A Pobre Senhorita Finch

A Pobre Senhorita Finch Wilkie Collins

Resenhas - A pobre senhorita Finch

ramiromat 29/07/2022

Já diz o ditado: o amor é cego. A leitura proporcionou um misto de sensações, mas, lá pelo meio foi só confusão mesmo. Não sei porque, mas peguei ranço imenso da madame Pratolungo ( é ela que narra todos acontecimentos). Ela me lembrou muito a Miss Clack, de A Pedra da Lua, com aquele fervoroso e contínuo: puxo a brasa pro meu assado, a todo o custo.
Quanto a Lucilla, muito mimada e acaba tirando proveito dos outros. Mas poder fazer a experiência foi um ganho.

Jenni.Castro 30/06/2022

Que história!
Recomendo de olhos fechados a leitura desse livro, é perfeita!
Comecei a leitura com grande expectativa e claro que o autor não decepcionou, ele é fantástico!
Leitura super fluída, prende a atenção do leitor a todo instante.

Josiane.Castro 23/03/2022

Cegueira
Uma intrigante história de uma garota cega e os gêmeos idênticos que se apaixonam por ela. Contada por uma francesa bem humorada que descreve com maestria suas memórias a respeito desta história de amor, traição, suspense e principalmente de reconhecimento dos vários tipos de emoções e de sentidos

Fer Oliveira 21/03/2022

A pobre senhorita Finch
Lucilla ficou chega ainda criança. Ela vive em uma parte separada da casa do seu pai para evitar a confusão da família numerosa do segundo casamento. Ela é independente e vive apenas com uma enfermeira que a ajuda nas coisas do dia a dia. Mas a vida em Dimchurch é um pouco tediosa e ela precisa de uma companhia.
Madame Pratolungo precisa trabalhar. Depois de viajar o mundo com o querido Senhor Pratolungo incentivando a República em pequenos países ela está viúva e necessitada de uma renda. O anúncio no jornal de que uma jovem necessita de uma dama de companhia é o cargo perfeito para Madame.
Lucilla e Madame Pratolungo criam uma forte amizade e a senhora torna-se seus olhos. Oscar acabou de se mudar para a pequena cidade. Ele está buscando refúgio depois de quase ser morto por um crime que não cometeu. Ele é um artesão de materiais preciosos e possui um irmão gêmeo idêntico que no momento está na América buscando inspiração para suas telas.
Quando em uma caminhada Lucilla ouve a voz de Oscar ela se apaixona imediatamente, mas o relacionamento pode ser abalado com um segredo que o rapaz reluta em contar. Ladrões roubam Oscar e devido a um golpe na cabeça ele fica doente necessitando de um remédio que altera sua aparência fisicamente. Nugent, o outro gêmeo chega com a notícia que pode ajudar Lucilla a enxergar novamente. O que Oscar fará? Irá contar a Lucilla o que aconteceu com ele ou vai deixa-la na ignorância da sua cegueira.
Eu, particularmente, achei a Lucilla chata, mimada e com atitudes infantis. Ela fazia chantagem emocional com todos, Madame Pratolungo e Oscar eram os que mais sofriam. Lucilla quando era contrariada fazia birra e dizia que só estavam fazendo isso por que era cega. Sem contar que ela tinha um preconceito com cores escuras, mas como se ela não sabia distingui-las? Vamos acreditar que esse era um medo irracional que um bom tratamento terapêutico ajuda.
Oscar era um frouxo, nunca vi personagem tão sem opinião. Ele vivia aos mandos e desmandos de Lucilla e do irmão, Nugent. No momento que mais precisa ter ação, ele fugiu. Fugiu de resolver seus problemas e deixou a sua vida na mão do irmão. Nem vou falar muito do Nugent por que senão será spolier. Posso dizer que ele dizia amar o irmão só não parecia que era assim de verdade.
Madame Pratolungo era a melhor personagem de longe. Ela tinha momentos engraçados e sinceros, mas sempre se desculpava por isso acreditando que era devido ao sua origem francesa. E sempre tinha que socorrer seu pai, um sugar daddy vitoriano, que aprontava todas na sua ausência.
Por fim, eu gostei bastante do livro. Estava com uma expectativa bem alta com esse livro porque gostei muito de outro do autor, A mulher de branco, a forma da sua narrativa foi diferente do que eu já havia conhecido. Então, A pobre senhorita Finch, não superou minha expectativa. O plot foi o que eu estava esperado, não me surpreendi com alguns acontecimentos, mas queria saber como o autor os conduziria e a narrativa do Wilkie é muito gostosa de ler.

Ana_Elisa_Toledo 07/02/2022

Gostei muito do livro, uma história envolvente, cheia do bom humor de madame Pratolungo.

A natureza humana é um mistério, será que Lucilla precisava ver para ser feliz? ... As condições de felicidade humana são diferentes, as opiniões são diferentes, as pessoas são diferentes ... A figura dos gêmeos é muito interessante, tão iguais e tão diferentes ... Por ser gêmea, adorei ainda mais a história.

"Minha vida vive no meu amor, e meu amor vive na minha cegueira."

??

Fabiola Hessel 13/06/2021

Olhar com o coração
Mais um livro maravilhoso que só descobri por causa do Clube de Leitores Pedrazul meu segundo preferido, só perde para Ruth (tem post aqui no perfil já).

Acho que uma das coisas mais legais de clubes de assinatura é que vice tem acesso a livros que não conheceria de outra forma.

Esse livro tem uma narrativa super envolvente, não conseguia parar de ler, ele tem duas coisas que eu adoro, uma narradora maravilhosa e humor na forma de contar.
A narradora Madame Pratolungo é uma "dama de companhia" para a Srta. Finch, ela é a narradora e faz uma coisa que me agrada muito, conversa com o leitor, solta pequenos fragmentos do que vem pela frente e isso me dá a sensação de estar conversando ou ouvindo uma história de um conhecido ou amigo.
Na minha opinião ela é a melhor personagem do livro, da vontade de ser amiga dela.

A Pobre Srta. Finch é uma jovem cega, independente, muito inteligente e às vezes um pouco infantil e ingênua, ela é filha de um vigário que tem mais um.monte de filhos e está de olho na herança dela. O pai dela é muito irritante.

Ela se apaixona por Oscar a primeira vez que ouve a voz dele, ele é um jovem gentil, mas um pouco passivo às vezes e isso vai trazer muitos problemas para a felicidade do casal.

Não vou contar mais, para não estragar a leitura, esse livro é daqueles que é gostoso ir vendo o desenrolar da história e confirmando ou não as nossas suspeitas.

A escrita do Collins é deliciosa, ele vai entregando aos poucos as pistas e o ele ter construído a história contando as memórias da Madame Pratolungo para mim foi a escolha perfeita.

É interessante demais ver como os personagens dele são verossímeis e humanos, ele nao são 100% bons ou maus, erram, acertam, julgam e são precipitados muitas vezes, o que para mim tornou a experiência de acompanhar a jornada deles recompensadora.

Me questionei como nos deixamos levar pelas aparecias e pelas nossas crenças e que na maior parte das vezes isso atrapalha nossa vida de e magoa outras pessoas.
Como acredito que os bons livros nos envolvem e trazem reflexões, esse livro me ganhou e foi uma das minhas melhores leituras do ano.

Letty Rosse Ga 30/04/2021

Mix de emoções
Fazia tempo que não sentia tantos e variados sentimentos em uma narrativa, É o tipo de livro que, não se torna se favorito da vida , mas você indica para todos seus amigos....Super indico nota 4
Loh 10/05/2021minha estante
Aonde vc encontrou esse livro já procurei e vasculhei toda internet atrás dele e não acho :(

Letty Rosse Ga 12/05/2021minha estante
Esse livro é do Clube Pedra Azul eles só vende para assinantes, veio numa das caixas

Loh 12/05/2021minha estante
Ahh entendi, que pena não ter nem p comprar

Taynara @adamadolivro 15/04/2021

A Pobre Senhorita Finch - Wilkie Collins
Olá damas e cavalheiros, como estão? Eu li esse livro já tem alguns meses, mas acabei postergando a resenha dele, o motivo? Não tem motivo, é a pura e simples PROCRASTINAÇÃO, mas calma gente, tudo bem procrastinar de vez em quando, ser 100% produtivo é FAKE viu, não caia nessa teia do Instagram, aliás, você não é um robô!

"Os limites humanos mais estreitos são largos o bastante para conter as maiores emoções."

LUCILLA FINCH é uma jovem dama que mesmo sendo cega, é muito perspicaz. Ansiosa por uma acompanhante de CONFIANÇA, contrata a francesa MADAME PRATOLUNGO, que além de sensata tem uma personalidade mordaz, a mesma narra essa história com carisma e muita EMOÇÃO.

Após algumas adversidades, Lucilla se apaixona pelo seu novo vizinho OSCAR DUBOURG, e o sentimento muito bem retribuído, os leva a um ansioso NOIVADO, mas Oscar fica doente e busca tratamento em um composto de PRATA, que com o tempo leva sua pele a um peculiar tom AZULADO.

Ansioso por conhecer a noiva de seu irmão gêmeo, NUGENT DUBOURG vai até eles na intenção de avaliar essa relação, mas se SURPREENDE quando se vê completamente APAIXONADO por Lucilla. Disposto a ganhar a confiança da moça, ele a apresenta a um renomado MÉDICO OFTALMOLOGISTA que promete recuperar sua visão através de uma operação nos olhos. Enquanto isso Oscar perde sua CONFIANÇA e se afasta cada vez mais da sua AMADA com medo de ser RECHAÇADO por seu tom de pele singular. Cabe a Lucilla decidir qual será o seu FINAL FELIZ.

O que acharam dessa resenha? Ficaram curiosos com o desfecho dessa trama? Foi o meu primeiro livro do autor e fiquei embasbacada com o tanto que amei essa história, -sério! Têm tantos acontecimentos e plot twist’s, você nunca saberá qual o final até chegar nele. Leiam, é perfeito!

site: https://www.instagram.com/p/CNst5_vjzBA/
Loh 10/05/2021minha estante
Aonde conseguiu achar esse livro procurei tanto e não acho. Lugar nenhum :(

Taynara @adamadolivro 13/05/2021minha estante
Oi Loh, esse livro é exclusivo para os integrantes do Clube de Leitores Pedra Azul, procura o site ou o insta da Editora Pedra Azul!

Loh 14/05/2021minha estante
Ah ok muito obrigada ?

Gabriella.Helena 12/01/2021

Novela
Gente, me senti lendo uma novela da Globo kkkkk.
O livro conta a história de Lucilla, uma jovem cega que se apaixona por um rapaz basicamente só por ouvir sua voz. Mas acontece que esse rapaz possui um irmao gêmeo idêntico, daí você já tira que muitas confusões vão acontecer. Quem narra todos os acontecimentos é sua dama de companhia, a fiel madame Pratolungo.

A história é leve, envolvente, divertida de ser lida e com certeza serviu para inspirar diversos enredos subsequentes, dando a mim essa impressão de "já vi isso em outro lugar". Por esse motivo, considerei uma boa leitura, mas não incrível, embora possa ter sido original na época em que foi escrita.

Obs: livro exclusivo para assinantes do Clube de Leitores da editora Pedrazul.

Soninha 22/07/2020

Leitura maravilhosa.
A história de Lucilla me surpreendeu, desde o início. Uma moça linda, bem financeiramente, inteligente, independente em suas ações, mesmo sendo cega. Digo isso porque ao pensarmos que a cegueira é um sofrimento para ela, descobrimos que ao contrário, do que imaginamos, não só sabe lidar com a deficiência, como se sente ainda mais mulher por conta dela. Uma lição de vida para todos que puderem ler a obra, pois descobriremos que nem sempre uma deficiência é motivo para a infelicidade de ninguém.

Dan Lazarini 02/05/2020

Personagens cativantes
Este terceiro livro do exclusivo do clube de leitores da Pedrazul foi que mais gostei até agora.
Narrado por uma divertidíssima francesa ?Madame Pratolungo? que narra seus dias como cuidado de uma jovem cega ?Lucille? que se apaixona perdidamente por um vizinho recém chegado a cidade.
Um romance doces de humor cheio de acontecimentos e reviravoltas.
Uma ótima leitura

Tuca 08/04/2020

Dois irmãos gêmeos idênticos lutando pelo amor de uma jovem cega. Lucilla Finch conhece Oscar Dubourg em uma de suas caminhadas e se apaixona ao primeiro som de sua voz. Lucilla consegue ser bastante independente, cega desde um ano de idade, é completamente adaptada a uma vida na escuridão, e devido a herança da mãe, não precisava se sujeitar financeiramente ao pai, o pastor Finch. Quem nos conta a saga de Lucilla, Oscar e seu irmão Nugent é a francesa madame Pratolungo, a dama de companhia de Lucilla e também sua melhor amiga. É ela também o alívio cômico da história. Viúva, republicana e revolucionária convicta, ela e suas opiniões fortes, seu amor e seu ímpeto por justiça a tornam a grande heroína desse enredo.

A cegueira de Lucilla é também uma das protagonistas da trama. É sobre ela que recaem diversas problematizações, barreiras e reflexões, principalmente em relação às condições da busca pela felicidade e à quebra de confiança. O romance destaca não apenas a cegueira física, mas uma cegueira metafórica, de tudo aquilo que pode enganar os olhos, mas nem sempre os sentidos. Os olhos são realmente tão confiáveis assim? A ausência de visão, em um aspecto mais amplo e não literal, acaba sendo algo que assola todos os personagens e, por vezes, o leitor, que também pode ser enganado pela imagem construída pela narrativa e pela percepção de Madame Pratolungo. Afinal, enxergamos, o que ela enxerga, nada além disso.

“Minha vida vive no meu amor, e meu amor vive na minha cegueira”

Essa fala de Lucilla apesar de ser expressa em sentido literal tem a possibilidade de uma análise bem mais profunda. Quantas vezes não nos fazemos de cegos para conseguir amar? Trancados na ignorância, não escolhemos fechar os olhos para certos defeitos ou falhas de caráter para que possamos permanecer em relacionamentos harmoniosos? Seja de qual tipo forem? Não escolhemos fechar os olhos em idolatrias ou por medo? A cegueira de Lucilla, no final, tornou-se sua melhor forma de ver, e mostrou que não é preciso estar imerso em escuridão, para não enxergar a realidade ao seu redor. É necessário abrir os olhos da alma, da mente e do coração para realmente compreender o cenário que nos é exposto.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Jacqueline 06/04/2020

Minha vida vive no meu amor, e meu amor vive na minha cegueira.
A pobre senhorita Finch é um livro incrivelmente envolvente, apesar de ter achado o meio da história um pouco parado eu gostei bastante.
Um dos motivos para ter gostado bastante do livro foi a Madame Pratolungo, uma mulher de opinião, e revolucionária. Amei ela
Dos três livro enviados pelo Clube de Leitores da Pedrazul esse é definitivamente meu favorito.
No final do livro vi uma frase que me fez refletir bastante, onde Lucinda fala: Minha vida vive no meu amor, e meu amor vive na minha cegueira.
As vezes aquilo que imaginamos não é tão bom quando vemos, por isso entendo quando Lucinda diz isso.
Gostei muito mesmo do livro e gostei mais do final, apesar de ficar com o coração apertado pelo Nugent, gosto quando o livro não tem um final perfeito.

Dri 03/04/2020

Impossível parar de ler
Wilkie Collins construiu uma narradora inteligente, divertida e forte: Madame Pratolungo. O livro narra a história de dois irmãos gêmeos, idênticos na aparência e na voz, que se apaixonam por Lucilla, uma linda jovem cega. Uma trama muito bem construída na escrita talentosa de Wilkie Collins. Vale muito a leitura.