O céu que nos oprime

Resenhas - O Céu Que Nos Oprime

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruhh 23/02/2024

Final sem pé nem cabeça
Tipo assim o livro mostra os horrores da guerra em perspectiva do johannes e de seu crescimento durante e depois da guerra. Mostra o sofrimento de Inga uma judia escondida e a manipulação e Obsessão do Johannes desenvolve por ela porém no final simplesmente acaba do nada como se a autora não tivesse conseguido terminar no prazo e lançado. O final ficou em aberto sem saber o que acontece com Inga ou Johannes.
Bruhh 23/02/2024minha estante
*Elsa é o nome da menina e não Inga

Pâmela 28/01/2022

O que foi isso?
Esse foi no fim das contas um livro que me tirou do sério e não de uma maneira boa ou interessante. Fazia muito tempo que eu não sentia tanto ódio por uma leitura e terminar foi um suplício. Posso dizer com toda a certeza que eu venci esse livro horrível.
Bom, a história não é mais do que algo sobre uma obsessão bizarra entre duas pessoas traumatizadas com o plano de fundo da Segunda Guerra Mundial. Achei tudo muito interessante até o momento da reviravolta da história que foi bem interessante, mas não consegue se manter por muito mais páginas sem se tornar massante e até mesmo sem sentido.
Me parece que na tentativa de fazer colar o plot a autora acaba nos enfiando guela baixo um restante de livro mal estruturado, confuso e que não chega em lugar nenhum, enfim tudo muito estapafúrdio. Um mix mal terminado que traz relacionamentos abusivos, Síndrome de Estocolmo, violência, etc. Todos esses temas pesados não são bem empregados na história na minha opinião.
ismaili.andre 11/09/2022minha estante
Concordo... Eu acho que até a autora se encheu o saco e decidiu terminar de qualquer jeito...

Paty 05/09/2023minha estante
Horrível. Faltou criatividade. Eu até esperei uma reviravolta, decepcionante. Tinha concluído a garota alemã que eu tinha me afeiçoado a história.

Kess 08/11/2022

Eu ainda não sei bem o que rolou, mas é isso
No inicio do dia eu imaginava dois finais para esse livro: ou ele me faler chorar ou ele ia me fazer ficar terrivelmente puta.
Mas ele conseguiu me frustrar das duas formas, pois, okay, eu odiei o personagem principal e toda a manipulação em torno do casal, mas para mim o livro do meio para o fim se perde, não sei o que a autora queria mostrar, e também não sei se ela conseguiu justificar muito bem todas as escolhas dos personagens.
E no fim do livro eu não estava triste, muito menos puta, pois eu estava confusa demais para entender o que diabos eu tinha lido.

guimasray 05/12/2021

O livro se perde totalmente no final e fica mais perdido ainda o fim. Leitura leve e boa. Recomendo a leitura até a parte que termina a guerra. Depois fica sem sentido.

Math 08/01/2022

Uma agonia boa
Um livro muito angustiante, provocante, irritante. A autora nos faz ter um mix de emoções neste livro, creio que muita das críticas são por conta do filme, no meu caso li o livro antes de ver o filme então me apaixonei pelo livro, amei odiar o Jojo.

Fábio Nogueira 29/02/2020

Bom, mas...
Confesso que no final, a autora meio que se perde, muda totalmente o cenário e o mesmo fica parecendo uma crônica de Nelson Rodrigues.

No máximo 4 estrelas.
moraes_psi 01/03/2020minha estante
Se lembra uma crônica de Nelson Rodrigues então deve ser ótimo kkk

Julia.Moraes 11/09/2020minha estante
O final se perde um pouco, mas a performance do começo ao meio é perfeita.

Fábio Nogueira 11/09/2020minha estante
Sim Julia.. Não tira o mérito. ;)

Wellington 31/05/2023

Muito além do filme
Uma leitura cheia de altos e baixos, conhecer Johannes não foi uma das tarefas mais fáceis, suas escolhas, seu desenvolvimento... A leitura é bem fluida apesar de algumas partes um tanto insólitas devido a época retratada.
Até então eu tinha apenas acompanhado histórias de pouco antes da guerra e o durante a guerra, aí que difere está obra, vamos além da guerra, vemos uma criança em meio a essa época tão feia da história mundial. O que torna a leitura bem interessante e nos faz querer descobrir mais de como tudo irá se desenvolver, a leitura é boa, sobretudo pra quem tem costume de ler sobre as guerras mundiais.
Ahh e o filme é muito diferente do livro, o filme é uma visão bem branda e superficial da história aqui retratada.

Jean Bernard 20/02/2020

Em tempos difíceis, decisões obscuras.
Livro profundo. Nada parece certo, nem errado. Um garoto levado pela ingenuidade, guiado pela solidão e formado pela obsessão. Muitas vezes difícil de digerir. Vale a leitura e reflexão.

Bart 04/06/2020

O Céu que nos Oprime
*Christine Leunensé*
Editora Bertrand Brasil
252 pág, 2004.
Se vc assistiu ao filmaço "Jojo Rabbit" (2 Oscars) e terminou o filme suspirando com a inocência cômica e satírica da obra!? Ótimo!! Agora esqueça tudo que vc assistiu antes de ler o livro que inspirou o filme... são praticamente 2 obras distintas.
Não vou comentar as diferenças p/não dar spoiler de ambos, mas posso dizer que vc não conhece praticamente nada da trama somente asissntindo ao filme.
A história se passa em Viena, durante a ocupação de Hitler, mostra como é feita toda a lavagem cerebral nas crianças (o futuro da nação ariana), e através dos olhos de Johannes ou Jojo Rabbit, uma criança assim como as outras, que tem incutida na mente, o fanatismo pelo reich alemão.
Até que ele descobre que seus pais escondem uma garota judia em casa, Elsa, por quem Jojo se apaixona colocando em cheque tudo em que foi obrigado a acreditar. A relação entre eles dura por anos, os desejos e as descobetas sexuais, e a partir de certo ponto passa a ser uma relação doentia... "????" Como assim?! Basta ler o livro kkkkkkkkk
Leia um trecho da conversa entre os dois na última foto, p/ter uma pequena ideia!
Curiosidade - o livro foi lançado em Novembro de 2004, mas só chegou aqui, depois do filme (Jojo Rabbit, 2019), em Fevereiro deste ano.
Um livro que se torna pesado, mas, um livrão, e que está pegando muita gnt de surpresa. ????????????
??NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS ??

Matheus 11/04/2020

Diferente do que imaginava
Comecei ler o livro sem saber os detalhes da história, só que se tratava de uma família ariana que escondia uma judia na sua casa. Como adoro temas relacionados à Segunda Guerra, li sem nem procurar mais nada. Também preferi não ver o filme, mesmo com diversas pessoas me falando que são completamente diferentes.
De certa forma gostei do livro. Acaba de surpreendo pois é algo completamente diferente do que imaginava. Só acho que a autora se perdeu um pouco no final e, falando nele, foi completamente abrupto. É criado um clima no livro todo para, quando se chega no clímax, é algo tão repentino que você acaba pensando que perdeu algo.
Mas parabéns à autora por criar um protagonista tão podre e escroto quanto esse

Caroline.Cabral 19/05/2021

Encantador no início..
...mas deixa muito a desejar do meio pro fim. Os capítulos se arrastam e o personagem não desenvolve mais. De repente, como se a autora estivesse cansada da própria trama, ela encerra uma narrativa super complexa com uma simplicidade decepcionante. Vale pelo começo :)

Pâmella 29/10/2022

Raiva do personagem principal o livro inteiro
É como se os dois nunca tivessem crescido, permanecendo crianças mimadas (principalmente Johannes) mas os problemas psicológicos cresceram absurdamente no lugar. Só de estar dentro dos pensamentos de um nazista já é horrível, mesmo sendo uma criança.
O final deixou muito à desejar, parece que a autora simplesmente parou de escrever.

Allan.Escarlate 07/09/2020

Não é ruim, mas eu esperava mais (ou outra coisa)
Após assistir (e adorar) o filme Jojo Rabbit, e sendo um interessado por quase tudo que gira em torno do tema Segunda Guerra, fui para esse livro com uma certa expectativa e enquanto os eventos do conflito serviram de pano de fundo para o desenvolvimento da história, essa minha expectativa foi plenamente atendida. Porém, a história se estende ao pós guerra, momento em que fica menos interessante e até, de certa forma, repetitiva ao se concentrar quase que totalmente nos dois personagens principais até o encerramento. O final foi um pouco frustrante.
Não é um livro sobre a guerra, longe disso, mas sim sobre como relacionamentos obsessivos podem dar à vida dos envolvidos um rumo totalmente degenerado.

Guilherme.Ribeiro 09/01/2021

Não é uma história de amor
Mais do que uma ficção histórica, mais do que um romance, esse livro trata, especialmente, sobre relacionamentos abusivos, e como o ambiente em que estamos pode nos influenciar nisso. É uma obra interessante, e grande parte do pós-guerra me instigou por conta de meu curso de relações internacionais e toda a política que o fim de um conflito trás, porém isso pode ser maçante a muitos. Na narrativa, a autora opta por longas narrações e descrições; não acho que seja a melhor estratégia para se conhecer personagens, mas foi um bom livro.

Valéria 02/09/2020

Tendo como cenário a segunda guerra mundial, num ambiente cruel, de angústia, opressão e doutrinação, acompanhamos uma criança envolvida, engolida pelo contexto político (nazismo) e seus sentimentos de amor por quem deveria odiar. Esse despertar que vai da aversão à obsessão, é intenso e doloroso, e expõe o pior da alma humana. O narrador habilmente conduz os personagens numa aura de mistério, fazendo-nos acreditar que há romance, que há sentimento e alguma verdade entre os personagens, e derepente o livro acaba, assim, interrompido em meio ao caos. Sem final feliz e com uma boa dose de realidade, ele se torna fundamental.

1 | 2 | 3 | 4 | 5