A república dos bugres

A república dos bugres Ruy Tapioca

Resenhas - A República dos Bugres

Cristiano.Vituri 24/06/2020

A republicas dos brasileiros...
Romance histórico com cenas reais, outras ficcionais e 500 páginas de cenas tão surpreendentes quanto seu seriado favorito da Netflix.

Ruy Tapioca começa contando a história da vinda/fuga da familia real portuguesa ao Brasil, de uma forma bem detalhada, e nada floreada - a verdade que voce nao verá nas verões oficiais- o que convenhamos é um grande trunfo do autor, pela imensa pesquisa historica e conhecimento de causa.

Personagens como D. João VI, D. Pedro II, D. Miguel. D. Maria a Louca são caracterizados e descritos de forma verdadeira e descarada, o que nos situa ao ponto onde ele quer chegar. Começa com o personagem Quincas, menino, amigo de D. pedro II, que tem acesso aos lugares reais e talvez filho bastardo de D. João VI.

Situando cada ação com a data e os locais onde acontecem, o autor vai trabalhar toda a hipocrisia da monarquia e todos os defeitos dos povos que formaram o Brasil, com sacadas genais de tirar o folego de tanto rir. Mas com opiniões extremamente verdadeiras e coesas ( infelizmente).

Thiago 25/02/2018

Um povinho de merda
Primeiro romance de Ruy Tapioca, publicado em 1999, ganhador de alguns prêmios, mas que por algum motivo permanece sendo quase desconhecido de boa parte do ínfimo público leitor do país.
Romance histórico narrado de forma picaresca e exalando erudição, seja pelas citações em latim, iorubá e pelo português novecentista do qual o autor faz uso em boa parte da narrativa, a obra consiste num grande panorama do país, que vai desde a chegada da família real portuguesa, passando pela guerra do Paraguai e indo até a proclamação da república. Escrito de forma não linear, dando vários saltos no tempo, e tendo como foco narrativo a visão de padre Jacinto e do mestre-escola Quincas, que os acompanhamos desde os primeiros anos em tenra idade quando chega a família real, indo até a velhice e decrepitude dos personagens, quando se instala a república, perfazendo quase um Século de história do Brasil!
No fim o que fica patente, é que esse país nunca daria certo como nação civilizada e decente, pois possuímos uma elite mesquinha, corrupta e que só pensa em locupletar e explorar até o último suspiro de vida, dos menos favorecidos, que por sua vez agem pacificamente como uma boiada indo para o matadouro, e os que tentam reagir são coagidos a calar-se, nem que seja pelo uso da força física e violência!
Aline Teodosio @leituras.da.aline 25/02/2018minha estante
Parece ser muito bom.

Thiago 25/02/2018minha estante
Lembra um pouco a abordagem que o João Ubaldo Ribeiro fez em "Viva o Povo Brasileiro", mas eu acho o livro do Ruy mais bem acabado, principalmente no tocante ao início e final da obra, além de ser bem engraçado também!

Andrade 25/02/2018minha estante
Sensacional! Não conhecia essa obra. Quero adquirir esse livro.

Flávia 25/02/2018minha estante
engraçado que estava lendo sua resenha e ela me remeteu a viva o povo brasileiro. aonde vc encontrou essa preciosidade, thiago?

Thiago 26/02/2018minha estante
Flavia, foi indicação de um amigo, e sim lembra muito o "Viva o Povo Brasileiro", ambos revisitam a história do país e recontam por outro viés, lembrando muito o que Capistranho de Abreu fez na sua obra historiográfica, colocando o povo como parte da história do país, e não somente a elite.

Flávia 26/02/2018minha estante
pena estar esgotado, thi. só encontrei na estante virtual. vou comprar msm assim. graças o preço não esta abusivo. viva o povo brasileiro é um dos meus livros favoritos.

Thiago 26/02/2018minha estante
Espero que goste tanto quanto eu gostei!

Flávia 26/02/2018minha estante
espero q seja tão bom quanto sua resenha! rs