Il fu Mattia Pascal

Resenhas - O Falecido Mattia Pascal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gisele 13/02/2024

O Finado Mattia Pascal - Luigi Pirandello
Uma divertidíssima leitura que narra de forma breve as desventuras em série do finado (só que não) Mattia Pascal.

Recomendo a leitura!

Oscar 02/02/2024

O finado Mattia
Um daqueles livros que a vontade é a de devora-lo, terminá-lo e recomeçar imediatamente. Que história, que escrita!!!!! Agradabilíssima, como diria nosso Finado Mattia Pascal.

Pk_Affonso1408 28/01/2024

Entre vidas e mortes ??
Mattia Pascal é um pobre desastrado que, após certas decisões irrefletidas na juventude, termina preso a uma vida intragável.

Sua rotina, circunscrita ao marasmo de um emprego enfadonho durante o dia, termina com os mesmos aborrecimentos domésticos todas as noites. E após tudo isso, como se não bastasse a companhia detestável da esposa e da sogra, ele ainda é vítima de uma tragédia inesperada.

Desolado, Mattia resolve tirar um tempo para si e, sem avisar ninguém, parte rumo aos cassinos de Monte Carlo a fim de espairecer. Lá, a sorte sorri em seu favor e, depois de abocanhar uma bela quantia, ele se depara com uma notícia ainda mais inacreditável: Mattia Pascal foi declarado morto.

Luigi Pirandello mostra em sua obra os mistérios sobre nossa identidade, o que realmente vale a pena ( Uma vida sem poder viver bem ou uma " morte " sem aproveitar sua nova vida ).

Gostei muito do posfácio escrito pelo autor, onde relata sobre as críticas feitas ao seu livro e sua inverossímil história. Muito legal o tapa que ele dá nos críticos mostrando relato real semelhante a sua obra.

' O finado Mattia Pascal ' é um livro bem divertido, me vi dando muita risada em algumas situações nessa história, recomendo a todos a leitura ?.

Heloyza2 27/01/2024

Matia Pascoal ?morre? enquanto a sorte lhe sorri. Condenado a uma vida medíocre e um casamento mais medíocre ainda, Matias tenta sua sorte e com a sorte na roleta vem seu corpo que é achado em um córrego.
Vivo ou morto? E agora o que seria de Matia? É isso que ele resolve enquanto lê seu obituário.

Aline.Silva 25/01/2024

Segundo livro do ano de um autor ganhador do prêmio Nobel e eu não poderia ter gostado mais, o começo foi um pouco maçante, mas a história se torna divertida, nos faz refletir sobre mudanças.

CoIorado 12/01/2024

Um clássico é um clássico
Você pode até não gostar da história, mas você vai, com certeza, respeitar o autor; que maneira linda de escrever. Nunca marquei tanto um livro quanto este

"Tu, como de costume, sem açúcar, não é?"

Vic 02/01/2024

Romance com ecos machadianos
"O Finado Mattia Pascal" foi uma obra que me chamou atenção desde a sinopse e o que me manteve foi o tom do narrador. A proposta do enredo e o tom do narrador lembra um pouco "Memórias Póstumas de Brás Cubas", mas o romance de Luigi Pirandello se afasta do romance realista machadiano em vários aspectos. Um deles é que Mattia Pascal, protagonista e narrador, não narra a sua história no pós-vida, totalmente desgarrado da existência no plano material. O personagem é dado como morto e Mattia escolhe fugir de quem é, de suas dívidas e de todos os laços quem o prendiam a essa identidade. Dessa forma, sua morte simbólica dá vida a sua outra persona: Adriano Meis.
Com sua nova identidade, Mattia aproveita-se da liberdade e dos privilégios de começar de novo com um bônus: havia passado por uma maré de sorte após perder sua filha e acumulou uma pequena fortuna com jogos de cassino.
Sabendo por meio dos jornais que seu corpo, vítima de suicídio, foi reconhecido por sua família, o homem decide seguir viagem e abandonar tudo que caracterizava Mattia Pascal.
Agora em uma nova cidade, alugando um quarto na casa de uma família em Roma, Mattia, vestido de Adriano Meis, se esbanja de uma liberdade que logo mostra-se ilusória e passageira.
Com o decorrer da obra tive dificuldade de me envolver com os personagens e com o próprio protagonista, mas gostei muito de como o autor externou a condição de seu protagonista, que mesmo fugindo de si mesmo, de Mattia Pascal, sempre voltava se deparava com ele, por mais que se esforçasse para deixar essa vida para trás. Outro elemento que muito me chamou atenção foi o estado ilusório de liberdade ao adotar a identidade de Adriano Meis: Mattia percebeu que fugir de si não lhe proporcionou liberdade, pois isso lhe privava de viver, mesmo que não tenha de fato morrido.
É uma obra muito interessante e recomendo a leitura.

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Um romance com alguma aventura
O livro é de rápida leitura. Possui uma escrita que de início parece um pouco difícil de compreender, mas logo você pega no jeito e entende como o cara conta a história. Da metade pra frente fica melhor que no início.

Karla.Kassiane 16/11/2023

Se fosse um gráfico essa leitura terminaria em queda!
Gosto muito dos italianos, meu primeiro do autor, o próprio Mattia narra a história o que na minha opinião gera uma fluidez na leitura. Trama muito divertida, com muitas notas de rodapé pela edição do Clube de Literatura Clássica, no desfecho da história simplesmente pareceu que o autor cansou.

Mama 13/11/2023

Uma crítica às máscaras sociais
Pirandello constrói de forma esplêndida os personagens que dão corpo a sua obra. São pessoas que se cansam do marasmo do dia a dia e desejam ter um destino diferente, como Mattia Pascal. Gostei bastante das reflexões ao longo do texto e do desfecho do livro.

Vinicius 10/11/2023

Melhor Livro do Ano
Esse sem dúvidas foi o melhor livro que li em 2023, e um dos melhores que li na vida.
A ambivalência que Luigi Pirandello trata a vida (como realmente ela é) mostra a sabedoria do autor. O paradoxo entre liberdade e prisão, dilemas de identidade e aspirações/objetivos. Com temas profundos e tão atuais, poderia facilmente ser leitura indicada nas escolas. Em minha opinião entra ao lado de grandes obras como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (inclusive com a temática semelhante) e "O Pai Goriot".

1 | 2 | 3 | 4 | 5