História bizarra da matemática

História bizarra da matemática Stephen Hawking

Resenhas - História bizarra da matemática

Natali65 15/02/2024

As Histórias dos Matemáticos/Malucos
Comecei a ler esse livro pois como uma grande apreciadora de Humana, meu cérebro lida melhor com texto e histórias. E com a minha dificuldade para entender a querida Matemática pensei comigo "então porquê não saber a História da Matemática antes de tentar entendê-la?"
Realidade: Fiquei muito fascinada pela História!

Esse livro é demais. No começo fiquei meio confusa mas depois de um tempo fui entendendo melhor a narrativa de tudo. É um livro perfeito para quem gosta de fatos curiosos. Esse livro vai fazer você ser aquele cara sa rodinha que sempre solta aleatoriamente um "Tá, mas você sabia que..." e eu acho isso bem divertido haha.

É bem interessante ver a Matemática além dos números e contas que quebram a nossa cabeça, principalmente a cabecinha da galera de Humanas né.

No final você fica realmente interessado nesse mundo louco de númerosinhos e pequenas frações, tem tanta gente inteligente envolvida nisso tudo que você fica com vontade de aprender!
Enfim, se você é uma pessoa curiosa só te digo uma coisa: leia!

Caroline.Rodrigues 10/09/2023

Curioso
Bom eu sou uma nerdezinha de exatas, ou seja, me deliciei com esse livro.
É uma escrita simples e direta, neste livro você vai encontrar um resumo da vida dos maiores gênios da matemática, desde o início, o que significa que entram também astronomia e física nesse bolo doido, são departamentos que se interligam e se sustentam, se impulsionam.
Achei muito bacana saber mais sobra a vida de algumas personalidades, trazendo eles pra um campo mais de pessoa da vida real hehe muito bacana

Bia 29/08/2023

A loucura da matemática
Um livro incrível, que conta um pouco da vida pessoal, feitos e bizarrices de cada cientistas, incluem físicos, filósofos, matemáticos entre outro, realmente gênio.
Esse livro faz a sua cabeça girar um pouco e pensar como somos pequenos e é incrível ver tudo isso.

vanessamags 22/08/2023

Pra quem é da matemática (e pra quem não é tbm)
Nesse livro são contadas de maneira bem leve e divertida as trajetórias de diversos nomes bem conhecidos: Pitágoras, Newton, Galileu, Arquimedes, Ada Lovelace, entre outros
como alguém que cursa matemática e é apaixonada por história da matemática e afins, essa leitura me fez lembrar do porquê escolhi esse curso
só leiam, sério :)

Samantha 26/07/2023

O livro conta a história da matemática desde de como os primeiros homens começaram a utilizar os dedos para diferenciar a quantidade na hora da caça até a busca pela Teoria de tudo. Passando por grandes nomes da história da matemática.

Guilherme.Banalett 22/07/2023

Um bom livro, porém em alguns momento me peguei virando os olhos com as piadas nível quinta série. A quantidade de informação é bem satisfatória, principalmente pra alguém como eu que nunca parou pra ver mais detalhes sobre os grandes cientistas e filósofos da história da matemática.

Me deu um bom embasamento para caso surja uma conversa despretensiosa sobre o assunto.

AndrA113 21/03/2023

É bem interessante, é um livro de autoria brasileira, que tem como objetivo fazer com que o leitor se apaixone pela matemática, e faz isso nos trazendo ótimas histórias da matemática, física e filosofia.

Thyago12 03/11/2022

Uma leitura muito gostosa sobre a história da matemática, gostei bastante do jeito que a autora tratou os fatos históricos, um excelente livro para quem odeia matemática começar a conhecer este universo. Quero conhecer os outros livros desta autora futuramente.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/09/2022

Em História bizarra da matemática, você descobrirá que os conceitos estudados na escola não caíram como uma maçã na cabeça de ninguém.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542218626

Paulo.Ricardo 23/04/2022

Ótimo
Leitura muito legal, adoro esses tipo de livro muitas histórias interessantes, gostei demais , leitura flui demais.

Tania.Cruz 17/11/2021

Livro de cabeceira
Apesar de a Matemática ser uma constante em minha profissão, conhecer sua história por meio de livros geralmente é tedioso. Esse livro, que demorei muito a de fato ler, me impressionou pela escrita simples e nenhum pouco cansativa. Gostaria de aprender sobre história não só da Matemática, mas também de tantas outras ciências de forma tão prazerosa quanto a leitura desse livro. Aliás, para quem é professor de Matemática e gosta de levar curiosidades para a sala de aula, eu consideraria essa obra com "um livro de cabeceira" que deve ser lido e relido. Vale a pena!

Kelinka 23/09/2021

Um livro espetacular!
Estava passeando pela livraria quando dei de cara com este livro, após ler o sumário eu disse: "Vou comprar agora mesmo!" Posso afirmar sem a menor sombra de dúvidas que este foi um dos melhores livros que já li. Para quem é fã de Matemática, assim como eu, conhecer um pouco de sua história é algo maravilhoso. Me encantei ainda mais com a matemática após ler este livro!! Até para quem não gosta de matemática, leia este livro. Talvez a sua opinião sobre a matemática dê um giro de 180 graus! Hehe

Fábio Vale 24/11/2020

Um livro sobre matemática para quem é de humanas.
Como a autora diz, é um livro sobre matemática para quem é de humanas, pois pouco se fala da matemática em si. O foco do livro são os principais personagens históricos ligados à matematicas, suas (breves) e curiosas biografias e a contribuição que deram tanto à matemática quanto a outras ciências.

O tom do livro é um tanto juvenil, mas nada grave para quem não vai ler o livro com pretensões acadêmicas. A palavra "bizarra" no título é, na minha opinião, exagerada, e só está lá porque o livro faz parte de uma coleção que usa titulos semelhantes, além de ser uma forma de chamar atenção (um "click bait" literário).

Um livro despretensioso, cheio de curiosidades históricas, bem escrito e agradável de ler. Para quem tem curiosidade pelo tema, recomendo.