2012

Resenhas - 2012

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa Vieira 07/10/2010

2012 Uma Aventura no Fim do Mundo_Vanessa Bosso
O livro 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo, da escritora Vanessa Bosso, conta a história do fim do mundo que, segundo as previsões maias e o I Ching, acabará em 21 de dezembro de 2012. Ao longo do ano de 2012, a história relata as inúmeras catástrofes que estão acontencendo na Terra, tais como furacões,terremotos, tsunamis, erupções de vulcões, entre outros. Dentro dessa história surpreendente, encontramos vários personagens jovens e talentosos que prendem muita a atenção do leitor como Liz, Mel, Bia, Júlia, Cauê, Thiago, Matheus, Felipe, entre outros.

Liz tenta sobreviver ao apocalipse em um abrigo subterrâneo com a sua mãe Bia e sua melhor amiga Mel. Já Thiago fica a bordo de um barco com os seus amigos Matheus e Felipe. Muitas aventuras acontecem nesse interim.

O livro mistura ficção, fantasia, religião e suspense numa trama rica de relações interpessoais. Confesso que o livro me causou um certo temor sobre o que o futuro nos reserva, já que é a segunda vez que ouço falar sobre o 2012 ( a primeira, através do filme "2012" que assisti três vezes para variar...rs) e me impactou de uma forma impressionante.

Larissa2518 23/09/2010

Uma amiga minha comentou sobre esse livro e acabei achando interessante essa "salada" sobre final do mundo, previsões e espiritualidade.
A primeira parte de livro me agradou bastante, acho o ritmo da narrativa agradável, só acho que os diálogos poderiam ser um pouco mais articulados, pois muitas vezes me passaram uma impressão bastante artificial, forçada.
Esperei tanto para ver como os personagens iriam tentar sobreviver aos acontecimentos e quando o momento chegou, apesar da ótima descrição sobre o impacto em todo o globo, achei que foi muito fácil a maneira como eles passaram pelo "fim do mundo".
Os fundamentos espirituais, que foram introduzidos na história em alguns momentos trouxe mais respaudo, já em outros achei que faltou um pouco mais de pesquisa por parte da autora.

Sumie 15/09/2010

Muito Bom!!!
O tema fim do mundo sempre me chamou a atenção,e com esse livro não foi diferente.Em sua primeira parte,ele fala sobre a data de 21/12/2012,onde 2 sóis apareceram nos céus do planeta Terra e o ciclo será concluído,ou seja,virá a destruição total do planeta.Já na segunda parte,ele nos mostra o quanto somos egoístas,fúteis e materialistas,nos mostra o verdadeiro amor incondicional.

Ao ler o livro,em sua primeira parte,me fez perceber que infelizmente,muitas das catástrofes apresentadas ali,já estão acontecendo.E na parte da destruição para o fim,lembrou-me muito um seriado,que eu sou fã e é o meu favorito,Arquivo X.As conspirações,os seres evoluídos,os extraterrestres,fizeram desse livro uma leitura muito interessante e prazerosa.

naniedias 28/07/2010

2012 - Uma aventura no fim do mundo
"O ano era 24000 a.C., quando dois sóis apareceram nos céus do planeta Terra. Mais um ciclo havia sido concluído. O centro da galáxia se aproximava trazendo uma nova ordem após a destruição iminente.
[...]
A partir desse momento outros 26 mil anos serão vividos, e, ao seu final, o alinhamento galático acontecerá novamente em meados do ano de 2012."
Liz está de mudança para a Inglaterra. Depois de terminar o namoro com Caué - que ainda não conseguira esquecer - ela havia decidido ir estudar na Inglaterra.
O bom seria que por lá ela iria estudar astronomia - a mesma área do seu pai, que havia morrido dois anos atrás - e ainda poderia reencontrar Melissa, uma grande amiga.
Quando chega em Londres, Liz ainda tem a oportunidade de conhecer Júlia, que seria sua colega de quarto na universidade, e que também era brasileira. Rapidamente as duas se tornam amiga e o grupinho Liz-Júlia-Melissa já promete muito para o próximo semestre.
Mas no dia em que as três estão fazendo compras algo inesperado acontece - explosões por toda a cidades. Elas quase morrem, mas são salvas por um estranho ladrão de bolsas, que devolveu a bolsa de Liz após o incidente.
A aventura então começa. E a descoberta de que o dia 21/12/2012 é o dia fatal traz segredos inacreditáveis.
Thiago sabe que o fim do mundo está perto. Ele até mesmo mantém um blog sobre isso - que começa a ganhar credibilidade depois que atentados terroristas acontecem pelo mundo. Ele tem até planos para tentar se salvar. E apesar da recusa dos pais em ir com ele, decide que irá tentar se salvar junto com os amigos Matheus e Felipe.
O que esses dois grupos têm em comum? Ambos tentarão sobreviver ao fatídico dia que marca o fim de uma era.

O que eu achei do livro:
O livro é muito bom! Eu gostei muito da história e da forma como ela foi contada também.
A Vanessa conseguiu escrever de uma maneira simples e encantadora esse livro tão bom. A narrativa é contada de maneira que não te deixa parar de ler o livro.
A história dos dois grupos é muito legal, e claro que não posso entrar em grandes detalhes, mas achei bem interessante o desenvolver da história.
O único detalhe que me desagradou um pouquinho é o forte tom espiritual que o livro trás. Não que isso torne o livro ruim, nada disso. Eu até gosto um pouco da teoria espírita que ela passa no livro, é bem interessante e bem original.
Sem contar que a descrição de todos os acontecimentos ao redor do mundo é bem detalhada e bem inesperada.
É muito interessante descobrir todas as teorias de Vanessa Bosso para o final do ano 2012.
E você, está preparado para 2012? Então, prepare-se, porque a hora está chegando. Só uma brincadeirinha, viu gente! Nada de fim de mundo. Sou uma daquelas pessoas que permaneceram incrédulas até o último momento, quando não era mais possível negar o que estava acontecendo.
O exemplar que eu recebi da Vanessa para resenha está autografado e as palavras da autora foram:
"2012 será o que você desejar"
Então sem querer ser muito piegas, mas já sendo, vamos desejar que o mundo se torne um lugar melhor, mais justo e mais pacífico.
E voltando ao livro, com certeza eu indico! Cada vez mais vou me surpreendendo com os ótimos autores nacionais contemporâneos. E você ainda tem preconceito? Ah, pára com isso. Corre logo para a livraria e compra o livro porque é muito bom!

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 7