Os Gatos

Os Gatos T. S. Eliot

Resenhas - Os Gatos

esserebru 23/08/2021

Gatinhos são tudo, inclusive na poesia.
Ouvi falar sobre "Os Gatos", do T.S. Eliot, durante as aulas de literatura e fiquei fascinada com a leitura do poema "Dar nome aos gatos", porque gatinhos e poesia sempre vão ser o meu ponto fraco. Comprei essa edição porque me apaixonei pelas ilustrações e, além do texto incrível, todos os desenhos são adoráveis e fazem de um livro o que ele é, tanto quanto as palavras. "Os Gatos", apesar de ter uma linguagem rebuscada demais nesta edição, é um livro que encanta desde a primeira linha, dar apenas cinco estrelas é injusto demais, afinal, ele é o tipo de obra que merecia muito mais. Ele é ótimo para as crianças e para qualquer um que se dedique a lê-lo.

Anica 04/12/2010

Os Gatos (T.S. Eliot)
Desde que fiquei sabendo que estava grávida comecei a fazer uma bibliotecazinha para o Arthur. Livros que quero que ao longo da infância ele tenha contato, seja porque foram especiais para mim quando era criança (como Flicts do Ziraldo), seja porque foram ótimas descobertas já na fase adulta. A nova aquisição (presente adiantado de Natal!) foi o livro Os Gatos, de T.S. Eliot, que chegou aqui no Brasil pela Companhia das Letrinhas em uma edição tão, mas tão caprichada que eu quase roubei do Arthur para colocar na minha biblioteca.

Já conhecia as poesias porque elas estão naquela edição de Obra Completa que saiu pela Arx, com tradução de Ivan Junqueira. Mas ontem enquanto arrumava os presentes de Natal, não resisti e lá fui eu reler novamente as histórias dos bichanos como Mister Mistófelis, Rim Tim Tantã e Gogó. É tão divertido que nem dá para sentir o tempo passar, especialmente se você for um gateiro.

É impossível não lembrar do seu bichano ao ler poemas como Dar Nome Aos Gatos (que abre o livro) ou Como Tratar o Gatos, talvez por isso a leitura seja tão gostosa. Desse modo, embora Eliot tenha escrito o livro para crianças¹ o fato é que é daqueles textos que agradam todas as idades. Longe de ser uma leitura mais “difícil” como um Terra Devastada ou A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock (um dos meus poemas favoritos!), a simplicidade e leveza dos versos em Os Gatos encanta de primeira. Tanto que acabou rendendo um dos mais famosos musicais de todos os tempos, Cats.

E sobre o capricho da edição, acho admirável por parte da Companhia das Letras colocar à disposição do público infantil um livro tão bem cuidado. Com lindas ilustrações de Axel Scheffler² e uma ótima qualidade de papel, o livro ainda tem um mimo especial: abre com a tradução de Ivo Barroso e fecha com o original em inglês. De quantos livros infantis que saíram em edições bilíngues aqui no Brasil você consegue lembrar?

É uma atenção que não costumam dar para obras para crianças – e nisso ficam os méritos para a Companhia das Letras, que ao publicar um livro tão caprichado acaba fazendo algo que agrada pais e filhos. Para quem ficou curioso, no site da editora tem um preview do livro (basta visitar >> http://www.companhiadasletras.com/trechos/40553.pdf para conferir).

1. durante a década de 30 o poeta enviou cartas com esses poemas para afilhados e amigos [↩]
2. Que saíram originalmente em edição da Faber & Faber, que comemorava os 70 anos da obra de Eliot e os 80 anos da editora [↩]

Pandora 02/02/2011

Felinidade
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro de T. S. Eliot consiste em um apanhado de pequenos poemas sobre gatos que ele mandava para suas sobrinhas e seus amigos.
São poeminhas mostrando as diversas facetas dos gatos, suas inúmeras personalidades e modos de agir.

Pra quem gosta de gato, vai identificar seu felino em alguma das descrições =)

Essa edição da Cia das Letrinhas é totalmente ilustrada por Axel Scheffler e ele fez um bom trabalho. Seus gatos são caricatos, deixou o livro mais infantil e engraçado.

Uma coisa que eu não gostei foi a tradução. O tradutor usou palavras dificílimas em um livro bem infantil. E traduziu coisas bobas, como o nome dos personagens.
Como a edição é bilingue, reli o original e gostei bem mais do livro depois disso.

Vale dizer que o Old Possum´s Book of Practical Cats deu origem ao musical Cats, sucesso absoluto na Broadway e que recentemente houve uma montagem brasileira.
Tive a oportunidade de assistir à peça e eles fizeram um trabalho maravilhoso dando vida aos gatos de Eliot. Imperdível, assim como o livro.

Um vídeo do musical brasileiro: http://www.youtube.com/watch?v=O-1S8XvJdKg

Sofia 19/07/2011

Este livro contém 15 capítulos sobre gatos, sendo 12 estorias, 3 fatos sobre nomes, como tratar e dicas. Ele é super engraçado e tem muitas dicas boas nos 3 capítulos de informação. O meu capítulo preferido foi o dos jericós, que são gatos que dançam e cantam e a estória deles é contada em uma música.:).

Rafa 23/12/2021

Bem fofo
Eu gostei. São vários poemas sobre gatos, bem divertidos de ler. Me senti lendo um lido infantil, mas valeu a experiência.

ACERVO: BIBLIOTECA SIDÓNIO MURALHA 11/11/2015

tombo e catalogação
2736 e C1P1c1

Wallace 06/02/2023

Divertido e criativo
Eu já tive muitos gatos, desde que era criança, e o autor soube bem captar os vários tipos de personalidades dos felinos.

Luizgustavo 25/07/2023

CATS ??
Sim, é um livro infantil, mas que deu vida ao maior e melhor musical de todos. Li por curiosidade, e foi uma surpresa boa. Senti falta de alguns personagens, e encontrei personagens novos que não aparecem no musical. Valeuuuuuu.

Barbara193 06/04/2024

????????
O livro de poemas é dividido entre o original em inglês e a adaptação em português (passou longe de tradução). No entanto, na maior parte dos poemas para fidelizar com a estética - rima, métrica, ritmo -, trechos dos poemas traduzidos não tinham relação com os originais, mudando a abordagem figurativa e subjetiva?

A obra apresenta uma série de poemas sobre gatos, cada um retratando um personagem felino distinto com suas próprias características e peculiaridades. Os poemas exploram temas como identidade, personalidade e a natureza misteriosa dos gatos.

Eliot descreve os gatos de uma forma que os humanos podem relacionar e entender, mas ao mesmo tempo mantêm uma aura de mistério e elegância em torno deles.