A sinfonia da vida

A sinfonia da vida Joël de Rosnay

Resenhas - A sinfonia da vida

Thabs 27/02/2023

Achei legal
o livro explica sobre a epigenética, uma ciência que estuda os efeitos de nossos hábitos e cotidiano no DNA e como afeta a qualidade de vida humana.
só não esta escrito na sinopse do livro que o autor irá relacionar esse conceito com epimemética, ou seja, como o comportamento dos indivíduos muda a sociedade, o que ele chama de DNA social.
não dei 5 estrelas por conta disso, me pegou desprevenida a mudança de assunto, apesar de ter gostado da explicação da mesma forma.
Jöel de Rosnay tem uma escrita muito clara e não deixa suas explicações passarem de forma confusa. Por isso recomendo a leitura como forma de aprendizado, por ser um tema novo e que poucos conhecem.

?(?) O pensamento positivo não é a negação da realidade nem o exagero dos fatos positivos. É colocar as informações em perspectiva, o que permite reestabelecer equilíbrio entre percepção e realidade (?)? [pg. 194]

Vivifisio10 30/10/2023

O quanto a genética pode ser usada até nas redes sociais
E simplesmente no meio do livro lá estamos nós percebendo o quanto a genética está integrada na atualidade. Quando o autor fala da memética em forma de meme e leva a uma reflexão sobre redes sociais e a expansão disso na vida cotidiana vai além do esperado.
Porém devo dizer que mesmo sendo um livro pequeno é recheado de conteúdos difíceis de serem decifrados numa leitura despretensiosa, parece que há necessidade de ir a fundo de pesquisar melhor sobre o autor quer dizer e quais os significados de palavras que podem não estar no nosso cotidiano.
Ainda sim o autor tenta fazer correlações para que possamos entender de forma ilustrativa o que ele quis dizer.
E se você não curtir leituras difíceis e enigmáticas devo dizer para não tentar esse livro, ao menos não agora, quem sabe mais para frente você consiga ler e extrair do conteúdo algo de valor.

Erick Simões 24/10/2023

Não achei nada demais
Chato, repetitivo e feito para ser esquecido. Eu aposto que daqui duas semanas eu não lembrarei uma vírgula do conteúdo.