O céu que nos oprime

Resenhas - O Céu Que Nos Oprime

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruhh 23/02/2024

Final sem pé nem cabeça
Tipo assim o livro mostra os horrores da guerra em perspectiva do johannes e de seu crescimento durante e depois da guerra. Mostra o sofrimento de Inga uma judia escondida e a manipulação e Obsessão do Johannes desenvolve por ela porém no final simplesmente acaba do nada como se a autora não tivesse conseguido terminar no prazo e lançado. O final ficou em aberto sem saber o que acontece com Inga ou Johannes.
Bruhh 23/02/2024minha estante
*Elsa é o nome da menina e não Inga

Pêpe 27/12/2023

A história é contada por Johannes, um garoto que como muitos meninos Austríaco, abraça a causa Nazista fazendo parte da juventude Hitlerista.
Com o fim da década de 30 e a segunda guerra chegando, as coisas ficando extremamente difícil para todos, Johannes descobre que seus pais estão escondendo uma jovem judia em casa, atrás de uma parede falsa em Viena.
Com o desaparecimento de seus pais Johannes, descobre que é o único sobrevivente que sabe da existência de Elsa Kor.
No início ele ficou interessado pela descoberta, depois virou amor.
Responsável por Elsa, ele se vê obrigado por seu sustento, e cada dia que passa Johannes fica mais obsecado por ela, e teme o fim da guerra sabendo que ela irá embora.
Manipulando e sendo manipulado, o relacionamento dos dois torna-se uma confusão, entre paixão e ódio a indiferença e dependência.
Esse livro nos mostra que mesmo o Johannes amando a Elsa, ficou claro que no fundo ele se sentia oprimido.
Não é dos meus favoritos, achei bom.

Wellington 31/05/2023

Muito além do filme
Uma leitura cheia de altos e baixos, conhecer Johannes não foi uma das tarefas mais fáceis, suas escolhas, seu desenvolvimento... A leitura é bem fluida apesar de algumas partes um tanto insólitas devido a época retratada.
Até então eu tinha apenas acompanhado histórias de pouco antes da guerra e o durante a guerra, aí que difere está obra, vamos além da guerra, vemos uma criança em meio a essa época tão feia da história mundial. O que torna a leitura bem interessante e nos faz querer descobrir mais de como tudo irá se desenvolver, a leitura é boa, sobretudo pra quem tem costume de ler sobre as guerras mundiais.
Ahh e o filme é muito diferente do livro, o filme é uma visão bem branda e superficial da história aqui retratada.

Marcelo 11/05/2023

Boa história.
Gostei da leitura, foi bem diferente do que imaginei. Tinha referência do filme, que agora vejo que foi baseado no livro, mas mudou muitas coisas na história. Os personagens não geraram nenhuma empatia, achei ambos detestáveis e o jogo de manipulação que exerceram um sobre o outro foi no mínimo irritante. Mas valeu conhecer a obra.

Tainara 27/04/2023

Plot twist impecável!
Tem nazismo, preconceito. Livro de guerra e sensível ganha meu coração todinho.

Mariana 06/04/2023

Não deu?
Só coloquei que eu terminei a leitura para classificá-lo kkkk ??
Eu gostei muito do enredo em si, permite muita reflexão sobre mentiras e o próprio período histórico da segunda guerra mundial; sem reclamações sobre isso kk ?
MAS? chega um momento em que o Jojo fica muito estranho e (sem contar muitos spoilers) tóxico?
A leitura não rendia nada e, apesar de curiosa para ver o final, não aguentei mais??

Uma dica: veja o filme ?Jojo Rabit?; é um dos casos em que a adaptação cinematográfica é mais legal que o livro?

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 22/01/2023

O FILME É MELHOR!
O céu que nos oprime é o livro que baseou o filme Jojo Rabbit, que venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado para Taika Waititi em 2019.

Diferente do filme, que tem um tom de humor satírico, o livro é um drama denso.

Aqui vemos Johannes Betzel, integrante da juventude hitlerista, que vive na Áustria anexada pelo Terceiro Reich alemão. Ele descobre que seus pais escondem a jovem judia, Elsa Kor, atrás de uma parede falsa.

Primeiramente, Johannes sente o horror, toda a manipulação psicológica (lavagem cerebral) é colocada à prova. Esse horror se torna curiosidade e depois uma obsessão.

Com o desaparecimento de seus pais, Johannes se torna responsável pela sobrevivência de Elsa, num jogo de manipulações que atingem um nível além de qualquer imaginação.

Não é um livro sobre a Segunda Guerra, é um livro sobre um relacionamento doente, que oscila entre obsessão, dependência, indiferença, ódio, manipulação. Sinceramente, chegou num ponto que eu não sabia o que achar! Um relacionamento distorcido, em que ela é privada de escolhas e ele se prende às mentiras.

Na segunda metade, no meu ponto de vista, a autora perdeu a mão. A história de passa na mente de Johannes, com todas as distorções. Ele não amava Elsa, nem ela a ele. Em algumas frases isso é exposto, principalmente falas de Elsa, mas é muito superficial. O jogo de manipulações foi escalonando de um jeito que Johannes se viu afundado, Elsa voa.

O filme foi para uma linha melhor (na minha opinião). Terminou onde e como o livro deveria ter terminado.

Sandra 14/01/2023

O céu que nos oprime.
Quando li a sinopse do livro me pareceu bom e interessante, mas odiei o personagem principal e toda a manipulação em torno do casal, para mim o livro do meio para o fim se perde, não sei o que a autora queria mostrar.
E no fim do livro eu estava confusa demais para entender o que tinha lido.

Mima 13/01/2023

Começa mara termina pra mata
O começo do livro é maravilhoso e até a metade é muito legal, mas depois parece que dá uma parada e, pra completar e justificar a estrelas, o final é muito ruim.

Leia Preta Leia 03/01/2023

Um Jojo bem mais sombrio
O CÉU QUE NOS OPRIME serviu de inspiração para o roteiro do grande sucesso de 2020 Jojo Rabbit. ?
Embora Jojo Rabbit seja um filme mais puxado para uma comédia satírica. O livro que o inspirou é um drama que encontra algumas similaridades com o filme, principalmente quando se trata de Nazismo, Juventude Hitlerista e Antissemitismo.?
Mas totalmente sem o tom de comédia, e sim puxando muito mais para um drama. Uma história de relacionamento que não tem a ver com amor. Ou pelo menos, fala sobre como o amor pode ser distorcido e doentio.?
O livro inclusive me fez pensar nos desdobramentos psicológicos, além dos físicos, que podem ter acontecido com essas ex-crianças de Hitler. Sofrer essa doutrinação ariana-nazista deve ter destruído o psicológico de muitas dessas crianças. A simples ideia de convencer uma criança que ela é superior as outras e que ela merece mais do que todos, só por ser ariana, deve ter gerado enormes problemas para elas na fase adulta. Afinal de contas, a Juventude Hitlerista aprendia de tudo, mesmo a amar ou a ter empatia.?
Best-seller internacional, vendido em mais de vinte países, O céu que nos oprime é uma obra emocionante e magistral. E examina verdades e mentiras nos níveis político e pessoal, revelando os aspectos mais sombrios da alma humana. ?
É uma boa pedida para quem gosta de ler sobre Holocausto e Nazismo. Para quem é fã de ?A Menina Que Roubava Livros?, ?O Menino do Pijama Listrado?, ?A Viagem de Cilka? ou ?O Tatuador de Auschwitz.?

Kess 08/11/2022

Eu ainda não sei bem o que rolou, mas é isso
No inicio do dia eu imaginava dois finais para esse livro: ou ele me faler chorar ou ele ia me fazer ficar terrivelmente puta.
Mas ele conseguiu me frustrar das duas formas, pois, okay, eu odiei o personagem principal e toda a manipulação em torno do casal, mas para mim o livro do meio para o fim se perde, não sei o que a autora queria mostrar, e também não sei se ela conseguiu justificar muito bem todas as escolhas dos personagens.
E no fim do livro eu não estava triste, muito menos puta, pois eu estava confusa demais para entender o que diabos eu tinha lido.

Pâmella 29/10/2022

Raiva do personagem principal o livro inteiro
É como se os dois nunca tivessem crescido, permanecendo crianças mimadas (principalmente Johannes) mas os problemas psicológicos cresceram absurdamente no lugar. Só de estar dentro dos pensamentos de um nazista já é horrível, mesmo sendo uma criança.
O final deixou muito à desejar, parece que a autora simplesmente parou de escrever.

ismaili.andre 11/09/2022

Meia boca...
A história até começa bem, mas toma um rumo meio ridículo, e um final muito ruim... De fato nem pretendo assistir o filme.
Kess 08/11/2022minha estante
O filme é muito bom, te juro q não chega nem perto dessa bomba q é o livro

Anthoni.Brunetto 01/09/2022

O céu que nos oprime
Comprei o livro por conta do filme e me surpreendi com a leitura, pois o livro é muito mais pesado que o filme. Acompanhamos o jovem Johannes Betzler logo após a Áustria ser anexada pelo reich, onde, em busca de seu sonho infantil de ser guarda pessoal de Hitler, participa da juventude hitlerista até ser atingido por estilhaços de uma bomba ao ajudar soldados quando Viena estava sob ataque.

Johannes perde uma mão e fica com o rosto cheio de cicatrizes e por conta disso passa mais tempo em casa até que descobre que seus pais escondiam uma menina judia numa parede falsa de um quarto.

Bom, a partir daqui o livro toma outras proporções com relação ao filme, pois a obsessão que o personagem passa a ter por Elsa, a judia escondida em sua casa, é totalmente diferente do filme.

Ao longo do livro tive sentimentos conflitantes com Johannes, pois mesmo entendendo suas justificativas, não deixei se nutrir raiva por seu egoísmo. Mesmo percebendo que ele amava Elsa e fazia de tudo por ela, ele nunca permitiu que ela pudesse escolher, assim como ele estava escolhendo, enquanto Elsa estava presa (literalmente), Johannes estava preso à ela pelo amor (obsessivo e destrutivo).

Suas atitudes aprisionam os dois, mas analisando o final entendi que Elsa finalmente voou para a liberdade enquanto Johannes ficou enclausurado no equivalente ao antigo esconderijo de Elsa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5