The Last Letter From Your Lover

The Last Letter From Your Lover Jojo Moyes

Resenhas - The Last Letter from Your Lover

Flávia Menezes 16/08/2021

Duas faces de uma mesma moeda?
?The Last Letter From Your Lover?, no Brasil traduzido para ?A Última Carta de Amor?, da autora Jojo Moyes, não é um livro sobre o amor, mas sobre infidelidade.

Primeiramente, como o filme foi alterado, e uma parte importante da história de uma das personagens principais foi modificada (quão conveniente foi isso?!!), seria inútil tentar fazer um paralelo entre o livro e o filme. Sendo assim, deixemos o filme de lado, e vamos nos ater ao livro.

Muito diferente da linguagem romântica e cheia de vida da outra obra da autora, ?Como eu era antes de você?, eu diria que essa é uma história bem na linguagem britânica: friamente calculista, distante, e um tanto exaustiva em alguns momentos. Talvez por isso, eu tenha sentido mais dificuldade para me conectar aos personagens, embora isso não queira dizer que estes não foram muito bem concebidos. Tudo foi bem traçado, bem contado, apesar de, no início, ter sido um pouco complicado acompanhar as idas e vindas do presente para o passado.

A história gira em torno de duas personagens femininas: Jennifer Stirling, cuja história se passa em flashbacks da década de 1960, e de Ellie Haworth, história vivida no tempo presente. A ligação das duas personagens se dá quando Ellie, uma jornalista, descobre acidentalmente algumas cartas de amor escritas pelo amante de Jennifer. O que chama a atenção de Ellie não é apenas o apelo romântico das cartas, mas o fato de que ela se sente conectada com a história, por ela também estar vivendo um romance com um homem casado. E é por isso, que menciono no início que essa se trata de uma história sobre infidelidade.

Deixe-me contextualizar a situação, para começar: no caso de Jennifer, ela é uma mulher casada que se envolve com um homem que é capaz de tratá-la com muito mais afeto e respeito do que seu próprio marido. Diferentemente de Ellie, que é uma mulher solteira que se envolve com um homem casado, que não faz nenhum esforço para deixar a esposa, mas também nunca coloca um ponto final no seu caso com ela.

Sem contar que as histórias, conforme dito anteriormente, se passam em épocas diferentes, o que cabe aqui reforçar que, no caso de Jennifer, é compreensível a sua dificuldade em colocar um ponto final no casamento (o que ela até gostaria), enquanto John, o homem que mantém um caso com Ellie, mantém sua vida dupla entre esposa e amante, sem demonstrar qualquer intenção em ser franco consigo e com ambas as mulheres, decidindo com quem ele vai permanecer. Já sabemos bem onde uma história dessas vai parar, certo?

Ambas as histórias são carregadas de paixão, de realismo, e de culpa. O que é um tanto exaustivo na história de Jennifer, é que ela passa tanto tempo em dúvida, que chega a ser cansativo ver uma mulher adulta, casada, que não consegue ser honesta com o homem com quem mantém um caso, especialmente quando ele lhe dá todas as chances para ser. Outra situação, e isso é bem característico da Jojo Moyes, é o fato de que o marido é extremante frio e cruel com a esposa, o que acaba por ?justificar? o caso de Jennifer. O personagem do marido perde a função quando ela o coloca nesse extremo, de ser alguém desprezível ao extremo. Um pouco mais de equilíbrio, daria mais realismo ao personagem.

Já a história de Ellie, é extremante realista, porém seu romance é algo muito exaustivo, e difícil de digerir. Essa parte quase me fez abandonar o livro, porque é muito degradante ver alguém amar uma pessoa que só a engana, que a coloca em segundo plano, e demonstra claramente que não vai colocar um ponto final no casamento. Mas olha, não vamos julgar as atitudes da Ellie, ok? Eu quero ser solidária a ela, e dizer que entendo como é difícil a gente se envolver tão honestamente com alguém, e depois se deparar com um amor unilateral. Sofri com ela, e só me enfureci, porque queria que ela o colocasse na parede para que decidisse logo o que ele realmente queria. Mas, ainda assim, compreendo suas dificuldades. O coração tem razões que a própria razão desconhece, certo?

E quer saber? Não consegui achar o amor nesse livro, por mais que as cartas tenham o seu cunho romântico. Tudo o que eu vi foi a ausência de honestidade. O casamento por conveniência de Jennifer. Sua paixão por um homem que a tratava com o respeito e amor que todo homem deveria tratar uma mulher, porém sem nunca ser honesta com ele e dizer o porquê de não poder deixar tudo para estar com ele. O relacionamento degradante de Ellie, sendo enganada por um homem casado, de quem ela não consegue se libertar. Nada disso é amor. É ausência de sinceridade, de honestidade.

E no final, que mensagem se deixa para os leitores? Nenhuma relevante ao meu ver. Então, será que eu posso deixar a minha? Porque eu diria: seja honesto(a) em suas relações, e aja com responsabilidade. Ainda mais nos tempos atuais, em que a tecnologia facilita a possibilidade de se envolver em conversas com várias pessoas ao mesmo tempo (e aqui, eu não estou falando de uma simples conversinha ingenua de amizade?). Lembre-se de que elas são pessoas como você, de carne e osso e muitos sentimentos (inclusive alguns por você!). Não trate os outros como não gostaria de ser tratado(a).

Que pena que os personagens dessa história não foram honestos e responsáveis em suas relações, porque teria poupado muita dor e sofrimento.

Melina 09/07/2021

No início confesso que o livro não me prendeu, e, se não fosse a minha determinação de não abandonar livros, talvez eu não teria terminado esse e me surpreendido positivamente! O problema é que o ritmo dele é bem lento, e a grande reviravolta veio com 90% do livro! O final foi lindo, mesmo, e achei que casou perfeitamente com o que foi construído até ali. Mas não posso negar que até 50% eu ainda tava com um pouco de preguiça dele.

Soliene.Teixeira 14/05/2021

Vicariously
The beautiful Jenniffer had her so then immaculate life twisted when she met Anthony, an excelente journalist whose life story wasn't so neatly wrote as his lines até the newspaper.

Both of them fell in love, but discovered that timing is a tough destiny's determiner and that written words, even though passionate and well intended, may not be received as planned.

With this book you will also meet Ellie, as passionate and curious as a journalist can be. She will dig a love story and rise from the rock bottom showing you that time can never kill the fresh hopes and dreams of a true love; that saying goodbye sometimes is the answer; and that the people around you may surprise you once you start carefully listening to what they have to say.

Jojo Moyes, as always, knitted a complex and heart moving story with such a delicacy, presenting us a myriad of feelings that break out hearts, push us to cry, laugh and feel warmth.

You will not regret picking this book out of its silent rest. Let it talk to you, let it tell you a love letter can go a long way.