Belhell Edyr Augusto

Resenhas - Belhell

Nathalie.Murcia 17/06/2020

Um thriller policial alucinante
No mesmo ritmo alucinante de Pssica, o autor paraense, neste lançamento, usa dos mesmos recursos frutíferos de sua obra precedente: personagens inusitados, corrupção das instituições em Belém, violência, linguajar pesado e regional, bem como pessoas que fizeram riqueza por intermédio de ilicitudes. Neste livro, o foco é o cassino em Belém, no qual homens e mulheres da alta sociedade se reúnem para jogar e perder milhões de reais.

Paula, uma mulher linda, que desenvolveu um talento especial no pôquer, é o fio condutor na teia que irá interligar os personagens. Achei sensacional a personagem Zazá, a anã cafetina. Para quem gosta do gênero thriller policial, a exemplo de Rubem Fonseca e Ana Paula Maia, precisa ler Edyr Augusto.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Debora 14/08/2023

Estilo ou preguiça?
A história em si é boa, um policial bem brasileiro, com todos os jeitinhos das relações entre nossas elites e os espertos que nela entram de uma forma ou de outra, as polícias e o poder.
Agora, a forma de narrar fica no limiar entre um estilo rápido. Ou a preguiça de jogar palavras e frases curtas sem uma boa costura, o que joga nas costas do leitor o ônus de tentar entender alguma coisa ou não conseguir acompanhar parte dos acontecimentos e "está tudo bem"...

Pato 27/02/2023

O livro tem seus méritos técnicos, uma narrativa rápida e ágil, mudando de ponto de vista a cada capítulo, mantendo sempre a curiosidade do que vem a seguir. Apesar de bem executado, em alguns momentos o livro é truncado de ler, deixando o leitor confuso e sem entender perfeitamente algumas partes.
Por se tratar de diversos casos de violência, muitas vezes gráfica, a leitura pode ser pesada em alguns momentos. O livro também pode ser um pouco cansativo para quem não conhece Belém, uma vez que o autor faz DIVERSAS referências a ruas e endereços, que não fazem tanto eco no leitor desinformado (como eu). A narrativa ainda possui umas pontas soltas e uns momentos onde a história parece não se justificar por si mesma, deixando o leitor a deriva na própria criação de universo.
Apesar dos méritos técnicos, a leitura não me convenceu, passando a impressão de ser uma narrativa pautada em violência e nas relações doentias entre as personagens.
Abner Elendil Dylan 15/04/2023minha estante
O título brinca com o nome Belém em inglês fazendo o h e o l pra hell. kkk gostei.

Poesia na Alma 12/02/2020

um thriller impactante
Belhell, que significa Belém (capital paraense), novo livro de Edyr Augusto, Editora Boitempo, é um termo utilizado para designar os problemas da capital. Um thriller impactante, que causa incômodo, com linguagem seca e histórias ácidas, em que mais uma vez o autor acerta o tom narrativo com performance textual para figurar a violência urbana.

jeansimei 25/08/2020

Cosplay de Rubem Fonseca
Um bom thriller policial. Faz uma bela homenagem à sua cidade que respeito e amo intensamente, mas o excesso de regionalismos tira um pouco a imersão, pois as emprega em momentos importantes e obriga o leitor a buscar o significado fora do texto. Nem Ariano Suassuna pesou tanto a mão. Quero crer que o autor escreva para todos os falantes em língua portuguesa. Desfecho rápido e sem sentido de um personagem importante. Um bom livro. Apenas isso.

mdudalivros 03/07/2020

Visceral
Esse livro é um prato cheio de suspense e realidade. Sendo belenense, devorei esse livro conhecendo o nome das ruas e os locais das cenas, quase pude dar rostos aos personagens. Foi incrível conhecer outras faces da minha cidade. Edyr é grande!

><'',º> 10/08/2020

Assim como o livro anterior, o sucesso de crítica “Pssica” (2015), Belém é violenta, corrompida e permeada pela impunidade em “Belhell”. A nova narrativa gira em torno do universo dos jogos de azar, ilegais no país. Parte da ação se desenvolve em um luxuoso cassino montado em um improvável prédio inacabado, uma ruína urbana tão familiar aos centros decadentes das grandes cidades.

PAULA SPERB

Trecho do artigo 'Novo romance de Edyr Augusto tem cassino, milícia e serial killer' publicado na íntegra em

site: www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/02/novo-romance-de-edyr-augusto-tem-cassino-milicia-e-serial-killer.shtml

Albert Lucas 01/12/2020

RÁPIDO INTENSO
Você ja viu um vídeo no you tube com a velocidade X2? ENTÃO... a escrita desse autor parece esses vídeos. As cenas são descritas com velocidade, sem nenhum excesso ou partez desnecessárias. Confesso que a ausência de travessões pra indicar o início e o fim dos dialogos me incomodaram um pouco mas a narrativa é empolgante e me prendeu.
Não é uma obra prima mas vale a pena.
Nota 3

Thammy 11/03/2021

O lado obscuro e cotidiano de Belém do Pará
Edyr Augusto Proença sabe como ninguém mostrar uma Belém que vai além do óbvio. A "cidade morena" tem seus segredos e, como toda metrópole, suas ameaças. A Belém do submundo, dos assassinatos, das drogas, da prostituição, da violência, da corrupção, da ganância travestida de "gente de bem" está presente fortemente nesse livro. A mistura entre as classes sociais e o elemento principal que as une em propósito e, ao mesmo tempo, as afasta em um abismo profundo - o dinheiro - é o que movimenta a história. Personagens tão fidedignos que você pode reconhecer por histórias que, certamente, já tenha ouvido de parentes ou amigos. Sou fã declarada do estilo contemporâneo, ácido e realista que tomam conta dessa produção do autor. Uma ótima opção para quem quer conhecer Edyr e sua obra. Recomendadíssimo!

Breno.Miranda 07/04/2021

Dinâmico e intenso
Belhell é mt dinâmico, a escrita é bem no ritmo de Godzilla do Eminem, e, em função da velocidade, por vezes me perdia nos diálogos.

História e linguagem pesadas caracterizam fortemente o livro que, no meu caso, foi um bom cartão de visita do autor. Ansioso para conhecer mais obras do Edyr.

Antonio.Augusto 25/07/2021

Um Thriller Rápido
Belhell nos insere em uma realidade nua e crua da vida em Belém. Crime, corrupção, jogo, traições, milícias, assassinos em série. São muitas narrativas que se amarram ao final do livro.
O livro é extremamente rápido. As coisas acontecem num piscar de olhos. A escrita do autor vai muito de encontro com as expressões da região e a língua falada.
Pra quem gosta de Thriller Policiais, essa obra tupiniquim será um prato cheio.

Mykaely.Oliveira 02/01/2022

Belhell
A leitura do Edyr é viciante, sem enrolação, com um estilo único de escrita, onde você interpreta quem dialoga, sem travessões e com frases curtas, suficiente pra dar rumo nas histórias.
Belhell é minha segunda leitura dele, começa despretensiosamente com a história de cada personagem, depois as figuras vão se cruzando, a história de violência, sexo, jogos, assassinatos, tudo acontecendo bem aqui na esquina de onde trabalho ou por onde passei várias vezes, os locais são todos conhecidos pelos moradores de Belém. A história é tão bem narrada que, como bem lemos no prólogo, é difícil checar o que é real e o que não é. O leitor deve ter calma pra saber o que acontece com cada personagem, porque as histórias são intercaladas, mas uma excelente leitura!

Rafael 31/01/2021

O enredo e a dinâmica dos acontecimentos são o trunfo deste livro. Porém senti falta de um maior aprofundamento nas personagens. É tudo tão raso, dando a impressão que o autor estava correndo com a história. E achei o final retórico, clichê e mal aproveitado.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/10/2021

Belhell
Belhell é Belém. O lado sombrio da cidade que vive nas madrugadas. O livro não conta uma, mas várias histórias. Os personagens parecem decidir seus próprios caminhos à revelia do escritor, é como se fizessem o que têm urgência de fazer e ao autor só restasse correr atrás, apressado, tomando nota do que é possível. Assassinatos em série, cassinos clandestinos, sexo, muito dinheiro, policiais tentando fazer direito, policiais que mudaram de lado, o amor, o poder, mais sexo. É muita coisa, então Edyr não perde tempo descrevendo cenários ou personagens. Como num jogo, ele deixa para o leitor o prazer de preencher as lacunas. É preciso estar ativo para ler e jogar junto. Edyr não julga ninguém, apenas narra. Ação, ação, ação. No fim, você se dá conta de que entrou num universo inesperado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575597484

Luiz Miranda 11/10/2022

Inferno Tropical
Um dos melhores livros que li em 2020 foi Pssica, experiência literária rara e de grande impacto. Na época pensei, será que o Edyr Augusto consegue manter essa intensidade em outros trabalhos? Pois bem, acabei de ler Belhell e posso assegurar tranquilamente que mais uma vez o escritor figurará no meu top 10 do ano.

150 páginas velozes como um raio, telegráfico, zero gordura. Começa apresentando pequenos núcleos aparentemente desconectados, que logo vão ter seus destinos irremediavelmente cruzados. É sobre o submundo da violenta cidade de Belém do Pará, seus tipos peculiares, desigualdades e crimes.

Começa com um personagem secundário, agora traficante, narrando sua história a um escritor, onde desfilam jogadores profissionais, policiais, milicianos, políticos, prostitutas, high society, drogas, traições, dinheiro e o coração de todas as subtramas: um cassino clandestino chamado Royal. Como se não bastasse, ainda temos a presença misteriosa de um serial killer.

A escrita de Edyr é um espetáculo a parte: observador astuto dos tipos paraenses, ele consegue um texto divertido, violento e de uma urgência absurda. Nada de aspas ou travessão, é ponto seguido de ponto e você montando tudo na cabeça a mil por hora. Visceral!

Taí um trabalho que merecia ser best-seller, põe no bolso a grande maioria dos escritores de literatura policial e não falo só de Brasil, não. Se é tua praia, leia pra ontem.

4 estrelas