Digital Branding

Digital Branding Daniel Rowles

Resenhas - Digital Branding

Alison 02/10/2023

Básico necessário
Como eu já atuo na área de marketing há alguns anos mto do conteúdo que eu li nesse livro foi como uma repassada geral. Por isso em alguns momentos ele ficou cansativo e acabava sendo abandonado. Mas indico para quem está em formação ou recém formados que precisam ter mais base sobre estratégias, ferramentas e mensuração de marketing e branding.

Caren Gabriele 31/03/2023

Livro datado
Peguei o livro acreditando que a publicação traria uma reflexão sobre os "princípios universais", mas isso é apenas a primeira parte da obra.

Os outros 2/3 do livro é dedicado a práticas e ferramentas que já ficaram ultrapassados.

Ainda é possível aprender uma coisa ou outra, mas esperava mais.

henfe 17/03/2023

Não acho que seja para quem está começando
O livro possui um texto amplo, com muitos conceitos e aplicações de diferentes áreas. O autor também intercala cases que facilitam a interpretação da aplicação na prática. No entanto, por trazer uma perspectiva quase que 360º do branding no âmbito digital, os conceitos se misturam e podem soar confusos para quem não teve contato com essas metodologias previamente.

Apesar disso, é um livro muito interessante para quem já trabalhou em diversas áreas, pois o livro traz boas considerações de como tudo funciona de forma interligada. Além disso, é uma bibliografia muito interessante para se ter físico, por abraçar muitos conceitos e trazer sim um embasamento e discussão interessante de cada um deles.

Ainda que o branding seja uma ciência relativamente jovem, especialmente se comparada ao seu pai, o marketing, é natural que os conceitos se confundem porque ainda estamos no meio dessa transformação de mercado que tende a separar o marketing e o branding. No entanto, o que também causa um pouco de confusão de onde termina a função do profissional de branding e começa a do profissional de performance. Apesar de ter sido lançada em 2019, a edição que li não trazia algumas discussões mais sólidas sobre essas separações de responsabilidade.

Por se tratar de temas muito técnicos, apesar de que muitos desses sejam ligados à performance (e eu nem sei se deveriam estar no livro), em alguns momentos parece desatualizado. Por exemplo nas partes que abordam mais as ferramentas do Google, como o Analytics. Se você já tem um conhecimento prévio ou utiliza essas ferramentas é muito válido entender tudo se amarrando, mas se você não conhece tanto da atuação pode ser que por muita

Alguns links dentro do livro não abrem. Talvez, por ter lido logo depois do tão conectado livro “Inteligência Artificial: do Zero ao Metaverso” de Martha Gabriel, regado à QR codes e conectividades, causou um pouco de decepção. O próprio QR code da capa do livro não abre.

Apesar dos pontos apresentados, o livro é uma excelente compilação de conceitos e ajuda na compreensão de um branding 360º no digital, dando vários insights para vincular ações também off-line. De toda forma, todos os muitos conceitos citados são muito bem explicados. Considerando os pontos, vale a leitura.

Anthony 11/02/2023

Inovador
Um ótimo livro, super moderno que abrange muitas coisas atuais e uma inovação, é muito perceptível que estamos vivendo no mesmo ano que o autor.

Adriele153 20/01/2023

Técnico e completo!
Comecei a ler o livro sem muitas expectativas, porque já trabalho na área há alguns anos. Apesar de não encontrar nenhum conceito novo, eu gostei bastante da maneira como o autor organizou o livro e, embora, não seja tãaaao atual, ele não é um livro ultrapassado. A maioria (se não todos) os assuntos abordados ainda não relevantes no dia a dia dos profissionais de marketing e das marcas.

Eu recomendo a leitura por conta da completa curadoria de assuntos. É um livro bem técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento!

Malphys 09/06/2022

Uma leitura levemente avançada para quem está começando a estudar branding ou tem interesse em começar. Mostra como o digital branding é essencial e como é possível mensurar os esforços de marca por meio de indicadores simples e acessíveis.

Edu 24/04/2022

Faria o mesmo
Bons conceitos e abordagens ampla sobre o Digital Branding. Para quem já é da área e tem forte atuação, muitas passagens do livro se tornam “lugar comum”. Porém, quem está chegando ou busca esse conhecimento a leitura é extremamente didática. Um bom primeiro passo. Reforçando, claro, que na prática a tentativa e erro é rotina.

Para mim, os constantes exemplos que levam para o site do próprio autor podem ser considerados como uma preocupação genuína com mais conteúdo sobre o tema e download de materiais complementares para o leitor. Assim como pode ser encarado como uma estratégia embutida para captação de leads em que o se pode mensurar o resultado da ação offline e online. Ambas as possibilidades são de uma astúcia admirável. O que torna o livro parte de um Branding pessoal de Daniel ou da sua agência Target. Faria o mesmo.

Guilherme Moles 10/03/2022

Bacana
Livro muito interessante sobre estratégias de marketing digital, porém, para mim foi muito razo poderiam ter aprofundado um pouco mais nos temas abordados.

Glauber Rosendo 15/02/2022

Um curso sobre Marketing.
Quando tive o interesse de ler este livro, imaginei que tratasse de uma abordagem analítica sobre o passado, presente e futuro do Marketing. Algo como o livro "Marketing 5.0" do Kotler.

Por falar em "abordagem analítica", para quem não leu Kotler, trata-se de um texto preocupado em apontar a forma como as coisas mudaram e estão mudando.

Essa era minha perspectiva. Que não tivesse intenção de ensinar a usar as ferramentas de Marketing, mas só "viajasse nas ideias" sobre a mudança do cenário de comunicação e Branding.

Contudo, como ressaltei, "Digital Branding" busca te ensinar a usar algumas ferramentas essenciais do Marketing Digital, como: Search Engine Optimization (SEO); Google Analytics; Mobile Commerce, entre outros.

Não quero dizer com tudo isso que o livro é ruim. Na verdade é uma surpresa. Também não posso afirmar que é o "melhor curso de Marketing".

Todavia, ao menos para mim, o formato do livro meio "curso-discursivo" (que parece um curso, mas é só um sujeito falando sobre as ferramentas ensinadas em cursos), não é uma leitura muito comum de se encontrar por aí.

Pesando este penúltimo parágrafo, se você gosta de aprofundar conhecimentos sobre os caminhos do marketing, vale a pena a leitura. Caso você já tenha feito algum curso aprofundado em Marketing Digital, caia fora (será muito redundante, do início ao fim).

Nathalia569 17/01/2022

livro técnico
Confesso que pensei que a abordagem seria de outra forma porém com o mesmo assunto, mas foi tratado de forma vê técnica mesmo. Gostei pois fazia tempo que eu não lia com uma abordagem tão técnica mas também gosto de livro que usam cases e algo mais real. De toda forma, recomendo demais!

Felipe1177 17/01/2022

Livro desatualizado
Me sinto mal por classificar o livro como ruim, pois é nítido o esforço do autor em produzir em bom material. O problema é que as ferramentas digitais mudam diariamente. Como o livro fala basicamente de técnicas para usar as ferramentas digitais, muita coisa que o autor recomenda nem existe ou funciona mais da mesma forma.

Elisio Rebouças 09/11/2021

Bom para iniciantes
Eu que sou um completo leigo no assunto consegui tirar um pouco de proveito de algumas coisas do livro. Umas outras me pareceu um pouco mais complicada e talvez até mais direcionada ao pessoal da área. Mas confesso que se eu tivesse investido um pouco mais de tempo sobre determinado conceito que não entendia iria se sair melhor nessa leitura. Mas como o objetivo era só entrar no assunto e ter um pouco de conhecimento sem forçar valeu muito a pena. Talvez o livro seja objetivo de uma segunda leitura no futuro pra tirar mais proveito.

Kau 18/10/2021

Incrível
Um livro essencial para quem trabalha com Marketing digital e Branding, todos os assuntos tratados são muito atualizados
Diferente dos outros livros de MKT, esse também informa sobre as ferramentas de automação.
Um livro completo e muito intuitivo, tive vários insights lendo ele!

Vic4lves 03/08/2021

Esse livro é bem bom, fala de termod tecnicos, da internet, mas ainda ta fixado no facebook, então acredito que ta um pouco ultrapassado, mas algumas coisas que ele fala ainda da pra aplicar nas redes sociais mais novas.
Nos últimos capitulos senti que ele ainda não acreditava no potencial da internet para as marcas (no momento), pois ainda fala sobre o uso das TVs, por isso que acho um pouco ultrapassado, mas ele é bom.

monilycavaleiro0 03/07/2021

Muito bom pra quem quer começar no marketing Digital!
Digital branding é muito mais do que eu pensava, e foi possível descobrir isso ao ler esse livro! Cada detalhe que o autor coloca nos capítulos, serviu pra me mostrar que existem vários detalhes que importam, que podem fazer a diferença. Sem contar a quantidade de ferramentas que ele disponibiliza pra que fique ainda mais fácil o trabalho e entendimento de quem lê o livro. Pra quem já sabe alguma coisa sobre branding, vai ser um complemento e tanto! Pra quem não sabe nada, pode se perder um pouco com tanta informação, mas é só continuar buscando entender que tudo fará sentido! Se você já sabe MUITO disso, me deixa umas dicas aqui nos comentários que eu quero mais ?