da Leitora: Foi difícil aceitar e conviver com Clara. Seus modos liberais às vezes me remetiam à libertinagem (puro preconceito), além de seus modos vulgares e um tanto contraditórios. Despindo-me de tais preconceitos, pude inclusive utilizar-me de Ser Clara para refletir os aspectos de minha vida que fazem tanto repudiar literaturas do mesmo gênero. Foi-me muito útil.

Avaliação:
- Nota de Capa: 9
- Nota de Enredo: 8
- Nota de Coerência e Coesão: 8
- Nota de Gramática: 10
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 8
- Nota do Final: 9 (clichê).

Nota: 8,6

Recomendações:
Para apreciadores de “literatura de mulherzinha” (título odioso), para os HOMENS que queiram entender um pouco da mente da mulher moderna.
Sergio Carmach 17/09/2013minha estante
Não entendi muito bem a forma de avaliação. 8,6 = 2 estrelas? Ou as estrelas não têm a ver com a nota? Confesso que eu ficaria confuso se usasse essa resenha como parâmetro para ler ou não o livro. No mais, gostei da forma como a resenhista expôs seus pontos de vista.

Aline Natália 21/09/2015minha estante
Annie, também não entendi, se o livro ganhou nota final de 8,6 porque então as 2 estrelas?

Dana Silva 17/03/2011minha estante
p.s: eu achava que o Joao Thomas tinha algum podre ENORME pq homem lindo, rico e cavalheiro assim... é conto de fadas ne! ele eh tudo de bom, quero um pra mim! ahhh Clara danada de sortuda! =D

@ARaphaDoEqualize 20/12/2011

[RESENHA] Ser Clara
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA PARCIAL OU TOTAL

Clara é uma brasiliense de 27 anos que não tem medo de ser feliz e de viver a vida da melhor maneira possível. Ela gosta de dançar, beber, conversar, namorar, beijar na boca, se divertir, conversar com os amigos. É professora e com muito esforço mora em uma kit apertadinha na 404 Norte e tem um Fordka minúsculo, mas que ela ama de paixão. E como uma mulher que vive tudo muito intensamente, seu coração está dividido entre o João Tomas - o médico lindo e perfeito que ela conhece no casamento da amiga Laura com o brutamontes do Pedro - e o Léo - o amigo de infância que sempre foi apaixonado por ela. E mesmo com todas as confusões que seu coração se mete, com todas as indecisões, preocupações consegue ser odiada pela nova sogra, trair o novo namorado, ficar com a consciência pesada, cuidar da amiga que está com uma doença grave e se divertir.

Em primeira pessoa, é quase impossível não rir do modo como a Clara vê o mundo e eu, tenho o provilégio de morar na mesma cidade da mocinha, então era como estar passeando com ela ao meu lado enquanto a mesma ia beber no Beirute, procurar uma roupa bacana no Parkshopping ou comer alguma besteira calórica no Pátio Brasil. Todos os personagens criados pela Jana são tão cheios de características próprias que fica impossível não imagina - los detalhadamente. E não tem pontas soltas. Eles são assim e não negam.

Ser Clara foi uma surpresa boa. Eu tinha começado a ler o livro no evento que teve da Paula Pimenta aqui em Brasília, e quando eu pedi para a Camille da Revista Innovative para participar do Projeto deSintetizando, vi a oportunidade de continuar a minha leitura do mesmo.

A capa da nova edição ficou espetacular. É chamativa e demonstra pelo menos pra mim, muito da Clara. Ela ao mesmo tempo que é uma menina, é mulher também. A minha única reclamação é a quantidade de palavrões que tem em determinadas partes do livro. Eu não sou de falar palavrões e acho muito feio para uma mulher falar algumas linguagens que a Clara utiliza na sua narrativa.

Porém, para quem busca um livro engraçado e leve, um check lit de primeira categoria, muito bem escrito e que eu tenho certeza que vai te fazer dar boas risadas, o livro é mais do que recomendado. Garanto boas risadas de dar caimbras na barriga, risadinhas envergonhadas, gargalhadas gostosas e uma boa dose de diversão.

Aline Natália 21/09/2015

Ser Clara - Janaina Rico
"Mas de repente, dei conta de que para que eu pudesse amar um, não poderia amar o outro. Isso me deixava muito triste porque eu queria os dois..."

A narrativa é extremamente simples o que por si só torna a leitura rápida, entretanto a protagonista é tão desagradável que me arrastei durante toda a história.

Clara passa de dois extremos irritantes durante a trama, primeiramente temos uma pessoa com uma autoestima elevadíssima, que muitas vezes é arrogante, ao conhecer João Thomas ela simplesmente passa para o oposto, cheia de medos, insegura, com complexo de 'patinho feio', essa dualidade não me agradou, deu um ar desarmônico à personagem.

Ela é uma péssima amiga, ao ponto de desejar o melhor para si e esquecer do sofrimento alheio, em certo momento da história fiquei realmente indignada da maneira que ela não se importa com o drama que sua amiga está vivenciando, colocando seu sofrimento que por sinal é minúsculo perto do da amiga em destaque.

A trama também não me agradou, muita enrolação na hora de tomar decisões, a sogra do mal ganhou um destaque desnecessário, trazendo drama excessivo à narrativa. Clara muitas vezes confunde liberdade com libertinagem, o levantar e sacudir a puera é bem fácil para ela, o que de certa forma é muito favorável, pois quem erra tanto como ela é bom aprender a dar a volta por cima, (porém seria de bom tamanho aprender a errar menos) infelizmente o livro me perdeu mais um pouco por esse aspecto.

Não classificaria a leitura com Chick lit, como mulher posso garantir que não é bem assim que funciona a cabeça de uma mulher, não achei graça alguma nas atitudes impensadas e muitas vezes maldosas da protagonista. Lamentável. mas me decepcionei muito com o livro.

"Fiquei tão feliz, mas tão feliz, que quase me esqueci da pobre Laura. Já percebeu como a felicidade entre amigas raramente vem junto? Acho que Deus reserva uma determinada cota de alegria para os grupos humanos. A regra é clara: quando uma está feliz, a outra nunca está! Porém, nos último tempos só Laura vinha sendo feliz. E, de repente, o jogo parecia estar virando. Finalmente estava pegando a minha fatia do bolo. Já não era sem tempo."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/09/livro-ser-clara.html
Yasmin 10/04/2016minha estante
A leitura me proporcionou os mesmos sentimentos. Eu odiei Clara desde o começo, só continuei porque pensei que a autora tivesse outros planos para ela ( do tipo se f*** mesmo). Ela é péssima amiga, péssima filha, péssima irmã e péssima namorada. Não merecia o final que teve. Perdi tempo com essa mocinha sem caráter

Carous 16/05/2019minha estante
@Yasmin concordo com a resenha e concordo com seu comentário. Ela é péssima em tudo! Um desperdício de ser humano. Odiava a forma invejosa com que falava da família. A irmã e a prima só eram adoradas pelos membros familiares e não por ela por ter caráter, oras! Isso que a incomodava. Também perdi meu tempo e teria perdido mais se tivesse terminado de ler o livro.

Dan 05/09/2012

Resenha: Ser Clara
Amei o livro, dei ótimas gargalhadas com ele, e não consegui desgrudar até que acabei! =D
Clara, nossa personagem principal é bem doidinha e super engraçada. Professora de português, mora em uma quit bem pequenininha (mas que ela acha fofa, e adora!), e tem um Ford K fofo que paga em suaves prestações. Clara é baixinha, bonita, dona de um popozão e poderosa.

Ela e sua melhor amiga, Laura, estão fazendo os preparativos do casamento de Laura. Clara vai ser a madrinha e chega à igreja antes da hora para saber quem é seu padrinho e finalizar os detalhes. Ela sabia somente que era amigo de Pedro, noivo de Laura, e já pensou que não seria boa peça.

“Ela apontou para um homem de 1,90 de altura. Usava um terno risca de giz, muito elegante. Tinha os olhos verdes (mas isso eu só percebi mais tarde), era forte, desse tipo que a gente percebe que frequenta academia, mas não é bitolado por músculos. Uma cicatriz discreta na testa dava a ele um ar de masculinidade, de homem forte e brigão. Bom, era um tipo bem interessante.” Página 15.

Esse é João Thomas, o par de Clara.
Na festa de casamento ele vem falar com ela, a chama pra dançar, se acabam na pista, em um sintonia que parecia ensaiada.

Bebem um pouco, conversam e depois vão para a quit de Clara. Ai vocês já imaginam...

No outro dia João Thomas grava seu telefone no celular de Clara, prefere que ela ligue pra ele.
Clara toda feliz vai ao supermercado, pois queria fazer um almoço bem gostoso pra chamar aquele Deus grego.
Em meio a tudo isso ela acaba sendo assaltada e levam seu celular. Adeus almoço com o bonitão, o número estava gravado somente em seu aparelho.

Clara tem a ideia de ligar pra Laura, em sua lua de mel para pegar com o Pedro o número do João Thomas, mas Laura estava com o celular desligado. AI MEU DEUS...

Quando Clara estava no mercado acabou encontrando uma colega do ensino médio, conversaram e ela falou que a galera estava se reunindo para uma festa na casa de Vitinho, naquele final de semana. Clara não podia perder essa, foi afim de Vitinho, mas levou um toco, e agora tinha que mostrar para ele o que ele perdeu.

Mas e João Thomas? Será que iria encontrá-lo novamente?

Clara vai à festa e encontra Léo, uma amigo do colégio. Ele sempre a fez rir, mas não é do tipo bonito. E mais, sempre foi afim de Clara.

E agora? Com quem será que Clara vai ficar?
Bonitão, rico e um pouco ciumento, João Thomas. Ou, o pobre, nem tão bonito, que a faz rir a beça, Léo.

Vanessa Vieira 11/11/2011

Ser Clara_Janaina Rico
O livro Ser Clara, de Janaina Rico, nos conta a estória da professora de português Clara. Clara é uma mulher independente, segura de si e se julga o centro das atenções por possuir um certo atributo físico avantajado. Sua melhor amiga desde os tempos de colégio, Laura, está se casando e ela está auxiliando a noiva com os preparativos da cerimônia com muito gosto e carinho.

E é durante o casamento de Laura e Pedro que ela conhece um dos padrinhos deles, João Thomas, um médico lindo, rico e romântico, e que habita o imaginário de todas as mulheres. A atração entre os dois acontece de forma voraz e o romance engata a todo vapor. Na festa dos noivos, os dois já estão se agarrando no meio de todos os convidados, sem nenhuma timidez.

Clara também se reencontra com Léo, um dos seus colegas da época de escola. Léo não possui muito dinheiro e também não é tão bonito, porém, é dono de um formoso coração e uma pessoa extremamente simpática e divertida. Apesar de viver um verdadeiro conto de fadas ao lado de João Thomas, o seu coração fica balançado, e ela acaba vivenciando um triângulo amoroso.

O livro de Janaina Rico é extremamente divertido e envolvente. Clara é uma personagem maluquinha e garante muitas risadas ao leitor. Ela também é uma pessoa muito amiga e prestativa.

A mãe de João Thomas, Natália, é uma verdadeira cascavel, sempre pronta para dar um bote. E Clara não é de levar desaforo pra casa...Nas veias das duas corre nitroglicerina pura e muitas confusões acontecem...

A única coisa que me desagradou um pouco na leitura foi o excesso de palavrões. Não que eu seja puritana nem nada, mas em alguns momentos, eu achei isso desnecessário na estória. Ao todo é um ótimo livro e amei a estória de Clara, que fluiu com muita intensidade e diversão. O final foi muito bem elaborado também. Recomendo, com certeza!

Lili 16/04/2011

Lí o livro rapidamente, para ser precisa em dois dias. Janaína tem uma narrativa que prende o leitor e eu ficava agoniada querendo saber mais sobre Clara. O livro discorre sobre a vida de Clara, suas dúvidas (que são muitas), sua independência, seus amigos, seus namorados. Achei muito bacana como Janaína nos mostra Clara, uma mulher como todas nós, com dúvidas e inseguranças, mas também segura de si, do que gosta de fazer, do amor por sua família etc. Enfim, quem pode entender uma mulher? Só outra mulher mesmo. Somos um tantinho complicadas né!
E o que achei muito legal foi Janaína ter mostrado um pouco do universo das pessoas com anorexia. E como muitas vezes, aqueles que nos rodeiam e quem amamos, está com problemas e nós não percebemos, ou não queremos enxergar. Como foi o caso da Laura, grande amiga de Clara. Janaína abordou o assunto de uma forma muito legal.
E o amigo gay de Clara, o Chico? Achei muito bacana também. Foi bem estruturado e ela mostrou também um pouquinho do universo homossexual.
Agora, o namorado de Clara, o João Thomas, esse sim cativou meu coração. Que homem! Claro que tinha uns defeitinhos, mas suas qualidades compensavam! Leiam e me contem se não é verdade!
Bem, amei o livro, me divertí muito com as peripécias de Clara, e muitas vezes não concordei com suas decisões, mas fiquei torcendo para que tudo desse certo para ela e para Laura também. E o final do livro é digno de um filme americano! Amei!
A única coisa que me incomodou um pouco foram os palavrões e outros termos vulgares. Isso é pessoal, eu não gosto, mas nada que tire o brilho do livro. Mas eu preferia que não tivesse tais termos.
Recomendo muito a leitura de Ser Clara. Vocês vão adorar!

E se quiserem ler mais resenhas, acessem http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Isabela 05/04/2011

Resenha e sorteio