2012

2012 Vanessa Bosso

Resenhas - 2012

1 | 2 | 3 | 4

Vanesa :) 25/06/2011minha estante
Acabei de ler e me sinto exatamente igual a você, fico aliviada de não ser a única que tem essa opinião ;)

Gisele Galindo 15/06/2011

Fim ou início?
Preciso deixar claro que Vanessa Bosso é uma grande amiga virtual. Mas, tentarei ser, o máximo que puder, imparcial. Veja bem, tentarei... rs

Em primeiro lugar, 2012 – Uma aventura no fim do mundo, não é nada do que eu esperava. Minha impressão era que se tratava de um livro mais carregado na história, algo mais pesado do que realmente o é.

O enredo leva o leitor por um caminho de destruição em massa. O fim, literalmente, de tudo o que vive na Terra para o surgimento de algo relativamente novo. O livro trata da evolução humana, seja como for. E como pano de fundo o relacionamento amoroso de Liz e Thiago.

Li algumas resenhas pela blogosfera, algumas negativas e deduzo que sejam porque hoje em dia a ideia de 2012 já foi rotulada de algo que envolve ação, desespero e terror. Vanessa traça um caminho diferente, da perspectiva dos que se salvarão, adicionando aí habilidades como a clarividência através de sonhos e por aí vai. Além de desenhar uma linha muito bonita no caminho da espiritualidade. O que pode ocasionar o erro de julgamento, levando a ideia de religião ou até autoajuda. O gênero não é nenhum desses e sim a ficção mesmo. Pelo menos foi o que entendi. E ficção por enquanto, né?! Porque 2012 está chegando... rs, brincadeira.

Sério, o que me incomodou e pode ter incomodado muitos foram vários erros de digitação e de escrita mesmo. Mas, nesse caso, aprendi, não se trata apenas do autor e sim da editora também. Aliás, muito mais da editora. Não importa se foi paga ou não, quando uma empresa coloca seu nome no produto precisa garantir a qualidade do mesmo. Afinal, seu nome está em jogo.

Falo agora como jornalista formada e escritora. O autor, independentemente do ramo de sua escrita, seja jornal impresso, revista, livro ou até trabalho de conclusão de curso (foi onde mais aprendi sobre isso), necessita de um revisor. Isto é fato! Não adianta querer fugir disso. Pois, ele já leu e releu o trabalho por mais de mil vezes (exagero a parte), e isso se chama VÍCIO DE LEITURA, com certeza muitos errinhos passarão, inevitável. Pois bem, é aí que entra o revisor para, com a “cuca” fresquinha, arrumar e deixar o texto ainda melhor.

Bom, voltando a 2012, o livro de Bosso, isso não foi bem feito. Sim, ela me disse que foi sua primeira obra, isso leva muitos descontos. Inexperiência, gana (que também atrapalha um pouco), entre tantas outras coisas. Se fosse uma obra independente (sem editora), mais desconto ainda. Mas, há uma editora, lamentável.

Ok, desabafei um pouco, sim, porque já li outros livros nacionais, publicados por editoras, inclusive resenhei um aqui no blog (dispensa comentários), que sofreram a mesma perda. Nossa, teve até um que li e me reservei o direito de não resenhar nada, não valia nenhum pouco a pena (também dispensa comentários, além de tudo não era apenas as falhas da editora, mas a história era ruim mesmo). Tudo isso prejudica e muito a literatura nacional. O que faz com que os leitores procurem mais ainda a internacional. Mais uma vez: lamentável!

A partir deste ponto, se você ainda não leu 2012 – Uma aventura no fim do mundo, pare, pule para o final ;)

SPOILER

O livro tem passagens que o leitor (eu no caso) fica assim: ain, que fofo... Como na passagem da despedida de Liz e Cauê ou quando ela se encontra em “sonho” com Thiago. Já em outras partes nos causa revolta com certas atitudes narradas de alguns (maioria) seres humanos. Caramba, quanta aceitação diante da morte! E como assim acreditar na palavra de seres nunca vistos antes? Aliás, como aceitar a morte de bilhões de seres humanos? Será mesmo que o planeta não tem mais jeito? Sempre há uma solução. Mortes de inocentes não podem ser aceitas de tal forma... ou podem? Quem julga? E quem criou os ETs??? Hehe Enfim, questionei-me muito durante a leitura.

Uma questão que restringi o público nessa obra é a “religiosa”. Sim, porque querendo ou não, acaba-se falando em Jesus no final. Então, diria que o livro se pauta 90% em espiritualidade sim, mas também tem um pezinho na religião (Jesus, Noé...), mesmo em se tratando apenas de apontamentos na narrativa. O que me faz pensar: quanta criatividade!!!!

FIM DO SPOILER

Existem trechos que causam reflexão. Afinal, será que aconteceria assim mesmo? Sim, porque se fala muito em fim do mundo coisa e tal, por isso é impossível não se ver ou imaginar o mundo passando por tal feito, como no livro. Lendo, muitas vezes me peguei depois imaginando que em qualquer momento um ataque terrorista em massa aconteceria ou algum evento altamente catastrófico da natureza viria. Espera aí, isso já aconteceu... É, a obra de Vanessa não está tão longe assim da realidade.

Bem, há os extraterrestres, que ainda não tiveram sua existência comprovada, mas vai saber, não é?!

Sim, Vanessa Bosso utiliza de muita criatividade, inquestionável, pois uniu em uma mescla bem interessante, fatos e “fatos”, além de usar dessa capacidade toda para estabelecer um futuro solucionável para a decadência humana.

Particularmente, não é uma história que me agrada ao extremo. A obra é leve, gostosa de ler e eu prefiro as histórias que contenham ação para valer. Mas, sei que muitos leitores amam enredos deliciosos como esse.

Aliás, como a vida é engraçada. Porque, antes de conhecer a Van nos canais virtuais, já havia visto o livro em livrarias, se não me engano foi na Saraiva de Curitiba ou Lojas Americanas, não me recordo exatamente aonde. O interessante é que jamais imaginaria que um dia teria contato com a autora e muito menos seu livro autografado. A emoção diante desses fatos é tamanha que dispensa palavras.

Agora deixarei de lado a imparcialidade (já deixei não é mesmo? Mas, agora escancararei sem receio ou vergonha alguma) e digo que Vanessa Bosso é um talento, mas não somente na escrita, como também ser humano, pois só quem imagina e cria uma história tão singela (apesar de trágica), possui uma alma límpida e cativante.

Muito obrigada pelo prazer de ler um pouquinho do que você é e cultiva.

;)

bjs***
Silvia 14/04/2012minha estante
Nossa gostei tanto do livro que quase nem reparei em erros kkkkk. E concordo com vc deve ter revisor, pois erros ortográficos é uma falta de respeito com os leitores.

Leh 29/01/2014minha estante
Também não gostei. Mesmo adorando o tema, achei o início bom, mas depois ficou péssimo, nem pelos et's, mas por tudo: personagens sem profundidade, diálogos fracos, e uma forçação de barra pra tentar incutir na mente no leitor crenças esotéricas (nada contra o esoterismo, mas não gosto de nenhum livro onde o autor tentar empurrar sua religião para o leitor)... enfim... achei o livro ruim, muito ruim.

naniedias 28/07/2010

2012 - Uma aventura no fim do mundo
"O ano era 24000 a.C., quando dois sóis apareceram nos céus do planeta Terra. Mais um ciclo havia sido concluído. O centro da galáxia se aproximava trazendo uma nova ordem após a destruição iminente.
[...]
A partir desse momento outros 26 mil anos serão vividos, e, ao seu final, o alinhamento galático acontecerá novamente em meados do ano de 2012."
Liz está de mudança para a Inglaterra. Depois de terminar o namoro com Caué - que ainda não conseguira esquecer - ela havia decidido ir estudar na Inglaterra.
O bom seria que por lá ela iria estudar astronomia - a mesma área do seu pai, que havia morrido dois anos atrás - e ainda poderia reencontrar Melissa, uma grande amiga.
Quando chega em Londres, Liz ainda tem a oportunidade de conhecer Júlia, que seria sua colega de quarto na universidade, e que também era brasileira. Rapidamente as duas se tornam amiga e o grupinho Liz-Júlia-Melissa já promete muito para o próximo semestre.
Mas no dia em que as três estão fazendo compras algo inesperado acontece - explosões por toda a cidades. Elas quase morrem, mas são salvas por um estranho ladrão de bolsas, que devolveu a bolsa de Liz após o incidente.
A aventura então começa. E a descoberta de que o dia 21/12/2012 é o dia fatal traz segredos inacreditáveis.
Thiago sabe que o fim do mundo está perto. Ele até mesmo mantém um blog sobre isso - que começa a ganhar credibilidade depois que atentados terroristas acontecem pelo mundo. Ele tem até planos para tentar se salvar. E apesar da recusa dos pais em ir com ele, decide que irá tentar se salvar junto com os amigos Matheus e Felipe.
O que esses dois grupos têm em comum? Ambos tentarão sobreviver ao fatídico dia que marca o fim de uma era.

O que eu achei do livro:
O livro é muito bom! Eu gostei muito da história e da forma como ela foi contada também.
A Vanessa conseguiu escrever de uma maneira simples e encantadora esse livro tão bom. A narrativa é contada de maneira que não te deixa parar de ler o livro.
A história dos dois grupos é muito legal, e claro que não posso entrar em grandes detalhes, mas achei bem interessante o desenvolver da história.
O único detalhe que me desagradou um pouquinho é o forte tom espiritual que o livro trás. Não que isso torne o livro ruim, nada disso. Eu até gosto um pouco da teoria espírita que ela passa no livro, é bem interessante e bem original.
Sem contar que a descrição de todos os acontecimentos ao redor do mundo é bem detalhada e bem inesperada.
É muito interessante descobrir todas as teorias de Vanessa Bosso para o final do ano 2012.
E você, está preparado para 2012? Então, prepare-se, porque a hora está chegando. Só uma brincadeirinha, viu gente! Nada de fim de mundo. Sou uma daquelas pessoas que permaneceram incrédulas até o último momento, quando não era mais possível negar o que estava acontecendo.
O exemplar que eu recebi da Vanessa para resenha está autografado e as palavras da autora foram:
"2012 será o que você desejar"
Então sem querer ser muito piegas, mas já sendo, vamos desejar que o mundo se torne um lugar melhor, mais justo e mais pacífico.
E voltando ao livro, com certeza eu indico! Cada vez mais vou me surpreendendo com os ótimos autores nacionais contemporâneos. E você ainda tem preconceito? Ah, pára com isso. Corre logo para a livraria e compra o livro porque é muito bom!

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 7

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Sumie 15/09/2010

Muito Bom!!!
O tema fim do mundo sempre me chamou a atenção,e com esse livro não foi diferente.Em sua primeira parte,ele fala sobre a data de 21/12/2012,onde 2 sóis apareceram nos céus do planeta Terra e o ciclo será concluído,ou seja,virá a destruição total do planeta.Já na segunda parte,ele nos mostra o quanto somos egoístas,fúteis e materialistas,nos mostra o verdadeiro amor incondicional.

Ao ler o livro,em sua primeira parte,me fez perceber que infelizmente,muitas das catástrofes apresentadas ali,já estão acontecendo.E na parte da destruição para o fim,lembrou-me muito um seriado,que eu sou fã e é o meu favorito,Arquivo X.As conspirações,os seres evoluídos,os extraterrestres,fizeram desse livro uma leitura muito interessante e prazerosa.

Marcinhow 08/01/2011

Liz está em Londres, na próxima semana vai começar a cursar astronomia, pode se dizer que o sonho da vida dela está sendo realizado. Mas o pior acontece e Londres é alvo de um atentado terrorista, e ela precisa voltar o mais rápido possível para o Brasil.
Após os ataques terroristas nos principais países do globo, terremotos, furacões, tsunamis, vulcões e muitas outras catástrofes atingem o mundo.
Liz então descobre algumas anotações de seu falecido pai, falando sobre 2012, principalmente de 21 de dezembro de 2012. Muitos tentarão sobreviver a esse dia, mas só alguns estão prontos para passar pela evolução.
2012 de Vanessa Bosso me despertou um gosto que eu não sabia que tinha, o de literaturas sobre catástrofes e fim do mundo, eu devorei o livro até a página 200, que é enquanto tudo acontece, mas depois, confesso que ficou um pouquinho cansativo, pois todo mundo que sobreviveu, evolui para um estado de espírito de pura paz e amar incondicional, coisa e tal...
Vanessa Bosso misturou vários elementos nesse livro, vou citar apenas dois, que são os mais fortes, o espiritismo, pois tem muito aquela coisa de desencarnar e encarnar... Os mortos vir falar com os vivos... E ficção cientifica, pois em determinados momentos, me sentia assistindo aqueles filmes e seriados espaciais dos anos 80.
Este livro é indicado para quem gosta de livros sobre catástrofes, terroristas, “fim do mundo” e abrigos antiapocalípticos.

Tem muito mais resenhas no meu blog: http://marcinhoweoslivros.blogspot.com/

sentilivros 24/11/2010

resenha de 2012 - Uma aventura no fim do mundo
Uau!!! O livro é uma "descoberta". Sem puxasaquismos, eu realmente adorei o livro. Não sei nem por onde começar. A Vanessa misturou vários conceitos no livro e o que poderia dar errado, na minha opinião, ficou ótimo.
Neste livro você encontra fadas, extraterrestres, profetas, elementos de paranormalidade, do espiritismo e mesmo assim tudo se encaixa, em seu devido "tempo".
Terminei de ler o livro e fiquei pensando: Será que realmente algum dia, teremos a capacidade de amar alguém incondicionalmente? Será que nos libertaremos do medo, da culpa, da ira, da inveja,etc...? Será que voltaremos a nos ver como seres que não são nem melhores, nem piores, mas iguais e integrantes desse mundo onde tudo se correlaciona? O livro me fez pensar nos valores que atribuímos hoje as coisas, pessoas e sentimentos. Será que sei o que é ter fé? Acreditar? Se fosse hoje o fim do mundo, como eu reagiria, o que faria?
A única conclusão que cheguei é que somente o Amor, repito isso, pois realmente acredito nisso,somente ele é e será nossa "tábua de salvação".
Quanto ao livro, você deve ter percebido que ele me deixou questionadora...kkkk...e somente lendo você ´poderá tirar suas conclusões, mas posso dizer que há romance e aventura. A Liz é uma garota legal, madura e amiga. E tanto o Thiago, quanto o Cauê, são sensíveis e maravilhosos, até agora estou na dúvida de qual seria minha alma gêmea...rsrsrsrs...
Recomendadíssimo...

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/11/2012-uma-aventura-no-fim-do-mundo.html

Vanessa Vieira 07/10/2010

2012 Uma Aventura no Fim do Mundo_Vanessa Bosso
O livro 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo, da escritora Vanessa Bosso, conta a história do fim do mundo que, segundo as previsões maias e o I Ching, acabará em 21 de dezembro de 2012. Ao longo do ano de 2012, a história relata as inúmeras catástrofes que estão acontencendo na Terra, tais como furacões,terremotos, tsunamis, erupções de vulcões, entre outros. Dentro dessa história surpreendente, encontramos vários personagens jovens e talentosos que prendem muita a atenção do leitor como Liz, Mel, Bia, Júlia, Cauê, Thiago, Matheus, Felipe, entre outros.

Liz tenta sobreviver ao apocalipse em um abrigo subterrâneo com a sua mãe Bia e sua melhor amiga Mel. Já Thiago fica a bordo de um barco com os seus amigos Matheus e Felipe. Muitas aventuras acontecem nesse interim.

O livro mistura ficção, fantasia, religião e suspense numa trama rica de relações interpessoais. Confesso que o livro me causou um certo temor sobre o que o futuro nos reserva, já que é a segunda vez que ouço falar sobre o 2012 ( a primeira, através do filme "2012" que assisti três vezes para variar...rs) e me impactou de uma forma impressionante.

danilo_barbosa 15/10/2010

Ultimamente, cada vez mais vemos notícias e versões do fim da Humanidade como conhecemos. Catástrofes ou grandes mudanças, desde a virada do século 20, há uma tensão no ar da Humanidade em busca de uma mudança ou pelo menos a finalização daquilo que conhecemos como o mundo real.
E quando eu peguei o livro de Vanessa Bosso e comecei a lê-lo, pensei estar em uma versão brasileira do blockbuster do Rolland Emerich, pois o princípio inicial é bem parecido.
Mas morrem aí as semelhanças, pois na minha opinião, a autora foi bem mais ousada.
Ela vai além do fim do mundo. Usando conceitos de religiosidade, ufologia e termos da Nova Era, ela nos conduz em um enredo que abre os conceitos da mente humana.
Viagens transcendentais, telepatia, almas gêmeas e tantos outros conceitos que conhecemos teoricamente, os personagens principais vivenciam na prática, deixando o leitor em um mar de encontros e desencontros de seres humanos ligados por algo além do corpo.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Larissa2518 23/09/2010

Uma amiga minha comentou sobre esse livro e acabei achando interessante essa "salada" sobre final do mundo, previsões e espiritualidade.
A primeira parte de livro me agradou bastante, acho o ritmo da narrativa agradável, só acho que os diálogos poderiam ser um pouco mais articulados, pois muitas vezes me passaram uma impressão bastante artificial, forçada.
Esperei tanto para ver como os personagens iriam tentar sobreviver aos acontecimentos e quando o momento chegou, apesar da ótima descrição sobre o impacto em todo o globo, achei que foi muito fácil a maneira como eles passaram pelo "fim do mundo".
Os fundamentos espirituais, que foram introduzidos na história em alguns momentos trouxe mais respaudo, já em outros achei que faltou um pouco mais de pesquisa por parte da autora.

Any 09/06/2014

Diferente.
Eu ganhei esse livro, não tinha muito interesse sobre o fim do mundo, então deixe ele de lado. Um dia resolvi lê-lo, e nossa, eu me surpreendi. A narrativa é ótima, a história envolvente. O amor presente me surpreendeu.O jeito como tem ação, mistério e romance ao mesmo tempo, me fez deliciá-lo.

Ótima narrativa!

Livy 12/05/2011

Um livro emocionante!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Bem, primeiramente eu tenho que começar falando de o livro me surpreendeu muito. Mas não me surpreendeu porque foi escrito por uma autora brasileira. Não! Me surpreendeu pela estória.
Lendo a sinopse do livro, de cara, você logo imagina: "Eu sei como esse livro vai acabar, com o fim do mundo e pronto!". Tá, claro que o livro trata desse assunto, afinal a autora se baseoou no assunto "2012" e escreveu sua estória. mas está enganado que o livro é meramente isso.
Em primeiro lugar, nas primeiras 8 páginas, mais ou menos, eu ainda estava me acostumando com a narrativa de Vanessa. Sua narrativa é ágil e os acontecimentos sucessivos. Assim que me acostumei com seu ritmo e modo de narrar, eu devorei o livro. (Não literalmente. rsrsrsrs).
Me indentifiquei muito com o ponto de vista da autora, visivel em todo o texto do livro. E também me indentifiquei muito com os personagens, principalmente com Liz e Thiago. Adorei os outros também, mas Liz me encantou de cara, me vi nela o tempo todo.
Falando da estória em si, achei o livro muito bonito. Foi um livro que me fez pensar muito. Pensar na vida, como a vivemos, as coisas que fazemos. Quantas cosias desnecessárias fazemos. E mais, depois que terminei de ler o livro, me senti mais leve, e com sentimentos mais bonitos.
Vale muito a pena ler!

anna furtado. 21/06/2011

Novamente eu venho me desculpar pela demora da resenha, e olhem que eu nem demorei pra ler 2012 (porque o livro é sensacional). A história começa com uma citação de fatos ocorridos antes de Cristo. (Nem me pergunte, porque eu não vou te contar risos). Depois dos três primeiros capítulos, a história realmente começa, com Liz, uma garota que estava de malas prontas para estudar em Londres. Ela vai estudar em Londres, junto a uma amiga: Melissa. Ela e sua melhor amiga fazem amizade com a amiga de quarto, Júlia Yoko. Liz sente que está vivendo um dèja-vú e no momento seguinte roubam a bolsa dela e depois que ela sai de toda a confusão, elas descobrem que foram nada mais que poupadas de um quase ‘ataque terrorista’ (ou evento da natureza).
O livro de Vanessa me emocionou muito, ele evidencia o amor em sua mais pura forma, na bondade, na benignidade. Se você gostou de A Hospedeira de Stephenie Meyer, vai amar 2012! Logo depois do contei ali em cima, o mundo começa a acabar (risos) e há vários romances e excelentes acontecimentos. Não sei nem como agradecer a parceria com a Vanessa, porque cá entre nós: vamos fazer uma lista de livros brasileiros, um NY Times só pra nós. E 2012 estaria na lista dos mais 10.
A narrativa de Vanessa é extremamente encantadora, os fatos têm um desenrolar criativo e um tanto realista e o que mais gostei mesmo foi o final, nem tenho palavras para descrever o quanto amei ler 2012! Vanessa... Quero mais livros seus!
Como fiquei muito emocionada, perturbei Vanessa mais um pouco e tenho mais um kit apaixonante para sortear (agora serão 2 kits). Se a postagem tiver mais de 75 comentários, eu sorteio um terceiro kit. Então isso depende de vocês, os seguidores.

Citações:

— Verdade? – Júlia perguntou.
— Verdade. Eu também amo você... E quero que sejam muito felizes.
— Gente, eu sou a única sã aqui? Alô? Você está cedendo seu homem para outra? – Melissa dizia isso como uma mulher enlouquecida. P. 189

— Não somos nada sozinhos – Liz respondeu.
— Isso é amor, Liz.
Thiago dormia como um anjo. Liz ficou sentada por um longo tempo ao lado de seu leito. De vez em quando ele chamava o seu nome, e ela sorria toda vez que isso acontecia. P. 259

Playslist:
· Iris – Go Goo Dolls;