henfe 17/03/2023
Não acho que seja para quem está começando
O livro possui um texto amplo, com muitos conceitos e aplicações de diferentes áreas. O autor também intercala cases que facilitam a interpretação da aplicação na prática. No entanto, por trazer uma perspectiva quase que 360º do branding no âmbito digital, os conceitos se misturam e podem soar confusos para quem não teve contato com essas metodologias previamente.
Apesar disso, é um livro muito interessante para quem já trabalhou em diversas áreas, pois o livro traz boas considerações de como tudo funciona de forma interligada. Além disso, é uma bibliografia muito interessante para se ter físico, por abraçar muitos conceitos e trazer sim um embasamento e discussão interessante de cada um deles.
Ainda que o branding seja uma ciência relativamente jovem, especialmente se comparada ao seu pai, o marketing, é natural que os conceitos se confundem porque ainda estamos no meio dessa transformação de mercado que tende a separar o marketing e o branding. No entanto, o que também causa um pouco de confusão de onde termina a função do profissional de branding e começa a do profissional de performance. Apesar de ter sido lançada em 2019, a edição que li não trazia algumas discussões mais sólidas sobre essas separações de responsabilidade.
Por se tratar de temas muito técnicos, apesar de que muitos desses sejam ligados à performance (e eu nem sei se deveriam estar no livro), em alguns momentos parece desatualizado. Por exemplo nas partes que abordam mais as ferramentas do Google, como o Analytics. Se você já tem um conhecimento prévio ou utiliza essas ferramentas é muito válido entender tudo se amarrando, mas se você não conhece tanto da atuação pode ser que por muita
Alguns links dentro do livro não abrem. Talvez, por ter lido logo depois do tão conectado livro “Inteligência Artificial: do Zero ao Metaverso” de Martha Gabriel, regado à QR codes e conectividades, causou um pouco de decepção. O próprio QR code da capa do livro não abre.
Apesar dos pontos apresentados, o livro é uma excelente compilação de conceitos e ajuda na compreensão de um branding 360º no digital, dando vários insights para vincular ações também off-line. De toda forma, todos os muitos conceitos citados são muito bem explicados. Considerando os pontos, vale a leitura.