O Livro dos Humanos

O Livro dos Humanos Adam Rutherford

Resenhas - O livro dos humanos

Karine.Maco 01/08/2021

O nosso lugar no mundo...
Este livro fez uma reconstrução com base em estudos de comportamento desenvolvidos com outros animais e achados fósseis, sobre qual a relação entre os os outros animais e os humanos. Além disso, este livro usa uma linguagem acessível para descrever experimentos científicos e tratar de estudos relacionados a psicologia. Ele levanta questionamentos muito importantes e o que mais chamou minha atenção é o fato de que não podemos comparar um comportamento dito como natural para outros animais com os humanos, porque a forma como nós humanos nos sentimos ao vivênciar determinada situação é que faz a diferença se ela é ou não aceitável em nossa sociedade.

Amanda 30/08/2020

O livro dos humanos
Demorei mais do que esperava pra terminar, mas foi mais por fatores externos do que pelo livro em si. O autor é bem-humorado, e explica tudo de forma bem objetiva e clara. Gostei muito, o assunto é muito interessante e eu recomendo demais.

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Livro dos Humanos: A história de como nos tornamos quem somos" é um livro escrito pelo geneticista e divulgador científico Adam Rutherford e publicado em 2020 pela Editora Record. Neste livro, o autor apresenta a história da evolução humana desde os primórdios até os dias atuais, analisando os aspectos biológicos, culturais e sociais que moldaram a espécie humana.

O livro é dividido em nove capítulos, cada um abordando um tema específico relacionado à evolução humana. O primeiro capítulo apresenta uma introdução à evolução, explicando os conceitos básicos de seleção natural e diversidade genética. Em seguida, o autor aborda a evolução dos primatas e a origem da linhagem humana, explorando as evidências fósseis e genéticas que revelam a nossa ancestralidade comum com outros primatas.

Os capítulos seguintes abordam temas como a evolução do cérebro humano, a domesticação de plantas e animais, o surgimento da agricultura e da civilização, a diáspora humana pelo mundo, a evolução da linguagem e da cultura, a genética humana e a diversidade humana. O autor apresenta uma visão ampla e integrada da evolução humana, conectando aspectos biológicos, culturais e sociais para compreendermos como nos tornamos quem somos.

Ao longo do livro, o autor destaca a importância da ciência e da evidência empírica para compreendermos a evolução humana, mas também reconhece a complexidade e a multidimensionalidade do ser humano. O livro é uma leitura acessível e interessante para quem busca compreender a nossa história evolutiva e as características que nos tornaram uma espécie única e diversa.

Em resumo, "O Livro dos Humanos" é uma obra que apresenta uma visão ampla e integrada da evolução humana, explorando os aspectos biológicos, culturais e sociais que moldaram a espécie humana ao longo do tempo. O livro é uma leitura acessível e interessante para quem busca compreender a nossa história evolutiva e as características que nos tornaram quem somos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Satiro 15/08/2020

Desconstruir para cconstruir
Sensacional divulgação científica! Já começo com um baita elogio, pois alguns livros precisam serem reconhecidos como diamantes desde cedo.
A obra busca recapitular e reforçar a lei evolucionista formulada por Darwin, partindo para viagens históricas-espaciais que corroboram com tal formulação. Visa desconstruir nossa adjetivação vulgar de sermos "especiais" e reconstrói o adjetivo ESPECIAL muito mais fundamentado e menos fantasioso. Nos apresenta como um produto da natureza, além de sermos também um paradigma.
Digo (e reitero, desde já) que é uma grande obra e obrigatória para nós, meros animais, seres humanos. Engrandece demais feitos que deixamos ao comum e nos faz enxergar em como a Natureza é uma força que sempre buscamos internamente para nossas buscas dos porquês, mas a negligenciamos pois foge de nossas expectativas fantásticas.

marieamuro 14/06/2023

Um prólogo de como nos tornamos humanos
O subtítulo me enganou um pouco sobre o tema do livro. Achei que ele seria um pouco mais profundo na questão social, trabalhar realmente na nossa virada de chave mas isso só é debatido na segunda metade do livro e de forma "superficial" -ele usa muitos termos científicos e estudos diversos sobre o tema, mas ainda acaba soando como matéria escolar.
Os comparativos que ele faz sobre humanos e outros animais, o cuidado de abordar sexualidade e ao mesmo tempo reforçar que atos "parecidos", não tem o mesmo significado, mesmo parecendo óbvio em primeiro momento, foi de uma sensibilidade única.
O livro é muito agradável, divertido e bem humorado, cheio de exemplos variados e realmente, bastante interessantes. Mas é uma experiência muito mais proveitosa se você não tem contato com muitos livros do gênero.

Debs Vegs 31/07/2022

Excelente livro
Excelente livro para amantes da ciência, ele explora nossas origens em aspectos geneticos e culturais e traz inúmeras correlações com outras espécies, uma leitura deliciosa paras cientistas e entusiastas da ciência

Paulo Victor 15/06/2020

Uma ótima leitura e que me surprendeeu com a capacidade do autor de tratar do tema de maneira simples e que prende o leitor em suas páginas.

Sara 10/12/2020

Conceituação incrível
Estou explorando alguns livros de divulgação científica esses tempos e destaque especial pra esse que é um dos meus favoritos até agora!! a introdução dele foi um dos textos obrigatórios de uma matéria do meu curso, e eu me interessei demais assim que li. É um livro que apresenta uma conceituação biológica e cultural a respeito dos humanos. Ele utiliza comportamentos animais como paralelo em algumas partes, pra mostrar o que nos caracteriza como humanos e como algumas coisas não são exclusividade nossa. Destaque especial para as concepções dele a cerca da antropomorfização dos comportamentos animais, pq até então eu nunca tinha parado pra pensar melhor nisso, e como é um assunto problemático. O autor é um biólogo e foi incrível como ele deixou acessível alguns termos da biologia para leigos no assunto. Recomendo fortemente para quem se interessa pela revolução cultural e biológica humana.

Dan 06/07/2021

Por favor, leiam
Perfeito pra quem curtiu o livro Sapiens. Bem humorado e instigante. Conhecimento mind-blowing. Leiam!!!

Paulo Freitas 16/06/2020

Como nos tornamos quem somos?
Pense numa característica do ser humano que seja única desta espécie. Talvez esta não seja uma exclusividade do Homo Sapiens. Existem muitos outros animais capazes de, por exemplo, utilizar ferramentas para desempenhar suas atividades cotidianas. É isto que Adam Hutherford explica em "O livro dos humanos" com um texto original e bem humorado.

Jamerson.Fiorentin 23/07/2020

Um bom livro de ciência com uma linguag simples e divertida
E bom compreendermos quem somos, essa busca é interminável e esse livro nos ajuda a esclarecer muitas coisas.

RoadBooks 15/11/2023

Util
Comecei a leitura com ímpeto, mas nao sei se pelo próprio conteúdo ou pelas cenas da vida, perdi o ritmo no decorrer da leitura. Não desgostei da leitura, pelo contrário, achei bem interessante. Tem tópicos interessantes, mas talvez tenha interpretado erroneamente a proposta do livro. Fala de nós humanos de forma direta as vezes e de forma indireta com mais frequência, fazendo comparações com comportamentos animais.
Eu esperava mais objetividade nesse sentido. Ir direto ao ponto. Recomendo a leitura com a ressalva de que, se você estiver passando por um momento chato da vida, no trabalho etc, esse livro nao vai te ajudar a melhorar os ânimos, vai se tornar um fardo, talvez!

Papareia dos Livros 28/05/2021

Vale a leitura
É um livro muito bom, escrito por alguém que entende de genética e ele aborda de maneira bem singular sobre os atores que nos tornam humanos, e mais, aborda os fatores que achamos nos tornar diferente mas que são vistos em outros seres vivos pelo planeta e assim gera uma reflexão científica e até filosófica sobre o assunto.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

arrobasamara 19/06/2021

Adoro livros de divulgação científica, e esse, com certeza o mais didático que já li . Leve, rápido e acessível. Muito bom o capítulo que trata sobre o comportamento dos animais, me lembrou muito um outro livro sobre divulgação científica (porém brasileiro) chamado Além de Darwin.

"A vida é contínua na terra, com uma infinidade de formas belissímas"

Rômulo Silva 26/06/2022

A busca pela compreensão de como nos tornamos quem somos
Em “O Livro dos Humanos”, o geneticista britânico Adam Rutherford traça a história evolutiva do ser humano a partir de análises comparativas entre nós e outros animais. De acordo com a linha de pensamento do próprio autor, esta obra reflete sobre o paradoxo de como conseguimos apresentar características tão parecidas e ao mesmo tempo sermos tão diferentes em relação a várias outras criaturas.

Ao longo do livro, o autor analisa aspectos como o uso de ferramentas, práticas sexuais e genética para estabelecer uma linha do tempo da coevolução genético-cultural do ser humano. Durante a leitura, é interessante notar que Rutherford mostra que muitos animais fazem as mesmas coisas que nós, mas sempre há um “algo a mais” que parece nos tornar diferentes em relação a eles, o que pode ser resumidamente explicado por um detalhe: a complexidade da nossa cultura.

Rutherford consegue demonstrar muito bem (com uma parte mais técnica e uma mais opinativa) que os seres humanos são o que são porque, dentre outras coisas, conseguiram refinar e acumular cultura a um nível de complexidade que vai muito além de qualquer espécie. Na prática, transmitimos uma abundância de conhecimento que não está codificada em nosso DNA, ou seja, nossa transformação não ocorreu apenas em termos fisiológicos, mas culturalmente.

A obra promove uma leitura bastante agradável e muito didática. Apesar de possuir algumas partes um tanto densas pela quantidade de informações usadas para corroborar a tese do autor, trata-se de um livro amplamente acessível a praticamente qualquer tipo de leitor.

No fim das contas, “O Livro dos Humanos" é um ótimo livro para quem busca conhecer um pouco da história da sua própria espécie através de comparações, estudos e análises de diversas frentes.