A Terceira Moça

Resenhas - A Terceira Moça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabio Shiva 12/11/2021

"Quero um homicídio!"
Não é exagero dizer que Agatha Christie experimentou praticamente todas as combinações possíveis do romance policial clássico, do tipo “Whodunit” ou “Quem matou?”, que consiste em um jogo onde o leitor é desafiado a solucionar o mistério antes que a resposta seja oferecida ao final do livro. Mais que experimentar as possibilidades de solução do romance de mistério, Agatha Christie foi a criadora de várias delas. Não chego a enumerar essas geniais invenções de Agatha, mesmo sem citar as obras nas quais ocorreram, por respeitar demais as sublimes alegrias desfrutadas pelo leitor de romances policiais e por não querer incorrer em sua ira santa, pela mais leve sugestão de spoiler!

Que não será cometido quando eu digo que faltava talvez uma possibilidade a ser experimentada, a qual Agatha resolveu dar vazão justamente em “A Terceira Moça”: que tal um romance policial onde o elemento original esteja justamente na dificuldade de descobrir onde e como foi cometido o homicídio?

Esse é o desafio que Hercule Poirot precisa enfrentar e que o leva quase ao desespero:

“E eu só quero um homicídio... um simples homicídio. Já estou acreditando que ele só ocorreu dentro de um cérebro desequilibrado!”

Em outro momento do livro ele confabula com sua parceira de muitos mistérios, a escritora Ariadne Oliver, que não deixa de ser um alter ego da própria Agatha:

“Façamos a nós mesmos a pergunta, madame: que homicídio? Quem foi morto? Onde foi? Por que alguém foi morto?”

Mas essas perguntas demoram a ser respondidas, o que faz o famoso detetive belga perder a paciência:

“— Quero um homicídio! — proclamou Poirot.
— Quem o ouve falar, pensa que está querendo beber sangue!
— Ah, eu procuro um homicídio e não encontro um homicídio. É irritante, por isso, peço-lhe que pense comigo.”

Quando consideramos que esse diálogo ocorre na página 135 (de um total de 226), é inevitável pensar que parte dessa irritação que Poirot sente seja compartilhada pelo leitor. Ao menos, foi o que aconteceu comigo. Achei a leitura arrastada e levei bem mais que a minha média de dois ou três dias para terminar de ler um livro de Agatha Christie.

Eu fui atraído para esse livro (que li pela primeira vez há muitos anos, não conservando dele nenhuma recordação) por um detalhe curioso. Ao ler o ótimo “Cem Gramas de Centeio”, protagonizado por Miss Marple, achei bem interessante o personagem do inspetor Neele, e achei que ele merecia figurar em outros livros de Agatha. Na pesquisa que fiz, contudo, só o encontrei de volta muitos anos depois, já promovido a Inspetor-Chefe da Scotland Yard, agora como coadjuvante de Poirot. Contudo a promoção, ou talvez as décadas que passou enfurnado na gaveta, aparentemente tiraram de Neele todo o seu carisma, e em “A Terceira Moça” ele quase que se limita ao papel de fornecedor de informações para Poirot, sendo que no mesmo livro já temos esse papel sendo desempenhado pelo Sr. Goby, um tipo meio bidimensional que tem a mania de sempre olhar para algum objeto inanimado quando está fornecendo suas informações no melhor estilo Deus ex machina.

Fora o mistério em si, a parte mais interessante da história é ver Agatha expressando, através de Poirot, os desafios da velhice e o choque de gerações com a juventude daquele louco ano de 1966, cheio de palavras inventadas como “Beatles”, “beatnik” e de tantas outras coisas que, aos olhos da terceira idade, pareciam totais absurdos. Desse conflito com o novo saem algumas frases bem interessantes:

“Não se pode esperar cabeças experientes em cima de ombros jovens.”

“As pessoas não gostam de sofrer, nem de sentir que são culpadas por alguma coisa.”

Em resumo: “A Terceira Moça” não chega a ser um livro ruim, mas a autora certamente escreveu ao menos uns cinquenta outros bem melhores. E viva Agatha Christie!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Michela Wakami 21/09/2021

Muito mistério envolvido.
Uma leitura envolvente e cheia de mistérios.
Não imaginava esse final, e gostei muito do desfecho.
João 21/09/2021minha estante
Uhu ????

João 21/09/2021minha estante
Quero detalhes depois kk

Michela Wakami 21/09/2021minha estante
Pode deixar!?

Vanessa 21/09/2021minha estante
Opa, quatro estrelas! Deve ser bom. Tenho esse aqui, acho que vai ser minha próxima leitura.

Michela Wakami 21/09/2021minha estante
Tomara que você goste tanto quanto eu, achei muito envolvente.

pizarrel 10/10/2021minha estante
Não sabia desse livro da Agatha, cada dia é um livro diferente que conheço dela, afinal, essa rainha escreveu tanto???

Michela Wakami 10/10/2021minha estante
Israel, são mais de 90 livros!???

pizarrel 10/10/2021minha estante
KKKKK, aleluia!!! Sempre vou ter um livro dela pra ler hahahahah

Michela Wakami 11/10/2021minha estante
Sim ?????

Guilherme 20/07/2021

Razoável
Não sei se li sem me comprometer muito com a história, mas achei este bem confuso, o enredo até um pouco fantasioso demais, mesmo para o inigualável Hercule Poirot.

Lucy 26/10/2020

A terceira moça
A terceira moça foi uma leitura muito gostosa e viciante. Nas primeiras 30 páginas a narrativa estava um pouco lenta, mas após esse pequeno período não conseguia mais parar de ler.
Foi uma leitura que conseguiu prender minha atenção até mesmo quando eu não estava efetivamente lendo, foi um livro que permaneceu no eu pensamento.
A trama tem uma série de acontecimentos inesperados, que esclarecem muito, mas que ao mesmo tempo, trás uma confusão.
Poirot é uma mente brilhante e seus pensamentos e lógicas são excelentes(como sempre).
É um livro em que os detalhes tem muita importância e passam despercebidos. simplesmente incrível.

Tamara Ferraz.As3Artes 16/01/2023

O mistério é magistralmente arquitetado
Em A Terceira Moça, o detetive Poirot e Ariadne Oliver precisam encarar as mudanças da década de 60, e o comportamento da juventude da época, a independência das moças e os relacionamentos. Nesse livro são abordados alguns temas, como uso de drogas.
O mistério é magistralmente arquitetado. O livro tem uma leitura fluida, intrigante e bem amarrada. Mais um mistério de Agatha Christie que vale a pena ler.

LidosdaCris 26/12/2022

Eu amo os livros da Agatha e leio pelo menos um por ano.

Gostei muito da história. Hercule Poirot é um personagem interessante e surpreendente. A leitura foi fluída e rápida.

O final foi um pouco previsível, mas nada que prejudique a história.

Luis.Henrique 19/02/2020

a terceira moça não é uma metáfora
Esse livro mostra Agatha Christie em sua melhor forma, mostra a ideia e a brilhante carreira de um de seus personagens mais consecutivos e por que não dize famosos, Hercule Poirot, que só quem leu o livro vai entender o trocadilho, mas não deixem se enganar pela idade.

Tuts 12/12/2021

Singular
Achei o roteiro do livro muito diferente do usual,a forma como o livro se desenvolve é absurdamente singular,o que deixa tudo mais interessante. O livro é um caminho pro escuro,têm-se um ponto de partida cujo desfecho consegue surpreender,ainda que no final eu tivesse entendido o que iria acontecer. Agatha inovou nesse romance e escreveu algo diferente de seus outros livros,sinto que não houve abuso de ?fórmulas? aqui. Gostei
Vi 12/12/2021minha estante
Esse livro da Agatha é bem diferente mesmo. De todos que já li dela até hoje, esse é o mais "diferente"!!! A história caminhou para um sentido e no final foi uma "surpresa".

Tuts 12/12/2021minha estante
Sim

Edilene Freitas 07/03/2020

Um livro da Agatha é sempre um livro que vale a pena ser lido. Porém, a edição que li deixou muito a desejar. Muitas e muitas páginas repetidas ao longo o livro, capítulos inteiros que constavam duas vezes. Deixou a leitura confusa. Mas quanto à historia, nada do que reclamar. Um mistério a princípio confuso, mas que vai sendo desvendado pouco a pouco pelas células cinzentas do brilhante Hercule Poirot.

Mari 07/09/2023

Olha gosto muito da Agatha mas esse foi uma leitura arrastada, não gostei mesmo, bem tedioso, tem aquele plotezinho no final e esse n tem zilhões de personagens pelo menos ??

Mila.Soraia 10/07/2020

Rainha do Crime, né?
O livro é muito bom, final surpreendente, li num tapa.
Mas, sou suspeita para falar, pois amo os livros da Agatha Christie, e ela não decepciona.
No aspecto social, é interessante observar que o livro foi escrito nos anos 60, se não estou enganada. Então, além da trama policial em si, vale a pena observar o choque de gerações que se evidencia na obra.

Well.Machado 31/08/2023

Um genérico da Agatha, mas um livro legal!
Achei "A Terceira Moça" um livro bem genérico da Agatha mesmo (opinião de quem já leu mais de 60 livros dela e a tem como autora favorita). O final em si não foi tão surpreendente, mas gostei de ter errado uma das teorias e ainda ser pego de surpresa pela Agatha mesmo depois de já ter lido tanto e conhecer todas suas artimanhas hahaha! A leitura em si é que foi bem arrastada, com certeza pelas coisas enrolarem e demorarem pra acontecer de fato na trama. O ponto pra mim é sempre a Ariadne Oliver, ela e seu humor misturado com tamanho ingenuidade sempre trazem o melhor nos livros que ela participa! Uma de minhas personagem secundárias favoritas das tramas de Agatha Christie! Agora o Poirot, sigo sem conseguir gostar e achei super chato o livro inteiro...

Bia Morais 09/10/2020

A terceira moça - opinião
Geralmente não gosto muito quando os assassinatos demoram a acontecer nos livros e a história vai se desenrolando de forma nebulosa e um tanto quanto confusa, porém, nesse livro achei que essa fórmula funcionou muito bem. Fiquei surpresa com o desfecho, pois só cheguei a pensar bem superficialmente na possibilidade, mas depois abandonei a idéia. Para mim, foi bem surpreendente e interessante e ter Hercule Poirot na história sempre é ótimo! Recomendo a leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5