A Caravana de Veneza

A Caravana de Veneza Muriel Romana

Resenhas - Marco Polo - Vol. 1 - A Caravana de Veneza

Pappa 18/02/2010

Uma viagem penosa
Resolvi escrever uma resenha só para os três livros, porque assim acho que quem está pensando em começar a ler a trilogia, tem uma visão da história como um todo.

Os livros contam a história de Marco Polo, desde de sua infância em Veneza, até a sua volta da Ásia muitos anos mais tarde. O primeiro livro foca a viagem até a China, onde seus tios vão encontrar o Grande Khan para manter relações comerciais. No segundo, Marco Polo estreita relações com o Khan, que o envia para conhecer seu império, principalmente o sudeste asiático. O terceiro aprofunda a revolução da sociedade secreta chinesa Lotus Branca contra o Khan e conta a volta do protagonista à sua terra natal.

Marco Polo é um personagem bastante inconstante e incoerente, porém se desenvolve um pouco ao longo da trama. Começa como um adolescente realmente chato, passa por um inverossímil jovem adulto inseguro (apesar de todas as experiências já vividas) e depois amadurece, principalmente no terceiro livro, mas continua com algumas passagens em que age sem pensar, e faz com que não paremos de nos perguntar: "como é que ele pode ser tão burro?".

O enredo falha feio em dois pontos: as aventuras amorosas de Marco Polo são tema exageradamente recorrente; e falta ação, ou algo que faça o leitor se apegar à história (que melhora um pouco no último livro).

O ponto positivo que vejo é que há um foco bastante interessante na cultura, história e geografia asiáticas.

Uma falha técnica que considero inadmissível é deixar passar a quantidade de erros de digitação / gramática como ocorre neste livro. A editora deveria ter vergonha de lançar um material tão mal revisado.

Fechando, acho que realmente foi uma perda de tempo. Apesar da história ter seu lado bom, não compensa. A história é longa, chata em sua maioria, e parece que a autora encheu muita linguiça para conseguir bater a meta de páginas escritas. Talvez se fosse tudo escrito em um único livro, teria sido bem melhor e mais proveitoso.

RussoZ 31/01/2010

Não perca seu tempo
O meu termo de comparação para romances históricos são os livros do Bernard Cornwell. Neles, somos levados a nos sentir "na pele" do personagem.

Neste livro, eu me sentia como se eu fosse uma fofolete metida a culta, tentando contar algo sobre o personagem.

Só terminei de ler por ser muito cabeça-dura mesmo. Há erros de continuidade horríveis - num certo ponto, em três parágrafos, e nesta ordem: ele gastou tudo que tinha, pagou o melhor funeral possível para a mulher que morreu, e se preparou com muitos mantimentos para uma viagem solitária.

Em outro ponto, onde este Marco Polo vai a uma casa de banhos, do tipo que provê serviços adicionais, há um parágrafo inteiro com adjetivos para bundas, e outro parágrafo inteiro com adjetivos para peitos. Jisuis!!!

Se você está lendo isso e não acredita em mim: por favor, vamos trocar livros agora!!!
CarolineSeco Revisora 21/07/2014minha estante
Eu não consegui terminar. Na verdade fiquei esperando a parte em que ele viaja e nada... Então desisti.

Fabi 21/09/2015

Narrativa fraca e cansativa
O livro tinha tudo para ser imperdível: tema forte e repleto de possibilidades; mas na minha opinião a autora não soube conduzir a narrativa, que se torna enfadonha e previsível.
Li uns 3 capítulos, mas não consigo continuar...

Matheus 14/10/2015

No final das contas compensa
Apesar dos erros gramaticais, como por exemplo os tremas (ex, agüentar), traduções um tanto quanto estranhas, e excesso de descrições detalhadas, a história é incrível, passando por diversos lugares, em alguns me senti lendo Assassin's Creed Revelations, na descrição de Constantinopla, e no que se passava àquela época, história que, por si só, ja é muito boa, vale a pena, principalmente para aqueles que leram a saga O Conquistador, que fala de tudo sobre os mongóis.

nadja 10/04/2017

Marco Polo - A caravana de Veneza
No começo achei que o livro ia render. E até cheguei a ver os demais livros para comprar. Mas o livro é lento. E nem sempre a historia é legal. Mas toda a cultura e costumes de epoca são descritas a exaustao. O q é legal pacas, para mim, pelo menos! Pra quem esta começando no habito das leituras historicas, não recomendo.