Glauber Rosendo 15/02/2022
Um curso sobre Marketing.
Quando tive o interesse de ler este livro, imaginei que tratasse de uma abordagem analítica sobre o passado, presente e futuro do Marketing. Algo como o livro "Marketing 5.0" do Kotler.
Por falar em "abordagem analítica", para quem não leu Kotler, trata-se de um texto preocupado em apontar a forma como as coisas mudaram e estão mudando.
Essa era minha perspectiva. Que não tivesse intenção de ensinar a usar as ferramentas de Marketing, mas só "viajasse nas ideias" sobre a mudança do cenário de comunicação e Branding.
Contudo, como ressaltei, "Digital Branding" busca te ensinar a usar algumas ferramentas essenciais do Marketing Digital, como: Search Engine Optimization (SEO); Google Analytics; Mobile Commerce, entre outros.
Não quero dizer com tudo isso que o livro é ruim. Na verdade é uma surpresa. Também não posso afirmar que é o "melhor curso de Marketing".
Todavia, ao menos para mim, o formato do livro meio "curso-discursivo" (que parece um curso, mas é só um sujeito falando sobre as ferramentas ensinadas em cursos), não é uma leitura muito comum de se encontrar por aí.
Pesando este penúltimo parágrafo, se você gosta de aprofundar conhecimentos sobre os caminhos do marketing, vale a pena a leitura. Caso você já tenha feito algum curso aprofundado em Marketing Digital, caia fora (será muito redundante, do início ao fim).