Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

Wagner47 12/05/2023minha estante
Excelente análise, Sidney!
Acho que você bem certeiro quanto a esse livro em um determinado aspecto: é uma obra realista.
Gostei bastante do geral, mas é justamente esse "realismo" que tornou tudo tão comum, me passando "só" a sensação de uma exploração muito bem escrita. E eu também não conseguia ter ideia das dimensões de Rama, pois era tanta coisa dentro dela que a imagem que eu tinha só ia se expandindo, deixando parte desse realismo pra trás ao ficar cada mais difícil pra mim em imaginar tudo isso.

E acredito que a parte "fraca" mesmo é em relação ao Conselho e um aventurazinha no final só para dar mais tensão, coisa que não meu ver não precisava.

No final foi um saldo bem positivo, por mais que seja o meu menos favorito entre os três que li do Clarke.

Regis 12/05/2023minha estante
Adorei sua resenha, Brujo! Parabéns! ?????
Adoro a escrita de Arthur C. Clarke. Essa é uma leitura que quero fazer e sua resenha só aguçou ainda mais minha vontade.

Brujo 12/05/2023minha estante
Obrigado pelo elogio e por adicionar o contraponto, Wagner!

Brujo 12/05/2023minha estante
Regis, se você já conhece e gosta do estilo do C. Clarke, acho que você vai gostar mesmo deste aqui!

Regis 12/05/2023minha estante
Conheço sim, Brujo. Já li o Fim da Infância e Poeira Lunar, gostei muito dos dois.

Juliana-- 12/05/2023minha estante
Não sabia que teria adaptação, muito bom, já gerou expectativa. E o suspense que os assola durante a exploração? Não mexe com os nervos? Caso não tenha lido, recomendo O problema dos três corpos, do Liu.

Brujo 13/05/2023minha estante
A trilogia do Cixin Liu definitivamente está na minha lista, Juliana! Vou pegar o primeiro muito em breve!

Renan.Menchik 15/05/2023minha estante
Resenha sensacional, me fez reviver minha leitura desta bela obra de arte! Pretendo reler no futuro!

Brujo 15/05/2023minha estante
Obrigado, Renan!!!

Thiago Araujo 30/04/2021

Ciência na medida certa
Ler Sci-Fi tem seus desafios quando a ciência se sobrepõe à estória. Pra mim, pessoalmente, fica chato. Felizmente O Encontro com Rama tem seu equilíbrio.

Explicações na medida certa deixam a aventura mais interessante sem nos deixar boiando na falta ou no excesso de termos científicos, que para quem não é da área, muitas vezes atrapalham.

Sou só um apaixonado por Sci-Fi e suas teorias e C. Clarke soube conduzir muito bem.

Tão bem que suas obras são marcadas por uma sobriedade única. Não tem essa de herói super poderoso ou inteligente que salva tudo. Parece muito mais real e tangível que caso sua premissa realmente acontecesse na vida real, seria muito parecido com que ele conta. Isso é genial.

O espaço é uma imensidão a se descobrir e desbravar e O Encontro com Rama pode ser uma de nossas viagens.

Ale 18/06/2020

Um livro onde nada acontece.
Inacreditável, fiquei o tempo todo esperando algo acontecer, passando raiva com trechos machistas. E nada aconteceu o livro todo. Eu nunca tinha lido nada do autor e não vou voltar a ler tão cedo.
@bibliotecagrimoria 18/06/2020minha estante
A leitura mais frustrante que fiz esse ano.

Zeh 23/06/2020minha estante
Achei decepcionante também, tendo em vista que O Fim da Infância é um dos meus livros favoritos. Confesso que fiquei atônito com esses momentos de misoginia (ainda mais levando em conta que o fato do Clarke ser gay me fez achar q ele fosse um pouco mais empático com relação a isso, ingenuidade minha, eu sei), mas recomendo O Fim da Infância, não desista dele(ainda haha)

@bibliotecagrimoria 24/06/2020minha estante
Vou ler esse então.

LucasLucena 26/01/2022

Encontro com Vida
Encontro com Rama, me fez muito feliz, pondo minha mente a imaginar, um pequeno pedacinho de como seria encontrar vida inteligente, que não se originou em nossa galáxia.

Me fez pensar o quão grandiosa a vida pode ser, e quantos mistérios e momentos a desbravar, essas leituras me motivam a dar cada dia mais valor a vida.

Lora_Bee 03/05/2023

Livro excelente!
É meu primeiro contato com Clarke e eu confesso que estava bastante receosa. Achava que ia ser um livro denso, no estilo dos da Ursula Le Guin, mas me surpreendi. Ele tem, é verdade, bastante termos físicos, mas a escrita é tão fluida que quase não dá para sentir o preso das descrições mais complexas de ficção científica. A história, em si, é muito interessante. Há um objeto não identificado, no espaço, claramente construído por tecnologia alienígena, e uma nave espacial está responsável por inspeciona-lo. As descobertas sobre o mundo, as incertezas da tripulação geram um clima de tensão geral no livro, sem que haja, realmente, qualquer perigo real descrito na história. Além disso, o senso de humor da história, em alguns momentos, é bastante bom.

Rodrigo Digão 04/06/2023

Simplesmente não rolou a química, livro com uma premissa muito boa, porém ao desenrolar das páginas acabou-se perdendo meu furor.

Lento, com muitas descrições, foi complicado permanecer na leitura.

Não há dúvida que o livro eh grande, bem escrito, mas não rolou mesmo comigo.

Foi bom conhecer esse grande clássico da ficção, contudo, não sei se terei coragem de ver sua continuação.
Zetha 10/06/2023minha estante
E ainda sim mereceu 4 estrelas?

Ádila 13/08/2023minha estante
Também estou achando lento, mas como eu já curtia o autor, vou tentar continuar até o fim. Amei ter lido 2001, Uma Odisseia no Espaço, achei infinitamente melhor que o filme!

Thauanni 07/10/2023

A expectativa era alta e a queda foi grande
Dizer que esperava amar esse livro é um eufemismo, porque sabendo das maravilhosidades que o Arthur C. Clarke consegue escrever e que os dois livros que eu li dele são favoritos da minha vida, eu jurava que Encontro com Rama ia alcançar o mesmo nível, mas infelizmente não foi o que aconteceu.

Pra começar, esse foi possivelmente o livro mais confuso que já li e eu não creio que eu tenha sido o problema pra isso acontecer. Eu entendi perfeitamente os outros livros do autor, mas aqui eu não compreendia merda nenhuma. Não entendi as descrições de Rama, não entendia as explicações, tudo era extremamente confuso pra mim. Achei uma linguagem científica muito complicada e que como a adorável burrinha que sou nessas áreas, não entendia NADA!! Por isso era uma narrativa muito cansativa, tinha dias que eu lia duas páginas e já não queria mais, mas insistia porque é um dos meus autores favoritos. Só isso já me estressou.

Depois tiveram umas pequenas frases que me incomodaram MUITO. Talvez seja só meu lado militante (que quase nunca aparece) surgindo e na real essas partes não tenham nada demais, mas como já não estava curtindo o livro, não contribuíram em nada pra melhorar minha opinião.

Os personagens são todos uns chatos. Eu sei que nessas obras de sci-fi o foco não são os personagens, mas mesmo em outros livros que seguem esse estilo eu gostava dos personagens e me interessava pelo que acontecia com eles. Aqui eu só queria que jogassem uma bomba em todos eles, especialmente no comandante Norton, que cara insuportável.

Pra não dizer que odiei totalmente, nos poucos momentos que eu conseguia visualizar alguma coisa da história, eu gostava. O mistério por trás de Rama, quem construiu tudo aquilo; foi bem bom. Gostei do final, que me causou uma pequenina explosão de cabeça, mas não chegou nem perto dos surtos dos finais dos outros livros do autor. A história tinha muito potencial, mas não foi bem aproveitada, na minha opinião.

“Mas pelo menos temos a resposta a uma velha pergunta. Não estamos sozinhos. As estrelas nunca mais serão as mesmas para nós.”

@bibliotecagrimoria 28/05/2020

Enfim, acabei...
O livro é um ótimo conto de ficção científica (uma vez que se nota o esforço do autor para deixar claro para o leitor como as leis da física agem nas várias situações descritas), só isso. Durante muitas páginas são feitas descrições especulativas sobre como seria a convivência humana no espaço, sobre a colonização do sistema solar, mas... isso por si só não torna o livro dos melhores que li do gênero. Muitas vezes os relatos se prolongam em detalhes que se tornam tediosos e deixam a leitura chata. Os momentos de maior tensão nem chegam a empolgar e, pra piorar, o tom político que em alguns capítulos adentram a narrativa são bem fajutos e rasos...

Livia1405 25/04/2021

Cenário sensacional
Uma ótima ficção científica clássica, super criativa e com um cenário de tirar o fôlego!

Bruno 29/03/2021

Leitura sensacional. Muito bom de ler do início ao fim, é relativamente leve mas sempre instiga a curiosidade. A imaginação do leitor tem um papel muito forte na construção do cenário com base nas descrições levemente (e talvez propositalmente) vagas de algumas coisas, o que obviamente torna toda a experiência mais pessoal e mais intensa.

Mero 20/08/2020

A redescoberta.
Não conhecia o autor e nenhuma de suas obras, peguei uma dica de leitura através do bookster e simplesmente fiquei encantado com a redescoberta de que o SCIFY é um de meus gêneros principais (se não "o"). Encontro com RAMA me deixou livre para imaginar os personagens a meu critério, desde o capitão ruivo a medica preta com cabelo black-power ... por que ele não faz a descrição dos mesmos e sequer adentra em seu psicológico. Afinal o que eu acredito que esteja em pauta aqui é o psicológico do leitor ao ler a obra. Ou você é instigado ou você não é instigado!. Realmente existe muita descrição de como o mundo RAMA se caracteriza, mas isso para aqueles que já leram longas descrições de montanhas e artefatos mágicos em gêneros de fantasia não é nada.
Como você reagiria ao desconhecido? Afinal, aqui temos o primeiro contato alienígena da humanidade! Por isso eu acredito que RAMA me instigou muito! Não pelos personagens, mas por que talvez eu mesmo tenha me colocado enquanto expectador do que aqueles personagens estavam vivendo. E isso foi fantástico de verdade!

JoAo366 09/05/2023

Explorando o desconhecido
Há um bom tempo, temos livros sobre explorações, descobrimentos e aventuras em locais/mundos desconhecidos e isso é realmente fascinante. Nesse livro vamos entrar em mais uma dessas jornadas e uma jornada de respeito.

Nas páginas desse livro, vamos descobrir sobre Rama, um objeto vindo do espaço em nossa direção o qual acaba sendo interceptado e entra em estado de observação por nossos astronautas que estavam na região.

Envolto e muito mistério, dúvidas existenciais, medos, sociedades e personalidades humanas que se desenvolveram em outros planetas, políticas espaciais e a ambição humana a história é fluída e te prende do início ao fim.

Sem pesar a mão na ciência, o autor entrega um texto que vai agradar tanto os fãs de carteirinha do sci fi, quanto aquele leitor mais casual do gênero, que está buscando apenas uma aventura espacial.

Recomendadíssimo.

Wania Cris 06/05/2021

Será que estamos sozinhos no espaço?
Arthur C. Clarke dispensa apresentações por já ter se provado um excelente autor de ficção científica em O Fim da Infância e 2001 e Encontro Com Rama mantém a qualidade de escrita em alta.

Cientistas do universo todo se deparam que um corpo vagando pelo espaço, em princípio, perdido e sem função, mas, logo esse objeto de torna a coisa mais interessante jamais vista.

Rama não é um livro ágil, mas a escrita dele prende a atenção e mesmo sendo mais descritivo e reflexivo, você se vê preso às páginas pensando onde isso tudo vai dar. Não está no mesmo nível de 2001 nem de Fim da Infância, mas, é uma boa leitura. Obviamente a escrita da década de 70 iria trazer elementos negativos para nossa época e as passagens machistas são bem revoltantes.

Se a mensagem do livro for no sentido de deixar claro que não estamos sozinhos no universo, serviu também pra mostrar que nós, humanos, nos temos em muita alta conta...

Rivernauty 20/08/2021

Gênial
Eu tinha acabado de ler um clássico romance vitoriano. Um livro de infinitas densidades que exigiu muito de mim como leitor. Ja é costume meu apelar para livros de ficção-científica quando eu entro nessas ressacas literárias. Quando eu escolhi ?Encontro com Rama? para ser a fonte da minha cura eu imaginava se tratava de um livro sobre extraterrestres, alienígenas e viagens intergaláticas e ?Rama? pode até ser classificado (por mais que superficialmente) dessa forma. No entanto o livro fala muito mais sobre o comportamento humano do que qualquer outra coisa.
Aos nos colocar em seu microscópio, o cientista e escritor Arthur C. Clarke faz um perspicaz ensaio sobre o comportamento humano mediante questões que estão além de sua própria compreensão e joga na cara a arrogância da importância humana mediante ao complexo universo que nos cerca.
Em curtos capítulos a história é desenvolvida de maneira dinâmica, rápida e sem tempo pra enrolação o que faz com que o livro tenho poucos momentos de tédio. O preço disso é que alguns bons personagens não são tão bem desenvolvidos como deveriam ser, mas isso não prejudica de fato a narrativa.