O céu que nos oprime

O céu que nos oprime Christine Leunens

Resenhas - O Céu Que Nos Oprime

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pâmella 29/10/2022

Raiva do personagem principal o livro inteiro
É como se os dois nunca tivessem crescido, permanecendo crianças mimadas (principalmente Johannes) mas os problemas psicológicos cresceram absurdamente no lugar. Só de estar dentro dos pensamentos de um nazista já é horrível, mesmo sendo uma criança.
O final deixou muito à desejar, parece que a autora simplesmente parou de escrever.

Laura 24/11/2020

Gostei da leitura mas achei que o final poderia ter sido melhor

Lisyane 24/02/2020

Sinceramente foi uma leitura da qual eu esperava mais. Em um determinado momento acaba retratando muito egoísmo da parte do protagonista. Tem muitas partes p refletir e pesquisar um pouquinho mais sobre a segunda guerra, mas ainda assim esperava mais sobre a guerra na visão do menino e não o egoísmo desenfreado dele que as vezes te dá dó e na maioria das vezes te faz odia-lo.

Edu 10/01/2021

Pesado
Esqueça o filme JoJo Rabbit. O livro somente de inspiração e bem ao longe. A obra literatura é muito mais pesada e incrivel.

asiwithbooks 19/03/2020

Eu li o livro após ter visto o filme, e posso afirmar que não influenciou na leitura como algo positivo ou negativo. Eu consigo compreender Jojo Rabbit como uma maravilhosa adaptação e Caging Skies um ótimo livro. Mas não espere a mesma coisa das duas mídias.
O Céu Que Nos Oprime é um livro seco e que nos dilacera sem ter medo de como os leitores irão receber as informações. Acompanhamos o amadurecimento de Johannes, um garoto que acredita nos ideais nazistas até descobrir que seus pais escondem um segredo profundo em sua casa.
Ao contrário de vários livros sobre o tema, dessa vez acompanhamos como o pensamento nazista tornou Jojo quem ele é. Não consegui ter sentimentos profundos sobre ele, pois não é a ideia do livro te fazer ter compaixão desse personagem. Apenas dos outros ao seu redor.
Não posso dizer muito sobre o quão conflitante são meus sentimentos pelo final da obra. Por um lado, acredito que esse foi o melhor final que a história poderia ter, mas me deixou um sabor amargo na boca.

@retratodaleitora 16/03/2020

Com a anexação da Áustria ao Reich alemão no fim da década de 1930, crianças são levadas e condicionadas a abraçar ideais nazistas, acreditando em cada palavra, inclusive sobre seu sangue ariano ser o mais puro, e o ódio pelos judeus propagado por Hitler e seus seguidores é o ódio com o qual alimentam a Juventude Hitlerista. Um dos integrantes é Johannes Betzler, que se agarra ao sonho nazista inocentemente, mas com o tempo e o correr da guerra fica cada vez mais obcecado com a raça pura que tanto almejam.

Percebendo atitudes estranhas de seus pais, que não compartilham de sua devoção, Johannes descobre que eles estão escondendo uma jovem mulher judia atrás de uma parede falsa em sua própria casa. Mutilado pela guerra, física e psicologicamente, o garoto não denuncia o crime de sua família, mas fica totalmente obcecado por Elsa Kor, a mulher que ele, passado o susto, ajuda a manter em cativeiro. Primeiro, escondida para não ser executada; depois, mantida refém por um cada vez mais insano Johannes.

“O céu que nos oprime” foi uma leitura densa, pouco fluída, pois sendo narrado em primeira pessoa por Johannes, só sua visão nos é revelada. Nem é preciso dizer se tratar de um narrador não confiável, não é? O personagem, que começa com uma inocência infantil que pode emocionar o leitor, cresce um homem inescrupuloso, incoerente, que acredita nas próprias ações, que é indiferente ao holocausto e que coloca suas fantasias e loucuras em frente a tudo.

Essa transformação poderia ter sido um ponto alto no livro, mas a forma como a autora escolheu desenvolver essa estória foi, para mim, totalmente não convincente e, por isso, a leitura se arrastou por essa trama sombria sem me envolver de fato. Para mim, foi um livro que tinha um potencial interessante (e foi tão bem aproveitado no cinema!) mas que se perde da metade para o final.

Portanto, não esperem uma história no livro como o que encontramos no trailer do filme, pois a carga sombria é muito maior e os alívios cômicos, inexistentes. É uma história de loucura e obsessão no meio da Áustria nazista. Todo o mais fica em terceiro plano ou não é desenvolvido de fato. Não foi um livro para mim, infelizmente.

site: https://www.instagram.com/p/B9UbjRkjxsg/

alekele_ 13/01/2021

Tema pesado
A autora escreve bem, fazendo com que a leitura flua tranquilamente. Porém, a história é bem pesada. O personagem principal é completamente odioso, não só por ser abusivo com seu suposto amor, mas também por ser uma pessoa mesquinha e egoísta. Claro que boa parte da sua educação influenciou na formação de ser horrível, porém nada justifica suas atitudes no decorrer da história.
Não consigo enxergar a beleza que alguns defendem existir em uma história como essa.
Das 5 estrelas, dou 3,5 ou no máximo 4, apenas pela escrita envolvente e coerente da autora.

mica 02/07/2021

Amor em tempos de guerra...
Este livro conta a história de Johannes Betzler(Jo) , um menino alemão que cresce em meio ao holocausto e as ideias de uma raça ariana pura sendo incutida em sua cabeça infantil, como a ideia de como o mundo deveria ser. Jo, um menino imaturo tem Hadolf Hitler como ídolo e defende suas ideias, indo contra seus pais, que julga serem ignorantes e inconsequentes.
Com o passar do tempo Jo começa achar umas coisas estranhas em casa e descobre que sua mãe esconde uma jovem judia... A princípio ele fica horrorizado e confuso, mas no decorrer da narrativa vai sem querer mudando sua opinião.
De uma certa maneira o livro mostra como foi a vida dos alemães durante o Reish, como viviam, o que sofreram. Temos a tendência de julgar a nação alemã daquela época como genocidas, mas no decorrer da leitura vemos que não foi bem assim...
Prezados leitores recomendo a leitura deste livro pra que vivam momentos, de aventura, apreensão, paixão, obsessão, dor, amadurecimento, muitas vezes solidão, mas acima de tudo força e dedicação!!!
Boa leitura a todos!!!
Jonathan 02/07/2021minha estante
Super S2

mica 02/07/2021minha estante
Obrigada!!! ?

JoAo.Victor 18/12/2021

O Bentinho Alemão
Sabe, em minha primeira resenha desse livro, me referi a Jojo como o Bentinho Alemão (Sim, ele é austríaco, mas no livro diz que a Austria é muito boa em jogar tudo de ruim para a responsabilidade alemã). Continuo com essa opinião, nossa relação com Jojo é de amor e ódio e do meio pro final do livro não conseguimos mais imaginar o Jojo como o garotinho do filme

Vivi 30/11/2021

Viena, Áustria, época em que a Áustria entrou em uma união com o nazista, a Alemanha permitindo que Hitler assumisse o controle do governo austríaco. Como foi desconfortável ler essa fase de Johannes sua ingenuidade diante ao seu " herói " Adolf Hitler.
Johannes Betzler, um jovem que tinha uma fé cega em tudo que nazistas defendiam e ao se juntar Juventude Hitlerista. Uma insegura de vida até mesmo para os seus pais que não tinham os mesmos pensamentos.
E ele descobre que seus pais protegem uma judia no sótão da sua casa e a partir daí os nossos sentimentos entram em comunhão ao dele. Tudo pela escrita tão fascinante que Leunens nos proporciona.
Impossível não ficarmos presos no enredo não só pelo sentimento e tudo que acontece com eles mas tb clima político radicalmente alterado quanto ao fato de que o povo judeu e outras minorias selecionadas são usados ??como bodes expiatórios por Hitler para levar a Alemanha à guerra.
Muitos dilemas morais vão ser encontrado aqui.
É um romance realmente perturbador e fascinante ao mesmo tempo.
?O livro que inspirou o filme Jojo Rabbit, do diretor Taika Waititi, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado; para fãs dos best-sellers A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado.?Um desses livros impossíveis de esquecer.? ? Le MondeComo muitos meninos austríacos na época da anexação da Áustria ao Reich alemão, no fim da década de 1930, Johannes Betzler abraça inocentemente o sonho nazista. Integrante da Juventude Hitlerista, ele descobre que seus pais estão escondendo uma jovem judia, Elsa Kor, atrás de uma parede falsa em sua casa, em Viena. Seu horror inicial vira interesse, depois amor e obsessão. Após o desaparecimento de seus pais, Johannes descobre que ele é a única pessoa ciente da existência de Elsa e único responsável por sua sobrevivência. Manipulando e sendo manipulado, Johannes teme o fim da guerra: com isso virá a perspectiva de perder Elsa e um relacionamento que varia entre paixão e obsessão, dependência e indiferença, amor e ódio.Best-seller internacional, vendido em mais de vinte países, O céu que nos oprime é uma obra emocionante e magistral.

Rodolfo_Domingos 13/03/2020

Necessário
Quem viu o filme Jojo Rabbit, baseado neste livro, pode ficar tranquilo que é um daqueles casos em que temos um livro muito diferente. A versão original é muito mais sombria e melancólica.
Aliás, o ponto de vista de Johanes é o que torna essa história tão fascinante. Ele é teimoso, individualista e capaz de fazer coisas questionáveis em nome do amor. É um livro que, definitivamente, nos coloca diante de um protagonista com quem dá vontade de sentar e ter um papo muito sério.

A segunda metade do livro ? que o filme nem se dá ao trabalho ? traz aquele sentimento que as consequências da guerra e das ideias deturpadas de autoridade impostas por Hitler vão muito além de destroços e mortes.

É a história de amor de um anti-herói, uma belíssima aula de história. Um livro para guardar para sempre.

clarinha 12/02/2021

acho que é a primeira vez na vida que achei a adaptação do filme melhor que o livro. no filme o Jojo é uma criança, e por mais que seja um fanático por Hitler ainda é perceptível sua inocência. No livro ele é mais velho, tem vários comportamentos absurdos e egoistas, foi uma leitura bem arrastada porque me senti mal em muitas partes.

Filipe.Mello 20/02/2021

Livro vs Filme - Problemático?
Jojo Rabbit é um dos meus filmes favoritos da VIDA. Eu pirei quando descobri que tinha um livro no qual ele foi baseado. Pulei todas as minhas listas de livros para comprar esse o mais rápido que pude.

Comecei a ler imediatamente e parei. O primeiro capítulo contava a história do avô do Johanes que tinha um fábrica e piriri, pororó. Mas, e daí? Achei muita informação desnecessária no primeiro capítulo, então abandonei o livro por uns meses.

Faz alguns dias em que retomei a leitura, mas pulei o primeiro que eu já tinha lido antes para não desanimar. O filme "acabaria", em tese, no meio do livro. Eu achei que a leitura iria se arrastar muito mais, mas foi bem fluida para mim, apesar de ter poucos diálogos (o que não me agradou muito).

Eu acho o filme muito melhor que o livro. E acho que essa opinião não é tão impopular pelo que vi.

O filme tem um gênero muito mais satírico e inocente, enquanto o livro é bem mais realista e pesado.

As cenas não eram muito romantizadas, cada detalhe, mesmo que repugnante, era transpassado. E isso me lembrou as escolas literárias do Realismo e Naturalismo. Bem mais do realismo, é claro. Achei a escrita muito boa e achei as passagem muito boas. E gostei do fato de que todos os abusos acontecidos não são romantizados e são, de certa forma, punidos.

E a avó é a melhor parte do livro! Que, por sinal, não tem no filme.

O livro tem uma carga muito negativa e ele é extremamente cru. Um livro que, certamente, desagradou muitas pessoas, mas o gosto é muito relativo e eu não só gostei do que me foi apresentado como achei genial a forma como a escritora conseguiu me levar para aquele lugar tão específico.

Eu sou apaixonado por esse livro e devorei ele como nunca imaginei q iria.

Essa é a maior resenha q já fiz, mas esse livro é meio polêmico, para resumir muito a resenha.

1 | 2 | 3 | 4 | 5