A Carícia do Vento

A Carícia do Vento Janet Dailey

Resenhas - A Carícia do Vento

Isabel 27/10/2010

Mais um romance açucarado de Janet Dailey, fala de refugiados políticos, vivendo em montanhas do México, o chefe do bando sequestra a mocinha e tals. Um bom entretenimento!!!
Lili 18/03/2015minha estante
Comecei a ler esse livro,abandonei nao consegui me apegar a mocinha.Depois fiquei sabendo do resto da historia,conclui que eu fiz muito bem em nao terminar,so ficaria irritada e cansada da historia.

Blog MVL - Nina 05/05/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www,minhavidaporumlivro.blogspot.com
A primeira vez que li a obra “A Carícia do Vento” foi há três anos. Fui capturada pela narrativa dessa autora talentosa, entretanto não indico o livro para os mais sensíveis. É uma estória dura, sobre pessoas torturadas,que no meio de um intenso sofrimento e contra todas as probabilidades se apaixonam.

Dailey conta a estória de Sheila. Uma jovem mimada, filha de um grande empresário e freqüentadora assídua da alta sociedade americana. Por rebeldia acaba se casando com um homem que não amava só pela sua bela figura, e sim pela sua conta bancária. Partindo em uma lua de mel conturbada, o casal é assaltado em uma estrada no México. Seu marido acaba morto e ela seqüestrada. Em cativeiro ela passa a conhecer o estilo de vida de seus captores e se apaixona por Ráfaga, o líder do bando. Juntos, os dois vivem um conturbado relacionamento onde ambos buscam controlar e possuir um ao outro.

A Carícia do Vento foi originalmente publicado em 1979, o que desperta a minha curiosidade a respeito das reações controversas que o livro deve ter causado naquela época. Além de envolver cenas de estupro e sexo descritivo, a autora também aborda uma síndrome psicológica que havia sido nomeada em 1973. O que hoje conhecemos como a doença psiquiátrica das vítimas de seqüestro. A síndrome de Estocolmo consiste em um relacionamento afetivo da vítima com seu captor. Não são poucos os casos onde podemos encontrar traços dessa situação. Em A Carícia do Vento, Sheila acaba se relacionando sexualmente e emocionalmente com Ráfaga, o responsável por seu seqüestro.

Apesar da óbvia condição amoral na qual Sheila é colocada, o leitor,assim como a protagonista,acaba se apegando a Ráfaga tanto quanto Sheila. É nesse aspecto que a narrativa de Dailey se mostra superior, ela possui o raro dom de manipular seus leitores. O que pode ser bom ou ruim, dependendo de que tipo de leitor você é. A realidade cruel é que a protagonista é uma sobrevivente,ela fez o que foi necessário para permanecer viva e ilesa. A maioria dos homens do bando gostaria de estuprá-la, e então onde ela ficaria? Sheila opta (não conscientemente) em ser a mulher de um só. E estando com o líder, sua proteção estaria garantida. Não é o que acontece, mas isso deixo para os leitores descobrirem sozinhos.

Janet Dailey não poupa os leitores de cenas violentas, o que é revoltante ao longo do livro. Contudo, como uma obra que possui um objetivo maior do que apenas entreter, A Caricia do Vento foi, e ainda é tema de debate garantido.

Monca 21/07/2011

Este foi um dos melhores livro que já li.Foi indicação da minha amiga Carla.A leitura foi feita em conjunto com a Luna e foi maravilhoso compartir os altos e baixos que esse livro causou em nossas emoções,pois esse livro não nos deixa indiferente.Recomendo que seja lido,pois vale cada página virada.

Fabi129 19/04/2019

TÃO BOM, QUE MERECE ATÉ SER RELIDO!
''—Tudo o que quero está aqui. - repetiu Ráfaga roucamente, de encontro à sua boca, a respiração cálida misturando-se à dela. —Tudo o que jamais poderia desejar encontrei.''

Sei que não é o correto, mas muitas vezes, um livro me interessa pela capa. E neste aqui, não achei a capa atrativa. A sinopse é bem interessante, mas nunca me batia a animação de pegar e conferir o que me esperava. Quão tola eu fui! Comecei este livro receosa e aos poucos fui me apaixonando pela história. *-*
Já li alguns livros que a refém, se apaixona pelo sequestrador. E eu AMO esse tipo de história! É tão intrigante a forma como o casal vai se envolvendo, aquele ódio se tornando amor. S2 S2
A mocinha do livro é mimada, já que foi criada tendo tudo a seus pés. Quando ela é raptada pelo bando de Ráfaga, já fica toda histérica e falando um monte. Ráfaga é todo misterioso, e claro que Sheila não ficará imune ao mexicano. Lindo do jeito que é, qualquer uma ficaria boba que nem ela. Não a julgo, rs.
Ela o insulta várias vezes, e ele só na dele. Ahhhh como foi divertido, quando Ráfaga se revelou. Deixou Sheila surpresa que só. E a partir daí, o livro ficou ainda mais legal. Aqui não temos um mocinho, 100% mocinho. Ele é quem a sequestrou, ele é quem a mantém prisioneira. Mas é ele também, que mexerá com o coração dela.
Meu coração sempre se aquece com uma história de amor impossível. Lhes digo, que quando a leitura me pegou mesmo, eu nem queria largar o livro. E quando estava chegando no fim, não queria que terminasse. Por mim, este livro teria uma continuação ou ao menos muitíssimas páginas a mais. Minha única reclamação, é em relação ao final. Custava a autora ter escrito mais coisa? :’(
Meus amigos, leiam este livro. POR FAVOR, não deixam de conferir esta maravilha! ^-^
Leitora assídua 19/04/2019minha estante
Parece que estou ouvindo vc me contar em palavras sobre ele :)

Fabi129 19/04/2019minha estante
Ahhh obrigada! Me empolgo escrevendo resenhas, rs. ^-^

Tânia (@ritmoliterario) 19/04/2019minha estante
Eu também amo livros com essa temática. Já add esse aqui pra ler?

Mayra 19/04/2019minha estante
Quero !!!

Dea 20/04/2019minha estante
O li há décadas atrás e concordo. Tinha que ter continuação. É aquele livro que você ou ama ou odeia. Eu sou do time que ama. Bela resenha :)

Tânia e Mayra leiammm! ^^

Fabi129 20/04/2019minha estante
Dea, eu amei e ñ foi pouco kkkk
Obgd!

Dea 20/04/2019minha estante
Kkkkk... Ráfaga é igual a Michael Moretti em. A Ira dos Anjos de Sidney Sheldon, é a Vida da História.

Fabi129 20/04/2019minha estante
Esse ainda ñ li. Vou pesquisar kkkk

Fabi, eu amei, mas se prepare. Kkkk. Paro por aqui. :p

Charlene.Roncolatt 21/04/2019minha estante
Também amo muito, queria um livro daquele outro mocinho, esqueci o nome pq faz anos que li esse livro, aquele que foi amigo da Sheila.

Charlene.Roncolatt 21/04/2019minha estante
Dea nunca vou esquecer do livro A Ira dos Anjos, mas ele é mais forte que esse, preciso reler, já faz uns bons 10 anos que li.

Dea 22/04/2019minha estante
Charlene, o livro é forte e vou te dizer que ainda espero uma continuação dele, mas de tão surpreendente ele está entre os meus queridinhos sempre. Mesmo estando com o coração em frangalhos.

Fabi129 22/04/2019minha estante
Charlene, o nome era Laredo. Seria interessante sim um livro sobre ele.
Vcs estão comentando tanto sobre esse A ira dos anjos, q estou ficando curiosa kkkk

Dea 22/04/2019minha estante
Fabi, dois estilos diferentes de livros contemporâneos. É aquele livro que o bandido rouba a luz do mocinho e o fim... Não dá pra comentar mais nada, senão tira a surpresa do livro. Charlene vai concordar e Laredo é tdb também, né?

Charlene.Roncolatt 22/04/2019minha estante
Preciso urgente reler a ira dos anjos!!!!!!!!! O melhor livro do autor! Sem dó e piedade!

Vou adc é agr kkkkk
Tantos comentários positivos!

Dea 22/04/2019minha estante
Kkkkk.. Leia e depois chama a gente pro debate

Fabi129 22/04/2019minha estante
Ok. Só n será agr. Mas vou ler sim.

Cristine 05/04/2011minha estante
eu sempre pensei no final desse livro, e cheguei a conclusão que a autora para aí, simplesmente pq não há como ter um final feliz!! a não ser que fujam para os EUA, o que acho que o rafaga não faria, em algum momento eles vão acabar pegos.

Pri 28/04/2012

Só nao dei 5 estrelas ao livro porque o final deixa muito a desejar, fiquei até contanto as paginas para ver se alguma nao tinha caído, pois não me conformei que acabada assim do nada.

Sheila é uma moça rica que se apaixona por uma besta e foge com ele para o méxico para se casarem, mas lá a besta em questão se perder e o carro quebra.... ai começa a história de verdade.
Eles são sequestrados por mexicanos fugitivos, que matam seu marido e a levam como garantia de dinheiro.... e no desenrolar da história ela se apaixona por RAFAGA, um homem frio, mas que na hora do vamos ver, é um homem com H maiúsculo ai ai ai.

as senas Hot são tudo de bom, pena que não duram muito.

beijinhos
Pri

Deyse 30/08/2016

Surpreendente!!!
Quando li "A carícia do Vento" fiquei me perguntando: "Se esse livro fosse escrito nos dias de hoje, como ele seria recebido pelos leitores?" Digo isso porque, de modo geral, é uma história forte, machista e, por vezes, muito cruel. Acredito que as feministas de plantão odiariam a história. Não que eu não seja uma feminista. Ou que não tenha odiado esse livro algumas vezes. O mocinho não é uma mocinho, de jeito nenhum, mas desperta sentimentos tão fortes que, mesmo o odiando a gente se apaixona. Confesso que gosto de protagonistas assim, que nos despertam sentimentos contraditórios. E o Ráfaga, definitivamente é o cara. É o típico bruto, grosso, gostoso que, quando se apaixona faz loucuras pela mulher amada. E a Sheila é a menina mimada e sortuda que vai ser raptada por esse cara. Apesar desses detalhes e, talvez por causa deles, achei a história fascinante. Do tipo que não se consegue parar de ler. Viciante ao ponto de ter me deixado acordada por horas após ter terminado a leitura. A Janet Dailey é ótima escritora e foi muito feliz em seu romance de estreia. Como é um livro muito antigo foi difícil comprar, mas após várias tentativas frustradas eu finalmente consegui. E não me arrependi. Vale a pena ler "A carícia do Vento". É aquele tipo de história que você nunca mais esquece.

Leitora Geek 14/09/2018

Como eu amei essa história!
Gente eu amei tanto esse livro. Sériooo
No começo fiquei chocada com uns acontecimentos, tenho ódio de alguns personagens e nojo. Mas com a leitura sua opinião vai mudando e vc percebe o livro incrível que está em suas mãos. Leitura super agradável e quando você percebe devorou paginas e paginas do livro. Li emprestado por uma prima. E coo quero ter esse livro em minha estante. Amei! Suuper recomendo.

site: @leitora.geek
Débora 27/09/2018minha estante
Não consegui largar!!! Amei!

Bricya.Fernanda 15/01/2024

A Carícia do Vento ??
? Um romance bem diferente dos que eu estou acostumada a ler; queria mais detalhes sobre alguns acontecimentos e mais explicações sobre outros, também queria um final mais desenvolvido para os personagens principais, mas no todo é uma história bem interessante, e uma leitura que flui muito bem!

patita 06/04/2011

Adorável
Pra quem gosta deste tipo de romance e procura um livro que prenda a atenção este é perfeito. Tudo na dose certa, fica impossível parar de ler antes de saber como a estória acaba. O final é meio sem graça mas o restante compensa.

Mara seidhom 17/08/2013

Um ódio transformado em paixão arrebatadora é a tônica deste romance previsível, porém fascinante, sobre a história de uma bela milionária americana que se envolve com um líder de guerrilheiros no México.

nathy 06/02/2015

Muito mais que um romance açucarado, marco de Janet Dailey.
Antes de tudo, se você tem um conceito formado em relação a livros que são de banca (pois o mesmo já foi publicado no Brasil como tal) peço que jogue de lado e arrisque na leitura de A caricia do Vento, pois tenho certeza que você sairá dessa aventura amando ou odiando a história, mais jamais será indiferente a ela.

O livro foi publicado inicialmente em 1979 se tornando o primeiro livro de Dailey a entrar na lista de livros mais vendidos do The New York Times, eu tenho a versão mais recente lançada no Brasil pela BestBolso em 2009.

Temos como protagonista da trama a jovem Sheila Rogers, possuidora de grande beleza, fortuna, impulsividade e porque não, certa “mimades” por ser a filha única de um casal milionário. A mesma vê a sua vida mudar totalmente quando decide fugir de Austin (Texas) para Juares (México) com o seu namorado, o trabalhador cheio de encantos, Brad.

Toda a beleza de Brad desaparece quando o mesmo mostra a sua arrogância e ganância após estarem casados. Isso acontece logo nas primeiras páginas do livro, por isso podem ficar tranquilos, essa não é uma história comum em que o “vilão/mocinho” passa a história toda enganando a mocinha. Ainda na lua de mel ele morre, isso mesmo, Brad é assassinado. Esse é apenas o inicio da aventura de Sheila, que será sequestrada pelo bando de pistoleiros que matou o seu marido.

Nas longas montanhas isoladas do México a protagonista encontrará o enigmático Ráfaga, líder do bando. O que ela não imagina é que encontrará nele o homem que mais odeia na face da terra e o que mais ama. Vivendo juntos, um mundo de desejo, ódio, paixões, arrebatamentos e tristezas.

Esse misto de sensações estará presente no livro a todo o momento e temas como a Síndrome de Estocolmo faz parte das discussões sobre o mesmo. Por tanto, estejam preparados para uma leitura agridoce que te fará refletir e mostrará que nem tudo é preto ou branco.

A única critica que faço em relação a história do livro é ao final que foi muito corrido, entretanto, sei que ele permite uma série de questionamentos e possibilidades.

Quem quiser saber mais ou já leu e gostou, passa lá no blog...

Beijos!

site: http://ventoliterario.blogspot.com.br/2015/01/o-vento-me-disse-01-caricia-do-vento.html

Nádia 02/07/2015

O Ráfaga é uma ótima espécime tudo-de-bão. Mas o que dizer do final desse livro? Mais ou menos do tipo: Acabou??? Como assim???
Dri 02/07/2015minha estante
Apesar do final insatisfatório pea mim, amo esse livro. Me marcou muito. :-)

Nádia 02/07/2015minha estante
Sério Dri? Gostei tb, mas o final...juro que achei que teria o livro 2 rsrsrs.

Dri 02/07/2015minha estante
Eu lembro que eu procurei o livro original igual uma doida na net, pensando que o que eu tinha lido estava incompleto. rsrsrs Mas não é a toa que esse livro é tido como "marcou gerações"...pelo menos pra mim, amei demais.

Dri 02/07/2015minha estante
(...)" E ela correu para ele..."
Que raivaaaaa da Janet Daley, rsrsrs

Nádia 03/07/2015minha estante
Kkkkkkkkk bem isso mesmo Dri!

Dri 03/07/2015minha estante
:-)