The Man In The High Castle

The Man In The High Castle Philip K. Dick

Resenhas - The Man In The High Castle

Bárbara P. 19/05/2023

Menos do que eu esperava, mas ainda sim muito legal
Esse é o tipo de livro que você lê a primeira vez e termina com uma opinião, daí lê de novo depois de um tempo e já muda totalmente de ideia.

Então queria deixar claro que essa resenha tem prazo de validade, e o que eu escrever aqui provavelmente só vai durar até que eu consiga ler pela segunda vez.

Mas vamos lá.

A premissa é interessante, acho que todo mundo já conhece mais ou menos a ideia: um universo distópico no qual a Alemanha e o Japão vencem a Segunda Guerra Mundial.

É interessante o suficiente para que a gente queira saber mais sobre esse universo em si, como está organizado, como funciona, o que é que passa no cinema, qual tipo de música existe, e etc etc.

O problema é que a gente só consegue acessar esse universo através da perspectiva e das vivências dos personagens principais, que são todos, sem exceção, chatérrimos e sem um pingo de carisma.

E mesmo sendo óbvio que iria existir bastante anti-semitismo e racismo, é desconfortável ler algumas partes, principalmente no começo, mas aí já acho que esse desconforto é 100% proposital para o leitor sentir a merda na pele. Mas mesmo assim.

Bom, no geral, o final é doideira, mas o meio também é e o começo também não fica muito atrás, então acho que era mesmo o único jeito de acabar a história.

Engraçado que eu me considero relativamente experiente com sci fi, mas achei o livro um pouquinho massante; fazia tempo que eu não demorava tanto em um livro com menos de 300 páginas.

De todo jeito, acho que é uma leitura válida - mas não necessariamente obrigatória. Dá para viver sem ler esse livro. Próximo.
Diego 21/05/2023minha estante
Boa resenha!
Eu também achei que a ideia do livro prometia mais. Mas vale.

Tiago Doreia 24/05/2023minha estante
A série parece ser incrível! A premissa é ótima, talvez um dia eu me aventure

Kel Cesar 30/12/2020

E se os países do eixo tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial?
Essa premissa é apenas um plano de fundo para que Phillip K Dick, através do olhar de personagens simples, nos faça refletir sobre o conceito de realidade e nos indagar em qual delas vivemos, uma vez que existem muitas, quase como universos paralelos que coexistem no nosso mundo e no mundo da ficção.

"he was right, that the word 'fake' meant nothing really, since the word 'authentic' meant nothing really."

Mais no Instagram: @kel.cesar

Brê 22/06/2020

Esperava mais, terminei o livro e não sabia que era o final, a ideia do autor é boa, mas acho que ele se perdeu na quantidade de ideia e não soube organizar, e ficou perdido, vago, tive que reler o final e entender que até fez sentido, não sei se acho bom, vamos ver se a série salva

eyeen 29/11/2020

Ruim não é, mas é estranhamente desinteressante.
Eu realmente esperava mais desse livro, muito mais na verdade. A ideia é tão interessante, porém é explorada de uma maneira que, apesar de bem realista, é estranhamente desinteressante. Por breves momentos há o que você acha que vai ser um desenvolvimento interessante, mas continua como uma sequência de eventos mundanos e relativamente chatos. O final é broxante até mas o autor escreve muito bem e me manteve engajado na leitura.

General ELL 11/09/2013

O Melhor livro de PKD, sem dúvidas.
Tem que ser lido pra ser apreciado direito. Também recomendo esse pra quem quer começar a ler PKD e fãs de Históra Alternativa. Esse é um dos livros mais fáceis dele ao mesmo tempo que tem tudo que faz PKD ser PKD: Questionamento do senso de realidade, paranóia, filosofia, etc. Comece com esse e não pare mais, PKD precisa ser lido, porque, infelizmente, ele está cada vez mais atual.

Rafaela.Debastiani 05/04/2016

Alemanha e o Japão ganharam a Segunda Guerra Mundial
Em O Homem do Castelo Alto a Alemanha e o Japão ganharam a Segunda Guerra Mundial em 1947 e dividiram o mundo.

Judeus foram exterminados (ou pelo menos é nisso que se acredita, os ainda vivos vivem com identidades falsas). A escravidão voltou.
(continua no blog)

site: https://ohmylivros.wordpress.com/2016/02/15/o-homem-do-castelo-alto-philip-k-dick/

Pauline 17/02/2020

História muito boa, vale a pena ler e refletir.

Isadora 13/03/2021

legal mas não passa muito disso. fiquei meio entediada em boa parte do livro, mas a ideia é massa

NotCrazyLimitedEdition 07/01/2023

Interessantíssimo. Captura a atenção completamente. Sem spoilers direi que teria desejado um final diferente, mas passada a primeira reação é fácil de entender a escolha do fim. Um clássico sem dúvida

Anny Campos 20/02/2024

Antes de começar a ler, tinham me avisado que era um livro incompleto. Ao ler, fiquei mais perdida, pois ao mesmo tempo que todos os personagens vão contando sua parte, a linha de ligação entre eles é bem fraca, a maior ligação é a narrativa dos personagens que estão lendo o livro, ainda assim fica muito vago sobre como realmente é a história. Me pareceu que o autor tentou fazer um livro picado que seria interligado, e ficou faltando essa interligação completa, do jeito que ficou, está bem solto, as peças do quebra cabeça. Dá de entender a história, mas não muito bem e ficam muitas pontas soltas.
No caso, se assistiu a série de TV, essa tem uma coerência melhor em relação ao universo criado pelo autor.

Leitora 15/04/2024

Eu gostei, mas achava que ia ser melhor. Talvez no futuro eu dê uma segunda chance pra esse livro. Espero que a série seja melhor