Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado De Assis

Resenhas -

Yasmin_Azevedo 20/04/2020

Machado de Assis
Memória póstumas de Brás Cubas. O mais importante romance brasileiro de todos os tempos. Moderno avant la lettre, revolucionário na forma fragmentária, no tempo narrativo não-linear, no estilo realista-irônico, é ao mesmo tempo um dos mais agudos retratos das elites brasileiras ? além de repositório de algumas das passagens mais famosas da literatura em língua portuguesa

Suellen vieira 27/05/2020

MEMORIA PÓSTUMA DE BRAS CUBAS
Depois de tentar ler esse livro duas vezes e não conseguir finalmente consegui termina, mas sempre me perguntava por que não conseguia termina de ler, a resposta foi a linguagem que querendo ou não é uma linguagem dificil, visto a época em que o livro foi escrito e o livro por si só e de difícil compreensã. Dificil compreensão para começo de conversa um livro contado por um morto, sem uma ordem cronológica bem definida.
Porém o livro tem vários pontos positivos como uma crítica a sociedade da época em que o livro foi escrito que vale até os dias de hoje, a crítica de que nessa sociedade so tem voz quem tem dinheiro, quem tem poder, afinal de contas Bras Cubas, o nosso personagem principal passou a vida inteira em busca disso, mesmo que tivesse que passar por cima dos outros, como sabemos não consegui.
Bras Cubas mesmo disse que sua vida foi um fracasso, pois segundo ele mesmo afirma na última página do livro nao prosperou, não deixou herança e nem herdeiro. Bras Cubas terminou a vida solitário o que nos faz concluir que a vida e muito mais do que dinheiro e poder, o amor vale muito mais e a unica pensou que ele amou era casado e sempre tive a sensação de que nem mesmo a amava so queria ter a sensacão de que poderia ficar com alguém mesmo que esse alguém fosse de outro, apesar de considerar que virginia também nao o amava so o usava.
Outro fato interessante é o aparecimento de Quincas Borba que e exatamente o oposto de Bras Cubas, um personagem humano, mesmo assim eram amigos os dois, por fim graças a Deus consegui ler esse clássico da literatura brasileira e valeu a pena essa leitura.

Concha Literária 13/09/2021

Um dos maiores livros da literatura nacional
O primeiro romance da fase madura de Machado, este livro é crítica, reflexão, desprendimento, além de demonstrar toda a genialidade do autor.

Nele há capítulos formados apenas por pontos e que, mesmo assim, falam muito mais do que palavras poderiam. Há a conversa do narrador com o leitor, e o próprio narrador mudando trechos de lugar ao longo do livro, dando novas perspectivas, como se fosse ele mesmo repensando se vai falar tudo sobre suas atitudes ou não.

Machado é insuperável!